Análise: Halo 3 faz 15 anos! Vamos celebrar este marco na indústria dos games

Anderson Amorim, 25 de setembro de 2022

No dia 25 de setembro de 2007, eu acordei e fui para o trabalho, ansioso para que o dia acabasse logo, pois neste dia eu precisava pegar uma encomenda muito importante em uma loja ali próxima do meu trabalho. Era nada mais, nada menos que o lançamento do ano | HALO 3, o primeiro game do universo Halo para a plataforma Xbox 360.

E lá vamos nós

Halo 3 foi um marco no universo dos games por vários fatores:

  • Era um dos games mais aguardados no ano de seu lançamento;
  • Ele era o final da trilogia da saga do Master Chief, quando a luta contra o Covenant chegou à Terra, e agora o destino de toda a humanidade estava em cheque;
  • O seu multiplayer veio com tudo e elevou o game ao posto de jogo mais popular na Xbox Live;
  • Halo 3 foi um dos primeiros games localizados para o Português-Brasileiro;
    (O game foi localizado para mais de 10 linguagens, porém todas elas não estavam disponíveis no disco por questões técnicas obviamente, ou seja, existiam discos distintos para cada mercado. Os discos para o mercado brasileiro possuíam apenas a dublagem localizada em PT-BR)

Posso garantir aqui, que desde o momento que inseri o disco no 360, entrei no game, coloquei no modo lendário logo de cara (sim, eu fui retardado o suficiente para fazer isso), e comecei a campanha, foi uma experiência fantasticamente difícil.
Fantástica, pois o game entregou o que prometeu e foi além.
Difícil, pois o modo lendário não perdoa.

É Spartan? só no Lendário

Em 2020, o game ficou disponível para os usuários de PC através do game Halo: Master Chief Collection, a coletânia que tem todos os jogos da série Halo desde o Halo: Reach até o Halo 4, incluindo o Halo 3 ODST, que nos trás os eventos que antecedem à Halo 3.

A versão de PC recebeu diversos aprimoramentos para permitir que ficasse adaptado ao momento gráfico da nova geração, podendo ser jogado em 4K, e ultrapassando os 60 fps se o PC aguentasse.

Bom, acho que foi uma boa apresentação, agora vamos ao que interessa… Estamos aqui para comemorar os 15 anos de Halo 3 e para fazermos isso juntos, vou tentar expor aqui um pouco da vivência de jogar um game deste calibre.

A Última Esperança da Humanidade

Halo 3 continua após os eventos de Halo: Uprising (quadrinhos da série, lançados pela Marvel, cuja história se passa após os eventos de Halo 2).

Os alienígenas fanáticos religiosos, liderados pelo Alto-Profeta da Verdade, conhecidos como Covenants, tentam disparar um outro anel contra a raça humana para cumprir sua profecia religiosa, porém eles desconhecem a natureza destrutiva dos anéis do Halo, assim estão pondo em perigo não só o planeta terra, mas sim todo o universo.

Juntos somos mais fortes

Sendo assim, o super soldado Master Chief precisa impedir este genocídio intergaláctico. Para isso além da IA Cortana e os soldados da terra, ele também tem ao seu lado um companheiro de batalha, o Árbitro. (jogue Halo 2)

A história é apresentada de maneira cinematográfica, pois a forma como os diálogos foram construídos e o vocabulário utilizado para a dublagem nos remetem aos melhores filmes de ação dublados que conhecemos. Além disso, as cenas entre a jogatina apresentam ângulos de câmera e cortes bastante característicos do cinema.

Gameplay

Seguindo a fórmula dos seus predecessores, Halo 3 segue o mesmo sistema linear da evolução in game e a jogabilidade em primeira pessoa.

O modo campanha se desenrola em um modo menos tático e mais ofensivo, ou seja, quem for mais rápido no gatilho quase sempre vence. Realmente se levarmos em consideração que você controla um tanque ambulante de mais de 300 quilos e expert em habilidades de combate, não faz muito sentido ficar apenas flanqueando os inimigos, sendo assim, a gente só procura uma cobertura na hora de recuperar a energia. (no modo lendário não dá pra ser assim…)

Pronto para a próxima missão

O bom e velho escudo de energia continua presente nesse capítulo, e funciona da mesma maneira: quando atingido, Chief perde energia, mas se, por um determinado tempo, ele não for atingido, o escudo se regenera.

