Instalação 04

Felipe Benini, 31 de maio de 2018

A Instalação 04, também conhecida como Alpha Halo, ou simplesmente Halo, foi uma das sete super-armas em forma de anel que compuseram a Matriz Halo dos Forerunners. Ele estava localizado no sistema Soell, no Braço de Orion, e era o anel de Halo mais próximo da esfera humana.

O Covenant reverencialmente descreveu a Instalação 04 como o Primeiro Anel Sagrado. Após sua destruição no final da Batalha da Instalação 04, a Arca começou a construir um substituto para a Instalação 04. Após a substituta ter sido destruída, a Arca construiu mais um substituto.

História

Construção e História Antiga

Os Forerunners tinham construído a Instalação 04 pela fundição da Instalação 00 aproximadamente na mesma época que o resto da Matriz Halo, cerca de 97.445 a.C., durante a guerra Forerunner-Flood. A matriz foi projetada pelos Construtores Forerunner para combater o Flood parasitário, erradicando-os junto com toda a vida na Via Láctea. Depois que os anéis foram construídos, a Instalação 04 e seus companheiros Halos foram distribuídos da Instalação 00 para diversas posições da galáxia através de portais espaciais.

Quando o Iso-Didact ativou os Halos na conclusão da guerra do Forerunner-Flood, encerrando o conflito de séculos, a Instalação 04 foi a primeira a disparar, seguida pouco depois pelos outros seis anéis Halo. A Instalação 04 permaneceu adormecida por cem mil anos, com 343 Guilty Spark e seus Sentinels prontos para manter o Flood confinado nas instalações de contenção de Flood e manter a infraestrutura do Halo em perfeito funcionamento.

Período Intermediário

Após eons de existência sem intercorrências na Instalação 04, 343 Guilty Spark se viu entediado. Para sua própria diversão, Spark começou uma experiência na qual ele evacuou seções inteiras da Instalação para o espaço; De acordo com Spark, estes foram experimentos para medir os efeitos geológicos da exposição ao vácuo do espaço e a eventual recuperação biológica das seções evacuadas, a fim de obter informações sobre os cenários de resposta sobre situações emergenciais.

Por volta de 40.000 a.C., um acidente de nave alienígena não identificada caiu no setor 1215. Em algum momento antes do acidente, a nave começou a transmitir um sinal de socorro. Depois de tentar traduzir a mensagem, 343 Guilty Spark bloqueou o sinal, já que nenhuma comunicação revelando a localização de nenhum dos Halos foi permitida. Depois que nenhuma forma de vida saiu por vários dias, Spark tinha construído um grande sarcófago ao redor da embarcação.

Entre a ativação do Halo e a chegada do Comando Espacial das Nações Unidas (United Nations Space Command, UNSC) e do Covenant, várias espécies exploradoras do espaço tropeçaram na Instalação. Embora eles tenham explorado a Instalação e registrado suas descobertas, todas essas espécies acabaram saindo sem violar a contenção do Flood parasitário.

Redescoberta e Destruição

O Covenant descobriu a localização da Instalação 04 depois que a Frota Covenant da Justiça Particular seguiu a Pillar of Autumn do UNSC, que estava fugindo de Reach através do slipspace. Os Halos estão profundamente enraizados no dogma religioso do Covenant, mas antes dessa descoberta eles nunca encontraram um. Devido às capacidades de slipspace mais rápidas do Covenant, eles chegaram antes da Pillar of Autumn.

A Pilar of Autumn chegou por volta de 19 de setembro de 2552 e foi prontamente abatido pelas frotas do Covenant. Pouco tempo depois, as forças terrestres do Covenant na Instalação 04 acidentalmente liberaram o Flood do cativeiro. Os Humanos, o Flood e o Covenant travaram batalhas maciças uns contra os outros enquanto os builders Forerunners tentavam controlar o surto ativando o Halo. O monitor do anel, 343 Guilty Spark, tentou convencer o Master Chief a ativar o Halo. Não sabendo a verdade do que fez, ele tentou ativar o anel, mas foi interrompido por sua amiga e companheira I.A., Cortana, que estava no Núcleo. Ela informou o verdadeiro objetivo do Halo à Chief e escondeu o Índice de Ativação em seus bancos de memória. O Monitor traiu os dois e tentou mata-los, mas os dois escaparam e começaram a conspirar contra ele.

Na conclusão da batalha, John-117 detonou os reatores de fusão do Pillar of Autumn para destruir o anel. A explosão danificou criticamente a superestrutura abaixo dela; a onda de choque resultante e os danos nos sistemas do anel desestabilizaram o anel, quebrando-o em pedaços.

