Palamok

João Pedro Passos, 13 de setembro de 2018

Palamok é o terceiro planeta do sistema Napret e o planeta natal dos Yanme’e. O planeta é orbitado por quatro luas: Naxook, Oquiu, Ka’amoti e Kami.

História

Os Yanme’e evoluíram em Palamok a partir de uma espécie de artrópode alada que habitava árvores.  Em algum momento, Palamok foi observado pelos Forerunners e os Yanme’e foram indexados pela Librarian para serem preservados na Instalação 00 na medida de conservação que protegeria as raças da Matriz Halo. Os Yanme’e acabaram retornando ao seu mundo natal.

Por fim, os Yanme’e reconstruíram sua sociedade e colonizaram duas luas de Palamok: Oquiu e Ka’amoti. Em 1112, o Covenant descobriu Palamok enquanto eles estavam procurando por artefatos Forerunner. Uma guerra estourou entre os Yanme’e e o Covenant, e foram os Yanme’e que se saíram melhor em batalha. No entanto, os San’Shyuum dentro do Covenant não estavam dispostos a glassificar Palamok, pois eles acreditavam que as colmeias de Yanme’e de Palamok poderiam estar guardando relíquias Forerunners na superfície do planeta. Depois que o Covenant descobriu como se comunicar com a espécie, eles fizeram as pazes com os Yanme’e e os incorporaram ao Covenant. A exploração de Palamok após a guerra não forneceu evidências de artefatos do antigo Forerunner no planeta. Uma assembléia de Hive Queens em Palamok mais tarde permitiria que membros da casta protetora fossem recrutados para o exército do Covenant.  Após a dissolução do Covenant, muitos Yanme’e retornaram a Palamok e ao sistema Napret.

Topografia

Palamok é um planeta enorme com um ambiente estável. A atmosfera é bastante quente. Sua composição atmosférica é semelhante à da Terra, mas inóspita para os seres humanos. Palamok em si é bastante semelhante a Terra, embora significativamente maior e tendendo à extremos tropicais. É um mundo plano e geologicamente sem características, com pouca atividade tectônica ou vulcânica. Palamok tem temperaturas médias na superfície de 29 ° C a 42 ° C (84,2 ° F a 107,6 ° F) e tem uma gravidade duas vezes maior do que a da Terra. Isso representaria um desafio para a evolução das asas do Yanme’e, mas dá-lhes excelentes habilidades de voo na gravidade da Terra e causou o desenvolvimento de suas carapaças duras. Palamok era o lar de selvas densas que cobriam uma grande parte da superfície do planeta. As copas da selva eram frequentemente o lar de colméias de Yanme’e. 

Curiosidades

Palamok em filipino significa “aumento de mosquitos”, o que provavelmente se refere à estrutura do corpo de insectóides e comportamento do Yanme’e.

Fonte

Halopedia





 



Comentários