Prophet of Truth

Rodrigo R. da Silva, 11 de abril de 2021

High Prophet of Truth, também chamado de Ord Casto, anteriormente serviu como Minister of Fortitude. Ele foi o chefe dos três San’Shyuum Hierarcas que lideraram o Alto Conselho Covenant durante a Nona Era da Reclamação. Astuto e implacável, Truth supervisionou a campanha genocida do Covenant contra a humanidade por vinte e sete anos até sua morte em Dezembro de 2552.

Biografia

Início de Carreira

Ord Casto nasceu em High Charity em 15 de março de 2396. Ele começou sua carreira política como funcionário júnior no Ministry of Concert. Durante seu tempo no ministério, uma denúncia foi recebida de um sindicato de destiladores Unggoy que alegava que os controles atmosféricos defeituosos das embarcações navais Kig-Yar estavam contaminando os lotes de infusão dos Unggoy. Os lotes são narcóticos recreativos frequentemente desfrutados pelos Grunts. Ord Casto foi encarregado da disputa devido à sua natureza aparentemente trivial. No entanto, ele desenterrou uma conspiração de vários radicais Kig-Yar para envenenar recursos de infusão. Um Kig-Yar planejava tornar os Unggoy inférteis, como uma pequena vingança pelo deslocamento de ninhos de Kig-Yar, que levou a um aumento na mortalidade infantil entre eles. Embora Casto recomendasse penas severas, o Ministry of Concert decidiu simplesmente penalizar o Kig-Yar envolvido. Casto apresentou uma queixa formal, mas foi rejeitado por seus superiores que não desejavam irritar os Kig-Yar. No entanto, o “Incidente de Infusão” rapidamente se transformou em uma sangrenta guerra civil conhecida como a Rebelião Unggoy em 2462, provocando a 39ª Era do Conflito. Depois que os Unggoy foram pacificados e trazidos de volta ao Covenant, a 23ª Era da Dúvida começou, e Casto foi promovido a Minister of Fortitude pouco depois.

Como o Minister of Fortitude, Ord Casto serviu como um político excepcional por décadas. Ao longo de seu serviço nessa posição, Fortitude trabalhou duro para ver que a tecnologia Forerunner era distribuída uniformemente entre as raças membros para evitar outra era de conflito. Fortitude estava no Roll of Celibates, uma lista de San’Shyuum que não podiam se reproduzir devido a seus genes fracos. Isso, no entanto, não o incomodou particularmente. Como o Minister of Fortitude, ele gostava de fumar, mas raramente usava os hookah tobaccos favoritos de sua equipe sênior.

Ascensão a Hierarca

Em 18 de janeiro de 2525, Fortitude reuniu-se com o vice-minister of Tranquility, Lod Mron. O vice-ministro informou-o sobre o enorme tesouro de “artefatos forerunners” que haviam sido descobertos em um planeta fora do espaço Covenant por Transgressão Menor. Tranquility planejava usar esses artefatos para se colocar em uma posição de alto poder, como um Hierarca do Covenant, e oferecer o mesmo para Fortitude. Além disso, o vice-ministro tinha uma nave Jiralhanae aguardando ordens perto do planeta. Intrigado, Fortitude pediu ao vice-ministro que ordenasse a nave sob seu comando para confirmar a descoberta dos artefatos. Em vez de perturbar o equilíbrio do poder, permitindo que os Sangheili ganhassem os tesouros, Fortitude assegurou que os Jiralhanae fossem os líderes da busca.

A fim de empurrar os três Hierarcas atuais – Tolerance, Obligation e Restraint – de suas posições, Fortitude utilizou chantagem contra o Prophet of Restraint. O vice-ministro of Tranquility mostrou-se um simpatizante dos que se encontravam na lista negra devido à reprodução de genes endogâmicos, depois de ser instigado por Fortitude a saber que Restraint tinha pai e mãe ilegítimos de dois filhos. O Prophet of Restraint oferecia à Tranquility uma posição alta se ele adotasse as crianças, mas os prophets intrigantes usaram isso em seu benefício, chantageando-o e forçando o Prophet a renunciar ou tornar público seu caso escandaloso.

