Jega ‘Rdomnai

Rodrigo R. da Silva, 29 de dezembro de 2022

Jega ‘Rdomnai, também conhecido como Mestre de Lâminas, é um letal guerreiro dos Banidos que também já fez parte do grupo de operações especiais Silent Shadow, do Covenant.

Contrariando a cultura de sua espécie e do Covenant, o Sangheili tem diversas próteses implantadas em seu corpo, o que acabou não sendo um problema nos Banidos — o que mostra a diferença entre as duas facções.

Jega também foi o primeiro membro da Mão de Atriox, um grupo criado por Escharum — seu melhor amigo — dentro dos Banidos.

Jega 'Rdomnai é um dos principais vilões de Halo Infinite.

História

Período no covenant

Em seu tempo de serviço no Covenant, Jega ‘Rdomnai consagrou-se como mestre de laminas e um letal membro da Silent Shadow, uma unidade de Operações Especiais da aliança. Uma de suas missões no grupo — ocorrida em 2552 — consistiu em eliminar dois Spartans-III headhunter com uma armadilha. Os Spartan em questão, Jonah e Roland, tinham a missão de destruir 6 bases do Covenant situadas na lua em que a operação aconteceu. Outro time de S-III destruiriam outras 4 bases, e a missão seria sucedida por um ataque em escala total da UNSC na lua em questão.

Jega 'Rdomnai era parte dos Silent Shadow.

Jonah conseguiu eliminar alguns inimigos e plantou as bombas nas bases do Covenant, mas abaixou a guarda e acabou atingido por um golpe de espada de energia por um dos Silent Shadow. Ao tentar salvá-lo, Roland acabou cercado por 5 Elites que o perseguiu até uma armadilha — O Spartan-III ativou a detonação da base, assim matando a quase todos os Elites e a si mesmo.

Jega 'Rdomnai foi o único de seu grupo a sobreviver a uma explosão causada por um grupo de Spartans.

Jega’Rdomnai foi o único sobrevivente da operação, mas graves ferimentos foram deixados pela explosão: ele perdeu o braço esquerdo e suas mandíbulas. Os membros perdidos foram substituídos por próteses, apesar de que substituições robóticas sempre foram contrárias à tradição e aos princípios Covenant e Sangheili.

Os ferimentos fizeram com que Jega criasse uma obsessão por caçar e se vingar de todo e qualquer Spartan, enquanto que as próteses o fez ficar mal visto no Covenant.

A explosão fez com que Jega 'Rdomnai tivesse que usar próteses.

Sua lâmina favorita, conhecida como Lâmina de Sangue, sofreu modificações semelhantes para uso prostético após a levar para os artesãos-armeiros em Cherras Keep, que reforjaram a lâmina como Ghostpierce.

Jega 'Rdomnai tem uma lãmina personalizada.

Silent Shadows se juntam aos Banidos

Após o fim do Covenant, os Silent Shadow se dedicaram a eliminar todos os Jirahalnae que encontrassem pela frente, incluindo os Brutes restantes do grupo de Tartarus e os Brutes da nave Adherent. Na que seria a última missão do grupo, os Elites se infiltraram na nave Elegy’s Lament, que eles não sabiam que era tripulada pelos Banidos e por Atriox. Incialmente, os Silent obteram êxito em eliminar, furtivamente, diversos Brutes da nave.

Os Silent Shadow, grupo de Jega 'Rdomnai, invadiu uma nave dos Banidos.

Ao chegarem no deck onde Atriox se encontrava, o líder dos Banidos persuadiu os Elites a se juntarem a facção, afirmando que eles eram diferentes dos Jirahalnae do Covenant que iniciaram o grande cisma e que os Silent Shadow seriam livres. O líder do grupo, Resa ‘Azavayl, não deu ouvidos a ele e tentou atacar Atriox. Porém, os outros Sangheili presentes já haviam sido convecidos e optaram por matar o próprio líder e se juntar aos Banidos.

Após serem convencidos por Atriox, os Silent Shadow, de Jega 'Rdomnai, se juntaram aos Banidos.

Mão de Atriox

Jega ‘Rdomnai se juntou aos Banidos junto ao resto dos Silent Shadows. Diferente de sua situação no Covenant, ele passou a ser bastante respeitado na facção de Atriox e ascendeu nos ranks de seu exército.

Nos Banidos, ele se tornou o melhor amigo de Escharum.

