2022 de erros e acertos: Análise comunitária do ano 1 de Halo Infinite

Willian Santos, 8 de dezembro de 2022

Neste 8 de dezembro de 2022, Halo Infinite completa seu primeiro aniversário! Por esta razão, decidimos escrever uma análise do ano 1 do jogo junto à comunidade brasileira de Halo. Nesta matéria, faremos uma breve retrospectiva das principais atualizações do game ao longo destes últimos meses e ainda adicionaremos as opiniões dos fãs que participaram do formulário aberto da review.

Será que o suporte do primeiro ano de Halo Infinite teve mais méritos ou mais falhas? Qual a opinião da comunidade sobre lag, Season 2 e Winter Update? Os fãs ainda possuem esperança de que o jogo irá obter êxito no mercado de jogos como serviço?

As opiniões contidas nesta matéria representam a visão de seus autores e dos participantes do formulário e não, necessariamente, as da Halo Project Brasil.

Devemos lembrar que o formulário para participação nesta review foi aberto para qualquer um que desejasse participar por meio do link disponibilizado nas redes sociais e todos que participaram responderam de forma anônima. Além disso, o intuito desta review comunitária é apenas dar aos fãs voz e uma oportunidade de se envolver na nossa análise. Portanto, as informações citadas nesta matéria não possuem nenhum fim estatístico.

Antes de iniciarmos a análise em si, daremos uma prévia dos dados de uma das mais importantes questões do questionário. A pergunta foi “Quantas vezes por semana, em média, você joga Halo Infinite?”. 32,7% afirmou jogar de 2 a 3 vezes por semana, 20% 1 vez/raramente/ocasionalmente e 14,5% afirmou não jogar mais o game (Passe o mouse pelas estatísticas ou clique, caso você esteja em um smartphone, para a exibição das porcentagens exatas).

Retrospectiva e análise — O que aconteceu nos últimos 13 meses em Halo Infinite

Na época do lançamento de Halo Infinite, lançamos nossa análise do jogo. Esta matéria por si só já incluiu a review de conteúdos que vieram junto ao ele. Por isso, neste texto vamos focar principalmente nas atualizações disponibilizadas após o lançamento de Infinite.

Season 1 — Início de sucesso seguido de queda abrupta

Os primeiros meses da Season 1 de Halo Infinite foram marcados, principalmente, pelos primeiros eventos do jogo — foram três eventos novos em três meses consecutivos.

Apesar destes eventos conterem recompensas agradáveis e únicas, é importante ressaltar um problema que todos eles compartilham: a dissonância entre a temática/narrativa e a gameplay. O Tenrai, por exemplo, disponibilizou recompensas marcantes em seu passe, mas o modo “especial” do evento foi o Fiesta, um modo clássico de Halo. Em Halo Infinite, ele foi disponibilizado inicialmente como um modo exclusivo do evento, mesmo que não houvesse nenhuma novidade na presença de um modo que já esteve em vários jogos anteriores da saga ou qualquer relação com a temática do evento.

O mesmo foi visto em eventos como o Winter Contingency, que não possuía um modo específico, ou o Tactical OPS — lançado em 3 de março —, cujo modo foi o Tactical Slayer, que é o SWAT renomeado — outro modo clássico presente em Halo há anos. Isto não contribuiu para a formação da identidade dos eventos, muito pelo contrário.

Em jogos como Fortnite, por exemplo, é possível ver as mudanças no mapa do jogo quando um evento especial ocorre, o que contribui para o aumento do número de jogadores durante aquele período específico.

Em 3 e 16 de fevereiro foram lançadas duas atualizações com melhorias e mudanças no matchmaking, playlists, sistema de ranks, em problemas do desync e a remoção do geosync. Foram mudanças desejadas, mas que ainda não foram suficientes para corrigir alguns dos maiores problemas de Halo Infinite.

Já nos primeiros meses de lançamento, os jogadores notaram a demora no lançamento de novas e grandes atualizações. Deve-se lembrar que a Season 2 deveria ser lançada em fevereiro, mas acabou adiada para maio.

Season 2 é lançada, confira a opinião da comunidade

Em 3 de maio, finalmente foi lançada a segunda temporada de Halo Infinite. Com a nova atualização, vieram também:

  • Novo passe de 100 tiers
  • Novos mapas Breaker e Catalyst
  • Dois novos eventos narrativos
  • Novas armaduras e itens

No formulário que disponibilizamos para a comunidade, perguntamos a opinião da comunidade quanto à Season 2.

Assim como analisamos os eventos da Season 1 anteriormente, os da Season 2 cometem os mesmos erros e acertos. A novidade da vez é que a segunda temporada de Halo Infinite introduziu os eventos narrativos — fazem parte da lore e possuem cutscenes com uma história nova. Apesar desta ser uma boa adição, é notável que os eventos narrativos ainda não alcançaram o nível ideal que provavelmente a 343i almeja — algo próximo do Spartan Ops, de Halo 4. Atualmente as cinemáticas não possuem quase nenhuma relação prática com a gameplay dos eventos, o que reforça o problema da que citamos.

