Halo: Silentium

Anderson Amorim, 17 de agosto de 2020

Halo: Silentium é o terceiro e último romance “The Forerunner Saga” de Greg Bear. É a sequência de Halo: Primordium. Foi lançado em 19 de março de 2013, com uma edição de áudio lançada simultaneamente.

Como os dois primeiros romances da Saga Forerunner, Silentium é enquadrado com um conceito in-universe, sendo apresentado como uma série de registros Forerunner sob investigação da ONI na era moderna. Diz-se que os arquivos em questão foram extraídos de duas fontes: a carapaça de um Catálogo falecido (designado por Forerunner permanece em #879) e um monitor danificado. Tanto o “Bornstellar Relation”, o documento fictício que engloba a narrativa de Halo: Cryptum e a recuperação da ONI de 343 Guilty Spark, que atua como o dispositivo de enquadramento para o enredo de Halo: Primordium, são referenciados.

Como no restante da Saga Forerunner, a história possui conexões ressonantes com Halo 4, entre elas a introdução do Composer. A narrativa emoldurada de Primordium por 343 Guilty Spark, a pesquisa da UNSC Rubicon e Spark para a Bibliotecária é mostrada no romance de 2019 Halo: Renegades, que ocorre três anos depois.

SINOPSE

Nos últimos anos do império Forerunner, o caos governa. O Flood, um horrível parasita que muda de forma chegou à força, auxiliado por aliados inesperados. O conflito interno dentro do Ecumene enfraqueceu desesperadamente as defesas dos Forerunners. Muito tarde, a taxa legal dos Jurídicos só agora está investigando possíveis crimes cometidos pelo Mestre Construtor e outros. Agentes de coleta de evidências conhecidos coletivamente como “Catálogo” foram despachados para coletar depoimentos da Bibliotecária e ambos os Didacts: o Ur-Didact, traiçoeiramente abandonado em um sistema infestado pelo Flood, e o Bornstellar Didact (Iso-Didact), que acompanha a Bibliotecária enquanto preserva espécimes contra a possibilidade terrível de extermínio pelo Halo.

Diante do iminente colapso de sua civilização, a Bibliotecária e o Ur-Didact revelam o que sabem sobre a relação entre os Precursores há muito desaparecidos e o Flood. Os Precursores criaram muitas espécies tecnológicas, incluindo a humanidade e os Forerunners. Mas as raízes do Flood podem ser encontradas em um ato de enorme barbárie, levado para além de nossa galáxia dez milhões de anos antes… Por causa dessa barbárie, um mal maior se aproxima. Apenas o Ur-Didact e a Bibliotecária, marido e mulher que entraram em conflito desesperado, guardando as chaves para uma solução. Diante das consequências de uma tragédia mítica, um deles deve agora cometer a maior atrocidade de todos os tempos, impedir que um mal insano domine todo o universo.

HISTóRIA

Atenção: Este Material Contém Spoilers Sobre o Livro.

No capítulo de abertura, uma Jurídica Sênior enviada sob as ordens do Mestre Jurídico encontra Haruspis, o guardião do Domínio. Ela exige que seja concedido acesso a informações classificadas referentes aos Precursores e crimes contra o Manto, mas Haruspis se recusa, dizendo que ninguém tem tal autoridade. Assim como o Jurídico diz a Haruspis que ele tem a autoridade para contorná-lo, o próprio Domínio pede para depor ao Jurídico, que inicialmente nega que seja mesmo uma entidade consciente. O Domínio abre-se então ao Jurídico, que é rapidamente dominado pelo influxo resultante de conhecimento.

Em Erde-Tyrene, o Catalog observa o esforço de evacuação do planeta. Catalog está aqui para investigar a Batalha da Capital, que resultou na morte de todo o Antigo Conselho, e exige um testemunho tanto da Librarian quanto do marido dela – o IsoDidact, anteriormente Bornstellar Makes Eternal Lasting. No entanto, um aviso de aproximação de uma frota do Flood faz com que o IsoDidact tenha que sair para defender o território, portanto Catalog é enviado para fora com o Librarian. Enquanto isso a acompanha, ela conta sobre os eventos que a levaram a se tornar uma Lifeshaper, e sua crescente separação do Didact original devido a suas opiniões divergentes sobre a humanidade.

