Enduring Conviction

Sávio Xavier, 25 de fevereiro de 2018

A nave Enduring Conviction era um cruzador de assalto classe CAS que pertencia ao Covenant, mas que eventualmente se tornou o principal meio de transporte dos Banidos. Ela foi destruída sobre a Instalação 00 pelos Sentinelas da Ark, durante o conflito com a UNSC Spirit of Fire, no ano de 2559.

 

História

Guerra e Banimento

Durante a Guerra Humano-Covenant, a Enduring Conviction foi comandada pelo capitão Let ‘Volir como parte de uma frota maior. Entre os anos de 2549 e 2553, ela foi responsável pela destruição de várias naves da UNSC, tornando-se infame entre militares humanos em pouco tempo. Uma de suas proezas mais famosas ocorreu durante uma batalha em 2551, quando a Enduring Conviction realizou uma impressionante manobra evasiva e, logo em seguida, um contra-ataque. Após o Grande Cisma e o colapso do Covenant, a Enduring Conviction manteve seu lugar na mesma frota liderada pelos Sangheili à qual tinha sido designada previamente. Em 6 de maio de 2553, a ONI (Escritório Naval de Inteligência) soube de um encontro entre o Cruzador e uma facção até então desconhecida. O líder dos Banidos, Atriox, tinha invadido uma base aérea que pertenceu ao Covenant, mas foi capturado e levado à nave como prisioneiro. Doze horas depois, a Enduring Conviction saiu da formação e perdeu contato com o resto da frota. Ao ignorar as tentativas de contato e os avisos para retornar à formação, a nave chamou a atenção da frota, que começou a atacá-la. Utilizando as mesmas manobras evasivas registradas pela UNSC em 2551, a nave, agora aliada aos Banidos, conseguiu escapar dos ataques e contra-atacar efetivamente os seus oponentes, garantindo sua fuga.

Os agentes da ONI que examinaram estes acontecimentos concluíram que Atriox não a havia tomado pela força, devido à maneira pela qual ela escapou, impossível de ser realizada durante um motim. Em vez disso, a ONI definiu que a captura de Atriox estava planejada desde o início, em um plano para que o Brute ficasse frente a frente com Let ‘Volir e pudesse lhe fazer sua proposta. Seja qual for o caso, o fato é que logo depois de escapar, Let ‘Volir e sua tripulação juraram fidelidade aos Banidos. Em troca de sua lealdade inquestionável, os Banidos forneceriam suprimentos à tripulação e manteriam a Enduring Conviction protegida até o fim do contrato. Os agentes da ONI que analisaram a mudança de fidelidade da nave também concluíram que Atriox ficaria fora de operação por um tempo, após a aquisição do Cruzador, já que este movimento o tinha colocado no radar das duas maiores facções na Galáxia naquele momento, os Sangheili e a UNSC.

A Ark

Em 25 de novembro de 2558, a Enduring Conviction chegou na Instalação 00, carregando consigo uma enorme quantidade de infantaria, veículos e aeronaves. Em vez de lançar um bombardeio orbital, Atriox ordenou que as forças terrestres ocupassem a superfície da Ark. Estas tropas eliminaram rapidamente os pesquisadores da UNSC no Posto Avançado de Pesquisa Henry Lamb. Durante esta fase da operação, a nave permaneceu parada acima da instalação por meses, enquanto os Banidos começaram a extrair energia e recursos da instalação Forerunner. A maior parte dos artefatos valiosos descobertos na Ark foi transportada para o Cruzador.

Cerca de quatro meses depois dos Banidos assumirem o controle da Ark, a UNSC Spirit of Fire também saiu do slipspace acima dela, em 28 de março de 2559. Após a presença dos Banidos ser revelada à tripulação, um conflito prolongado começou entre as tropas de Atriox e do capitão James Cutter. Durante este período, as torretas de laser e de pulso da Conviction foram utilizadas ofensivamente para atacar as forças da UNSC em solo.

Destruição

À medida que a Spirit of Fire tentava destruir o enxame de Banshees liberado pela Conviction, o Capitão Cutter admitiu que a sua nave não sobreviveria a um ataque direto do Cruzador. A IA Isabel, propôs então um plano para lidar com a principal nave dos Banidos. Ela afirmou que a única maneira de destruir o Cruzador de assalto era utilizando os Sentinelas da Ark. A partir daí, o plano seguiria para a infiltração na nave inimiga e a tomada do controle de um dos seus canhões principais, o que poderia ser usado para atacar a superfície da Ark e provocar uma resposta da instalação. As forças terrestres humanas foram divididas em duas frentes para auxiliar na operação. Um contingente atacou os Banidos em torno de um grande canhão de partículas de Forerunner, levando-os a acreditar que os humanos queriam utilizar a arma para destruir a Enduring Conviction..

