Trevelyan/Onyx

Felipe Benini, 27 de julho de 2018

Onyx, oficialmente conhecido pela UNSC como “XF-063” ou Zeta Doradus IV, era uma megaestrutura Forerunner do tamanho de um planeta localizada no sistema Zeta Doradus, e antigamente o componente externo da instalação escudo designada Shield World 006. tinha uma superfície habitável por humanos e uma crosta aparentemente terrestre. Onyx era composto internamente por trilhões de Sentinelas Onyx. O objetivo final do planeta artificial era guardar a entrada para o Shield World propriamente dito, uma esfera de Dyson mantida em uma miniatura de bolha de slipspace. Durante a Guerra Humano-Covenant, Onyx serviu como sede do programa SPARTAN-III e foi o local do Conflito Onyx massivo de três lados no final de 2552. Na conclusão da batalha, o próprio Shield World se desintegrou, deixando apenas a Esfera de Dyson em seu núcleo intacta. Após a desintegração do planeta artificial, o nome “Onyx” tem sido frequentemente aplicado à esfera Dyson que permanece em seu lugar, e pode ser considerado como o nome geral para a instalação do escudo, compreendendo tanto a concha do planetário e a esfera de Dyson.

Background

Onyx foi nomeado pelo Corpo de Engenharia da UNSC devido às incomuns e grandes pedreiras de Onyx (material criptocristalizado originado do quartzo) encontradas na crosta do planeta, tinha uma atmosfera de oxigênio-nitrogênio gasosa, de pressão adequada para a vida humana com um ciclo climático temperado. Também tinha um número incomumente grande de espécies nativas de flora e fauna, algumas das quais eram comestíveis por humanos e não representavam perigo ameaçador. O transplante de espécies da Terra foi imediatamente possível.

Algumas anomalias notáveis ​​eram que o planeta não tinha atividade tectônica detectável, um campo magnético planetário extraordinariamente forte e uma radiação um pouco mais alta do que o normal. Tudo isso foi explicado quando foi revelado que a crosta do planeta era composta de um grande número de Sentinelas dormentes.

Estrutura

A estrutura fundacional de Onyx era composta de trilhões de Sentinelas Onyx, dispostas em treliças cristalinas nas quais as esferas centrais das Sentinelas serviam de juntas esféricas, ligadas por varetas que, no arranjo normal da Sentinela, cercavam a esfera central. A massa de terra parecida com a Terra do planeta foi colocada sobre essa estrutura, que também continha uma vasta rede de túneis e instalações subterrâneas, pelo menos uma enorme cidade Forerunner, uma sala de mapas e uma imensa unidade de produção de Sentinelas sob a região norte polar.

No núcleo do Onyx, havia uma sala grande, conhecida como a antecâmara do quarto principal. Ele continha um rift slipspace que seria aberto por um curto período de tempo após o disparo da Matriz Halo ser colocado em modo de espera, permitindo a evacuação para a Micro Esfera de Dyson, agindo como um escape do disparo destrutivo da Matriz.

O habitat da esfera de Dyson, com cerca de 300 milhões de quilômetros de diâmetro, estava localizado totalmente dentro de uma bolha slipspace mantida, com apenas 23 centímetros de diâmetro no espaço normal. A megaestrutura tem uma superfície terrestre e habitável e no centro, uma estrela do tipo G2 para fornecer iluminação terrestre.

História

Descoberta da UNSC

Onyx foi descoberto pelo Corpo de Engenharia da UNSC por volta de maio de 2491. No Relatório de Campo da ENGCORP, A76344, o Capitão D. F. Lambert afirmou que “XF-063 é uma joia rara de um achado” e recomendou a colonização. A Assembléia rapidamente se moveu para impedir a colonização, pois descobriram a presença de artefatos Forerunners independentemente da UNSC e temiam que a humanidade não estivesse pronta para aprender sobre a existência de vida alienígena inteligente.

Em 19 de fevereiro de 2492, na ENGCORP Field Report A79052, o tenente W. K. Davidson declarou que a Expedição Geológica Quatro encontrou um filo inteiro de taxonomia estrangeira possível e recomendou uma pesquisa de acompanhamento com especialistas em paleobiologia, xenobiologia e bioquímica.