Além do escudo principal, temos a adição do Escudo Bolha. Essa nova forma de defesa cria uma esfera que se projeta no lugar onde você a ativou, impedindo que Chief sofra os danos causados pelos inimigos.

Uma coisa que não se pode reclamar na série Halo é a disponibilidade bélica e Halo 3 não fica atrás. Continuamos carregando apenas 02 armas e granadas.

Seguem alguns exemplos do que podemos usar:

Pistola M6G
Com 8 disparos em cada pente, está é a pistola mais utilizada pelos soldados UNSC em Halo 3. Geralmente Master Chief a usa com duas mãos, sendo uma de suas armas prediletas em todos os Halos. Imaginem com duas dessas em punho, Grunts corram.
Fuzil de Assalto MA5C ICWS
Este, contendo 32 munições por pente, ainda continua sendo a arma favorita de Master Chief. Em todas as cutscenes e cenas ele sempre aparecerá agarrado a uma dessas.
Submetralhadora M7
Contém 60 disparos por pente, pode ser carregada uma em cada mão, duas ao mesmo tempo e recarregá-las também. Permitido apenas para o Master Chief. Crianças, não tentem isso em casa.
Espingarda M90A CAWS
Ainda sendo um dos melhores equipamentos contra os Floods, possui munição que mutila os inimigos.
Rifle de Batalha BR55HB SR
Com 36 tiros em cada pente, está é uma arma perfeita para um soldado UNSC. Porém, para um super-soldado Spartan, ainda não é a arma mais poderosa no arsenal. É necessário algo mais poderoso, como o próximo item em questão.
Rifle de Prescisão SRS 99D AM
Agora sim, uma Sniper decente a um Spartan. Pente com 4 disparos que, se certeiros, são fatais.
Laser Spartan WAV M6GGNR
Um super laser que, se carregado, dispara até 5 cargas que destroem qualquer inimigo, até mesmo um Hunter de muito mal humor.
Lançador de Foguete M41 SSR MAV/AW
Com 2 foguetes HE por lançador este equipamento continua deixando os inimigos com muito medo, menos no modo lendário.

Apesar da grande variedade de armas, a munição é escassa e você se verá forçado a trocar sua arma por outra, para poder continuar no combate. Você pode coletar armas inimigas e dos seus companheiros. Podemos atacar com duas armas ao mesmo tempo, mas não podemos lançar granadas assim.

IA do jogo é fantástica e ,às vezes, parece que você está jogando contra outros jogadores. Eles não estão ali apenas para serem eliminados, eles estão ali para combater você de qualquer jeito. Vão tentar te flanquear, vão procurar abrigo se feridos, vão chamar ajuda e tem aqueles que partem pra cima com tudo, muito cuidado com esses, principalmente se ele estiver segurando um martelo gigante… Bom, você foi avisado…

Vai uma carona aí

Apesar da perspectiva em primeira pessoa 98% do tempo, em alguns momentos você pode jogar em terceira pessoa, esses momentos são quando você pega uma arma pesada (metralhadora giratória) ou quando entra em um veículo. Um destaque aqui para os veículos, pois assim como Halo 1 e Halo 2, em Halo 3 usar os veículos requer certa habilidade pois a jogabilidade sofre uma mudança, mas que te mantém a diversão quando tudo dá certo… você vai entender quando jogar… E para complementar aqui, alguns veículos permitem cooperação, seja de um amigo real ou mesmo da IA aliada.

Performance e Gráficos

Fazendo 15 anos, Halo 3 ainda é muito bonito, mesmo no 360. Também joguei algumas fases de Halo 3 no Xbox One, e estou continuando a campanha na versão de PC, onde estou jogando no modo Heróico. (Lendário é só uma vez, porque também sou humano)
Por ser um game antigo, você não precisa ter um computador da nasa para rodar Halo 3 sem travamentos.

Abaixo constam os requisitos mínimos e recomendados. Mesmo para jogar em 4K não é preciso uma placa de ponta, e uma GTX 1060 garante mais de 60 fps tranquilamente.

