Ur-Didact

Rodrigo R. da Silva, 15 de abril de 2018

Didact, nascido Shadow-of-Sundered-Star, foi um Forerunner Promethean que ocupou um status extremamente elevado na sociedade Forerunner como protetor do Ecumeno, chefe dos Guerreiros-Servidores e comandante supremo do todo o Forerunner militar. Ele acreditava sinceramente no Manto que os Forerunners defendiam a vida e se opusera fervorosamente à Matriz Halo alegando que era um pecado além da medida. Ele também era amante e marido da Librarian.

Originalmente pensado ter sido morto pelo Mestre Construtor, Faber, Didact efetivamente existiu como dois indivíduos durante os últimos dias da guerra Forerunner-Flood; seu eu original, bem como sua consciência implantada dentro de um jovem Forerunner conhecido como Bornstellar Makes Eternal Lasting. Para diferenciar essas duas encarnações, Didact original foi referido como o Ur-Didact, enquanto sua outra encarnação era conhecida como Iso-Didact. O Ur-Didact foi finalmente exilado em Requiem, para não ser despertado até 2557; enquanto isso, o Iso-Didact serviu até os últimos dias do conflito Flood e foi responsável por ativar a Matriz  Halo.

Depois de ser liberado de seu Cryptum muitos milênios mais tarde, Ur-Didact retomou sua guerra contra a Humanidade. O Spartan John-117 e Cortana lutaram contra ele em sua nave, e o lançaram no slipspace, aparentemente derrotando-o. Depois de sobreviver ao slipspace, John-117 voltou a encará-lo, desta vez com o resto do Blue Team. Após uma longa e perigosa batalha, a forma biológica de Ur-Didact foi destruída sob o poder combinado de vários Composers. Enquanto ele é considerado “contido” pelo Escritório de Inteligência Naval (Office of Naval Intelligence, ONI), sua consciência digitalizada aparentemente sobrevive.

Biografia

Início de Carreira

Nascido Shadow-of-Sundered-Star, Didact foi um Promethean, um membro da classe mais alta e mais poderosa dos Guerreiros-Servidores. Foi treinado por Bitterness-of-the-Vanquished, um lendário Promethean muito mais velho que o próprio Didact. No início de sua carreira, o Confirmer forneceu a Shadow uma mutação de patente a uma nova forma. Ele ganhou o nome “Didact” enquanto ensinava no Colégio de Defesa Estratégica do Manto; seus alunos lhe deram o nome porque acharam que ele era um professor rigoroso e exigente. Como cadete, ele estudou em Deep Reverence.

O Didact foi elevado ao grau de Protetor do Ecumeno cerca de 2.000 anos antes da guerra com os Humanos. Teve um relacionamento romântico com outra comandante Promethean, conhecido como Endurance-of-Will, e provavelmente se casaria com ela se ele não tivesse conhecido a Librarian, uma Trabalhadora de Vida. Apesar da prática não convencional de se casar fora da própria casta, Didact finalmente se casou com a Librarian. Eles moravam em Nomdagro, um mundo povoado principalmente por Guerreiros-Servidores, em uma mansão desenhada pelo próprio Didact em estilo grandioso tradicional de Guerreiros. Eles tiveram vários filhos, todos seguiram os passos do pai e se tornaram Guerreiros.

Guerra Contra a Humanidade

Durante as guerras Humano-Forerunner, Didact liderou os militares Forerunner contra a Humanidade. Sua nave de comando pessoal, Mantle’s Approach, também foi construída durante esses conflitos. Seu método de realizar campanhas na guerra interestelar envolveu uma estratégia chamada de “star-hopping”, isolando e sitiando pontos de importância estratégica, ignorando alvos menos importantes. Ele também era conhecido por favorecer a formação espiral da frota em batalhas espaciais. Ao reprimir as forças Humanas às margens galácticas nas últimas fases da guerra, as frotas de Didact encontraram milhares de mundos infestados pelo Flood, que já estava se retirando da galáxia. Embora algumas frotas Forerunner tenham sido perdidas nos primeiros encontros com o parasita, as forças de Didact finalmente conseguiram esterilizar todas as infestações restantes.

Embora todos os filhos de Didact tenham morrido na guerra, os Forerunners foram vitoriosos; A Humanidade foi transferida e colocada em quarentena em seu planeta natal, Erde-Tyrene (Terra), um destino que o Didact achou ser justo e apropriado. Após a batalha final de Charum Hakkor, ele e um grupo de Prometheans, incluindo o Confirmer, descobriram uma cápsula de estase em Charum Hakkor que continha o Primordial, o alto proclamado último dos Precursores. Depois de uma breve conversa com o Primordial, Didact selou seu timelock pelos quase próximos dez mil anos. Ele não revelou o que o Primordial havia falado, nem mesmo para a Librarian. Após a guerra, Didact emitiu a construção de vários monumentos perto de Sothra Hakkor para homenagear os guerreiros caídos que morreram durante a guerra.

Após o fim da guerra e a primeira descoberta do Flood, ele defendeu uma política de vigilância e pesquisa no caso de ressurgimento de Flood. Ele também propôs a construção de um número significativo de Shield Worlds em toda a galáxia, a fim de monitorar a galáxia por surtos de Flood e fornecer apoio militar caso ocorressem; esta estratégia envolvia as características táticas star-hopping que ele usou na guerra com a Humanidade. No entanto, uma facção de Construtores liderada pelo mestre construtor Faber-of-Will-and-Might propôs a construção de uma série de super-armas para lidar com o Flood em vez disso; O Didact considerou essas armas como uma afronta ao Manto. Embora o Didact e seus aliados Prometheans tenham conseguido atrasar a construção dos Halos em vários milhares de anos, o Mestre Construtor finalmente conseguiu convencer o Conselho a sancionar seus planos. A derrota de Didact foi finalizada em torno de 98.445 aC, quando os Jurídicos decidiram contra ele. Ele foi forçado a parar sua construção em andamento de Shield Worlds, foi ordenado a entregar todos os seus registros e submeter-se à autoridade do Mestre Construtor. Ele recusou, e foi despojado de seu poder e forçado ao exílio como resultado.

O Didact encontrou sua esposa em sua residência familiar em Nomdagro. Forçado a entrar num Cryptum, ele foi levado a hibernação meditativa em um ritual supervisionado por um associado de Haruspis. Durante sua última refeição com a Librarian, Didact expressou esperança em suas habilidades de previsão e esperava que os Humanos sob seus cuidados não a desapontassem.

