Granada de Fragmentação

Alexandre Pignatari, 12 de junho de 2018

A Granada M9 Altamente Explosiva de Propósito Duplo  (M9 HE-DP) é a granada de mão padrão da UNSC. Esse artefato é conhecido de forma errada como granada de fragmentação ou de forma coloquial de “frag”. Além disso a designação “M9” é utilizada para diversos artefatos explosivos de diversos design. Como a maioria das armas pequenas e explosivos, ela é produzida pela Misriah Armory.

Projeto

HE-DP significa High-Explosive Dual-Purpose. Essa designação significa que foi projetada para ser eficaz contra veículos de infantaria e blindados leves.

A granada tem um invólucro de metal rígido, com um design frágil destinado a quebrar em pedaços pequenos e regulares. Essa superfície cria padrões de fragmentação consistentes e confiáveis ​​para a granada, em vez de romper aleatoriamente ao longo de falhas metalúrgicas. O invólucro em forma de grade abriga uma carga de alta explosivo ComL. Quando a carga detona, ela quebra o invólucro da granada, lançando estilhaços que são lançados em alta velocidade.

Em todos os jogos de Halo, a granada deve primeiro atingir o solo antes de explodir. Este é um recurso de segurança, garantindo que a granada só irá explodir depois de atingir uma superfície após ser lançada, e não na mão do usuário. Isso pode explicar a falta de uma alavanca nas granadas do Halo 2 em diante. A alavanca é um dispositivo que é segurado enquanto a granada está sendo preparada. Isso garante que a granada não explodirá até que a alavanca seja liberada, pois ela incendiaria a espoleta da granada enquanto voaria pelo ar depois de ser lançada. Em Halo: Combat Evolved, a alavanca teria tornado desnecessário a necessidade do recurso de segurança de impacto que, teoricamente, seria do Halo 2.

A granada é equipada com um pequeno botão localizado na “alça”, bem diferente das granadas de fragmentação modernas, que usam um pino que deve ser puxado antes de ser lançada.

Em Halo: Combat Evolved, a granada de fragmentação deixava uma trilha de fumaça branca atrás dela quando lançada e criava faíscas quando aterrissava após ser arremessada, indicando que as granadas poderiam ter um sistema de liberação de gás. A granada estaria preparada ao pressionar-se um botão, liberar o gás quando estiver no ar e depois detonar ao aterrissar em uma posição estática. Isso faria com que o sistema de detonação da granada dependesse de cair em algum lugar e não da detonação cronometrada.

Em Halo: Combat Evolved e Halo 2, quatro dessas granadas podem ser carregadas por vez. Foi reduzido para dois em Halo 3 devido à presença de quatro tipos de granadas, mas aumentou para três em Halo 3: ODST; em Halo: Reach o jogador é novamente capaz de carregar apenas duas granadas.

Vantagens

Essa granada pode ser efetivamente arremessada e rebatida em paredes e viaja mais longe que a Granada de Plasma. Também é mais difícil de ver e tem um “pavio” mais curto, tornando mais difícil de evitar e mais útil para matar inimigos a pé. Em Halo: Combat Evolved, também parece ter um raio de explosão maior do que uma Granada de Plasma. Tem a maior área de dano do que os outros tipos de granadas no Halo 3 . Além disso, como é mais difícil de ver, ter um inimigo explodido por acidente pode acontecer mais facilmente do que com uma granada de plasma azul brilhante.

Desvantagens

Ao contrário das granadas de Plasma e Spike, esta granada não se prende a objetos ou oponentes. Tem mais uma chance de ferir um jogador do que matá-lo porque um jogador que não recebeu nenhum dano antes deve, praticamente, ficar do lado da granada para estar dentro do “raio de morte”.

Na campanha do Halo: Combat Evolved, se uma granada for “pega” na explosão de outra, ela será detonada; isso pode levar a reações em cadeia massivas se um grande número de granadas estiverem espalhadas pelo campo de batalha. No entanto, granadas que foram originalmente geradas no mapa não serão detonadas, apenas aquelas que são soltas por inimigos e aliados que morreram. Um efeito semelhante é encontrado na campanha Halo 2, no entanto, como as granadas são menos potentes, essas explosões de reação em cadeia são menos perigosas e menos prováveis ​​de ocorrer.

A fumaça que sai quando você a joga a granada identifica a posição dela. Isso sinaliza para os aliados onde a granada vai cair, porém o mesmo ocorre para os inimigos.

Uso em Jogo

Campanha

A Granada M9 HE-DP é melhor usada quando inimigos se juntam em grupos e em lugares apertados. Com os escudos danificados, os jogadores podem facilmente matar um Sangheili. Além disso, granadas de fragmentação também devem ser usadas contra um grupo de Jackals, já que seus escudos de defesa não os protegerão da explosão. Em Halo: Combat Evolved, os únicos Elites que podem ser mortos com uma única detonação são Stealth Sangheili , com seus escudos mais fracos por conta da camuflagem ativa. A granada M9 HE-DP também é comumente usada contra veículos blindados leves.