Isto gerou algumas críticas de fãs, inclusive no nosso questionário.

“Espero que a 343i possa aprender com os seus erros e que eles consigam terminar logo o jogo para poder, enfim, lançar coisas realmente novas. Como por exemplo, uma DLC de Campanha, ou um evento de narrativa decente para o multiplayer.”, disse um participante

Os próximos meses foram marcados pela promessa de Drop Pods mensais, que são pequenas atualizações com correções e melhorias que foram muito bem-vindas. Entretanto, diversos meses não tiveram o lançamento de um Drop. Algumas outras pequenas atualizações foram lançadas, como a adição do modo duplas e o novo evento Yapenning.

O Yapenning, por sua vez, foi cercado de elogios e merece ser considerado um dos melhores eventos de Halo Infinite. Além de uma passe com recompensas com uma identidade marcante, o evento trouxe um novo modo social no Big Team Battle que divertiu e agradou aos jogadores.

Porém, lançamentos não foram suficientes para suprir a necessidade de atualizações de Halo Infinite, que continuou a perder jogadores e entrou em mais polêmicas após o adiamento da Season 3 para março de 2023 e o cancelamento da campanha cooperativa local.

Winter Update — Um sopro de ar fresco

Para suprir o lançamento da S3, que seria disponibilizada em 8 de novembro, a 343i anunciou o Winter Update. Apesar da quantidade de conteúdo do update fazer parecer com que ele seja uma nova temporada, ele ainda faz parte da Season 2. Com ele, foram lançados:

  • Beta do Forge
  • Campanha co-op
  • Beta do XP por desempenho
  • Balanceamento de armas e equipamentos
  • Replay de missões na campanha
  • 2 novos mapas oficiais feitos no Forge
  • Novo modo Covert One Flag

Mesmo não sendo uma nova temporada, o Winter Update é a maior atualização de Halo Infinite até então. O gráfico abaixo representa, em porcentagem, a opinião dos jogadores que participaram da nossa análise comunitária. Perceba como “Excelente, boa e razoavelmente boa” foram mais escolhidos do que na Season 2.

“Foi um ano bem turbulento, de fato, mas sinto que a 343i conseguiu se organizar melhor, e o Winter Update foi um passo na direção certa, espero muitas coisas boas para 2023, principalmente uma frequência maior de atualizações.”, disse um fã

Uma das maiores reclamações quanto ao Forge era a dificuldade para achar jogadores para formar partidas, já que o Winter Update não foi lançado com um Navegador de Jogos Personalizados. Apesar da função ter sido anunciada apenas para a Season 3, a 343i surpreendeu e lançou o navegador no dia 6 de dezembro — cerca de 4 meses de antecedência. A atualização também trouxe diversas outras melhorias e adições, como o novo mapa Empyrean, que é um remake do The Pit.

Melhorias e avanços em 2022

Como notamos em nossa primeira análise, Halo Infinite foi lançado com algumas questões que ainda poderiam melhorar consideravelmente. Como por exemplo, a impossibilidade dos jogadores escolherem manualmente os servidores nos quais eles gostariam de jogar. Apesar disto não ser uma opção ainda, hoje é possível limitar sua região de busca no matchmaking. Isso signinifca que jogadores brasileiros podem buscar partidas apenas no servidor localizado no Brasil, por exemplo.

Outro problema que apontamos foi a progressão limitada e pouco cativante somada aos desafios exageradamente específicos. Com o Winter Update, Halo Infinite recebeu a beta do XP por partida, que recompensa os jogadores pelo seu desempenho na partida. Assim, os desafios deixaram de ser o centro da progressão de Halo Infinite. Inclusive, atualizações foram lançadas para que eles deixassem de ser específicos e se tornassem mais generalistas.

Até mesmo alguns pontos não urgentes foram melhorados, como o modo de treinamento de mira. Agora, é possível jogá-lo por tempo ilimitado — no lançamento, você poderia praticar por apenas alguns segundos até o fim do desafio, quando você teria que recomeçar novamente para continuar no modo.

O Forge, campanha e replay de missões também foram excelentes adições que contribuíram para o jogo ficar mais vivo.

Problemas persistentes

Apesar de ter evoluído consideravelmente em relação a dezembro de 2021, Halo Infinite ainda continua a ter diversos problemas estruturais e sofre com a falta de conteúdos que estiveram presentes em jogos anteriores.

Por exemplo, o jogo não possui nenhum modo PvE além da própria campanha. Halo 3: ODST, Halo: Reach, Halo 5 e Halo Wars 2 trouxeram o Firefight, modo em que os jogadores se unem em um único time para enfrentar hordas de inimigos controlados pela IA. Já Halo 4, teve uma espécie de campanha secundária com missões PvE que poderiam ser jogadas sozinho ou em co-op. Modos clássicos da saga mais sociais, como o Infection, também não estão disponíveis ainda.

