TEORIA: Didact Está de Volta? O que é um Harbinger em Halo Infinite?

Willian Santos, 22 de agosto de 2020

Já fazem algumas semanas desde a revelação de gameplay de Halo Infinite. Além das novas mecânicas e armas, algo que chamou bastante atenção foi uma das frases do novo vilão, o Brute Escharum, líder dos Banidos no Zeta Halo.

“Os Banidos e os Habingers compartilham do mesmo objetivo. Nós lutamos juntos para honrar a vontade de Atriox.”

Mas o que seria um Harbinger? Seria a Cortana e as Created? Seria a volta do Didact? Seriam os Prometheans? É sobre isso que vamos teorizar hoje.

O que Significa a Palavra Harbinger?

A palavra Harbinger é incomum até mesmo na língua inglesa. Com uma simples pesquisa, podemos descobrir o significado da palavra em inglês.

“Uma pessoa ou coisa que anuncia ou dá o sinal do aproximamento de outro”

“Um precursor (Forerunner na frase original) de algo”

Portanto, podemos ver que a palavra tem uma certa ligação com “Forerunner”, tendo o significado de algo ou alguém que anuncia algo por vir.

Em português, a palavra é traduzida para precursor, anunciador, mensageiro e outros.

Isso imediatamente pode levar muitos fãs a teorizarem que os Harbingers tem alguma ligação com os Forerunners, mas ainda temos muito a explorar.

Em seu discurso, Escharum fala “o Harbinger” no singular, enquanto o plural da palavra é “Harbingers”. Isso indica que ele estava se referindo não a uma facção, mas a uma única pessoa.

Entretanto, em um post do Halo Waypoint, a 343 citou a palavra Harbinger na frase “O que é UM Harbinger?”, o que pode indicar que, apesar de uma pessoa em especial ser conhecida pela palavra, ainda existem outros Harbingers no game.

Portanto, podemos teorizar que os Harbingers podem ser uma facção aliada dos Banidos com um líder que vai ser bastante conhecido no jogo, mas isso não foi confirmado ainda.

Os Harbingers são os Prometheans?

Levando em conta a definição da palavra, os dois primeiros fatores do universo de Halo que vem a mente são os Prometheans, criados pelos Forerunners, e o Didact e o Wardem Eternal, que lideraram ou lideram os Prometheans.

Antes de teorizar sobre os dois personagens, vamos analisar uma que pode evidenciar que os Harbingers são os Prometheans.

O usuário do Reddit Crazed-Sangheilli fez uma descoberta interessante. Ao eliminar um boss Promethean do Warzone, a imagem que apareceu na tela foi “Você eliminou um Harbinger

I figured out who the Harbingers are, but there honestly wasn’t much to figure out lol it was under our noses this hole time. (It’s the Prometheans if you didn’t get it)
byu/Crazed-Sangheili inhalo

Isso pode indicar fortemente que os Harbingers, na verdade, podem ser Prometheans, só que mais fortes e mais raros. Entretanto, não devemos encarar isso como uma confirmação.

Apesar das criticas dos fãs em relação aos Prometheans, a 343 pôde ter decidido continuar com os inimigos em Halo Infinite. Entretanto, assim como a The Coalition fez em Gears 5 com os criticados robôs, a 343 pode transformar os Prometheans em inimigos mais raros, mais fortes e que só aparecem em momentos e áreas específicas. Claro, isso é apenas uma especulação.

Além disso, em Halo 5 há uma conquista chamada de Harbinger, que é sobre derrotar 3 Wardens simultaneamente na penúltima missão do jogo.

Portanto, até agora temos duas citações do termo Harbinger no universo Halo e ambas ligados aos Prometheans, afinal, o Warden Eternal também é um Promethean.

Mas seria possível que o Harbinger que Escharum se refere seja o Warden Eternal ou o Didact?

O Didact NÃO Está Morto

Em Halo 4, podemos ver a influência que Didact teve na criação dos Prometheans e como ele os usou como seu exército. Na sua primeira aparição, por exemplo, vemos como ele os converteu para o seu lado em apenas alguns segundos fora da Cryptum. Mas será que ele é o Harbinger citado pro Escharum?

Você pode achar que Didact está morto, uma vez que ele foi vítima do composer na HQ Halo Escalation após Halo 4. Entretanto, o Didact NÃO está morto. Na verdade, a própria ONI o considera “contido”, pois Didact foi digitalizado pelo Composer, mas não morto. Portanto, existe a possibilidade de que o Forerunner volte em Halo, mas talvez como um Promethean. Afinal, sabemos que Prometheans são máquinas com essências dos humanos antigos que foram vítimas do Composer.

Em teoria, Didact é imune ao composer, assim como é dito no quinto terminal de Halo 4. Entretanto, Brian Reed, ex-líder de roteiro da 343 explica porque o Didact foi digializado e confirma que veremos o Didact novamente.

“No Halo 4, afirmamos explicitamente que o Composer não tem efeito sobre Didact ou Chief – obrigado Librarian. O que vemos aqui não é um uso padrão do Composer por nenhum estiramento da imaginação. São mais seis Composers detonando todos de uma vez, sua energia expelida de uma maneira descontrolada. Ele não é ‘Composto’ no sentido tradicional porque não há nada lá para processá-lo. O que ele é… bem, o que ele é é uma surpresa. Mas ele está lá fora. Ele está vivo. Nós o veremos novamente.