Antes do golpe, os Prophets visitaram o filólogo Hod Rumnt, líder dos sacerdotes ascetics a bordo da nave Forerunner Dreadnought e guardião do Oráculo, que na verdade era Mendicant Bias há muito adormecido, uma IA antiga que não falava com ninguém há milhares de anos. Quando as Luminations de Harvest foram inseridas em sua matriz, de repente reativou e revelou que a base de suas instituições religiosas era de fato uma má interpretação. Não só foram descobertos humanos recentemente considerados iguais aos Forerunners pelo Oráculo, mas o consagrado glifo “Reclamação” na fé do Covenant realmente significava “Reclamante”. Eles acreditavam, erroneamente, que os humanos eram descendentes dos forerunners, um fato que contradizia diretamente o princípio central da religião covenant, que ninguém seria deixado para trás quando a Grande Jornada começasse. Se os humanos fossem os sucessores escolhidos dos forerunners – ou tivessem sobrevivendo aos próprios forerunners -, mas não tivessem transcendido quando os Anéis Sagrados foram ativados pela última vez, então isso significava que os Halos não forneceriam divindade a todos os que andassem pelo caminho divino. O Oracle então tentou lançar a central Forerunner Dreadnought de High Charity para encontrar e trazer os humanos para a Ark. Antes que ele pudesse ter sucesso, o Lekgrobo vermes dentro da Dreadnought o interrompeu e parou Mendicant Bias. Fortitude, Tranquility e o filólogo tomaram a decisão de desconectar o Oráculo da nave e decidiram erradicar a humanidade antes que qualquer um dos Covenants descobrisse que a premissa mais básica de sua fé era falsa, e que “deuses vivos” provavelmente substituiriam os Prophets . Eles ascenderam ao poder, tomando os nomes de Truth, Regret e Mercy. Quando Fortitude percebeu as implicações do que o Oráculo lhes havia dito, ele e os outros dois Hierarcas concordaram em não contar às massas de sua descoberta, e decidiram que os humanos deviam ser erradicados de uma vez por todas antes de qualquer um no Covenant. pudesse descobrir a verdade.

Os três prophets implementaram com sucesso seu plano e se tornaram os novos governantes do covenant. Isso anunciava o início da Nona Era da Reclamação. Fortitude escolheu o nome “Truth” como um lembrete para si das verdades que ele nunca devia contar, e as mentiras que ele teria que manter para evitar que o covenant se fragmentasse.

Crise de Rubble

Por volta de 2535, Truth foi abordado pelo Kig-Yar Reth, que havia trazido informações sobre Rubble e sobre o desejo dos humanos residentes em negociar com os Kig-Yar. Percebendo que o comércio poderia ser usado para mapear a população humana, Truth autorizou secretamente Reth a começar a negociar armas que haviam sido modificadas para serem usadas pelos humanos, depois vendidas aos insurgentes que viviam em Rubble. Isso permitiria que o Covenant rastreasse as armas, encontrando novos mundos humanos para o Glassing. A instituição do Protocolo Cole dificultou isso, mas Reth tinha um plano para adquirir a localização do planeta natal humano a partir de seu contato humano, Peter Bonifácio. Truth, que estava desejando minimizar o controle Sangheili no Covenant, prometeu aos Kig-Yar uma posição mais alta no Covenant se a tarefa fosse completada com sucesso. Truth também aprovou os planos de Reth de construir um enorme exército Unggoy na lua rica em metano de Metisette e, eventualmente, usá-lo para atacar a Terra.

Tudo correu de acordo com o planejado até que o desinformado Regret enviou o Shipmaster Thel ‘Vadamee para investigar as armas, que haviam chegado aos mercados negros em High Charity. Truth fez seu caminho para o sistema Charíbdis, vários dias depois da Batalha de Caríbdis IX, para pessoalmente repreender Regret a bordo do cruizer pessoal deste último – a Infinite Sacrifice. Truth decidiu partir para Rubble ao lado de Regret e sua frota para ajudar os esforços do Kig-Yar, ou ajudar a destruir Rubble. Devido a uma falha dos humanos em fornecer a localização da Terra, Reth ordenou um ataque aos asteróides Rubble e Exodus, que logo se desintegraram junto com o plano de Truth. Com o fracasso do plano, Truth estava prestes a ter Thel e seus soldados executados, até que Thel o salvou de um Zealot Sangheili desiludido. Como recompensa, Truth poupou Thel com a condição de que ele “não dissessse nada do que acontecera”. Depois de retornar à High Charity, Truth olhou para o lado positivo, afirmando que eles haviam expurgado possíveis Kig-Yar e Unggoy, simpatizantes de seres humanos, e por causa das armas modificadas, haviam encontrado mais dois mundos humanos.