Durante a missão da facção no Zeta Halo, em 2559, Atriox foi tratado como morto após a explosão causada por Cortana no Auditório Silencioso. Para honrar seu nome, Escharum — que se tornou o novo líder da facção — criou a Mão de Atriox, também conhecidos como Assassinos de Spartans ou Spartans Killers.

O primeiro membro do grupo foi Jega ‘Rdomnai, que em seguida foi acompanhado de outros soldados considerados por Escharum como alguns dos mais letais da galáxia, como Hyperius, Tovarus e Gorian.

Jega 'Rdomnai foi o primeiro membro da Mão de Atriox.

O Spartan Killer à caça

Em 26 de abril de 2560, Jega ‘Rdomnai e Gorian estavam na instalação Forerunner abaixo da nave Mortal Reverie com uma prisioneira humana. No local, haveria um terminal que os Spartans Killers forçaram a humana a interagir para liberar um data pod com as informações de defesa do Zeta Halo, o que incluiria a localização atual do anel. Deve-se lembrar que Cortana havia teleportado a Instalação para uma localização desconhecida e, se os Banidos tivessem acesso a aquela informação, poderiam chamar reforços ao anel.

O que os dois não sabiam é que a Spartan Bonita Stone estava camuflada no local e estava acompanhando a situação. Ela se revelou, enfrentando alguns outros soldados dos Banidos presentes e então roubando a data pod. Jega e Gorian a perseguiram pelos corredores da Instalação, mas a Spartan conseguiu tirar Gorian de combate, restando apenas o Elite. Os dois entraram em um curto embate até que reforços dos Banidos chegaram ao local, forçando a Spartan a fugir. Porém, ela acabou cercada e foi morta com um golpe da lâmina de Jega ‘Rdomnai.

Antes de morrer, ela havia destruído o data pod e transferido suas informações para o chip em seu capacete. No dia seguinte, um grupo de humanos que buscavam por Stone a encontraram morta e recuperaram as valiosas informações.

Jega 'Rdomnai matou a Spartan Bonita Stone.

Em 14 de maio de 2560, o grupo de humanos sobreviventes, auxiliados pelo submonitor Adjuntant Resolution, tinham a missão de usar um dos Emissores de Feixe do Zeta Halo para enviar as coordenadas do anel para a UNSC. A missão chamou a atenção dos Banidos, mas as forças de Jega não conseguiram eliminar todos os humanos a tempo de impedir a mensagem de ser enviada.

No dia seguinte, ele estava no Conservatório quando os Spartans Makovich e Sorel se infiltram no local com o objetivo de achar a monitora do Zeta Halo antes dos Banidos. Jega cercou os dois Spartans e matou Makovich, mas Sorel conseguiu fugir até ser emboscado pelos outros membros da Mão de Atriox Tovarus e Hyperius, que o mataram.

O retorno do Master Chief

Duas semanas depois, Jega estava reunido com Escharum e Tremonius quando descobriu que o Master Chief estava vivo e estaria de volta a combate contra os Banidos. O líder da facção o ordenou que seguisse o Spartan de longe. No mesmo dia, Master Chief matou Tremonius, Hyperius e Tovarus, fazendo com que Escharum ordenasse a ‘Rdomnai que trouxesse John-117 para ele vivo, enquanto Jega notava com preocupação o agravamento da doença terminal de seu amigo.

No mesmo dia, Jega obteve êxito em sequestrar um dos aliados de Chief na batalha, Fernando Esparza, usando-o como uma isca para atraí-lo à Casa do Acerto de Contas.

Jega 'Rdomnai sequestrou Fernando Esparza para atrair o Master Chief.

Quando Master Chief finalmente chegou à Casa do Acerto de Contas, ‘Rdomnai o confrontou dentro de um transporte ancorado na arena no terceiro nível, usando o hologravador de Esparza como isca para prendê-lo. Apesar de usar sua camuflagem ativa extensivamente, ‘Rdomnai foi finalmente derrotado pelo Spartan.

Jega 'Rdomnai enfrentou o Master Chief, mas foi derrotado.

Porém, seu corpo nunca foi encontrado. Após a suposta morte de seu amigo, Escharum informou a Master Chief que ‘Rdomnai queria matar Esparza, mas o líder dos Banidos havia prometido a ele um prêmio muito melhor, a morte como um guerreiro.

Teorias especulam que Jega 'Rdomnai pode  estar vivo.

Aparições

  • Halo Evolutions – Headhunters
  • Halo Infinite
  • Halo: The Rubicon Protocol

Fonte

  • Halo Infinite
  • Halo: The Rubicon Protocol
  • Halo Encyclopedia 2022
  • Halopedia


Comentários