Avivamento e Captura

A Cryptum de Didact foi colocada mais tarde pela Librarian na Cratera Djamonkin, na Terra, para escondê-la do Mestre Construtor e seus aliados e permitir que ela realizasse seus próprios planos de forma desobstruída. As esfinges de guerra contendo as últimas essências dos filhos de Didact foram colocadas para proteger a Cryptum. Mais de mil anos depois, ele foi descoberto e revivido por um jovem Forerunner Manipular, Bornstellar Make Eternal Lasting, que veio à Terra em busca de relíquias Precursoras. Didact, embora muito aborrecido por seu avivamento, deduziu que devia ser o trabalho de sua esposa. O despertar de Didact convocou uma frota de naves Forerunner na área, mas elas não conseguiram identificar sua localização precisa devido a uma camuflagem que cobria a região central da cratera. Em vez de se entregar, Didact fez uma fuga oportuna usando uma nave construída a partir de uma design seed implantada na montanha central da cratera pela Librarian, levando Bornstellar e os guias Humanos do Manipular, Chakas e Elevação, bem como suas esfinges de guerra, com ele.

Buscando descobrir o que aconteceu na sua ausência, Didact estabeleceu curso para Charum Hakkor, onde descobriu que um dos Halos do Mestre Construtor já havia sido testado, erradicando toda a vida senciente, bem como as estruturas Precursoras no sistema. Ao aterrissar em Charum Hakkor, Didact descobriu que o Primordial escapara de seu timelock e não estava em nenhum lugar. Para Chakas e Elevação, visitar Charum Hakkor agitou lembranças antigas que foram impressas em seu material genético pela Librarian. Com o objetivo de desencadear mais dessas memórias, eles viajaram para o sistema onde os San’Shyuums, uma vez aliados da Humanidade, havia sido colocado em quarentena após sua derrota pelos Forerunners.

Antes de chegar no sistema doméstico San’Shyuum, Didact realizou uma mutação de patente no jovem Manipular para lhe permitir acessar o Domínio. Com a mutação, Didact transferiu sua impressão – contendo sua consciência, juntamente com todas as suas memórias e conhecimento – para Bornstellar, embora muitas delas não despertassem dentro do Manipular até mais tarde. Pouco depois, eles chegaram no sistema San’Shyuum e se encontraram com o Confirmer, um dos camaradas Promethean de Didact, na Fortress-Class vessel Deep Reverence, para obter acesso à região em quarentena do sistema.

No entanto, em órbita sobre Janjur Qom, o principal mundo do San’Shyuum, a nave de Didact foi interceptada e desmantelada pelas forças do Mestre Construtor, que estiveram presentes no sistema, reprimindo uma rebelião San’Shyuum. O Didact e os outros foram feitos prisioneiros; nos interrogatórios subsequentes, Didact recusou-se a divulgar informações sobre os Shield Worlds ou os códigos de controle para as Ancillas classe Contender. Embora outros Forerunners, incluindo a Librarian, acreditassem que o Didact tinha sido executado, o Mestre Construtor, de fato, o deixou, junto com vários outros Forerunners, para morrer, confinado em bolhas de estase em uma nave abandonada dentro de um sistema controlado por Flood.

Enquanto isso, a impressão da personalidade de Didact no corpo de Bornstellar controlava o Manipular, efetivamente fazendo dele uma cópia de Didact. Depois de sobreviver ao assalto de Mendicant Bias na Capital, Bornstellar se reuniu com a Librarian na Ark maior. Na ausência de Didact, Bornstellar – agora conhecido como Iso-Didact – retomou os deveres de Didact como comandante supremo dos militares Forerunners, devido a presente ameaça do Flood.

Encalhado em Burn

Em período de tempo desconhecido (que Didact suspeitava que fosse pelo menos um ano) após a sua captura, ele foi liberado de sua bolha de estase devido a uma falha de energia. Avaliando sua situação, Didact logo descobriu que ele estava a bordo de um hulk com falhas operacionais, sem armadura ou armas. Logo, ele encontrou Sharp-by-Striking, um dos Prometheans que, como muitos outros Guerreiros-Servidores, escolheram juntar-se à Builder Security desde o exílio de Didact. Sharp explicou que eles estavam profundos dentro de uma Burn, uma região do espaço controlada pelo Flood. Enquanto exploravam o hulk, os dois Prometheans descobriram bolhas de estase segurando mais dois Forerunners. Destruindo os campos com sua força bruta, eles liberaram os outros prisioneiros, que acabaram por incluir dois Construtores de alto escalão chamados Maker-of-Moons e Catalog, ambos considerados problemáticos pelo Mestre Construtor que os havia descartado com resultado. Depois que Maker lhe disse que ajudara a projetar os Halos, Didact entrou em erupção com uma risada maníaca enquanto batia o punho na antepara; os outros Forerunners consideraram isso como uma revolta desconcertada, já que o riso era considerado bárbaro por padrões sociais Forerunners.

Se dirigindo para a ponte, Didact e os outros conseguiram obter um controle mínimo da nave e avaliar seus arredores. Eles estavam se aproximando de um planeta reconhecido por Didact como Uthera Midgeerrd, que foi revelado por estar infestado pelo Flood, enquanto uma frota controlada por Flood estava carregando sua nave. Além disso, os sensores da nave detectaram um objeto desconhecido que se aproximava a alta velocidade. À medida que se aproximava, o objeto foi identificado como um estranho pacote de estradas estrelares Precursoras, que não estavam mais inertes e que não respondiam há milhões de anos. À medida que o artefato Precursor se aproximava, Didact decidiu ficar a bordo da nave, determinado a obter respostas com o conhecimento, confiante de que mesmo que ele perecesse, sua duplicata continuaria seu trabalho. Catalog escolheu acompanhá-lo, enquanto os outros dois Forerunners tentaram  escapar da nave à medida que se autodestruía. Antes de partir, Maker-of-Moons deu a Didact sua armadura como sinal de respeito.

Queda da Graça

Didact e Catalog foram rapidamente levados prisioneiros pela frota Flood, convergindo para a nave. Didact, completamente imobilizado em estase por um poderoso campo de grappler, foi levado a uma nave controlado por Flood e confrontado por um Gravemind, reconhecido pelo Didact como a mesma inteligência do Primordial, que ele havia interrogado dez mil anos antes. O Gravemind invadiu a mente de Didact e infligiu a ele um indigno tormento mental em um processo descrito por Didact como mais uma maldição do que uma conversa. A sanidade e a moral de Didact foram severamente abaladas por esse encontro. No entanto, Gravemind não pretendia matar ou infectar Didact, transformando o maior guerreiro dos Forerunners em um peão involuntário para semear o caos nos restos do Ecumeno.

