Halo: The Thursday War

Anderson Amorim, 15 de outubro de 2020

Halo: The Thursday War é o segundo romance da trilogia Kilo-Five, de Karen Traviss, sequência direta de Halo: Glasslands. Foi lançado em 2 de outubro de 2012.

Sinopse

Halo: The Thursday War começa imediatamente onde Halo: Glasslands parou, com forças na Terra e entre o Covenant ameaçando uma paz que é precária na melhor das hipóteses. Com um grupo dissidente entre os Sangheili pressionando pela guerra, algumas colônias humanas se rebelam contra a autoridade da Terra; e, à medida que a política da ONI continua mudando com a situação volátil no espaço, a descoberta de um tesouro tecnológico Forerunner em Onyx faz com que os líderes da Terra busquem usos para ela no conflito. Pois a luta está longe de terminar…

Bem-vindo à nova guerra da humanidade: silenciosa, apostas altas e invisíveis. Esta é uma missão de vida ou morte para a equipe black-ops da ONI, Kilo-Five, que tem a tarefa de impedir que os Elites cruéis, uma vez os líderes militares Covenant, reagrupem e ameacem a humanidade novamente. O que começou como uma operação rotineira de truques sujos, mantendo os Elites ocupados com sua própria insurreição, se transforma em uma tentativa desesperada de extrair um membro da Kilo-Five do coração fervilhante de uma guerra civil alienígena. Mas os problemas nunca vêm sozinhos para o Kilo-Five. O terrorismo colonial está mais uma vez aparecendo em um dos mundos que sobreviveram à guerra contra o Covenant, e o homem por trás dela é muito mais do que apenas um nome para Spartan-010. Enquanto isso, o tesouro tecnológico Forerunner recuperado do Shield World de Onyx está sendo colocado em prática, enquanto um Elite sequestrado planeja vingança contra os humanos que ele teme que levarão seu povo à beira da destruição.

História

Atenção: Este material contém spoilers sobre o livro.

O livro começa com uma breve recontagem dos eventos do livro anterior, narrada pela Almirante Margaret Parangosky. Em Sanghelios, Evan Phillips se recupera de um ataque orquestrado pelos Jiralhanae. Avu Med ‘Telcam decide reunir os restos sob seu comando e lançar seu ataque a Vadam, usando o ataque Brute como uma distração.

Phillips tem permissão para passear no templo Forerunner. O fragmento de caixa preta que reside em seu rádio foi danificado por um pedaço de estilhaço, salvando a vida de Phillips, mas fazendo com que o fragmento excluísse muitos de seus dados sensíveis. Phillips começa a explorar as ruínas, registrando as gravuras nas paredes à medida que avança. Tendo um sucesso limitado na tentativa de traduzir glifos do Forerunner, Phillips ativa um portal sem querer e é sugado por ele.

Enquanto isso, Parangosky viaja para a UNSC Infinity, se encontrando com o Almirante da Frota Terrence Hood, o Capitão Andrew Del Rio e Thomas Lasky. Eles discutem a possibilidade de levar a nave para Sanghelios para testar suas capacidades. Lord Hood também tenta obter permissão do Árbitro para permitir que uma equipe vá para o planeta para resgatar Phillips. Em Port Stanley da UNSC, o capitão Serin Osman extrai os membros do Kilo-Five que haviam chegado a Venezia. Eles relutantemente revelam sua descoberta de que o pai de Naomi-010, Staffan Sentzke, é um terrorista conhecido. O Port Stanley então viaja para Sanghelios para resgatar Phillips.

No Centro de Pesquisa da ONI Trevelyan, a Dra. Irena Magnusson tenta convencer Jul ‘Mdama a fornecer informações sobre os Sangheili. Ela também o usa como cobaia para teste de uma nova cepa de grãos Sangheili que está sendo desenvolvida pelos humanos. O grão foi projetado para ser indigesto e ultrapassar as linhagens nativas, levando os Sanghelios à fome. Eventualmente, Jul recebe permissão para vagar relativamente livre do lado de fora de sua cela, embora ele esteja equipado com o mesmo tipo de bracelete explosivo que o Covenant usou em Huragok. Prone to Drift é obrigado a acompanhá-lo. Enquanto ele explora, Jul pergunta a Prone sobre os Forerunners, ele comenta sobre uma figura conhecida por seu ódio aos seres humanos, o Didact. Lentamente, Jul tenta aprender o que pode e encontra uma maneira de escapar da sua prisão.