Obcecado com a Grande Jornada e sua ascensão pessoal à divindade, Truth não sofreria deslealdade. Mesmo bem antes da remoção dos Sangheili da Guarda de Honra e do Grande Cisma do Covenant, Truth começara a duvidar da lealdade e confiabilidade dos Sangheili, considerando-os uma espécie dividida por heresia e escárnio, mesmo entre suas próprias fileiras. As sementes disto foram colocadas quando o então Vice-Ministro of Tranquility sabiamente tomou a decisão de enviar os Jiralhanae para Harvest, e o incidente mais recente relativo à Batalha de Rubble só fortaleceu essas impressões. O mais contundente, isolado, Sangheili tinha dúvidas secretas de por que os humanos estavam sendo exterminados, apesar de sua resistência e bravura persistente. Não lhes foi oferecida a chance de serem absorvidas no Covenant como outras raças tinham. Truth ficou sabendo dessas conversas por espiões Jiralhanae estacionados na frota Covenant.

Mandato Divisivo

Em contraste, Truth ficou satisfeito com os Jiralhanae por sua ânsia de provar sua lealdade, para não mencionar que suas proezas de batalha lhes valeram um lugar como os protetores do Covenant. Essa fé cega e o entusiasmo vicioso os marcaram como peões quase perfeitos para Truth se sacrificando, sem o risco inerente que o Sangheili de honra tinha.

Isso levou Truth a colocar seu “mandato divisório” em movimento. Secretamente, ele planejou um esquema complexo para finalmente substituir os Sangheili pelos Jiralhanae como seus guardiões pessoais, bem como a principal raça guerreira do Covenant. Isso começou com gestos sutis que logo se tornaram mais e mais drásticos, o que mais tarde culminaria no Grande Cisma. Seus planos nunca foram feitos às pressas; eles foram feitos gradualmente e com grande cuidado.

Descoberta da Terra

O Prophet of Truth tornou-se fator decisivo em todas as questões para os três prophets, representando uma desigualdade de poder que o colocou acima dos outros dois.

Algum tempo antes da missão do Prophet of Regret na Terra, Truth conseguiu descobrir a localização da Terra. Para ele, esta era uma oportunidade para esmagar seus inimigos – tanto os humanos quanto os Sangheili – de uma vez por todas. Em vez de informar o restante do covenant ou seus companheiros Hierarcas sobre essa descoberta, ele secretamente reuniu uma frota de mais de quinhentas naves de guerra, e uma estação de comando e controle chamada Unyielding Hierophant. Todas essas forças eram comandadas exclusivamente pelos Jiralhanae, tornando simples a tarefa de virar a frota contra os Sangheili quando os humanos tivessem sido esmagados. Esse plano também tinha vantagens mais imediatas; deixando o Sangheili para vasculhar a Terra em busca do mais sagrado artefato forerunner existente, o gerador do portal da Ark, teria colocado o plano de Truth sobre os ombros de uma espécie que ele já havia decidido deixar de lado.

No entanto, as forças da UNSC descobriram o Unyielding Hierophant e seu propósito, e uma pequena equipe de supersoldadores SPARTAN-II liderados por Master Chief destruiu a estação, junto com quase uma dúzia de naves sob sua responsabilidade.

Após a destruição do Unyielding Hierophant , Truh esperou em High Charity no Santuário dos Hierarcas por Tartarus, Chieftain dos Jiralhanae, chegar com o que restou de um antigo Cristal Forerunner que poderia manipular o tempo espaço. Ele ordenou uma recompensa e a execução secreta dos sobreviventes remanescentes da Operação: FIRST STRIKE, de modo a não causar pânico no Covenant por histórias de como os Demônios destruíram uma frota inteira. O conhecimento do objetivo final da estação, e sua destruição, foram suprimidos pelo Prophet of Truth – o propósito original do Unyielding Hierophant desde então permaneceu um segredo bem guardado, mesmo do resto dos hierarcas.