Mais de mil anos antes, pouco antes de o Ur-Didact ir para o exílio, ele e a Librarian se reuniram em sua propriedade no mundo de Nomdagro. Um associado de Haruspis visitou sua casa e ajudou a guiar o Ur-Didact no processo de preservação do Cryptum. Depois do exílio do Didact, as coisas continuaram a deteriorar-se no cenário político dos Forerunners. Para continuar a ser visto como um trunfo para o Master Builder, a Librarian propôs uma expedição a uma galáxia local conhecida como Path Kethona para aprender sobre as origens do Flood. A lenda ditava que 10 milhões de anos atrás, os antigos Precursores viajaram para o Path Kethona, mas registros reais detalhados dessa jornada haviam desaparecido há muito tempo. O Antigo Conselho aprovou este empreendimento e a nave Audacity foi construída para a longa jornada até o Path Kethona. A equipe consistia da Librarian, um construtor chamado Keeper-of-Tools, um mineiro chamado Clearance-of-Old-Forests e dois Lifeworkers chamados Chant-to-Green e Birth-to-Light. Chegando ao Path Kethona, a tripulação do Audacity a acharia completamente desprovido de vida. No entanto, eles descobriram que a arquitetura Precursora existia tão longe da Via Láctea. Entre os artefatos havia uma vasta frota de antigas naves de guerra Forerunner. A Librarian e sua equipe examinaram as naves dos Forerunner e não encontraram nada de interessante. Qualquer registro dentro dela havia sido destruída milhares de anos atrás, já que eles foram enviados em binário.

Eventualmente, a Librarian, Guardian e Chant descobriram um planeta com uma civilização de Forerunners primitivos confinados ao planeta e sem qualquer forma de tecnologia avançada, no entanto, a ecologia do planeta foi completamente baseada na genética Forerunner. A tripulação desembarcou no planeta para encontrar os nativos pessoalmente. Uma velha fêmea chamada Glow-of-Old-Suns levou a Librarian a um vale onde crescimentos microbiológicos registravam a história dos habitantes locais, essencialmente um análogo orgânico ao Domínio. Acessando esta reserva de informação, a Librarian aprenderia que os Guerreiros levaram os Precursores ao caminho de Kethona durante a campanha genocida dos Forerunners contra seus criadores dez milhões de anos antes, e que os habitantes do planeta eram descendentes dos Forerunners exilados lá como punição por se recusarem a participar a destruição dos Precursores.

De volta ao presente, o Ur-Didact emerge de uma bolha de stasis em um hulk Builder quebrado em um Burn (um sistema estelar infectado pelo Flood). Também a bordo está um antigo Promethean chamado Sharp-by-Striking, outro Catálogo e um construtor chamado Maker-of-Moons. Sharp perdeu o favor com Faber e Maker dando testemunho da Catalogue contra Faber, então todos os três se encontraram na nave quebrada também. Seu destino é um mundo infestado de Flood chamado Uthera Midgeerrd. Eventualmente, um artefato Precursor composto de estradas estreladas aparece e ameaça destruir a nave. O Ur-Didact, disposto a confrontar qualquer mentira no artefato Precursor, permanece na nave enquanto os outros escapam. Apenas o Catálogo fica para acompanhá-lo.

O Ur-Didact e o Catalogo são capturados pelo Gravemind e a sanidade de Ur-Didact é severamente abalada pelo encontro resultante. O Gravemind revela a verdadeira natureza dos Precursores. Eles realmente rejeitaram os Forerunners para o Manto e pretendiam que os humanos o herdassem. Os Forerunners não aceitaram isso e expulsaram os Precursores da galáxia e além. Alguns Precursores sobreviveram inativos, outros se transformaram em pó que poderia regenerar seu antigo eu, mas o tempo os tornava defeituosos e só criavam doenças e enfermidades. Os Precursores prometeram que nenhuma de suas criações se levantaria contra eles novamente e que toda a vida sofreria e estaria em perpétua agonia, através de sua nova forma como o Flood.

De volta ao complexo de Orion, as defesas dos Forerunner continuam a cair à medida que o Flood começa a reativar os artefatos Precursores anteriormente adormecidos através da galáxia e usá-los para sobrecarregar as frotas Forerunner. O Master Builder parece estar vivo e bem. Ele resgatou o Ur-Didact, que recebeu o poder novamente. Ocorre uma reunião no Nomdagro entre o IsoDidact, Ur-Didact e a Librarian, mas não ocorreu bem. Seguem-se argumentos e o Ur-Didact revela que o Gravemind o deixou louco e que ele não deixaria os humanos alcançarem o Manto. O Flood chega e destrói Nomdagro quando a Audacity e a Mantle’s Approach partem para a Arca maior, agora o último bastião do ecumene.