Isso provocou uma resposta rápida e pesada dos Banidos na superfície, e o Cruzador também desviou unidades aéreas para atacar a UNSC em solo. Como todas as tropas locais voltaram para retomar o canhão de partículas, as unidades lideradas por Jerome-092 e Alice-130 voaram em Pelicans para a base em torno do elevador de gravidade da Enduring, que estava com defesas reduzidas. Apesar de ambos os batalhões serem derrotados, Jerome e Isabel conseguiram chegar ao elevador de gravidade com a ajuda de Alice, fuzileiros e alguns Kodiaks. Todo o pessoal restante da UNSC que estava perto do elevador gravitacional bateu em retirada quando Jerome e Isabel subiram em direção à nave.

Ao chegar dentro da nave, Jerome derrotou um grupo de Rangers Sangheili e inseriu o chip de cristal de dados de Isabel em um holotank. Isabel foi capaz de acessar uma infinidade de sistemas em toda a nave rapidamente. Ela localizou as armas e não perdeu tempo ao disparar o seu principal canhão de energia em um acampamento dos Banidos logo abaixo, lembrando-se de todos os pedidos de ajuda e gritos de desespero dos pesquisadores mortos pelos Brutes. Conforme planejado, o feixe de energia penetrou na crosta externa da Ark e alertou um grande número de Sentinelas. Milhões delas foram ativadas no interior da Instalação 00 para voar em direção àquela nave que ousava atacar a estrutura que eles deveriam proteger. As sentinelas foram coordenados para que um fluxo constante delas se atirassem contra o casco da Enduring Conviction ao longo de uma linha reta, aplicando um “efeito serrote” que dividiu a nave em duas partes.

Com a queda da nave em direção à Ark e a impossibilidade de voltar ao chão utilizando o elevador gravitacional, Jerome foi forçado a saltar dos escombros após desconectar Isabel dos sistemas.

Os escombros da nave destruída se espalharam por uma enorme área na superfície da Ark, lugar este que serviria pouco tempo depois como campo de batalha em um último esforço da Spirit of Fire para derrotar os Banidos e retornar à galáxia.

Especificações

Após entrar para o exército dos Banidos, a Enduring Conviction foi modificada para refletir a estética dessa facção. A iluminação vermelha, típica dos veículos menores, foi implementada em todo o interior e até mesmo o exterior da nave recebeu luzes vermelhas brilhantes. Além disso, o canhão de energia principal e o elevador gravitacional foram modificados para exibir esta mesma cor, enquanto os feixes de suas torretas de laser e de pulso ganharam projéteis de cor vermelha e azul. Todo esse esforço na personalização da nave foi feito sob ordens diretas de Atriox, que não queria nenhum vestígio do Covenant, nem mesmo na cor de suas naves, entre as tropas lideradas por ele.

Antes da sua destruição, a Conviction era a maior nave controlada pelos Banidos. Ela era tripulada por vários Jiralhanae, Sangheili e Unggoy, mas também era a casa de várias colônias de Lekgolo. Um certo número de Huragoks também foi mantido a bordo da nave, para que ela pudesse ser reparada rapidamente quando necessário. A permanência destes seres na nave durante a tomada da Ark mostra como o Cruzador CAS era vital para os Banidos, e como a sua destruição fui uma vitória gigantesca dos humanos liderados pelo capitão James Cutter.

Curiosidade

Apesar de serem aliados, Atriox comumente provocava o capitão da Enduring Conviction, Let ‘Volir, devido ao nome dela. Para o Brute, era irônico que a tripulação mercenária utilizasse uma nave chamada de Convicção Duradoura, já que mercenários lutam apenas por riqueza, e não por um ideal.

Ficha Técnica

  • Classe: Cruzador de Assalto Classe CAS
  • Comprimento: 5.347 metros
  • Largura: 2.118 metros 
  • Altura: 746 metros
  • Motores: Repulsor gravitacional
  • Proteção: Casco de material nanolaminado equipado com escudos de energia
  • Armamento: Projetores de energia; torretas de plasma; torretas de pulso; canhão de plasma
  • Presença: Guerra Humano-Covenant, Reconquista
  • Afiliação: Covenant, Banidos (atual)

Fonte

HaloPedia

Matéria feita por: Sávio Xavier (GT: SCXavier)



Comentários