Em 2511, quando as expedições arqueológicas revelaram imensas construções subterrâneas de Forerunners no que depois seria chamado de Zona 67, a ONI imediatamente assumiu o controle do mundo, indo tão longe para remover Onyx dos bancos de dados de navegação da UNSC e suspendendo quaisquer possíveis tentativas de colonização e terraformação. No entanto, outras tentativas para determinar o propósito das estruturas, ou mesmo para extrair qualquer tecnologia utilizável, não produziram resultados. Em 2525, com a chegada da Guerra Humano-Covenant, a operação foi reduzida e apenas uma guarnição mínima da ONI e uma única IA permaneceram no planeta. Três IAs consecutivos serviram neste posto, substituindo um ao outro quando a vida da IA anterior terminou:  Eternal Spring, Deep Winter e Endless Summer. Devido à importância do lugar, um launcher de comunicação secreto do Slipspace foi mais tarde construído dentro da Zona 67. A localização do planeta permaneceu em segredo. Varreduras regulares continuaram a render pouco de valor.

A vice-almirante Margaret Parangosky autorizou a construção da base de treinamento Spartan-III em Onyx em 2531. Esta base, designada Camp Currahee, foi construída perigosamente perto da Zona 67, que fora declarada estritamente proibida. No entanto, durante um exercício rotineiro ao norte de Currahee, a equipe Spartan X-Ray ultrapassou a Zona 67, entrou em uma estrutura Forerunner e desapareceu sem deixar vestígios. Uma investigação da ONI sobre o assunto foi inconclusiva, apesar de haver rumores de que os Spartans teriam encontrado um “olho brilhante” que detonou após a descoberta.

Conflito de Onyx

Em 2552, as Sentinelas de Onyx foram acionados pelo sinal de espera da Instalação 05, instigando a Batalha de Onyx e revelando a verdadeira natureza de Onyx. A IA Endless Summer assumiu o comando de todo o pessoal militar em Onyx para defender imediatamente a Zona 67 por Ordem Geral 98.93.120, depois que os Sentinelas de Onyx começaram a atacar os Spartan-IIIs. O Summer Endless enviou a Kurt Ambrose uma transmissão em flash de vários arquivos confidenciais pertencentes à Onyx, mas foi interrompida por uma explosão. Logo depois, as forças sobreviventes da UNSC em Onyx se reagruparam e declararam Bloody Arrow (código de emergência que declara perca significativa de forças amigas).

Kurt, o CPO Mendez e os Spartan-III logo se juntaram à Dra. Catherine Halsey e depois ao Blue Team, e acabaram entrando em uma cidade Forerunner escavada na Zona 67. Enquanto isso, tanto o Covenant quanto a UNSC enviaram grupos de batalha para recuperar as tecnologias Forerunner em Onyx. O grupo de batalha da UNSC foi destruído na batalha que se seguiu. Os humanos, liderados por Kurt, voltaram para o interior de Onyx e descobriram sua sala de mapas, onde foram redirecionados pelo Endless Summer para destruir a fábrica Sentinela de Onyx. Eventualmente, os sobreviventes fizeram uma última tentativa contra o Covenant na antecâmara do quarto principal, antes de recuar para a segurança do Shield World dentro da esfera de Dyson. Depois que a porta de entrada para o Shield World se fechou, Kurt detonou duas ogivas nucleares, garantindo que o Covenant não seguisse seus companheiros. Imediatamente depois, os Sentinelas que compunham a estrutura fundamental de Onyx obliteraram a superfície terrestre e dizimaram a frota Covenant.

Meses depois, em janeiro de 2553, uma série de anéis concêntricos de detritos irradiava onde Onyx estava antes. A bolha slipspace que abriga o Shield World, entretanto, sobreviveu intacta e a esfera de Dyson foi eventualmente transferida para o espaço normal. A ONI logo converteu o Shield World em uma instalação de pesquisa, chamada “Trevelyan” em referência ao sobrenome original de Kurt-051. Em 2554, o Shield World estava sob controle conjunto da UNSC e das Sword of Sanghelios, com as duas facções conduzindo o Onyx United Research Project.

Ficha Técnica

  • Sistema: Sistema Zeta Doradus
  • Órbita: Zeta Doradus
  • Posição Orbital: Quarto Planeta
  • Lua(s): XF-063 IV-1 [1]
  • Diâmetro: 14.829 quilômetros (9.214 mi)
  • Gravidade: 0,998 G
  • Duração do Dia: 28,728 horas
  • Duração do Ano: 415,394 dias
  • Atmosfera: 1,031 (N2, O2, Ar)
  • Temperatura da Superfície: -25ºC a 47ºC (-13ºF a 116,6ºF)
  • Espécie Dominante: Ser Humano
  • Data de Colonização: 2491
  • Governo: Antigamente o Ecumene, atualmente o Governo Unificado da Terra

Fonte

HaloPedia



Comentários