Na Arca maior, Omega Halo está se preparando para um ataque do Flood. Uma luta pelo poder segue entre o IsoDidact e os outros comandantes dos Forerunners que pensam que o Ur-Didact deveria conduzi-los. O Master Builder consegue recuperar o controle para ele e o IsoDidact, revelando que o Ur-Didact está sendo usado como um peão pelo Gravemind; depois que Faber o salvou, o Ur-Didact transmitiu-lhe uma mensagem sádica do “Gravemind”, que havia absorvido a família de Faber.

Uma enorme frota Flood liderada por Mendicant Bias chega e o caos tem inicio. Nessa confusão, o Ur-Didact usa um Composer para compor populações humanas que estavam sendo armazenadas em Omega Halo e recua em direção a Requiem. A Librarian segue atrás dele, lamentando a perda de seus humanos. Monitor Chakas é encarregado de salvar o resto dos humanos na Arca e levá-los para a Arca menor, ainda escondido do Ur-Didact e do Flood. O IsoDidact e os comandantes restantes dos Forerunners com Faber vão para o Halo e ativam-no para ganhar tempo. Embora o pulso destrua algumas das estradas estelares Precursoras e parte da frota Flood, tanto a maior Arca quanto o Ômega Halo são logo destruídos pelas estradas estelares. Faber fica para trás enquanto IsoDidact e os outros comandantes tentam escapar, mas eles começam a despencar para a morte quando o Halo é dilacerado. Chakas consegue salvar o IsoDidact e o leva para o Arca menor através do portal slipspace pessoal de Faber.

Na Arca menor, os seis Halos restantes são designados a seus responsáveis, em preparação para sua distribuição pela galáxia, sendo que a Instalação 07 foi implantada anos antes. O IsoDidact tem uma breve conversa com Chakas, na qual ele lhe dá sua nova designação, 343 Guilty Spark, e atribui-lhe a Instalação 04. O IsoDidact então pergunta a Chakas se ele dispararia os anéis, se fosse sua escolha, mas não receberia nenhuma resposta.

Em Requiem, a Librarian entra sorrateiramente com a Audacity, seguindo a nave de Ur-Didact. As defesas de Requiem também a vêem como uma amiga e a deixam entrar. A Librarian encontra a Endurance-of-Will, uma Promethean e ex-amante do Ur-Didact. Endurance revela que o Ur-Didact está usando as essências dos humanos compostos e Prometheans para criar Knights mecânicos Prometheans, com os quais ele planeja derrotar o Flood e erradicar todas as espécies que possam desafiar os Forerunners no futuro. Apesar de se ressentir por ter sido escolhida pelo Ur-Didact em vez dela, Endurance acaba convencida a ajudar a Librarian a retirar o Ur-Didact e selá-lo em uma Cryptum. Uma vez feito, a Librarian encarrega-se de vigiar o Didact pelo tempo que puder. Quando ela deixa Requiem para a Terra, a Librarian é confrontada por um grande grupo de Knights, que ela comanda, e se pergunta se Endurance escolheu se tornar uma ela mesma.

A Librarian então guia o Flood em direção à Terra para permitir que o IsoDidact dispare os sete anéis de Halo. Ela envia Chant-to-Green para a Arca menor com os humanos remanescentes do planeta e passa seu título de Lifeshaper para Chant enquanto permanece na Terra. Durante seus últimos dias na Terra, Gravemind envia antigas essências humanas, incluindo o Senhor dos Almirantes, para revelar que o Flood foi criado pelos Precursores como a coleção de sabedoria de mais de 100 bilhões de anos de conhecimento e que estava enraizada na arquitetura Precursora para custódia. Em suma, o domínio é o mítico Organon. Infelizmente, a Librarian percebe que os Halos destruirão tudo isso, e que sem o Domínio, o Ur-Didact passará a eternidade em completo silêncio, insistindo em sua própria loucura e raiva. Enquanto observa a construção do Portal, ela sinceramente espera que a humanidade um dia herde o Manto.

Na Arca menor, o IsoDidact ativa os anéis enquanto o Offensive Bias afasta a frota de Mendicant Bias, permitindo que os anéis disparem antes que o último alcance a Arca. No final, 343 Guilty Spark reflete sobre os Halos trabalhando por toda a galáxia. Naquele instante, ele recebe os primeiros sinais de uma civilização jovem, previamente desconhecida, que é rapidamente extinta pelo pulso da Matriz. Processos de compartimentalização então apagam grandes partes da memória de Spark e ele esquece sua vida antiga.