Multijogador

Uma arma multiuso, a granada de fragmentação pode ser usada em corredores, para expulsar os ocupantes. A explosão danificará severamente os escudos de energia do jogador, facilitando o jogador matar outros. Uma granada de fragmento é considerada como apoio em combate para danificar rapidamente antes do início da luta, ou como uma ferramenta para acabar com um oponente sem escudos. Uma granada pode ser rebatida em paredes para emboscar um inimigo ou matar seus emboscadores. Duas frags simultâneas são onde esta granada se torna um assassino por conta própria. A primeira tira os escudos, e a segunda termina o trabalho. Se cronometrado e calculado corretamente, as granadas podem ser jogadas no caminho de um veículo que se aproxima. A maioria dos motoristas não conseguirá reagir com rapidez suficiente e provavelmente será pega na explosão. Os veículos mais leves serão facilmente lançados pela explosão, e um veículo altamente danificado será muitas vezes simplesmente destruído.

Outra boa tática de multijogador é pular e tacar uma granada onde o jogador estava. Quando a granada detonar, a outra pessoa que estava vindo para te matar deverá estar no raio de explosão da granada e ter seus escudos danificados ou ser morto. Isso é útil para combater veículos que se aproximam, preferencialmente veículos blindados leves como Ghosts, Mongooses ou Warthogs. Frags também são muito úteis para matar oponentes quando usados ​​em conjunto com objetos explosivos, destruindo Bobinas de Fusão ou Baterias de Plasma. Fazer isso com uma granada significa que o dano da granada mais o dano do explosivo machucaria ou mataria o alvo com mais eficiência do que uma única granada de fragmentação.

A granada de fragmentação também é uma boa ferramenta de finalização, pois é poderosa o suficiente para derrubar os escudos de um Spartan, sem que o usuário esteja na linha de visão de seu alvo. É possível usar alguma arma automática ou armas de plasma para derrubar os escudos e finalizar o adversário com uma granada.

Além disso, é uma ótima ferramenta para “segurar” respawn.

Curiosidades

  • As granadas de fragmentação não irão quicar quando acertaren locais com neve ou areia, tornando-as mais mortais em Snowbound , Sandbox, Avalanche e Sandtrap;
  • Em Halo 2, Halo 3, Halo 3: ODST, Halo: Reach e Halo 4 , os jogadores podem disparar nas granadas no ar, fazendo com que explodam prematuramente. A melhor arma para isso é o Battle Rifle (ou o DMR no Halo: Reach);
  • No Halo 3, é possível desviar foguetes com uma explosão da granada, semelhante ao Martelo Gravitacional que desvia um foguete. No entanto, isso é extremamente difícil de realizar, por isso não é uma tática recomendada;
  • Em Halo: Reach, granadas no chão podem ser disparadas para ferir inimigos próximos. Os impactos das granadas também causam danos aos alvos antes de detonarem. É necessário o dano de impacto de 58 granadas para matar um jogador com o escudo totalmente carregado;
  • Em Halo: Reach, a granada produz um efeito ensurdecedor nos jogadores próximos por vários segundos e é muito maior do que nos jogos anteriores do Halo;
  • No Halo: Reach Multiplayer Beta, essa granada tinha um raio explosivo maior, fazendo com que a comunidade os comparasse com “pequenas armas nucleares táticas” ou “Holy Hand Grenades”. O nível geral de dano foi reduzido para o padrão da granada Halo 3 no produto final;
  • Em ambos Halo: Spartan Assault e Halo: Spartan Strike , a granada explode no impacto com hostis.

Aparições

  • Halo: The Fall of Reach (Primeira Aparição)
  • Halo: Combat Evolved
  • Halo: The Flood
  • Halo: First Strike
  • Halo 2
  • Halo Graphic Novel (Breaking Quarantine)
  • Halo: Ghosts of Onyx
  • Halo: Uprising
  • Halo 3
  • Halo Wars
  • Halo 3: ODST
  • Halo Legends (The Package)
  • Halo: Evolutions – Essential Tales of the Halo Universe (The Mona Lisa)
  • Halo: Reach
  • Halo: Fall of Reach (Covenant, Invasion)
  • Halo: Combat Evolved Anniversary
  • Halo 4: Forward Unto Dawn
  • Halo 4
  • Halo 4: Spartan Ops
  • Halo: Spartan Assault
  • Halo: Initiation
  • Halo: Escalation
  • Halo 2: Anniversary
  • Halo: New Blood
  • Hunt the Truth (The Hunt Begins)
  • Halo: Spartan Strike
  • Halo: Last Light
  • Halo 5: Guardians
  • Halo: Retribution
  • Halo: Fireteam Raven

Fonte

Halopedia

Halo Waypoint

ArtStation

Autor: Alexandre Araujo Pignatari



Comentários