Os Hereges e o Novo Arbiter

Thel ‘Vadamee, o antigo Comandante Supremo da Fleet of Particular Justice, foi levado perante o Alto Conselho para responder por seu fracasso em proteger o Halo ring de sua destruição nas mãos do Demônio. O Conselho chamou Vadamee de herege pela magnitude de seu fracasso, e com um aceno de cabeça, Truth descartou Vadamee da Câmara do Conselho, afirmando que quando a Grande Jornada começasse, o desonrado Sangheili seria deixado para trás. ‘Vadamee mais tarde foi marcado com a marca da vergonha por Tartarus na frente da população de High Charity. No entanto, em vez de executar ‘Vadamee como o Conselho decidiu, Truth, apoiado pelos High Prophets of Regret e Mercy, escolheu fazer dele um Arbiter. Sabendo muito bem que as missões do Arbiter eram suicidas, o Conselho teria seu cadáver no final. Truth então enviou seu novo Arbiter contra a rebelião herética que se formava na mina de gás em Threshold. Apesar da forte resistência dos hereges e de uma incursão inesperada pelo flood, o arbiter concluiu sua tarefa e sobreviveu.

Ocupação da Terra

Embora Truth tenha mantido em segredo a descoberta do planeta natal humano, o Prophet of Regret conseguiu descobrir de forma independente a localização do Portal. Ansioso para explorar seu poder, Regret rapidamente partiu com uma frota de quinze naves, sem perceber que este planeta era de fato o planeta humano mais fortemente defendido de todos: a Terra.

Logo depois disso, Truth soube do imprudente movimento do Prophet of Regret e mandou uma enorme frota, comandada pelos Jiralhanae, para a Terra para pegar Regret havia parado. Após a chegada à Terra, as forças de Regret estavam em menor número e desarmadas. Em poucas horas, Regret foi forçado a recuar. Pouco depois, a frota de Truth chegou.

Várias naves sobreviventes da frota de Regret ainda estavam sob o comando dos Sangheili. Uma vez que Truth deu a palavra, o Jiralhanae na frota de Truth ultrapassou com força os Sangheili e assumiu o controle total sobre a frota, matando qualquer Sangheili remanescente estacionado no planeta à vontade, sendo a Pious Inquisitor a única nave restante da frota original de Regret. Após novas ordens de Truth, eles moblizaram agressivamente a infantaria diretamente para a cidade humana de New Mombasa, e retomaram onde Regret havia parado. Uma vez que as forças da UNSC tivessem sido derrotadas na cidade de New Mombasa, a frota de Truth começaria a descobrir o Portal, preparando-o para sua chegada quase um mês depois.

Punindo Regret

Enquanto no Delta Halo, Regret transmitiu um pedido de desculpas à Truth, desculpando-se por seu ataque imprudente na Terra, não tendo previsto uma forte presença humana lá. Truth respondeu com raiva, dizendo que era apenas Mercy que impediu Truth de condenar publicamente Regret. No entanto, High Charity e sua frota correram para a Instalação 05 e liberaram uma frota de Phantoms cheios de forças para salvar Regret de uma força de ataque liderada por John-117. Seus sermões foram interrompidos quando John-117 conseguiu entrar em seu santuário, assassinando Regret e sua Guarda de Honra. Os Phantoms de resgate foram chamados por Truth e, em vez disso, um carrier destruiu a construção antiga. É provável que Truth tenha permitido que Regret fosse morto, usando o Demonio para se livrar de Regret, e fornecendo um pretexto necessário para a substituição dos Guardas de Honra Sangheili.

Localizando o Ícone Sagrado

Desafiando expectativas, o Arbiter encontrou um Oráculo chamando-se 343 Guilty Spark, que havia escapado da destruição do Halo. Cuidadosamente questionando o Oráculo, os Prophets aprenderam o Índice de Ativação, que chamaram de Ícone Sagrado, necessário para ativar um Halo ring.

Truth e Mercy despacharam então o Arbiter e muitos Elites de alto escalão, incluindo Rtas ‘Vadumee, para coletar o Index da Biblioteca do Delta Halo, esperando que a maioria, se não todos, fossem mortos pelo flood, e secretamente ordenando Tartarus e seus melhores guerreiros brutes para matar qualquer Elite que chegasse ao Ícone Sagrado. Isto resultou na tentativa de assassinato do Arbiter, e em Miranda Keyes e Avery Johnson sendo feitos prisioneiros.

