Instalação 03

Felipe Benini, 18 de maio de 2018

A Instalação 03, também conhecida como Gamma Halo, é uma das sete super armas que compõem a Matriz Halo dos Forerunners. Localizado no sistema Khaphrae, no Braço Scutum-Centaurus da Via Láctea, o monitor da Instalação 03 é 049 Abject Testament. O anel parece ter uma superfície vermelha e rachada, indicando a presença de vastos desertos e atividade vulcânica, mas também possui selvas.

Embora a Instalação 03 estivesse originalmente em órbita de um gigante gasoso para disparar, na época de sua descoberta pela humanidade no século XX, ele estava orbitando um planeta rochoso, cuja face havia sido destruída. como resultado de um evento de impacto relativamente recente; os detritos do impacto, ainda em 2557, se acumularam para formar um denso campo de asteroides em órbita sobre o planeta, bem como o Halo.

História

Construção e História Antiga

Os Forerunners construíram a Instalação 03 a partir da Fundição da Instalação 00, aproximadamente na mesma época que o resto da Matriz Halo, cerca de 97.445 a.C., durante a guerra Forerunner-Flood. A matriz foi projetada pelos Builders Forerunners para combater o Flood parasitário, erradicando-os e toda a vida na Via Láctea. Depois que os anéis foram construídos, a Instalação 03 e seus companheiros Halos foram distribuídos da Instalação 00 pela galáxia, através de portais espaciais.

Posteriormente, o Halos foram acionados e erradicaram toda a vida senciente da galáxia. Os Forerunners procederam a propagação da vida na galáxia com a as espécies que foram preservadas nas instalações Halo ou indexadas. Como as outras instalações, a Instalação 03 tornou-se lar de espécimes inativos do Flood que foram destinados a ajudar a encontrar uma cura para o parasita no futuro. Com o Flood derrotado, os Forerunners sobreviventes se exilaram da galáxia.

Guerra Humano-Covenant

Durante a Batalha de Tribute, em agosto de 2552, o cargueiro Floral Express fugiu do planeta enquanto carregava refugiados coloniais. Seguindo uma trajetória de slipspace aleatória de acordo com o Protocolo Cole, a nave chegou perto da Instalação 03 em 8 de outubro. Ao retornar à Terra, a tripulação foi detida pelo Escritório de Inteligência Naval (Office of Naval Intelligence, ONI) por possíveis violações do Protocolo Cole. Depois de examinar os registros de voo da Express, com base na inteligência obtida da Batalha da Instalação 04, a ONI contatou e redirecionou as equipes de pioneiros para o sistema Khaphrae. Logo após a confirmação da Instalação 03 no sistema, as equipes tentaram encontrar e proteger a biblioteca da instalação para recuperar o índice de ativação. Como a Terra estava sob ataque na época, as equipes não podiam voltar para casa e não tinham a força das armas para permanecer na luta, as equipes se instalaram para uma longa estadia em uma base orbital improvisada que chamaram de Estação Ivanoff.

Em 3 de novembro de 2552, durante a Batalha de Instalação 05, o Capitão Tartarus do Covenant ativou a Instalação 05, porém as forças do Comando Espacial das Nações Unidas (United Nations Space Command, UNSC) e Sangheili conseguiram encerrar a sequência de disparos antes que o Halo pudesse disparar. Conforme o protocolo à prova de falhas no caso de um desligamento inesperado, um sinal foi enviado para a Instalação 03 e o restante dos Halos, colocando todos os Halos da matriz no modo de espera, prontos para ativação remota da Instalação 00. A leitura da sala de controle da Instalação 05 mostrou que a Instalação 03 estava totalmente preparada para disparar sob demanda.

Durante a Batalha da Instalação 00 em 11 de dezembro de 2552, a UNSC e as forças aliadas de Sangheili lutaram para impedir que o Covenant disparasse a Matriz Halo da Arca, pois a Instalação 03 e seus colegas Halos ainda estavam em modo de espera e estavam preparados para receber o sinal para disparar. Eventualmente, o Suboficial John-117 conseguiu desativar a Instalação 03, assim como o resto da matriz, antes que elas pudessem atirar.