Assim, o Gravemind lançou Didact e deixou-o a bordo de uma nave espacial vazia, enviando intencionalmente à nave onde o Mestre Construtor – que estava recuperando as naves que encontrou em sua própria operação para combater o Flood – o acharia. Reunindo-se com Faber, Didact lhe entregou uma mensagem dolorosa do Gravemind, provocando o Mestre Construtor com o sofrimento de sua família, que havia sido absorvida na coletividade Flood. Com todo o prazer em transmitir a notícia ao seu antigo inimigo, Didact afirmou que Faber e seus Halos foram culpados por sua situação. Faber entregou a Didact o núcleo do Ecumeno, onde ambos foram detidos pelos Jurídicos. Contra suas objeções mais fortes, Didact (agora diferenciado de Iso-Didact com o título “Ur-Didact”) foi forçado a recordar seu encontro com o Gravemind – o que ele conseguiu afastando parcialmente de sua memória – como parte do interrogatório, causando mais danos à sua sanidade.

Os Privilégios de Ur-Didact

Os privilégios de Didact foram posteriormente restaurados, embora o Iso-Didact permanecesse no comando do exército do Ecumeno. Deixado de lado pelo Ecumeno largamente, Ur-Didact voltou a Requiem, onde continuou sua própria missão contra o ataque do Flood. Convencido de que suas antigas estratégias não eram mais viáveis agora que o Gravemind tinha aprendido tudo, ele desesperadamente começou a inventar novos métodos para combater o Flood até aplicar a filosofia do inimigo. Na falta de decifrar a imunidade do Flood através de outros meios – incluindo um procedimento experimental que o deixou desfigurado – ele adquiriu um Composer, uma máquina projetada uma vez para livrar o Flood de Forerunners através da conversão de suas essências para a forma digital, mas abandonada há muito devido a vários defeitos funcionais. Em total acordo, os companheiros Prometheans de Ur-Didact comprometeram-se a ser compostos, aliviando-os de sua forma biológica; Didact não se submeteu ao processamento do Composer, pois sua nova forma era incompatível com o dispositivo. Ur-Didact então usou o Composer para tornar seus Prometheans completamente imunes à infecção por Flood, combinando suas essências compostas com poderosas máquinas de guerra, conhecidas como “Promethean Knights”. Embora esses novos guerreiros tenham marcado uma vitória isolada contra uma frota infestada de Flood, logo se tornou aparente que seus números eram muito poucos para interromper o avanço contínuo do parasita, levando Ur-Didact a considerar outras opções para expandir seu exército.

Reunião Fatídica

Quatro anos após o seu retorno ao Ecumeno, foi organizada uma reunião entre Ur-Didact, a Librarian e Iso-Didact. Os três se reuniram no domicílio familiar de Didact e da Librarian, em Nomdagro, agora assolado pelos agentes do Conselho à procura de provas de possíveis crimes. A reunião logo se mostrou menos do que feliz: Ur-Didact, com suas percepções e pontos de vista distorcidos por sua loucura, começou a discutir com a Librarian e sua própria duplicata de que as ações e os métodos deste último ameaçavam os Forerunners e novas estratégias mais extremas tiveram que ser adotadas para que os Forerunners pudessem sobreviver. Didact havia deduzido que o Flood havia conscientemente favorecido os seres Humanos, recusando infectá-los deliberadamente dez mil anos antes e que visavam especificamente Forerunners como um ato de vingança. Por extensão, ele chegou à conclusão de que o favor da bibliotecária pela Humanidade era um objetivo compartilhado pelo Flood – algo que ele via como uma profunda traição.

Ur-Didact decolou em uma região desolada de Nomdagro, perto do único artefato Precursor do planeta, onde ele logo foi acompanhado por Iso-Didact. Na conversa resultante, tornou-se evidente que os dois Didacts divergiram em indivíduos muito diferentes, com o original acusando Iso-Didact de ser uma cópia pobre e falha de si mesmo. Enquanto Iso-Didact tinha começado a perceber a inevitabilidade de ter que usar os Halos para parar o Flood, Ur-Didact foi inflexível em sua oposição, agora reforçado pela manipulação do Gravemind. Antes que o confronto se tornasse físico, o Flood foi detectado se aproximando do planeta. Os dois Didacts desceram em órbita em suas próprias naves quando milhões de Flood Dispersal Pods caíram sobre Nomdagro. À medida que o Iso-Didact e a Librarian partiram para a Ark maior, agora a última defesa do Ecumeno, Ur-Didact seguiu em seu flagship pessoal, a Mantle’s Approach.

Traição e Segundo Exílio

Na Ark maior, Ur-Didact permaneceu na estação a bordo da Mantle’s Approach, não deixando a nave nem mesmo para assistir à conferência de emergência dos comandantes Forerunners. Ele foi visitado brevemente pela Librarian, que ficou mais horrorizada com o que seu marido se tornou. À medida que a Ark maior caiu sob o cerco pelo Flood e estradas estelares, Ur-Didact não expressou nenhum desejo de participar da sua defesa, afirmando de forma rude que ele iria depois que ele tivesse terminado sua tarefa. O plano de Ur-Didact foi revelado durante o caos que se seguiu, quando ele tomou a Mantle’s Approach – apoiado por milhares de sentinelas sob seu controle – para o próximo Omega Halo e usou o Composer para colher toda a população Humana da instalação – a maior parte do que restava dos espécimes Humanos da Librarian. A Librarian tentou em vão detê-lo, pois sua nave foi facilmente desviada por um campo de torção projetado pela Mantle’s Approach.

Ur-Didact voltou a Requiem, onde ele implantaria as essências Humanas em centenas de milhares de Promethean Knights, reforçando seu exército mecânico. Em seu esquema maníaco, as máquinas acabariam por vencer o Flood, e os restos do Forerunner se uniriam sob sua liderança com Requiem como o centro de seu poder e capital do novo império Ecúmeno. Uma vez que o parasita seria descartado, Ur-Didact realizaria uma campanha para erradicar a Humanidade e todas as outras espécies “suspeitas” que potencialmente ameaçariam a perda dos Forerunners do Manto. A Librarian, devastada pela perda de seus Humanos, seguiu Ur-Didact a Requiem com a intenção de encarcerá-lo. Nesse ponto, apenas um dos fiéis Prometheans de Didact permanecia descomposta: Endurance-of-Will, a ex-amante de Didact que agora atuava como seu tenente principal. Embora Endurance tenha sido, a primeira, aparentemente favorável a Ur-Didact, sua confiança era pouco mais do que uma fachada; ela finalmente concordou com a Librarian que Didact não era mais apto para liderar os Prometheans e deveria ser exilado em uma Cryptum.

