Doisac

João Pedro Passos, 21 de setembro de 2018

Doisac, designada “CE-75-2113 c” pelos Forerunners, é o terceiro planeta do sistema Oth Sonin e o planeta natal dos Jiralhanae. O planeta possui três satélites naturais, Warial, Soirapt e Teash.

História

Devido às suas duras condições ambientais, numerosos predadores evoluíram em Doisac ao longo de sua história, entre eles o Jiralhanae, inicialmente arbóreo. Doisac foi visitado pelos Forerunners durante a “Lifeworkers Conservation Measure”. Os Jiralhanae foram uma das muitas espécies sencientes indexadas pela Librarian para preservação à bordo da Instalação 00. Depois que a Matriz Halo foi disparada, os Jiralhanae foram devolvidos a Doisac para começar a reconstruir sua cultura.

Doisac é uma terra devastada pela guerra devido à constante guerra civil dos Brutes, geralmente entre clãs. Apesar de sua selvageria, os Jiralhanae provaram ser inteligentes o suficiente para alcançar o vôo espacial e o status de viajante espacial. No entanto, sua natureza guerreira inevitavelmente os levou ao conflito, e, finalmente, as várias tribos Jiralhanae entraram em uma guerra maciça conhecida como a Primeira Imolação. O planeta ficou fortemente danificado pelo uso de armas nucleares e quase levou à extinção do Jiralhanae.  Esta guerra causou o colapso da sociedade Jiralhanae; quando o Covenant os descobriu em 2492, a espécie havia acabado de redescobrir rádio e foguetes. Em seu estado primitivo, eles foram rapidamente derrotados e absorvidos ao Covenant.

Após a sua indução ao Covenant, muitos Jiralhanae deixaram Doisac para se estabelecer em colônias Covenant ou viver em High Charity. Durante os meses finais da Guerra do Covenant, é mais do que provável que Doisac fosse um local de batalhas entre o Covenant e o Sangheili.  Embora a maioria dos Jiralhanas tenha retornado à Doisac depois da guerra, alguns foram autorizados a viver nos mundos Sangheili como trabalhadores. Muitos também continuaram a habitar os mundos que o Covenant lhes havia dado anteriormente; no entanto, devido à falta de tecnologia avançada e de sua sociedade desorganizada, eles não conseguiram obter recursos nem mesmo comida para si próprios e, em vez disso, recorreram a incursões nas colônias de Sangheili e Kig-Yar. Os Jiralhanae em Doisac não tinham um líder forte para estabilizá-los desde a queda do Covenant.  No entanto, em 2558, Atriox tornou-se um símbolo para os Jiralhanae em Doisac, com muitos o procurando com a intenção de se alistarem no Banished.

Doisac é um mundo tropical, onde a atividade vulcânica é comum. Pelo menos metade da superfície de Doisac é coberta por florestas tropicais, enquanto a outra metade é composta em grande parte por rochas fundidas, lava e grandes vulcões. Doisac tem um ambiente muito duro, mas ainda é preferido por muitos Jiralhanae. O planeta rochoso e coberto de florestas também contém grandes quantidades de desertos e alguns mares de água.

Seu ambiente é muito parecido com a Terra, com florestas e oceanos, embora sua gravidade seja duas vezes a da Terra. Foi observado que o seu terreno é dominado por magma e magnetismo, insinuando alta atividade tectônica e ricos depósitos de ferro magnetizado. É possível que Doisac esteja mais próxima do sol de Oth Sonin do que a Terra de seu sol, porque sua temperatura / clima superficial é ligeiramente mais tropical, variando de -15 ° C a 52 ° C (5 ° F a 125,6 ° F). Alternativamente, sua atmosfera pode causar um efeito estufa, seja devido às ações dos Jiralhanaes ou naturalmente, aprisionando calor e aquecendo o planeta de maneira similar a Vênus.

O planeta é orbitado por três satélites naturais; Soirapt, Warial e Teash. Os dois últimos têm alguma forma de assentamentos Jiralhanae.

Curiosidades

  • Os ambientes e estruturas de Doisac que são retratados em Origins parecem quase idênticos ao planeta Kashyyyk, da franquia Star Wars.
  • O Palácio dos Hierarcas da High Charity tinha cortinas que continham o rendilhado continental de Doisac dentro de um círculo, para fazer com que as visitas a Jiralhanae, como o Tartarus, parecessem importantes.

Fonte

Halopedia



 

 



             

Comentários