Pós Guerra Humano-Covenant

Logo após o fim da guerra, Ivanoff foi expandida para uma instalação permanente da UNSC. Em março de 2553, na Instalação 03, a Dra. Catherine Halsey foi indefinidamente detida pela Almirante Margaret Parangosky, CINCONI, como consequência por mentir para a almirante sobre a criação e implantação de clones flash durante as fases iniciais do programa SPARTAN-II. Equipes Spartans foram mobilizadas para reconhecer a superfície, para colocar em quarentena áreas de potencial contaminação por Flood e para recuperar quaisquer artefatos Forerunners notáveis. A variante Mjolnir da classe PIONEER foi usada pela primeira vez em campo durante essas implantações exploratórias.

Em março de 2555, o monitor 000 Tragic Solitude da Instalação 00 utilizou um Humano capturado para ativar a sequência de disparo dos Halos, desencadeando uma contagem regressiva para os Halos atirarem em cinco semanas a partir de 8 de março de 2555. Depois de descobrir a contagem regressiva na Instalação 07, a UNSC e a Swords of Sanghelios iniciaram uma operação conjunta para a Instalação 00, na qual as equipes destruíram Tragic Solitude e finalizaram a sequência de disparos da Matriz Halo.

O Composer

As equipes científicas da ONI recuperaram vários artefatos da superfície da Instalação 03 e os trouxeram para a Estação Ivanoff para estudo, incluindo o índice de ativação da instalação, o “olho” de uma esfinge de guerra, e um Composer. Um acidente com o Composer matou a equipe enquanto pesquisava o dispositivo; no entanto, forneceu coordenadas que levaram a Infinity da UNSC ao Shield World conhecido como Requiem. Quando o Ur-Didact foi despertado, ele viajou para Ivanoff em sua nave Mantle’s Approach e adquiriu o Composer, em 24 de julho de 2557, usando-o para digitalizar a equipe de Ivanoff antes de pular no slipspace para viajar até a Terra para usar a arma recuperada no mundo da Humanidade. No entanto, o Spartan-117 e a I.A. Corta seguiram o Didact em slipspace em um F-41 Broadsword na esperança de frustrar seu plano, derrotando-o no final.

Na época do ataque do Didact, a equipe SPARTAN-II Black Team havia sido atribuída ao Gamma Halo, junto com uma equipe de pesquisa. A equipe de cientistas estabeleceu um acampamento em um dos desertos do Halo. Em 25 de julho, a Black Team e os cientistas foram mortos pelas máquinas Promethean e Didact, que haviam sido lançados no Halo através de um portal slipspace a bordo do Mantle’s Approach, durante o incidente de New Phoenix. Na mesma época, 859 Static Carillon, o monitor da Forge do Composer, tentou entrar em contato com o monitor da Gamma Halo depois que um portal de serviço entre o Halo e o Forge do Composer foi reaberto. Não recebendo resposta, o Carillon viajou através do portal para o Abismo do Composer na Instalação 03, onde encontrou o Didact. A pedido do Promethean, o monitor levou-o ao portal da Forge do Composer, sob a condição de que o Didact não usasse os Composer para criar mais Prometheans, pois o Carillon os considerava “abominações”.

Ações na Floresta

Durante esses eventos, as forças do Covenant desembarcaram em uma região rudimentar do Gamma Halo, onde levaram o artefato conhecido como Conduit a uma estrutura Forerunner que eles chamaram de Altar para abrir portais de slipspace por todo Gamma Halo e assumir o controle do anel. Um desses portais foi aberto por meio de uma máquina misteriosa localizada na selva. Um grande número de forças da UNSC, incluindo fuzileiros navais e um Spartan Head Hunter, foram enviados ao Altar para readquirir o Conduit em conjunto com um único Spartan-IV que foi enviado para a floresta para investigar a máquina. Depois de garantir o Conduit, o Spartan Head Hunter foi transferido para a Terra na esperança de usar o Conduit para impedir a subsequente invasão Promethean da New Phoenix com a ajuda de cientistas do ONI e eventualmente de outro Spartan.