“Acho que alguns modos que eram para estar desde o começo fazem falta como o Firefight”, disse um fã. “Espero mais elementos PvE no jogo.”, afirmou outro opinante.

“Faltam modos assimétricos, PvE e PvPvE além de uma melhora no sistema de recompensa semanal“. A opinião deste fã nos leva a outro tópico: o sistema de progressão. Assim como falamos na nossa primeira análise do jogo, os acertos de Halo Infinite são ofuscados pela ausência de um sistema de progressão por carreira. Apesar da 343i ter anunciado que o sistema está em desenvolvimento, o tempo de espera até seu lançamento acaba sendo danoso ao jogo.

Com o Winter Update, uma grande mudança foi implementada: agora, Halo Infinite não é mais um jogo cuja progressão é focada em desafios, mas sim no XP que é ganho na partida. Esta é uma boa adição rumo a futuras atualizações maiores neste setor.

Outra reclamação bastante comum entre os jogadores de Halo Infinite é o lag. Por isso, perguntamos em nosso questionário como está sendo a experiência dos fãs quando o assunto é a conexão do jogo. 42% dos participantes classificaram sua experiência como “regular”.

A UI de Halo Infinite também não recebeu melhorias consideráveis e continua com vários problemas presentes desde o lançamento do jogo — principalmente na velocidade de loading de conteúdos do menu.

Apesar a 343i ter ouvido o feedback e alterado alguns fatores da loja do game, como a venda de itens separados — e não apenas por bundles — os jogadores continuam a reclamar de que muitos preços estariam exagerados e em desacordo com o valor dos itens.

Acho que teve coisas boas e ruins, no geral pra mim o saldo ficou mais negativo, principalmente pela loja, UI e eventos no geral, mas o Winter Update salvou MUITO, principalmente depois da atualização de dezembro. Espero boas coisas ano que vem.“, disse um dos jogadores que participou da nossa análise aberta.

A opinião da comunidade

Entre 15 de novembro de 2021 e 8 de dezembro de 2022, Halo Infinite lançou:

  • 2 temporadas
  • Uma atualização de meio de temporada
  • 8 eventos
  • 5 mapas oficiais, sendo 3 deles feitos no Forge
  • Nenhuma arma
  • Nenhum equipamento
  • Nenhum veículo
  • E outros conteúdos, como armaduras e emblemas

No nosso questionário, perguntamos “Qual sua opinião sobre o ano 1 de Halo Infinite, seu suporte e suas atualizações?”. 26% opinaram como “razoavelmente ruim”, 20% “regular”, 20% “razoavelmente boa” e 18,2% como “ruim”.

O primeiro ano deixou muito a desejar em conteúdo (armas especificamente) e funções (custom browser especificamente) acredito que o jogo vai começar a melhorar o ritmo.“, disse um usuário.

O desejo da comunidade para 2023

Com o fim de 2022 se aproximando, também perguntamos à comunidade o que eles esperavam para o 2023 de Halo Infinite. Entre os principais pedidos, está uma DLC de campanha.

“Invistam na campanha. Halo vende por causa de sua história fantástica”, disse um fã. “Para o próximo ano gostaria de ver nas atualizações mais mapas, armas, veículos, modos, e talvez, algo sobre a futura campanha do jogo”, disse outro.

Espero que venha DLC de campanha, melhorias de conexão e novidades que chamem a atenção de novos jogadores

Alguns fãs também pediram por mais remakes de mapas clássicos, além de outras adições.

“2023 o básico, elites jogáveis com próprios passes, mais mapas e modos de jogo, com clássicos de halo 2 e 3 refeitos.”, opinou um deles. “Acho que eles poderiam trazer mapas remakes, assim como todos os Halo’s tem, os fãs tem muita nostalgia por esses mapas, e trazer a opção de servidores personalizados, já que são muitos jogadores que jogam e têm opiniões diferentes sobre cada modo!“, também afirmou um fã.

Outros dedicaram suas participações para falarem do que esperam para o matchmaking e conexão:

“[Desejo] Matchmaking e sincronização melhores.”, afirmou um deles. “Melhora de conexão do multiplayer.”, desejou outro.

Um participante disse: “Ter personalização de armas que atrai mais jogadores e faz jogar por muito mais tempo assim como o passe do Call of Duty , ter mais mapas para o multiplayer.

Esta foi a nossa análise comunitária do ano 1 de Halo Infinite. Agradecemos a todos que participaram do formulário e deram sua visão sobre o jogo. Infelizmente, não foi possível incluir todas as opiniões escritas na matéria, mas incluímos os dados de todas as respostas. Nosso plano é realizar estas reviews com a comunidade anualmente até o fim do ciclo de vida do jogo.

Para mais conteúdo sobre Halo, fique ligado na Halo Project Brasil.

Matéria escrita por Gabriel Lucca e Willian Santos.



Comentários