O Grande Cisma

Depois que Regret foi morto por Master Chief, o esquema fraudulento de Truth chegou a pleno termo. O fracasso da Guarda de Honra da Elite em proteger o Prophet of Regret o proporcionou a alavancagem final necessária para nomear os Brutes para a posição elevada. Truth começou a substituir as elites pelos brutes como protetores dos prophets. Este foi um golpe devastador para a honra dos elites, e eles ameaçaram renunciar ao Alto Conselho em ultraje. Pouco tempo depois, enquanto Truth estava se dirigindo ao covenant sobre o flood, o Ícone Sagrado e a Grande Jornada, o SPARTAN-117 foi teleportado para a câmara de Truth. Forçado a fugir do Demônio, Truth e Mercy tentaram escapar para o Dreadnought Forerunner localizado no centro da cidade. Em movimento, Truth, sabendo que não havia chance de o Sangheili sair pacificamente, secretamente ordenou o genocídio dos Sangheili pelos Jiralhanae. Inicialmente, os Sangheili acreditavam que os Jiralhanae haviam iniciado uma insurreição contra eles e os Prophets. Quando Thel ‘Vadam os informou o contrário, os Sangheili se rebelaram completamente contra o Covenant. A Guerra Civil covenant tinha começado.

Enquanto os dois prophets restantes tentavam escapar com seus prisioneiros humanos, uma massa de Pod infectors os atacou. A maioria foi destruída por Tartarus e seus Brutes, mas um pulou em direção a Mercy, derrubando o frágil Prophet de seu trono de gravidade, e começou a infectá-lo pela garganta. Tartarus tentou salvar o velho Prophet, mas Truth ordenou que Mercy fosse deixado para trás como um estratagema final para assumir o controle absoluto do Covenant. A busca de Truth pelo poder e divindade não seria dissuadido ou ameaçado por ninguém, nem mesmo pelos seus companheiros prophets.

Truth enviou o Tartarus para o Delta Halo para ativar os anéis enquanto ele fugia para o Forerunner Dreadnought. Quando o Master Chief questionou Mercy que estava morrendo, ele disse ao Chief que Truth estava indo para a Terra: “Para terminar o que começamos”.

Assalto à Terra

Embora a tentativa do Tartarus de ativar o Delta Halo tenha fracassado, terminando na morte do Chieftain Brute, Truth não foi dissuadido, voltando ao artefato que Regret havia procurado. Truth partiu de High Charity a bordo do Forerunner Dreadnought, separando a antiga nave da rede da cidade. Inacreditavelmente carregando Spartan-117 a bordo da nave, Truth foi para a Terra, e depois que sua frota conseguiu derrotar as defesas orbitais, ele pousou o artefato Dreadnought Forerunner. Suas tropas haviam quase terminado a escavação durante as quatro semanas desde sua chegada. Enquanto a escavação ainda estava em andamento, Truth transmitiu para uma base da UNSC, declarando que a extinção humana era inevitável e nem mesmo seu “Demônio” poderia detê-lo.

A Ark e Morte

Uma vez que o artefato foi totalmente descoberto, Truth pousou a nave Dreadnought diretamente sobre ele, enquanto suas tropas montavam defesas aéreas em volta do perímetro. Em 17 de novembro, a UNSC conseguiu romper as defesas e atacar diretamente a Dreadnought. No entanto, seu ataque falhou, e Truth ativou com sucesso o artefato, abrindo um portal através do qual ele e seus seguidores partiram.

Depois de chegar à Instalação 00 – a verdadeira Arca – em 11 de dezembro, Truth definiu a construção maciça em sua Dreadnought, finalmente viajando para a Cidadela da Ark de onde ele ativaria os anéis. Mais tarde naquele dia, suas forças capturaram o Sargento Major Avery Johnson, cujo status como um reclaimer seria usado para ativar os anéis para ele. Apesar dos esforços do Prophet, as forças combinadas da UNSC e dos Elites desativaram uma seção de seu escudo e romperam, junto com a recém-controlada High Charity. Os inimigos de Truth se aproximaram, atacando a Cidadela de todos os lados. Na Cidadela da Ark, um Chieftain Brute começou a espancar o prisioneiro Johnson, que o incitou. Truth ordenou ao chieftain que o deixasse vivo, pois apenas um humano poderia ativar a tecnologia Forerunner. Enquanto o Alto Profeta tentava forçar Johnson a ativar o anel, a Comandante Keyes acertou o Pelican na plataforma de controle na esperança de resgatar Johnson, mas se viu cercada pelos Guarda-costas Brutes de Truth.