Ur-Didact, adormecido em uma sensação de segurança dentro de sua maior fortaleza, foi então confrontado pela Librarian a bordo da Mantle’s Approach. Após uma breve discussão, a Librarian incapacitou Didact através da força e colocou-o em uma Combat Cryptum previamente mantida na Mantle’s Approach. Selando o Cryptum no núcleo de Requiem, a Librarian esperava que Ur-Didact passasse seu tempo meditando refletindo sobre suas feridas passadas, e que o dano causado em sua mente pelo Gravemind fosse corrigido com o auxílio do contato com o Domínio. Eventualmente, uma vez despertado, Didact poderia ajudar a Humanidade a ascender para ser os novos cuidadores da galáxia, educando-os no Manto, bem como guiá-los para as conquistas tecnológicas dos Forerunners com a Janus Key. A Librarian selou Requiem e assumiu os Promethean Knights estacionados lá, dando-lhes ordens para impedir que Ur-Didact fosse despertado até a meditação estar completa.

No entanto, no final da Guerra Flood, a Librarian descobriu a verdadeira natureza do Domínio como uma criação dos Precursores, e que ao ativar a Matriz Halo, o Domínio seria perdido junto com toda a arquitetura Precursora. À medida que a Matriz Halo foi disparada, o Domínio foi evidentemente destruído e, como resultado, em vez de sua mente ser curada em sua meditação, Ur-Didact gastaria os próximos 100.000 anos em completo silêncio, mantendo sua própria insanidade e raiva.

Retorno

Despertado em Requiem

Em 21 de julho de 2557, os destroços da fragata da UNSC, Forward Unto Dawn, que levaram Spartan John-117 e sua companheira I.A. Cortana, chegaram na órbita de Requiem, onde foram interceptados por uma frota de naves de guerra Covenant Remnant liderada pelo Sangheili Jul’Mdama. Embora ao Covenant tenha sido negado o acesso ao interior de Requiem por três anos, um portal de entrada abriu depois de escanear o Spartan e puxou todas as naves próximas para dentro. Após o desembarque, as forças Spartans e do Covenant enfrentaram uma oposição feroz dos constructos Promethean ocupantes, até finalmente descobrir a Cryptum de Ur-Didact sobre o que John e Cortana originalmente pensavam ser um satélite de transmissão de comunicações. Mesmo em seu estado de prisão e hibernação, Ur-Didact parecia estar no controle parcial dos sistemas de Requiem, podendo manipular o sinal da UNSC Infinity para levar John-117 ao núcleo de Requiem e liberá-lo ou dificultar as tentativas de acesso de Cortana um cartógrafo local.

Despertado inadvertidamente por John-117, Ur-Didact emergiu de seu Cryptum e imediatamente retomou o controle de seus Prometheans. Desabilitando facilmente John com suas poderosas habilidades, Didact provocou o Spartan por liberá-lo, afirmando que sua “nobreza o cegara, como sempre”. Ignorando o plano da Librarian para ele, ele declarou o retorno dos Forerunners como governantes e salvadores da galáxia, e que a Humanidade não deveria ter permissão para alcançar o Mantle. Ele então jogou John de lado e escapou do núcleo de Requiem usando uma ruptura de slipspace. Logo depois, Didact também permitiu que as forças do Covenant de Mdama se juntassem com ele e seus exércitos Promethean contra a Humanidade, apesar de considerar o Covenant como pouco mais do que “bestas” e “primitivos”.

John e Cortana imediatamente reconheceram o perigo representado por Didact e, após a Infinity ter pousado em Requiem, eles tentaram convencer o Capitão Del Rio da Infinity a tomar uma ação mais drástica contra o Forerunner antes que ele recuperasse toda sua força. No entanto, Del Rio preferiu que deixassem Requiem o mais rápido possível, deixando John e Cortana, cada vez mais sofrendo com a rampacy, de face para Didact por si próprios.

Entre 22 de julho e 24 de julho, Didact contatou repetidamente Catalog através de um nó localizado em Marte e pediu para assumir o controle do Ecumeno; Catalog rejeitou seus pedidos.

Ur-Didact, com a intenção de adquirir o Composer mais uma vez e cumprir os planos que ele colocou 100.000 anos antes, começou a fazer os preparativos para sua partida. Ao fazê-lo, ele colocou seu Cryptum de combate em meio a uma série de torres saltando da concha externa de Requiem. Os nódulos foram desativados por John-117 e Cortana gerando um escudo ao redor do Cryptum, mas antes que eles pudessem atacar Didact diretamente, os preparativos para sua nave, Mantle’s Approach, foram concluídos. Didact entrou em sua enorme embarcação de comando a bordo de sua Cryptum de combate, saindo da casca externa de Requiem e estabelecendo o curso para a Instalação 03, escoltado por várias Lichs Covenant e Phantoms. À medida que Master Chief persistia em suas tentativas de parar Didact, o Promethean contatou o Spartan telepaticamente várias vezes e gradualmente ficou impressionado por seu oponente.

Ataque na Terra

Ur-Didact e suas forças aliadas do Covenant atacaram a estação de pesquisa Ivanoff da UNSC, onde o Composer estava sendo mantido. Assumindo o controle do Composer, ele digitalizou todos na Ivanoff, além de Master Chief, que havia sido imunizados geneticamente contra os efeitos do dispositivo pelo constructo da personalidade da Librarian, enquanto estava em Requiem. Didact então estabeleceu o curso para a Terra, com a intenção de evitar que os Humanos ameaçassem novamente o domínio Forerunner. No entanto, Master Chief embarcou na sua nave armado com uma ogiva nuclear HAVOK, com a intenção de destruir a nave por dentro. Com Master Chief lutando pelo caminho através das forças Prometheans, Didact disparou na Terra o dispositivo, compondo sete milhões de pessoas em New Phoenix, um grande centro populoso da América do Norte. O general Promethean então confrontou Master Chief em uma ponte de luz sólida ao lado do Composer e facilmente dominou o Spartan, imobilizando-o e torturando. No entanto, Cortana conseguiu invadir o sistema, e usou grilhões feitos de luz sólida para prender Didact na ponte e prendê-lo. Chief enfraquecido contra Didact, plantou uma granada de pulso na armadura do Forerunner. A explosão resultante derrubou Didact em uma ruptura de slipspace debaixo do Composer. Com pouco tempo, Chief detonou a bomba nuclear e destruiu a nave, embora Cortana, usando o último resquício de seu poder, conseguiu salvá-lo da explosão.

