Eayn

João Pedro Passos, 9 de setembro de 2018

Eayn é o principal satélite natural que orbita o gigante de gás Chu’ot, o terceiro planeta do sistema Y’Deio e o mundo natal dos Kig-Yar.

Eayn foi o lugar onde os Kig-Yar evoluíram pela primeira vez, e foi lá que a espécie voltou após a ativação da Matriz Halo.

Durante a história inicial após essa reintrodução, a sociedade Kig-Yar foi amplamente dividida em clãs que navegavam pelos mares de Eayn como piratas, atacando os acampamentos e assentamentos de clãs rivais. Eventualmente Eayan experimentou uma era definida pelo combate de gladiadores. O antigo Kig-Yar neste momento realizaria competições de combate físico entre clãs nos maiores centros populacionais de Ah’lomet, o maior continente da lua. Eventualmente, os clãs se uniram e as espécies de Kig-Yar trabalharam juntas para desenvolver voos espaciais. Pouco depois, eles estabeleceram colônias em muitos pequenos asteróides e planetoides ao redor de Chu’ot.

Topografia

A gravidade de Eayn é de cerca de 0,875 G, tornando seus habitantes mais leves do que na Terra. A atmosfera de Eayn é bastante semelhante à da Terra, sendo composta de oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono. Suas temperaturas na superfície variam de -18 ° C a 45 ° C (-0,4 ° F a 113 ° F). Eayn apresenta dois supercontinentes, Ah’lomet e Ruuht, e um continente isolado, Ibie’sh.

Chu’ot fica dentro da região interna do extenso cinturão de asteróides do sistema. A superfície do mundo é caracterizada por um único oceano grande, atividade vulcânica esparsa e uma falta quase total de gelo. A vegetação parece semelhante à observada nas florestas tropicais da Terra. Cerca de um terço da população de Kig-Yar no sistema Y’Deio chama o satélite de sua casa. Os restantes Kig-Yar estabeleceram colônias dentro do cinturão de asteróides, mesmo antes de sua descoberta pelo Covenant, que ajudou a defender seu sistema devido às dificuldades do Covenant de atravessar o denso campo de asteróides com suas naves.

Fonte

Halopedia


             

Comentários