Enquanto Miranda segurava os Brutes de volta com suas armas, Truth disse que ela estava apenas atrasando o inevitável. Percebendo que ele estava certo, Miranda decidiu matar a si mesma e Johnson antes que qualquer um dos dois pudesse ser forçado a ativar as instalações. No entanto, ela hesitou em matar Johnson, dando a Truth a oportunidade de atirar nas costas dela com um Brute Spiker. Ele então ironicamente comentou com Johnson que ele agora entendia por que os Forerunners tinham deixado a humanidade para trás: os humanos eram muito fracos e sentimentais para serem dignos de ascensão à divindade. Truth forçou a mão de Johnson no painel de controle, ativando o Halo Array.

Os planos de Truth foram destruidos, no entanto, pelo aparecimento de John-117 e Thel ‘Vadam, que haviam formado uma aliança temporária com o Gravemind e seu flood. Os guardas de Truth foram subjugados pela onda de flood na ponte, e quando John-117 e Thel chegaram à truth, ele já estava sucumbindo à infecção pelo flood. Declarando sua vingança contra um Prophet, não um parasita, o Arbiter segurou truth pela garganta e o forçou a assistir impotente quando John-117 desativou o Halo Array. Truth deu uma declaração final e desafiadora de sua santidade antes de ser apunhalado no peito pela “Espada de Energia de Vadam”. O líder supremo do covenant estava morto, e o que restou de seu império desmoronou logo depois.

Personalidade e Traços

Em público, Truth demonstrou uma personalidade calma e estoica. Durante o julgamento de Thel ‘Vadamee, ele expressou pouca ou nenhuma emoção, apesar do fato de que a Instalação 04 era uma relíquia insubstituível. No entanto, ele foi rápido em se irritar com aqueles que, como seu companheiro Hierarca Regret, fizeram algo tolo ou imprudente. Se ficava tão irritado, Truth era rápido em eliminar seus inimigos, diretamente ou através de uma conspiração cuidadosa. Depois de chegar à Terra, Truth pareceu visivelmente mais agressivo e impaciente, possivelmente tendo ficado incomodado com o “Demônio” interferindo em sua ascensão à divindade.

Ao contrário do seu nome, Truth é muito enganador, freqüentemente mentindo ou encobrindo certos eventos para alcançar seus objetivos; ele estava bem ciente da ironia de seu título, refletindo sobre a escolha de seu nome que ele seria forçado a mentir por causa do covenant. Em uma tentativa de aumentar a popularidade dos Jiralhanae dentro do covenant, ele anunciou ao covenant que foram os Brutes que encontraram o Ícone Sagrado em vez do Arbiter Thel ‘Vadamee. Truth também ordenou secretamente a morte de Thel ‘Vadamee pelo Chieftain brute Tartarus, bem como o assassinato dos membros do Conselho de Elite, sabendo da rivalidade dos Brutes com os Sangheili e manipulando essa rivalidade para se adequar a ele. Truth também mentiu que o Prophet of Mercy estava ao seu lado durante o ataque do flood contra High Charity, quando, na verdade, Mercy havia morrido em um ataque do flood anteriormente. Truth negou-lhe impiedosamente a ajuda, afirmando que “a Grande Jornada não espera por ninguém”. Antes da Guerra Humano-Covenant, ele havia reconhecido que teria que ser enganador para “manter o Covenant”, alegando que os humanos estavam tentando roubar e destruir as relíquias Forerunner, quando, na verdade, os glifos Forerunners eram mal traduzidos. como “Reclamation” em vez de “Reclaimer”.

Apesar de sua manipulação e decepção, Truth demonstrou ser atencioso às vezes. Antes de sua ascensão ao poder, em seus primeiros anos ele se importava o suficiente com os Unggoy para exigir justiça quando vários Kig Yar esterilizaram muitos Unggoy no início da Rebelião Unggoy. Ele argumentou seu caso para o Ministry of Concert, apesar de ter sido rejeitado. Uma vez que Truth chegou ao poder e recebeu seu título de Alto Prophet of Truth, ele travou guerra contra a humanidade para impedir que o Covenant descobrisse a verdade de que a Grande Jornada era uma farsa. Isso pode ser visto como um ato altruísta como um meio de preservar o Covenant e impedi-lo de se desintegrar, ou de um ato egoísta de serviço para manter seu próprio poder.

Embora inspirador e carismático, é provável que Truth fosse pelo menos parcialmente insano. Apesar de estar ciente de que a humanidade, não o covenant, eram os sucessores escolhidos pelos precursores, ele ainda estava fixado em alcançar a divindade através do uso dos Anéis do Halo. Ele parece ter racionalizado isso afirmando que a humanidade era “fraca” e que os Forerunners os haviam deixado para trás intencionalmente. Truth tornou-se obcecado em ganhar mais poder para si mesmo, a ponto de começar a se ver como um deus, pronto para se juntar aos forerunners que ele adorava.