Epílogo

Artigo principal: Halo: Rebirth
Um código para um epílogo de áudio oculto, intitulado “Rebirth”, está incluído na forma de símbolos Forerunner apresentados em alguns dos títulos dos capítulos do livro. O código pode ser usado no Halo Waypoint para desbloquear uma narração de quarenta minutos de Greg Bear, descrevendo a fase de reintrodução a partir da perspectiva de Elevação. Tendo sobrevivido à destruição da Arca maior, Elevação, Vinnevra e outros humanos são realocados na Instalação 00, entre muitas outras espécies, onde os Forerunners os vigiam até que retornassem ao seu mundo natal. A pedido de Elevação, seu pessoal é transferido para uma série de ilhas. Elevação se encontra com o IsoDidact uma última vez antes de os Forerunners saírem e os humanos começarem a se estabelecer em sua nova casa. Dias depois, um novo código foi revelado, adicionando 5 minutos adicionais ao epílogo, descrevendo o julgamento do mendicante bias após sua derrota na Batalha da Esfera Maginot.

Curiosidades

  • A história é apresentada através dos olhos de muitos personagens, incluindo a Librarian, ambos os Didacts, Catalog, Guilty Spark (Chakas) e o Master Builder.
  • O Iso-Didact sobreviveu ao disparo do Halo na Arca menor, conforme evidenciado na Narrativa do Rebirth.
  • Este romance apresenta o primeiro exemplo de tecnologia de guerra Precursora ativa.
  • O domínio é revelado ser o Organon.
  • O Ur-Didact está preso em seu Combat Cryptum pela Librarian.
  • A Librarian deu seu título de Lifeshaper para uma de suas ajudantes ‘Chant to Green’ horas antes do disparo de Halo.
  • A 343 adicionou um código Glyph para celebrar o lançamento de Silentium.
  • Também tem vídeo, com a entrada dos códigos, que é exatamente o vídeo excluído do Halo: Combat Evolved Anniversary, que possui a anotação “???” no 12º Terminal com esta expressão; “Por décadas lutamos contra um inimigo alienígena que não entendemos. Desprovidos, eles deixaram nossa civilização de joelhos e nos obrigaram a nos esconder”. No dia seguinte, o vídeo foi substituído por um epílogo de áudio chamado Rebirth narrado por Greg Bear, e que conta a história de Elevação depois que o Halo Array foi ativado pelo Bornstellar-Didact.

Personagens

Forerunners

  • Birth-to-Light (Primeira aparição)
  • Bitterness-of-the-Vanquished (Primeira aparição)
  • Boundless (Primeira vez mencionado)
  • Carrier-of-Immunity‎ (Primeira aparição)
  • Catalog (Primeira aparição)
  • Celebrator-of-Birth‎ (Primeira aparição)
  • Chant-to-Green (Primeira aparição)
  • Clearance-of-Old-Forests (Primeira aparição)
  • Dawn-over-Fields (Primeira aparição)
  • Endurance-of-Will (Primeira aparição)
  • Examiner (Primeira aparição)
  • Faber
  • Falchion (Primeira aparição)
  • Glow-of-Old-Suns (Primeira aparição)
  • Haruspis (Primeira aparição)
  • IsoDidact/Bornstellar Makes Eternal Lasting
  • Keeper-of-Tools (Primeira aparição)
  • Librarian
  • Maker-of-Moons (Primeira aparição)
  • Master Juridical (Primeira aparição)
  • Sharp-by-Striking (Primeira aparição)
  • Tactician (Primeira aparição)
  • Ur-Didact

Inteligencia Artificial

  • Chakas/343 Guilty Spark
  • Mendicant Bias
  • Offensive Bias
  • Warden (Apenas Mencionado)

Humanos

  • Forthencho
  • Elevação (Apenas Mencionado)
  • Vinnevra (Apenas Mencionado)

Outros

  • Gravemind
  • Primordial (Apenas Mencionado)

Ficha Técnica

  • Páginas
    330 paginas
  • Publicação
    Tor Books
  • Línguas
    Inglês e Português (Brasil)
  • Autoria
    Greg Bear
  • Datas de Lançamento
    19 de Março de 2013

Fonte

Livro  – Halo: Silentium

Sites:
Halopedia
Halonation



Comentários