Forja do Composer

Desconhecido para a UNSC, Didact sobreviveu a sua queda na fissura slipspace. Ferido através do portal, juntamente com uma série de seus constructors Prometheans, ele caiu na Instalação 03, perto da localização original do Composer, o Abismo do Composer. Pouco depois da sua chegada, ele foi descoberto pelo Spartan Black Team, todos os quais ele rapidamente e brutalmente eliminou ao recuperar a consciência. Didact logo foi confrontado com 859 Static Carillon, o monitor da Forja do Composer e o detentor dos Composers, que chegaram ao Halo para investigar a recente ativação de um portal de serviços que levava à sua instalação. Didact pediu ao monitor para levá-lo para a Forja, onde estabeleceu uma base em uma cidade Forerunner deserta. Ele solicitou Static Carillon para entregar-lhe uma instalação Halo ligeiramente danificada, que ele planejava reparar e usar como seu instrumento final de vingança contra a Humanidade, apesar de sua oposição anterior aos Halos. Em troca, Didact disse ao monitor que cessaria sua criação de Promethean Knights de seres Humanos compostos e que ele não os traria para a Forja do Composer, pois Static Carillon considerava os constructors Prometheans como “abominações”.

No dia seguinte, em 26 de julho, Static Carillon informou a Didact que uma equipe Spartan liderada por John-117 chegou ao Abismo do Composer e cruzou o portal. No entanto, Didact considerou as ações dos Spartans inconsequentes e decidiu que ele os acolheria para “seu mundo”. Depois que Blue Team chegou à Forja, Didact confrontou os Spartans, que abriram fogo, sem sucesso; Didact pisoteou o chão, gerando uma onda de choque que fez com que os Spartans caíssem no chão. Didact então convocou um exército de constructos Promethean recém-criados para a Forja para combater os Spartans. Enquanto o Static Carillon cumpriu o fim da negociação, movendo a Instalação 03 sobre a Forja, também afetou Didact pois ele tinha violado seu lado da barganha, levando Prometheans à sua instalação. Didact partiu para o portal, planejando reparar o Halo e usá-lo contra a Terra; ele também pegou um dos Composers da Forja e o transportou para o Halo. Os Spartans seguiram em perseguição, auxiliados pelo monitor traído.

De volta à superfície da Instalação 03, Didact voltou a enfrentar o Blue Team, com a intenção de matá-los de uma vez por todas. No entanto, John-117 conseguiu esfaqueá-lo nos olhos com uma faca de combate em um ataque surpresa. Entretanto sua recusa de matar o Spartan quando ele teve a chance antes, Didact levantou Master Chief do chão em retaliação e esmagou seu capacete. O Promethean rapidamente interrompeu os esforços dos outros Spartans para salvar seu camarada e derrubou todos eles no chão. Antes que ele pudesse terminá-los, no entanto, Static Carillon atacou Didact por trás e o teletransportou para a sala de controle do Halo.

John-117 logo chegou à Sala de Controle com o Índice de Ativação do anel e confrontou Didact; o Spartan explicou que, porque o Didact não poderia ser morto por meios convencionais, uma abordagem diferente deveria ser tomada. Didact ficou intrigado quando John inseriu o índice no núcleo; ele perguntando por que o Spartan dispararia o anel apenas para eliminá-lo. John informou o Didact que não ativou a arma do anel, mas em vez disso, desativou seus protocolos de segurança; isso permitiu que o monitor ejetasse uma grande seção do anel que continha a Sala de Controle em direção à Forja do Compositor. O monitor salvou o Spartan enquanto Didact foi submetido aos efeitos dos Composers, desintegrando seu corpo, mas armazenando sua essência em forma digital; John, mais tarde, disse ao Almirante da Frota Terrence Hood que acreditava que o Forerunner estava simplesmente “contido” e não morto.

Personalidade e Traços

Didact era um guerreiro altamente experiente e poderoso, resultado de sua carreira de milênios como Promethean. Antes de sua corrupção pelo Gravemind, Didact era uma figura nobre e sensível. Ele aderiu estritamente aos preceitos e tradições dos Guerreiros-Servidores e se opôs ferozmente a qualquer coisa que entrasse em confronto com seus ideais. Esta foi a razão da sua oposição aos Halos, ao ver as armas como uma afronta a tudo o que mantinha o Mantle. Ele era um seguidor da interpretação do Manto dos Guerreiros-Servidores, acreditando que desafiar os Forerunners era mostrar desprezo pelo próprio Mantle. Enquanto acreditava que o Mantle aceitava todos, mesmo a Humanidade contemporânea que conquistou outras espécies, isso não alterou sua condenação de tais ações ou o forte ressentimento que ele sentia em relação à Humanidade. Embora ele geralmente demonstrasse uma disposição estoica e calma, Didact também poderia se irritar rapidamente se fosse provocado.

Depois de encontrar o Gravemind, Didact sofreu uma mudança drástica em sua personalidade. Ele tornou-se muito menos racional, sua psique distorcendo-se ao ponto da insanidade. Como parte de sua estratégia para colocar o Didact contra seus ex-aliados, o Gravemind aproveitou suas motivações, convicções e preconceitos existentes, principalmente sua oposição aos Halos e antipatia em relação à Humanidade, tornando essas características significativamente mais pronunciadas. Ao desenvolver uma crença na supremacia absoluta e incondicional dos Forerunners, ele concluiu que a invasão violenta do Manto dos Precursores dos Forerunners anteriores tinha sido justificada e que os Forerunners eliminariam impiedosamente qualquer espécie que desafiasse seu domínio no futuro. Ele começou a perseguir desesperadamente estratégias brutais e irreais, como criar seu exército de Promethean Knights, uma obsessão que finalmente o levou a compor a população Humana do Omega Halo; A crueldade irracional desse ato finalmente convenceu a Librarian a encarcerá-lo. Enquanto Didact acreditava que seus esquemas trariam uma nova era de primazia para os Forerunners, na verdade ele estava apenas trabalhando para a vantagem do Flood, gerando sofrimento e caos adicionais.

Quando do primeiro encontro com Bornstellar, Didact considerou o manipular como tolo e ingênuo, maldizendo-o por despertá-lo de sua hibernação, mas ao longo de suas viagens, ele começaria a compartilhar alguma sabedoria adquirida como resultado de sua experiência, efetivamente se tornando-se uma figura de mentor para o jovem Forerunner. Isso continuou mesmo depois que os dois haviam sido separados, com a consciência impressa do Didact, oferecendo sua visão sobre vários assuntos e fazendo comentários ocasionais com ironia para Bornstellar, até assumir completamente sua consciência para continuar o trabalho original do Didact como o Iso-Didact. No momento em que os dois se reuniram anos depois, seu relacionamento rapidamente se tornou muito menos amigável, em particular devido à aceitação de Iso-Didact da Matriz Halo como uma opção final.