Requisitos Mínimos

  • Processador: Intel Core i3-550 @ 3.20GHz / AMD Phenom II X4 960T
  • Placa de vídeo: GeForce GTS 450 / Radeon HD 6850
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Armazenamento: 140 GB livres (levando em consideração o MCC)
  • Versão do Directx: 11
  • Sistema Operacional: Windows 7 64-Bit

Requisitos Recomendados

  • Processador: Intel Core i7-870 @ 2.93GHz / AMD FX-4100 Quad-Core
  • Placa de vídeo: Radeon R7 360 / GeForce GTX 560 Ti
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Armazenamento: 140 GB livres (levando em consideração o MCC)
  • Versão do Directx: 11
  • Sistema Operacional: Windows 10 64-Bit

Setup da Máquina Usada para o Gameplay

  • Processador: Intel Core i7-4790K @ 4.0Ghz
  • Placa de Video: Nvidia GTX 980Ti – 6G GDDR5
  • Memória: 16G CORSAIR DDR 3 – 1866Mhz
  • Armazenamento – SSD – SAMSUNG 850 EVO – 500 GIGAS
  • Versão do Directx: 12
  • Monitor: LG 29WK600W ULTRA WIDE – 75Mhz – 2560 x1080
  • Sistema Operacional: Windows 11 64-Bit

Por padrão o jogo vem travado a 60 fps com o Vsync habilitado. Eu desabilitei o Vsync para ver como o jogo iria se comportar.

Durante todo o gameplay, Halo 3 se comportou de maneira estável, na casa dos 75fps, em resolução de 2560 X 1080, com todas as opções gráficas no máximo, além da opção de gráficos melhorados ativado. Mesmo em momentos mais frenéticos, foram raríssimos os momentos em que houve quedas de framerate abaixo de 60 Fps.

Melhor chamar reforços

Também experimentei ele no Cloud, ele roda lisinho, desde que você tenha uma internet acima dos 10 megas e bem estável, é só alegria. A diferença é que no cloud é que, como ele simula um XBOX SERIES X, ele não usa toda a àrea do monitor ultra wide, colocando barras pretas nas laterais. A versão instalada do PC tem suporte para usar toda a àrea do monitor. Isso torna o game bem mais imersivo, mas isso é papo para outro dia.

Áudio

O tema icônico de Halo soa firme e forte aqui em Halo 3, mesclando-se com algumas novas composições. Sempre aparecendo em momentos específicos do gameplay para dar mais emoção à aventura. Os efeitos sonoros estão dentro do padrão para a época, e o barulho das armas retrata sons reais de tiros.

Lutando pela Terra

Um dos pontos fortes do game na época, além do hype, claro, foi a dublagem em PT-BR, que está muito boa. Poder jogar um game do calibre de Halo 3 em nossa língua natal foi muito gratificante, porque você não precisa gastar uma parte dos neurônios para tentar entender o que está acontecendo no meio dos tiroteios. É muito legal você ser xingado pelos Covenants, ou ouvi-los implorar por misericórdia (se me permite citar aqui, o game Shadow of Mordor também trás este clima devido as infinitas frases que os orcs falam enquanto estão sendo trucidados, é muito engraçado ouvir as bobagens que eles falam). Os aliados também fazem comentários o tempo todo durante a jogatina e a dublagem brasileira conseguiu captar muito bem esses momentos.

VEREDITO

Sei que sou suspeito em falar aqui, mas re-experenciar Halo 3, seja no 360, ou no XONE/PC (com mais fps e melhor qualidade gráfica) mesmo após 15 anos de seu lançamento é muito gratificante, pois, se você jogou Halo Reach, Halo 1, Halo 2 e gostou da experiência, você tem mais do que a obrigação de jogar o Halo 3.

A incrível história com momentos emocionantes e reviravoltas inesperadas, somada a um gameplay rápido e dinâmico, é digno mesmo do sucesso que teve em 2007. Soma-se isso a belos gráficos, efeitos de som, músicas que te colocam no clima certo e ainda em PT-BR, legendas e localização (se você tem preguiça de traduzir).

Está esperando o que, Spartan, para pegar seu controle/mouse/teclado e salvar a terra das ameaças Covenat/Flood? Vai jogar Halo 3, alías, jogue primeiro Halo 3 ODST e depois Halo 3 para que você tenha a experiência completa deste incrível capítulo da saga de Master Chief.

Nos vemos no próximo combate, Spartan.

Obrigado por me acompanhar até aqui e um forte abraço!!!



Comentários