Realocação

Em 25 de julho de 2557, a Blue Team chegou na Instalação 03 para investigar a perda de contato com a Black Team, nas ordens do almirante Terrence Hood. Ao descobrir o destino da Black e dos cientistas, e destruindo alguns dos Knights responsáveis ​​pelo massacre, eles logo se depararam com o Abismo do Composer e com o portal slipspace. Entrando no portal de serviço, o Blue Team chegou à Forge do Composer, onde encontraram o Didact, que convocou um exército de máquinas Promethean recém-criadas para atacá-los. A pedido do Didact, o Carillon transportou a Instalação 03 através do espaçador para orbitar o planeta que abriga a Forge do Composer. No entanto, Static Carillon aliou-se ao Blue Team, pois ele se sentiu traído pelo Didact porque ele havia quebrado sua promessa ao monitor de não produzir mais Prometheans. O Didact usou o portal para retornar ao Gamma Halo, levando consigo um dos Composers. O Blue Team seguiu em estreita perseguição e foi confrontado pelo Didact novamente no topo do Abismo do Composer. Static Carillon chegou ao local a tempo de salvar os Spartans, incapacitando o Didact e enviando-o para a sala de controle do Gamma Halo, utilizando a rede local de teletransporte.

Empunhando o Índice de Ativação da Gamma Halo, que o Didact havia baixado quando o monitor o emboscou, John-117 seguiu o Didact até a sala de controle com a ajuda de Static Carillon, enquanto os outros Spartans retornavam à Log Sword. O Master Chief usou o Index para dar o controle para 859 Static Carillon de Gamma Halo, permitindo que o monitor separasse o segmento do anel que abriga o centro de controle. Isso causou rachaduras maciças na paisagem ao redor da placa removida. Carillon então ficou momentaneamente preocupado em estabilizar o Halo, já que a remoção repentina da placa poderia resultar na destruição do anel. Embora as placas de ambos os lados da parte removida não estivessem imediatamente conectadas, fechando assim a volta do anel, a Gamma Halo conseguiu manter a integridade estrutural. Depois de teletransportar John-117 para segurança, assim como o fragmento removido caiu na Forge do Composer e a destruiu, a Static Carillon tomou a Instalação 03 para guarda e reparos em um local não revelado.

Notas de Produção

Nos arquivos de textura do Halo 3, a Instalação 03 é chamada “Eta Halo”, enquanto a designação “Gamma Halo” é dada para a Instalação 06. Isso é contradito por um dos registros de áudio no Halo 4, assim como os relatórios da 11ª Hora), que identificam a instalação 03 como “Gamma Halo”. Como o nome atribuído ao anel no Halo 4 é transmitido em mídia lançada, considera-se que ele substitui a designação anterior, que nunca foi vista fora dos arquivos do Halo 3.

Ficha Técnica

  • Descrição: Desertos, selvas e terreno vulcânico.
  • Localização: Sistema Khaphrae, Braço Scutum-Centaurus, Via Láctea (anteriormente).
  • Tipo: Instalação Halo.
  • Função: Esterilização galáctica, contenção e pesquisa do Flood.
  • IA(s) Anexada(s): Monitor 049 Abject Testament.
  • Data de Construção: 97.445 aC..
  • Status: Desativado da Instalação 00, anteriormente ocupado pelo UNSC. Visto pela última vez na posse do monitor 859 Static Carillon.
  • Diâmetro: 10.000 km (6.200 mi).
  • Largura da Superfície: 318 quilômetros (198 milhas).
  • Gravidade: 1,1 G.
  • Temperatura da Superfície: -21ºC a 43ºC (-6ºF a 109ºF).
  • Composição Atmosférica: 1,02 (N2,O2, Ar).

Fonte

HaloPedia



Comentários