Os cem mil anos que o Didact passou trancados em hibernação meditativa em Requiem não fizeram nada para curar sua psique danificada, ou suavizar seus rancores contra a Humanidade. Ao ser reacordado por John-117, ele permaneceu tão determinado quanto sempre para assegurar a supremacia Forerunner e resolveu compor a raça Humana inteira para terminar o que ele começou todas as eras atrás. No entanto, sua fúria e excesso de confiança em suas habilidades levaram a sua derrota às mãos de Master Chief duas vezes, a primeira vez que ele o levou a cair em um portal de slipspace, e o segundo levando ao seu corpo físico a ser destruído pelos Composers; o próprio dispositivo com o qual planejava escravizar a Humanidade.

Vistas Sobre a Humanidade

Didact foi considerado em seu tempo por ser o inimigo supremo dos Humanos, visando a Humanidade como uma grave ameaça à paz Forerunner e considerando-os extremamente controversos, intolerantes e auto-centrados. No entanto, em sua própria mente, essa animosidade não foi conduzida pelo ódio ou malícia; antes, era uma reação em grande parte racional às ações da Humanidade. Após o encontro com o Gravemind, suas atitudes tornaram-se muito mais extremas e ele optou por destruir a Humanidade inteiramente como uma ameaça potencial para a supremacia dos Forerunners. Esta nova posição, combinada com o seu desespero para parar o Flood, estava por trás de suas atrozes ações no final da guerra Forerunner-Flood.

Antes de sua transformação, embora desprezando o potencial para os Humanos assumirem o Manto, Didact também respeitava os seres Humanos como guerreiros e os considerava honrosos, ao contrário de seus aliados San’Shyuum que se renderam mais cedo na guerra. Na verdade, ele os considerava o segundo maior poder militar da galáxia na época. Seu respeito pelos Humanos foi demonstrado quando ele se encontrou com seu oponente principal, Forthencho, o Lord dos Almirantes, em pessoa após a derrota dos Humanos, falando com ele como um colega guerreiro e tranquilizando-o sobre o futuro, apesar da triste situação da Humanidade. Além disso, antes de ser preso depois de sua queda da graça no Conselho Ecumeno, ele afirmou que se os Humanos se arrependessem de seus crimes, eles teriam sido uma civilização digna de se unirem aos seus próprios. O Didact também considerou John-117 com algum respeito rancoroso por sua determinação e persistência ao lutar contra ele contra probabilidades impossíveis.

Enquanto ele entendeu os motivos da Humanidade para uma expansão agressiva depois de estudar seus registros de sua luta com o Flood, Didact concordou com a decisão do Conselho Antigo de erradicar a civilização Humana contemporânea e banir os restos das espécies para o seu mundo natal, pois ele sentiu que os Humanos tomaram erroneamente o Mantle em suas tentativas de conter o Flood. O Didact também considerou que os Forerunners eram mais merecedores do Mantle do que os Humanos por causa da propensão deste último por encontrar objetos de culto na natureza e em artefatos Precursores, ao passo que os Forerunners sempre deram suas crenças exclusivamente do Manto.

A antipatia do direito em relação aos seres Humanos foi pelo menos parcialmente reduzida pela Librarian, que era, em forte contraste, considerada a maior protetora da Humanidade. Apesar de seu amor por ela, Didact era incapaz de entender a proteção da mulher para com a Humanidade e ressentia seus esforços para manter os Humanos seguros de sua justiça e retribuição.

Ur-Didact parecia considerar Chakas e Elevação, os dois Humanos que acompanharam Bornstellar, com relativa indiferença, vendo-os como meros aborrecimentos, embora ele os tolerasse porque faziam parte do plano de sua esposa.

Habilidades

Como um Forerunner imensamente poderoso com tecnologias incrivelmente avançadas à sua disposição, Didact tem uma série de habilidades extraordinárias. Ele tem a capacidade de gerar e manipular campos de restrições poderosos à vontade, permitindo-lhe o poder da telecinese para restringir ou prejudicar fisicamente seus oponentes a distância. Isto foi demonstrado quando ele usou essa habilidade em John -117, imobilizando-o e fazendo-o flutuar impotentemente no ar, antes de jogá-lo contra uma parede. Mais tarde, durante o confronto final a bordo da Mantle’s Approach, ele usou essa habilidade para torturar fisicamente o Spartan, que só foi salvo pela intervenção de Cortana. Ele também pode usar os campos para se levantar até certo ponto. Didact também foi capaz de gerar uma onda de choque pisando forte no chão. Enquanto na Forja do Composer, o Didact usou essa habilidade para que os SPARTAN-II’s do Blue Team tropeçassem no chão. Mais tarde, durante sua batalha contra os Spartans, ele gerou uma poderosa explosão de energia linear para desabilitar Kelly-087.

O Didact possui extraordinárias habilidades neurológicas, mentais e físicas concedidas por sua forma Promethean superior. Uma delas é o estado de percepção aumentado conhecido como “modo de batalha”, que fragmenta sua percepção da realidade em vários quadros de referência variáveis com uma experiência de tempo desacelerada, dando-lhe impressionantes habilidades multitarefa. No combate corpo a corpo, ele foi capaz de combinar os tempos de reação dos SPARTAN-II’s e foi capaz de matar facilmente um fireteam deles sem armas. Usando sua armadura, ele era capaz de esmagar um Z-180 Scattershot em sua mão e danificar severamente o capacete de John-117, além de jogar a MJOLNIR-Armored de master chief a vários metros no ar, com força significativa o suficiente para derrubar outro Spartan para o chão. O Didact aderiu à longa tradição guerreira de compartilhar todo o conhecimento com seu comando pessoal de dezenas; na verdade, ele observou que ele estava fora de seu elemento quando trabalhava sozinho, preferindo ter uma equipe experiente com ele em todos os momentos quando liderava operações. Durante os compromissos em larga escala, Didact também aproveitou a entrada sensorial de milhares de seus Prometheans ao mesmo tempo e experimentou a batalha a partir de seus respectivos pontos de vista, além do seu. Sua memória também é incrivelmente precisa; enquanto estava encalhado no construtor hulk, em Burn, ele era capaz de recitar um código de controle verbal que compreende 400 palavras sem sentido e números não-integrados após milhares de anos e sem o auxílio de uma ancilla. Depois de sofrer uma mutação experimental na tentativa de tornar-se imune ao Flood, Didact ganhou uma nova forma que, embora ainda suscetível à infecção por Flood, já não era compatível com o Composer, impedindo-o de se juntar a seus colegas Prometheans como uma máquina e permitindo-lhe levantar-se voluntariamente no raio ativo de um Composer sem ser afetado. No entanto, sua fisiologia incompatível não foi suficiente para salvá-lo de ser composto pelo disparo simultâneo de vários Composers.