Depois de finalmente poder desembarcar, Kilo-Five é enviado ao Pelican de Devereaux, o Tart-Cart, para Ontom para encontrar Phillips. Eles chegam à cidade para encontrar o templo sob ataque das forças de Jiralhanae. Depois de matá-los, Kilo-Five ganham entrada no Templo e começam sua busca por Phillips. Com BB usando os filtros e sensores do capacete de Naomi para “cheirar” a trilha de Phillips, o grupo segue até que seu rastro some misteriosamente. Eles são confrontados por uma multidão tumultuada de Sangheili do lado de fora, enfurecidos pelos humanos que estão invadindo o solo sagrado. Os humanos conseguem atravessar a multidão e escapar da cidade.

Raia ‘Mdama, esposa de Jul, está farta da falta de comunicação do marido e vai encontrá-lo, arrastando um relutante Forze ‘Mdama. Eles se juntam a ‘Telcam em um ataque à fortaleza de Vadam, mas sua nave, a Unflinching Resolve, é derrubada. Raia, Forze e cam Telcam conseguem sair vivos dos destroços que estão afundando e se juntam ao restante da força de ataque na costa. Telcam então informa aos sobreviventes que outros guardas estão se unindo contra o Árbitro para permitir que tropas humanas aterrem em Sanghelios e entrem em uma relíquia Forerunner.

Phillips foi teleportado para outra estrutura Forerunner. Ele é encontrado por alguns trabalhadores de Unggoy, e eles atendem ao pedido de Phillips para levá-lo a seus senhores. Phillips se reúne com os mestres da fortaleza, que são um grupo de mulheres Sangheili lideradas por Elar ‘Nas. Phillips tenta convencê-las a permitir que ele ligue para seu povo, mas Elar diz que eles estão esperando um ataque de um rival que mantém esse plano de usar a guerra civil como pano de fundo para tomar suas terras à força. Phillips e os sangheili conseguem afastar a primeira onda de atacantes, mas Elar chama ‘Telcam para dizer que o humano que ele queria encontrar está com eles. Após receber a chamada, ‘Telcam ordena que Forze recupere Phillips.

A Infinity, usando a tecnologia adquirida dos Forerunners, salta para Sanghelios e chega a um quilômetro de seu destino. A Infinity também é equipada com sistemas que permitem a comunicação enquanto estiver em slipspace. Depois, Parangosky aproveita a oportunidade para visitar Osman. O BB consegue localizar Phillips, que foi enviado para Acroli, um pequeno estado rural a cerca de 80 quilômetros de Ontom, descobrindo também que ‘Telcam está seguindo o mesmo caminho. Os Kilo-Five correm para Acroli, esperando chegar lá antes de ‘Telcam. Depois de chegarem à fortaleza, eles conseguem expulsar os Sangheili que os cercam. No entanto, um dos motores do pelican está danificado. Forze e Raia chegam logo depois, mas logo são convencidos a permitir que Phillips saia com os humanos. Mediante solicitação, Forze e Raia ajudam a executar alguns reparos apressados, e os humanos deixam o planeta, viajando a Infinity para reparos adequados.

Vendo que o Árbitro está cercado, Hood se oferece para ajudar. A Infinity dispara projéteis e mísseis MAC contra naves e tropas rebeldes que apresentam perigo iminente para o Árbitro. Mais tarde, Parangosky visita Osman e efetua ajustes e repara vazamentos para ajudar a atualizar a unidade e as comunicações do drive splipspace de Port Stanley. Depois que o Tart-Cart recebe reparos, Kilo-Five volta para Sanghelios para “resgatar” ‘Telcam, pois é necessário manter o impasse imposto entre as duas facções sangheili. Depois de forçar ‘Telcam a derrubar a nave, Kilo-Five viaja para New Llanelli para deixá-lo e permitir que suas forças se retirem para o mesmo local.