Apenas um punhado de Humanos e Covenant sobreviveram à batalha. 343 Guilty Spark flutuou através do espaço para uma plataforma de mineração de gás sobre Threshold, onde ele tropeçou em uma força expedicionária Covenant. Inspirado por suas palavras, eles começaram uma rebelião herética contra o Covenant. A destruição da Instalação 04 é vista como o primeiro passo na cadeia de eventos que levou ao Grande Cisma. Os Hereges foram reprimidos pelo Arbiter Thel ‘Vadam, que silenciou seu líder, mas as sementes de uma rebelião foram plantadas. O Monitor foi então capturado pelo Covenant e depois desertado para o lado dos Humanos até que ele foi destruído no substituto do Alpha Halo pelo SPARTAN-117 com a ajuda do Sargento Johnson.

A instalação 04 foi a primeira Instalação Halo encontrada pela humanidade, assim como a primeira a ser destruída. Sua destruição desencadeou a ativação de um portal que leva ao Shield World 006 dentro d Onyx, e também fez com que a Arca começasse a construir um anel de substituição.

Campo de Detritos

A destruição da Instalação 04 deixou para trás um grande campo de destroços, com alguns grandes pedaços do anel restantes. Alguns pedaços menores da Instalação 04 aterraram na Base, enquanto outros queimaram ao entrar na atmosfera de Threshold. Um fragmento danificado fez um salto slipspace como uma medida de segurança, e acabou em um sistema distante.

Após o retorno dos sobreviventes da batalha, o Escritório de Inteligência Naval (Office of Naval Intelligence, ONI) aprendeu sobre a forma de vida do Flood. A Seção III procurou estabelecer um laboratório de pesquisa para controlar o parasita do Flood e, possivelmente, torná-lo um armamento contra o Covenant. Uma equipe de cientistas liderada pelo major John Smith foi autorizada a assumir o comando da nave-prisão Mona Lisa. Depois de trazer um grupo de prisioneiros do Covenant a bordo, eles pularam para os destroços do Alpha Halo no sistema Soell. Alguns espécimes do Flood sobreviveram à destruição do mundo anelar e foram recuperados para serem experimentados em prisioneiros Humanos e do Covenant. No entanto, o Flood logo quebrou a quarentena e infectou a nave. O ONI depois despachou um Prowler, o UNSC Red Horse, para avaliar o status da Mona Lisa, sob o pretexto de investigar o campo de destroços de Halo. Em 25 de outubro de 2552, a embarcação foi destruída com um míssil nuclear de classe Shiva.

Primeira Substituição

Logo após a destruição do Halo, a Instalação 00 começou a construir automaticamente um novo Halo para substituir a Instalação 04. Esta cópia exata do primeiro anel Halo estava quase concluída depois de alguns meses após o primeiro anel ter sido destruído, mas também foi destruído posteriormente quando foi disparado antes de estar pronto por John-117 e pela I.A. Cortana. 343 Guilty Spark tentou impedir isso, mas foi destruído por Master Chief com a ajuda do sargento Johnson na nova sala de controle do anel.

Pós Guerra

O tratado de paz do UNSC com as Swords of Sanghelios proíbe que qualquer um desembarque nos restos da Instalação 04. Há uma zona de exclusão de 500 segundos que circunda o antigo local do anel. Em 2556, o Spartan-IV Fireteam Apollo foi enviado para a zona de exclusão em violação direta do tratado; lá eles recuperaram alguns itens de valor, incluindo uma “caixa preta” do cruzador Covenant Undiminished Entelechy.

Em algum momento após a guerra, uma equipe de reconhecimento Spartan-IV foi implantada em Basis. Usando a armadura Mjolnir da classe VECTOR, uma variante projetada para a recuperação de artefatos, sua missão era avaliar os destroços do Alpha Halo espalhados na superfície da lua.

Fragmento Perdido

Quando os reatores da Pillar of Autumn tornaram-se críticos, a Instalação 04 tentou ativar uma medida de segurança e dar um salto slipspace. No entanto, esse protocolo de autopreservação foi apenas parcialmente bem-sucedido, e apenas uma pequena parte do anel conseguiu entrar em slipspace antes que os reatores da nave sobrecarregassem e destruíssem o anel. O fragmento sobrevivente do Halo reentrou no espaço normal nas proximidades de uma estrela gigante vermelha a alguma distância do sistema de Orrichon e foi pego na órbita da estrela gigante. Este fragmento foi o lar de um elemento único, aparentemente criado pelo calor da explosão do anel e não encontrado em outras partes do universo. O elemento foi posteriormente refinado e usado em uma arma biológica desencadeada em um ataque terrorista à cidade de Sedra. Alpha Shard acabou por ser destruído durante uma missão secreta.