Outra possibilidade em potencial era que Truth estava secretamente ciente do propósito dos Halos e desejava dispara-los ele mesmo; então, tendo sido protegido no Halo que ele atirou (ou, alternativamente, na Ark), ele poderia ter iniciado uma nova era na qual ele governaria como um deus supremo sobre todos os que sobreviveram nessa instalação Halo, levando-o a ser imortalizado no tempo depois. Se este é o caso, Truth mentiu para todo o Covenant, usando a promessa da Grande Jornada para manipulá-los a cumprir suas ordens.

Como evidenciado por seu desejo de alcançar a divindade às custas de toda a galáxia, Truth era um indivíduo insensível que desconsiderava as vidas de seus aliados e inimigos. Truth foi responsável pela Guerra entre o covenant e Humanos e os vinte e três bilhões de vidas humanas perdidas nele, assim como o Grande Cisma e a traição frequente de seus aliados. Truth também comprometeu a cidade sagrada da High Charity em um momento chave durante o assalto à cidade, devido à guerra civil covenant que ele causou.

Motivação e Objetivos

Embora o Prophet tenha questionado e descoberto com 343 Guilty Spark, a extensão de sua crença na “Grande Jornada” não é totalmente clara. Como Ministry of Fortitude, ele aprendeu com a AI, posicionada no Forerunner Dreadnought, Mendicant Bias, que os humanos eram os herdeiros de todos os Forerunners deixados para trás. Fortitude sabia que revelar essa verdade ao Covenant destruiria completamente o fundamento da religião Covenant, pois implicava que os humanos, não o Covenant, eram os dignos herdeiros dos Precursores. Como resultado, ele mentiu e alegou que os humanos haviam destruído o relicário em Harvest e declarou que a espécie era uma afronta aos deuses, iniciando uma guerra que custaria bilhões de vidas para a humanidade e para o Covenant.

Truth refere-se a Ark como “este abrigo do fogo do halo” em um de seus sermões a seus seguidores. Embora as crenças exatas do Covenant sobre a Grande Jornada não sejam inteiramente claras, isso parece contradizer a noção de que os Halos impulsionam os fiéis à divindade e indica que Truth estava ciente do propósito destrutivo dos Halos. É evidente que ele tentou ativar os anéis enquanto estava seguro na Ark para eliminar todos os seus inimigos, tanto Sangheili quanto os humanos. É possível que depois de descobrir sobre o verdadeiro propósito dos Halos, Truth construísse a Grande Jornada como um meio de eliminar os inimigos do covenant; com ele e seus seguidores salvos na Ark e no resto da galáxia expurgados, eles exerceriam o chamado poder “piedoso” prometido pelos Prophets por eras.

No entanto, quando Johnson pergunta a Truth, “não pode começar sua própria festa?”, Truth responde: “Eu admito. Eu preciso de sua ajuda. Mas esse segredo morre com todo o resto.” Isso indica que ele ordenou que os Brutes capturassem um humano, mas não lhes disse por quê, apoiando a ideia de que o Covenant permanecia indiferente à verdadeira função do Halo Array. Ele provavelmente se aproveitou do fato de que os Jiralhanae não são tão questionadores quanto os Sangheili e que a promessa da Grande Jornada os alcançaria se eles obedecessem.

Alguma parte da animosidade de Truth em relação aos Sangheili pode se originar do fato de que ambas as raças competiram em uma sangrenta guerra há milhares de anos, muitas décadas antes da formação do covenant. No entanto, o Hierarca diz que os elites nunca realmente “acreditaram na promessa do anel sagrado”, o que não é verdade.

Embora uma descrição para o Prophet o descreva como “iludido, possivelmente insano” assim como um verdadeiro crente, nota-se que ele sempre foi muito menos ascético em suas visões, mesmo enquanto ainda Ministry of Fortitude, aceitando o dogma, mas não geralmente agindo em particular reverência em relação a isso. Isso continuou mais tarde em sua carreira como Hierarca, provavelmente porque ele estava parcialmente desiludido com a religião Covenant pelas revelações de Mendicant Bias a bordo do Forerunner Dreadnought, embora não na medida, infelizmente, que ele sabia que a Grande Jornada era um mito e que ativar os Halos destruiria toda a vida senciente na galáxia.