Em breve, vários cruzadores de apoio do Árbitro perseguem muitas das fragatas de ‘Telcam. Osman deduz que, para manter o impasse entre as duas facções, três dos cruzadores precisam ser destruídos para permitir que as forças de ‘Telcam recuem. Ela ordena que a ‘Telcam notifique as naves que estão em retirada que uma armadora de Kig-Yar chamada Lahz roubou armas nucleares da UNSC e as utilizará contra os cruzadores atacantes. Osman, sob o disfarce da amante de Kig-Yar, passa a destruir os três cruzadores selecionados. No entanto, “Lahz” é incapaz de impedir que um dos cruzadores do Árbitro destrua a nave Forze and Raia, e eles são mortos no acidente que se seguiu.

Momentos depois, Port Stanley pula para New Llanelli para recuperar Kilo-Five, que sai antes da chegada das forças de Telcam. Depois, eles pulam para Trevelyan para verificar Jul. Mais tarde, Jul descobre muitos portais, mas estão com defeito devido a manutenção deficiente. Prone então revela que o Didact ainda está vivo, mas “dormindo” em um planeta conhecido como Requiem. Phillips pessoalmente faz uma visita a Jul e o informa sobre o que ele descobriu em Sanghelios, enquanto Jul revela os símbolos do Forerunner que ele colocou em seu cinto explosivo. Phillips então retorna a Infinity. Paragonsky pede a Phillips para ver se ele consegue que Halsey integre o fragmento danificado do BB de volta ao seu. Depois que a Dr. Halsey falha em ajudar BB na tarefa, ele se reintegrou com sucesso por si mesmo. Depois Phillips e BB tentam traduzir os símbolos do Forerunner que descobriram no templo do Forerunner em Ontom. Mais tarde, Port Stanley recebe um Mantis por solicitação de Malcolm Geffen. Kilo-Five então se prepara para viajar de volta a Venezia agora que a “Thursday war” terminou.

Enquanto isso, Jul vai para uma das estações do portal onde a comunicação com Magnusson é cortada. Tendo descoberto um portal potencialmente funcional que pode levar a Requiem, Jul ameaça remover o cinto explosivo se Prone não o tirar e permitir que ele saia. Devido à diretiva dominante de Prone para preservar as instalações Forerunner, ele é forçado a remover o cinto e permitir que Jul escape pelo portal. Após 15 horas, o Dr. Magnusson entra em contato com Parangosky, informando-a da fuga de Jul. Parangosky imediatamente pergunta a Hood se ele pode deixá-la em Trevelyan. Depois de chegar, ela é informada sobre como Jul escapou. Irritado com o tempo que levou Magnusson a contatá-la e sua incapacidade de vigiar um único prisioneiro sangheili, Parangosky remove Magnusson de sua posição e ordena que ela seja transferida para o Midnight Facility. Ela então promove Hugo Barton como chefe de operações.

Ao chegar em Venezia, parte de Kilo-Five, composta por Vaz e Naomi, encontra Mike Spenser, que afirma ter conhecimento da missão do esquadrão. Vaz e Naomi se disfarçam de desertores da UNSC e voltam para o esconderijo de Spenser, onde Naomi vê uma imagem de seu pai. Eles são informados de que Staffan ficou fora do planeta por alguns dias. Eles também aprendem que o cruzador Covenant, Pious Inquisitor, era de propriedade de um skirmisher chamado Sav Fel. Vaz e Naomi partem para vender armas da UNSC, a fim de acompanhá-las e descobrir o movimento dos terroristas. Eles tropeçam em Staffan e Sav Fel ao sair, que estão andando juntos em uma van.

Tendo chegado ao outro lado do portal, Jul encontra um grupo de jovens sangheili e descobre que ele foi teletransportado para Hesduros, uma colônia sangheili que já foi chamada de Kelekos pelos Forerunners. Eles dizem a ele que perderam contato com o Covenant por mais de um ano e não têm conhecimento do fim da guerra. Os habitantes locais ajudam Jul a entrar em contato com sua fortaleza; Ao entrar em contato com Naxan, ele descobre que Forze e Raia foram mortos no ataque devido à interferência humana. Ao ver as marcações do Forerunners no cinto de Jul, os jovens mostram a ele um segundo “portão sagrado”, onde Jul encontra símbolos ausentes e descobre que eles são os símbolos presentes no cinto. Ele percebe que os símbolos ausentes representam o Didact e coordenam o Requiem. Eles concordam em ajudar Jul a encontrar Requiem, além de ajudá-lo a vingar a morte de Raia.