Este texto está na página 297 de Halo Escalation Library Edition.

Portanto, temos a confirmação de um ex-roteirista da 343 que Didact está vivo e que o veremos novamente, provavelmente em forma diferente, já que ele disse que é uma surpresa.

Uma das maiores teorias dos fãs que voltou a tona após a gameplay de Halo Infinite é a de que o Warden Eternal, na verdade, é o próprio Didact aprisionado na forma de Promethean. Inclusive, há uma arte conceitual de Halo 5 que mostraria o retorno de Didact em outra forma.

Entretanto, isso é improvável, uma vez que o Warden Eternal é uma IA guardiã do Domínio, o que impossibilitaria que ele fosse o Didact.

Podemos teorizar que o plano da 343 sempre foi trazer o Didact de volta. Isto explicaria sua “morte” rápida e sem sentido, que fez muitos fãs o considerarem um vilão mal aproveitado.

Falando em arte conceitual, também há uma arte de Halo Wars 2 que mostra Atriox, o líder dos Banidos, como o “Didact Hunter”, ou o “Caçador de Didact”.

Didact Está Liderando o Covenant e é Aliado aos Banidos?

Supondo que o Didact estivesse de volta, qual seria sua motivação para ser o Harbinger e se aliar aos Banidos?

Para começar, o Forerunner odeia a Humanidade, assim como os Banidos. Além dos Humanos, é possível que ele ficaria contra a IA Cortana, uma vez que Didact considera o Manto da Responsabilidade uma propriedade única e exclusiva dos Forerunners, e não dos Humanos ou de uma IA. Não sabemos se os Banidos estão contra ou ao lado de Cortana. Mas se forem inimigos da IA, podemos considerar isto um ponto para Didact estar ao lado da facção de Atriox.

Poderia ser plausível Didact se aliar aos Banidos para derrotar a Humanidade e retomar o Manto para o seu controle, além de diversas outras tecnologias Forerunners. Isso, obviamente, vai na direção contrária de que o Didact seria o Warden, mas nenhuma possibilidade está descartada aqui.

O Didact sendo líder dos Harbingers e aliado dos Banidos poderia explicar a presença de Elites, Jackals e Grunts em meio aos Banidos, mas com uma armadura semelhante ao do Covenant. Sabemos da influência que Didact – ou qualquer outro Forerunner – tem nos religiosos do Covenant, que acreditam que os Forerunners são deuses. Foi exatamente isso que aconteceu em Halo 4, quando o Covenant de Jul ‘Mdama se aliou de forma submissa ao Didact. Algo semelhante poderia acontecer em Halo Infinite, com vários mercenários e ex-membros do Covenant sendo recrutados para lutar ao lado dos Banidos por influência de Didact.

Os Harbingers podem não se resumir apenas aos Prometheans, mas também aos remanescentes do Covenant, formando uma facção de Didact com múltiplas espécies.

Em Resumo

  • Os Harbingers podem ter uma forte ligação com os Forerunners. Podemos teorizar que se trata de uma reimaginação dos Prometheans, semelhante ao Gears 5, onde os robôs não foram removidos após críticas, mas sim repaginados e tornados mais raros.
  • Didact pode ser o líder dos Harbingers, uma vez que o Forerunner não está morto e pode estar de volta no universo Halo como um Promethean.
  • Os Harbingers também podem ser os remanescentes do Covenant. Isso explicaria a presença de Elites, Grunts e Jackals sem a armadura caracteristica dos Banidos na demo de Halo Infinite.

Além destas, existem outras possibilidades, como Cortana estar aliada aos Banidos. Entretanto, é extremamente improvável que a IA que domina a galáxia vai lutar “para servir a vontade de Atriox”, assim como Escharum fala. Este ponto também pode contradizer a teoria de que o Didact é o Harbinger.

Outra possível contradição é que a 343 já confirmou que Halo Infinite terá uma história simples, direta e profunda. Halo 5 foi bastante criticado pelo excesso de personagens, o que não deu muito tempo de desenvolvê-los um por um.

Seguindo a estrategia clássica marcada por Halo:CE, 2 e 3, é bastante improvável que a 343 traga vilões e facções em excesso em Halo Infinite. Portanto, não devemos ver múltiplos vilões como Cortana, Escharum, Didact, Atriox, Gravemind, Prometheans, Banidos, Created e outros em um único jogo. Em vez disso, devemos ter uma história mais simples, que contará com um início, meio e fim e com uma trama com um vilão claro e definido.

Não encare isso como uma impossibilidade da volta de Didact, afinal a própria 343 já confirmou que nós o veremos novamente algum dia, mas TALVEZ esta não seja a hora. Portanto, a volta de Didact e o mistério do Harbinger é algo em aberto no universo de Halo.

O que apresentamos aqui foram teorias, ou seja, não tem nenhuma confirmação de que acontecerá em Halo Infinite. Podemos estar certos ou errados, uma vez que a 343 confirmou que descobriremos o que é um Harbinger no decorrer de Halo Infinite. Basta esperar.



Comentários