Todas as ações de Truth podem ser vistas como um meio de preservar o Covenant. Ele declarou guerra à humanidade para impedir que o covenant descobrisse que a Grande Jornada era uma mentira, o que a separaria. Quando os Sangheili chegou mais perto de descobrir que a Grande Jornada era uma mentira, assim como a facção herética de Sesa ‘Refumee, ele os viu como uma ameaça. Vendo os Sangheili como uma ameaça para descobrir a verdade, ele fez planos para expulsá-los do Covenant, a fim de impedir que a verdade por trás da Grande Jornada se espalhasse. Como líder, manter o Covenant vivo era um de seus principais objetivos, se não o mais alto.

Curiosidades

  • Em Halo: First Strike, tanto Truth como Tartarus são referidos como “it”. Prophet, seu título, é uma palavra masculina, em oposição à “Profetisa”. Isso provavelmente foi feito simplesmente porque ambos os indivíduos são não-humanos, enquanto o restante do livro é contado do ponto de vista dos humanos.
  • O Prophet of Truth é dublado por Michael Wincott em Halo 2 e por Terence Stamp em Halo 3. A mudança foi feita devido ao fato de que Wincott escolheu não reprisar seu papel em Halo 3.
  • Prophet of Truth é o único personagem do covenant que se referiu a John-117 como “Master Chief” (exceto Thel ‘Vadam durante o Epílogo de Halo 2 Anniversary, assim como a demo de Halo 5 Guardians E3 2015), embora vários Elites pelo menos reconheceu-o como “spartan”.
  • Em Halo: Contact Harvest (em que truth ainda era conhecido como Fortitude), afirma-se que o design do apartament de Fortitude, que diminui à medida que aumenta até finalmente afinar até um ponto, não serve apenas como uma medida anti-intrusão , mas também como uma personificação da filosofia política de Fortitude: No topo, só há espaço para um. Isto antecipa a traição posterior de Regret e Mercy para se tornar o único líder do Covenant.
  • O Prophet of Truth foi nomeado em 60º lugar na lista dos 100 maiores vilões de videogames da IGN.
  • O dia de Truth e o mês de nascimento foram decididos em Halo: The Essential Visual Guide. Foi escolhido para fazer eco ao relato de “os idos de março” do assassinato de Júlio César, quando o Prophet of Truth foi assassinado pelo Arbiter.
  • No nível Regret, Cortana comenta que Master Chief pode estar realmente fazendo um favor a Truth matando o Prophet of Regret depois de ouvir a resposta de advertência de Truth à mensagem de Regret. De fato, Master Chief matando Regret abriu o caminho para Truth conquistar mais poder para si mesmo.

Aparições

  • Halo: First Strike (Primeira aparição)
  • Halo 2
  • Halo 3
  • Halo: Contact Harvest
  • Halo: The Cole Protocol
  • Halo Wars (Apenas mencionado)
  • Halo 3: ODST
  • Halo Legends
  • Origins
  • Odd One Out (Aparição não canonica)
  • Halo: Evolutions – Essential Tales of the Halo Universe
  • The Return (Na animação apenas)
  • Halo: Glasslands (Apenas mencionado)
  • Halo: Broken Circle
  • Halo 2: Anniversary
  • Halo: New Blood (Apenas mencionado)
  • Halo: Hunters in the Dark (Apenas mencionado)
  • Halo 5: Guardians (Apenas mencionado)
  • Halo: Shadow of Intent (Apenas mencionado)
  • Halo Mythos (Apenas mencionado)
  • Halo: Tales from Slipspace
  • Hunting Party (Apenas mencionado)
  • Halo: Rise of Atriox

Ficha Técnica

  • Planeta de origem: High Charity
  • Data de nascimento: 15 de março de 2396
  • Morte: 11 de dezembro de 2552 (idade 156)
  • Espécie: San’Shyuum
  • Gênero: Masculino
  • Altura: 220,9 centímetros (7 pés 3.0 in) (no trono da gravidade)
  • Peso: 91,2 kg (201,1 lb)
  • Cor de cabelo: Marrom claro
  • Cor dos olhos: Castanhos
  • Afiliação: Alto Conselho Covenant
  • Classificação: Ministry of Fortitude (anteriormente) / Hierarca
  • Informação notável: Chefe de Estado de fato do Covenant

Fonte

Halopedia



Comentários