As armaduras dos Guerreiros-Servidores em geral, foram projetadas para se sintonizar com o armamento inimigo; Isso permitiu que sua armadura se tornasse virtualmente invulnerável a numerosos sucessivos disparos de armas de infantaria Forerunner.

O Didact também pode manipular a arquitetura de áreas sob seu controle, como em Requiem ou sua nave. Por exemplo, ele desintegrou uma parede que John-117 estava usando como cobertura, e depois manipulou as plataformas dentro de uma torre em Requiem para impedir o progresso de Master Chief. Ele tem controle direto sobre seus exércitos mecânicos Prometheans e foi capaz de retomar ao comando com um mero gesto.

Descrição Física e Aparência

Promethean de casta-completa, Didact é uma figura fisicamente imponente; com 3,50m de altura, ele facilmente supera um SPARTAN-II totalmente blindado. Em comparação com outros Forerunners, ele ficou quase duas vezes a altura de Manipulars e pesava quatro ou cinco vezes mais. Como era comum com os Forerunners de sua casta, Didact tem mãos com seis dedos com dois polegares oponíveis e membros fortemente musculosos (Bornstellar Make Eternal Lasting acredita que ele poderia facilmente ter esmagado um Humano com as mãos nuas).

Na sua forma original, a pele de Didact era de cor rosa acinzentada e ele tinha manchas de pele branca e azulada no topo da cabeça e ombros, como era comum com Guerreiros-Servidores. Ele tinha características faciais fortes e graves e olhos cinzentos profundos.

A nova forma assumida por Didact, perto do fim da guerra Forerunner-Flood, causada por uma tentativa fracassada de decifrar a imunidade do Flood, teve uma aparência bestial mais grotesca, com características faciais mais pronunciadas, lábios muito menos proeminentes e adição de grandes dentes. Seus olhos também se tornaram mais profundos e vermelhos em oposição ao original azul acinzentado, e seu pêlo mudou de azul pálido para marrom escuro.

A armadura original de assistência ao corpo do Didact cumpriu com a tradição Guerreira em design e coloração; com as cores cinza e azul de um Guerreiro, a armadura era, apesar do alto status do portador, considerado austero em contraste com a armadura mais luxuosamente decorada usada pelos Construtores. Cerca de 100.000 aC, Didact começou a usar uma nova pele de combate ao retornar ao Nomdagro. O Didact continuou a usar esta armadura até a aparente destruição do terno em 2557. Em contraste com sua armadura anterior, a armadura mais nova de Didact é proeminentemente ornamentada em contraste com uma armadura mais subjugada geralmente usada por sua casta. É composta por uma série de seções de armadura de prata com padrões complexos de luz laranja. O bodysuit, que se adere espontaneamente ao corpo, é colorida de preto e vermelho escuro, resultando em uma aparência semelhante à musculatura exposta. O capacete desta armadura parece ser modelado após um crânio, com “olhos” laranja em vez de uma viseira, bem como uma pequena porta de respiração no nariz.

Curiosidades/Notas de Produção

  • Didact é dublado por Keith Szarabajka, conhecido por seu papel como a voz de Harbinger em Mass Effect 2. Szarabajka também dublou o Dr. Cameron Alexander, um cientista em Spartan Ops Episodio 4, Capítulo 5.
  • Didact é o principal antagonista de Halo 4 e o terceiro arco da história de Halo: Escalation, “As Próximas 72 Horas”. No momento do lançamento de Halo 4, afirmou que ele se tornaria um personagem fundamental na mídia pós-Halo 4, embora o significado desta afirmação não é claro. Ele foi originalmente planejado para ter um papel em Halo 5: Guardians; em algum momento durante o desenvolvimento do jogo, no entanto, ele se tornou “estranho” para a história. “As próximas 72 horas” foi posteriormente escrita para explicar sua saída da narrativa em andamento da Saga Reclaimer; de acordo com o escritor Brian Reed, a forma de sua remoção da história ainda permitiria que a 343 Indústrias o usassem como antagonista em mídias posteriores, se assim o escolhessem, como a franquia era considerada faltando em vilões recorrentes.
  • A composição de um universo incluído na edição limitada de Halo 4 Soundtrack inclui uma cena que homenageia a memória do ator falescido David Anthony Pizzuto, que pode ser visto realizando uma amostra do diálogo de Didact. A amostra é uma versão alternativa do despertar de Didact visto no jogo final; Na amostra, o Didact primeiro reconhece e avalia um devoto Sangheili que ele assume ser responsável por seu despertar, apenas para descobri-lo ser o trabalho de um ser Humano. Se este foi apenas uma audição ou se Pizzuto foi realmente lançado para o papel de Didact antes de sua morte ser desconhecida.
  • Antes da confirmação oficial de que Didact deveria ser o antagonista do Halo 4, várias fontes fizeram várias sugestões de que este poderia ser o caso. Perto do final de Origens, Parte 1, a armadura vazia de Didact é vista sendo colocada em armazenamento por outro Forerunner após a ativação dos Halos, com seu corpo em nenhum lugar; No entanto, como isso se baseia na interpretação semi-rampant de Cortana dos dados disponíveis, é possível que tal evento nunca tenha ocorrido. No terminal final de Halo: Combat Evolved Anniversary, 343 Guilty Spark deseja que Didact e seus Prometheans voltem para colocar a Humanidade em seu lugar, e o símbolo de Didact pisca momentaneamente. No entanto, o símbolo é a versão original vista nos terminais de Halo 3, em oposição à variação “não vinculada” mais simples apresentada em Halo 4. Além disso, há dicas ao longo de Halo: Primordium que os Humanos são novamente confrontados com Didact; mais proeminente no final do livro. Finalmente, o símbolo não vinculado de Didact aparece em Halo 4 Cinematic Trailer, no qual o ícone é mostrado ultrapassando os monitores da UNSC Infinity enquanto uma onda de luz laranja escaneia em toda a nave. O ícone é mais tarde visto virando no final do trailer, sobreposto pelo texto “Um mal antigo desperta”, enquanto uma voz então não identificada, mais tarde revelada como pertencente ao Didact, é ouvida dizendo: “Eu sonhei muito com esse dia, Reclaimer. “
  • Uma série de conversas de séculos entre Didact e a Librarian pode ser encontrada nos terminais Forerunner em Halo 3. Quando os terminais são acessados, o jogador é eventualmente movido para uma conversa que foi gravada antes que os anéis Halo fossem disparados. As últimas palavras de Didact aos momentos da Librarian antes da ativação da Matriz são apresentadas na campanha Iris, Episódio 1. No entanto, como revelado mais tarde na Saga Forerunner e Halo 4, Didact nos terminais é realmente o Iso-Didact ao contrário do Ur-Didact, já que o último já havia sido preso pelo tempo em que os anéis foram disparados.
  • O título Didact é uma formação posterior da palavra didática, o que significa instruir os outros, especialmente no que diz respeito à moral. Em Halo: Cryptum, o título está estabelecido para se originar de seu mandato como professor no Forerunners War College. Seu título também coincide com a responsabilidade que a Librarian planejou para ele, uma vez que ele despertaria de sua meditação, ensinando e instruindo a Humanidade sobre o Mantle.
  • O prefixo “Ur” significa “proto-” ou “original” em alemão, aludindo a ele sendo a encarnação original do Didact.
  • Em toda a sua carreira militar, ele foi capturado três vezes.
  • A armadura de Ur-Didact em Halo 4 tem uma semelhança impressionante com a do vilão da Marvel Comics, Ultron, como descrito na capa Annihilation: Conquest #5.
  • Em Halo 4, a viseira escorria no capacete de Didact não coincide com os olhos, em vez de se alinhar com a testa. Isso pode ser visto claramente em sua cena introdutória. Este é um erro de produção, pois seu olho direito é esfaqueado através da viseira em Halo: Escalation #9.
  • Halo 2 Anniversary contém um brinquedo de pelúcia escondido de Ur-Didact, juntamente com vários outros personagens, como um ovo de páscoa. Os bonecos também são apresentadas em Halo 5: Guardians no modo Forge, no qual a descrição do brinquedo Didact lê de forma interessante. Nem todos os visitantes do domínio são estranhos.