Curiosidades

  • Thursday War é um nome coloquial dado na Marinha Real para exercícios semanais de combate e controle de danos que são realizados durante o Treinamento no Mar de Oficiais de Bandeira (FOST), assim nomeado porque geralmente são realizados as quintas-feiras.
  • O título do romance é prenunciado no capítulo 17 de Halo: Glasslands, onde a caixa preta da IA diz ao capitão Serin Osman que “podemos até levá-lo em uma Thursday war.
  • A arte da capa do romance mostra um spartan em pé sobre um piso transparente com vista para a UNSC Infinity e várias fragatas abaixo e Sanghelios ao fundo. Isso é descrito no capítulo 14, onde Naomi e Vaz podem ver a Infinity através de parte do casco de Port Stanley, que foi convertido em metal transparente pelo Leaks Repaired. A capa também mostra vários cruzadores da classe Marathon voando perto da Infinity. Eles não estão presentes no romance, no qual o Infinity viaja para Sanghelios sem escolta, além de suas fragatas ancoradas internamente.
  • A data de lançamento do romance é exatamente 343 dias após a data de lançamento de Halo: Glasslands.
  • Um trecho do primeiro capítulo do prólogo do romance foi lançado em 3 de setembro de 2012 na Amazon.com.
  • Referências de Red vs Blue foram feitas novamente, semelhante a Glasslands, uma piada de Sangheili que pronunciou erroneamente o nome “Phillips” como “Phyllis”, que é a pronúncia fonética da AI F.I.L.S.S.

Personagens

Humanos

  • Austen (primeira aparição)
  • Andrew Del Rio
  • Catherine Halsey
  • Chrissie (apenas mencionado)
  • Damien Hogarth (apenas mencionado)
  • Dorsey
  • Evan Phillips
  • Henry Glassman (primeira aparição)
  • Hugo Barton (primeira aparição)
  • Irena Magnusson
  • John-117 (apenas mencionado)
  • Kurt-051 (apenas mencionado)
  • Lian Devereaux
  • Lucy-B091 (apenas mencionado)
  • Malcolm Geffen
  • Margaret Parangosky
  • Mike Spenser
  • Naomi-010
  • Nguyen (primeira aparição)
  • Priselkov (primeira aparição)
  • Richardson (primeira aparição)
  • Saeed Shafiq
  • Serin Osman
  • Staffan Sentzke (apenas mencionado)
  • Terrence Hood
  • Thomas Lasky
  • Vasily Beloi

AI

  • Aine (primeira vez mencionado)
  • Black-Box
  • Cortana (apenas mencionado)
  • Harriet (apenas mencionado)

Sangheili

  • Asum ‘Mdama (apenas mencionado)
  • Avu Med ‘Telcam
  • Buran ‘Utaral
  • Cadan
  • Dunil (primeira aparição)
  • Dural ‘Mdama
  • Elar ‘Nas (primeira aparição)
  • Forze ‘Mdama
  • Galur (primeira aparição)
  • Gusay
  • Ilic (primeira aparição)
  • Jicam (primeira aparição)
  • Jul ‘Mdama
  • Naxan
  • Olar (primeira aparição)
  • Panom (primeira aparição)
  • Raia ‘Mdama
  • ‘Rduan (primeira aparição)
  • Shobar (primeira aparição)
  • Thel ‘Vadam
  • Umira (primeira aparição)

Huragok

  • Leaks Repaired
  • Perfect Density
  • Prone to Drift
  • Requires Adjustment
  • Unggoy
  • Dengo (primeira aparição)
  • Gikak (primeira aparição)
  • Sensen (primeira aparição)
  • Kig-Yar
  • Sav Fel (primeira aparição)

Forerunner

  • The Didact (apenas mencionado)
  • Esthetist (apenas mencionado)
  • Faber (apenas mencionado)
  • The Librarian (apenas mencionado)
  • Logician (primeira vez mencionado)

Ficha Técnica

  • Páginas
    448 páginas (edição original)
    464 páginas (edição de 2019)
  • Publicação
    Tor Books (edição original)
    Simon & Schuster (edição de 2019)
  • Línguas
    Inglês;
  • Autoria
    Karen Traviss;
  • Datas de lançamento
    02 de outubro de 2012 (edição original)
    02 de abril de 2019 (edição de 2019)

Fonte

Livro  – Halo: Thursday War

Sites:
Halopedia
Halo Alpha



Comentários