Segunda Substituição

Durante a batalha do Spirit of Fire do UNSC com o Banished na Arca, em março de 2559, o capitão James Cutter, a professora Ellen Anders e a I.A. de Logística Isabel, formaram um plano para implantar o segundo substituto do Alpha Halo, Instalação 09, no sistema Soell, para enviar um sinal de socorro. No entanto, no caminho para o lugar original da Instalação 04, um Builder Forerunner Guardian controlado por Cortana interceptou o anel.

Notas

Os detalhes da destruição da Instalação 04 se diferem ao longo de suas várias representações. Em Halo: Combat Evolved, Combat Evolved Anniversary e a maioria das representações terminais, uma porção do anel próximo à explosão da Autumn é enviada voando para o outro lado, onde corta o anel, dividindo ainda mais a superestrutura. A mudança mais notável está na cena de flashback do nível The Heretic em Halo 2: Anniversary, onde o fragmento não é mais propelido para o outro lado e o anel simplesmente se estilhaça, com as explosões se espalhando em ambas as direções do epicentro em uma reação em cadeia. As luzes azuis na superfície externa também são vistas nesta versão. Os terminais Halo 2: Anniversary dão duas versões da destruição do anel, sendo o primeiro (no Terminal 4) idêntico ao Terminal 11 do Halo: Combat Evolved Anniversary, que está mais próximo da mecânica original de Halo: Combat Evolved, embora a quebra do anel seja mais violento. A segunda versão, mostrada no Terminal 12, está mais próxima da representação em Halo 2: Anniversary version do flashback em The Heretic e não tem o fragmento sendo lançado para o lado oposto.

Curiosidades

Redesign

Embora o design dos Halos tenha permanecido amplamente consistente em todas as mídias pós-Halo: Combat Evolved, a Instalação 04 passou por uma revisão visual significativa no Halo: Combat Evolved Anniversary. Toda a superestrutura do anel foi redesenhada. A saber, as características da superfície são completamente diferentes e muito mais pronunciadas, incluindo adições como fileiras de dentes proeminentes que revestem as bordas do anel e padrões em grande escala de luz azulada. Este redesenho não foi transportado para a mídia pós-anniversary: os pinos estão ausentes da Instalação 03 no Halo 4, e uma alusão visual ao Halos em Halo 4: Forward Unto Dawn segue o design original.

Instalação 04 também sofreu uma série de mudanças visuais em Halo 2: Anniversary, incluindo a adição de iluminação azul nos padrões circulares na superfície externa do anel. Curiosamente, a Instalação 05 no mesmo jogo usa um modelo distinto, que possui modelagem de superfície diferente, mais próxima modelada depois disso nos jogos da Bungie, mas é visivelmente mais ampla do que o modelo da Instalação 04 no Halo 2 Anniversary ou os Halos na mídia anterior. Além disso, a Blur Studio usou o modelo da Instalação 05, em vez daquele da Instalação 04 original, do Halo 2 Anniversary para a instalação 09 (04-c) em Halo Wars 2.

Diversos

  • O sargento Johnson descreve com humor a Instalação 04 como “a máquina anti-filho-da-p*** de Deus” e um “bambolê gigante”.
  • O primeiro é surpreendentemente preciso quanto à função real do anel, uma vez que os Forerunners eram adorados como deuses pelo Covenant, o Flood poderia ser referido com precisão como o “filho da p***”, e o objetivo do anel é extinguir o Flood.
  • Com exceção do Boarding Action e do Chiron TL-34, todos os mapas do multiplayer de Halo: Combat Evolved se passam na Instalação 04.
  • É possível ver detritos caindo da Instalação 04 no mapa multiplayer do Halo 2 Burial Mounds.

Ficha Técnica

  • Localização: Sistema de Soell, orbitando Threshold.
  • Âncora Gravitacional: Limiar/Base.
  • Tipo: Anel de Halo.
  • Função: Esterilização galáctica.
  • I.A.(s) Anexada(s): 343 Guilty Spark.
  • Data de Construção: 97.445 a.C..
  • Data de Destruição: 23 de setembro de 2552.
  • Diâmetro: 10.000 quilômetros (6.214 mi).
  • Largura da Superfície: 318 quilômetros (198 mi).
  • Gravidade: 0,992 G (aproximação).
  • Temperatura da Superfície: -23ºC a 40ºC (-9ºF a 104ºF).
  • Composição Atmosférica: 1(N2,O2).

Fonte

HaloPedia



Comentários