Aparições

  • Halo: Evolutions, Soma the Painter (primeira menção).
  • Halo: Cryptum (primeira aparição).
  • Halo: Combat Evolved Anniversary, Terminais (apenas mencionado).
  • Halo: Primordium.
  • Halo: The Thursday War (apenas mencionado).
  • Scanned.
  • Halo 4, Terminais e Spartan Ops (apenas mencionado).
  • Halo: Silentium.
  • Halo: Rebirth (apenas mencionado).
  • Halo: Escalation.
  • Halo 2: Anniversary (brinquedo apenas).
  • Halo 5: Guardians (apenas mencionado).
  • Halo Mythos.
  • Halo: Fractures, Promises to Keep (apenas mencionado).
  • Halo: Legacy of Onyx (apenas mencionado).

Notas

  • No epílogo de Halo 4, o Didact é ouvido dando um discurso no lugar dos Forerunners na galáxia e do Mantle; passando por seu tom, ele parece dirigir-se a um grupo (talvez um tribunal) de seus colegas Forerunners. Este discurso é ouvido em sobreposição de cenas postas após seu ataque, embora não esteja claro se realmente está ocorrendo em tempo real. Um funcionário da 343 Industries (publicando sob a aparência do catálogo) afirmou que o discurso em questão é realmente parte dos processos legais que ocorreram antes do último contato com o Domínio e, portanto, antes que os Halos fossem disparados. Apesar disso, algumas das declarações de Didact parecem corresponder às suas ações na era moderna. Ele fala de seu “pecado de assegurar a ascendência do Forerunner”, que corresponde ao seu ataque à Humanidade. Enquanto ele realizou ações semelhantes 100.000 anos antes em Halo: Silentium, os eventos da novel não deixariam uma oportunidade para uma cena dele diante de um tribunal de qualquer tipo (com o governo Forerunner todo dissolvido após a destruição da Ark maior). Ele também menciona que “a Reclamação já começou”, o que se correlacionaria com a posição da Humanidade a partir de 2557 enquanto parecia fora de lugar em 100.000 A.C.. Catalog respondeu à discussão resultante com o comentário “A declaração não foi com um erro. No entanto, o Catalog nota dificuldade em interpretar o comentário de Shadow-of-Sundered-Star. Atualmente em revisão devido a múltiplas fontes de autoridade”. Catalog declarou mais tarde que “o discurso de Shadow-of-Sundered-Star mostrou-se mais complexo do que era imediatamente aparente, tocando em [skeins] que [nunca foi]. É [suasoria]”.
  • No Terminal 5 de Halo 4, Didact afirma que o Composer não funcionaria em sua nova forma, e no nível, Midnight é visto levitando-se dentro do feixe ativo do Compositor. É possível que o Didact fosse meramente resistente aos efeitos do Composer, em vez de completamente imune, já que a energia liberada pelos pulsos sobrepostos de cinco Composers seria ordens de magnitude maiores do que a energia liberada por um único pulso. Na edição da library de Halo: Escalation, no entanto, afirmou Brian Reed que o Ur-Didact não foi composto, mas a explosão fez algo com ele. Em uma publicação do fórum no NeoGaf, Frank O’Connor disse a um usuário com um símbolo Didact como seu avatar para girá-lo em seu “estado não vinculado”, o que implica que o ícone Didact visto nos trailers Halo 4 é dito variação “não vinculada” do símbolo.
  • A habilidade do tipo telecinese de didact não foi oficialmente identificada como um campo de restrição. Embora não seja usado da mesma forma que os campos de restrição descritos em Halo: Cryptum, assumiu-se que as habilidades de Didact são baseadas na mesma tecnologia ou em uma tecnologia relacionada.

Ficha Técnica

  • Data de Nascimento: 110.225 a.C..
  • Morte: 26 de julho de 2557 (corpo original).
  • Espécie: Forerunner.
  • Gênero: Masculino.
  • Altura: 3,5 metros (11,4 pés).
  • Peso: 360,6 kg (794,9 lb).
  • Cor de Cabelo: Pêlo castanho escuro e tipo canela. Anteriormente pálido, pele branca azulada.
  • Cor dos Olhos: Vermelho. Anteriormente cinza.
  • Afiliação: Ecumeno/Covenant de Jul ‘Mdama (anteriormente).
  • Classificação: Protetor do Ecumeno (Casta: Guerreiro-Servidor).
  • Informação Notável: Comandante do Forerunner Military.

Fonte

Halopedia



Comentários