Por onde começar com a franquia Halo?

Victor Pauletti, 20 de março de 2023

A franquia Halo teve seu início no dia 15 de novembro de 2001 com Halo: Combat Evolved, que foi exclusivo do Xbox Original. Estamos em 2023, cerca de duas décadas depois de seu surgimento e, no total, a franquia possui doze jogos, sendo seis da cronologia principal tendo o Master Chief como protagonista, e outros seis spin-offs que contam uma história paralela que enriquece bastante a lore. Essa quantidade considerável de jogos faz com que muitos jogadores novos possam ficar confusos na hora de escolher um para jogar. Então esta matéria não só irá dar uma pitada em cada jogo da franquia (para você saber do que eles se tratam, mas sem spoilers), como também apresentará os caminhos pelos quais você poderá começar.

Resumo geral da franquia

Halo é uma franquia ficção científica que contém uma vasta história. Por ter um universo tão grande, nem todas as explicações da lore se encontram nos jogos. Entretanto, você pode se deleitar com o que as campanhas lhe proporcionam, já que elas trazem um conteúdo profundo que acaba sendo um bom agrado para os fãs de narrativa.

A franquia está presente em jogos, séries, animações, HQs e livros.

Como já citado, a série possui 12 jogos no total, sendo seis da cronologia principal e outros seis spin offs. Os jogos da linha principal são do gênero de tiro em primeira pessoa. São eles:

Linha Principal

  1. Halo Combat Evolved

Este é justamente o início da franquia. A nave Pilar do Outono está sendo atacada por alienígenas chamados de Covenant, que tem o desejo de eliminar a raça humana. Em razão deste ataque, o protagonista tem de acordar as pressas, e impedir que o inimigo consiga concluir o seu objetivo principal. Porém, os dois lados da guerra são surpreendidos com a descoberta de um misterioso mundo que guarda diversos segredos de milênios — e também grandes perigos.

  • Xbox Original
  • Xbox 360 (versão remasterizada)
  • Xbox One, Xbox Series, PC e Xcloud por meio da coletânea Halo: The Master Chief Collection (incluindo a remasterização).

2. Halo 2

Halo 2 é a continuação quase que direta do antecessor, já que ele se inicia imediatamente após o término do livro First Strike. Ainda assim, é possível apreciá-lo sem consumir o livro.

Ele se inicia com uma cinemática mostrando os dois lados da guerra: No lado da humanidade, uma condecoração é dada ao Master Chief por seus feitos na guerra; No lado do Covenant, um elite chamado de Thel ‘Vadamee recebe um título vergonhoso de árbitro por ter falhado em uma importante missão. O game dá um foco nos dois lados da guerra e se desenvolve em cima disso, trazendo inúmeras reviravoltas.

  • Xbox Original
  • Xbox 360 (port)
  • Xbox One, Xbox Series, PC e Xcloud por meio da coletânea Halo: The Master Chief Collection (incluindo a remasterização).

3. Halo 3

Halo 3 é o desfecho da primeira trilogia da saga e conta os eventos épicos do estopim da guerra. Iniciando-se logo após o fim de seu antecessor, Halo 3 é uma experiência épica marcada por momentos memoráveis e mundos diversos.

  • Xbox 360
  • Xbox One, Xbox Series, PC e Xcloud por meio da coletânea Halo: The Master Chief Collection (incluindo a remasterização).

4. Halo 4

Sendo o início de uma nova saga, Halo 4 se passa alguns anos após Halo 3. O quarto jogo da franquia foi o primeiro título desenvolvido pela 343 Industries após a saída da Bungie da franquia. Ele é amplamente reconhecido por sua trama emocionante com foco na relação entre Master Chief e a IA Cortana, além da exploração dos mistérios do planeta Requiem e seus habitantes com um passado sombrio.

  • Xbox 360
  • Xbox One, Xbox Series, PC e Xcloud por meio da coletânea Halo: The Master Chief Collection (incluindo a remasterização).

5. Halo 5

Halo 5 se passa oito meses após o encerramento de seu antecessor. O quinto jogo da saga introduz a equipe de Spartans Osiris, comandada pelo protagonista do jogo — ao lado do Chief —, o Spartan Locke. Em 15 missões, o jogador irá se dividir entre o Locke e o Master Chief em dois lados da busca pela verdade.

  • Xbox One, Xbox Series e Xcloud

6. Halo Infinite

Halo Infinite se passa um ano após os acontecimentos de Halo 5 e é um reboot espiritual de Halo: Combat Evolved. Neste amplo jogo, você irá se aventurar em um vasto mundo aberto localizado em um dos mundos mais misteriosos da franquia. Além de enfrentar inimigos já conhecidos, Chief encontrará novas companhias e desbravará os segredos que podem mudar o futuro da galáxia para sempre.

  • Xbox Series, Xbox One, PC e Xcloud

Spin offs

Halo Wars

Halo Wars se passa vinte anos antes de Halo Combat Evolved, o primeiro jogo da franquia. Este jogo se trata de um RTS (Jogo de estratégia em tempo real) e possui um foco narrativo no início na guerra contra os Covenant. Apesar de ser do gênero de estratégia, ele foi desenvolvido com o objetivo de ser fácil e intuitivo de se aprender mesmo para aqueles que jogam no console ou nunca tiveram contato com um RTS. Além de uma gameplay fluida, o jogo apresenta uma histórica épica e marcante.

  • Xbox 360 (incluindo retrocompatibilidade no Xbox One e Series)
  • Definitive Edition no Xbox One, Xbox Series, PC e Xcloud.

Halo: Reach

Halo: Reach se passa alguns momentos antes de Halo: Combat Evolved. Seu foco reside na queda do planeta Reach, até a última gota de vida esvair do planeta. Isto não é um spoiler, pois é um fato conhecido no universo Halo que o jogo deixa claro desde os primeiros minutos. Sua trama é envolvente e, quem já sabe o que acontece com o planeta graças ao livro da “Fall Of Reach”, ainda assim irá ficar emocionado com o desenvolvimento da trama. Apesar do jogo ser um spin-off, a queda de Reach após a invasão do Covenant é um dos eventos mais emblemáticos da lore de Halo e leva diretamente ao início de Halo: CE.

  • Xbox 360
  • Xbox One, Xbox Series, PC e Xcloud por meio da coletânea Halo: The Master Chief Collection (incluindo a remasterização).

Halo 3 ODST

O jogo se passa entre Halo 2 e 3 na cidade de Nova Mombasa. O game tem um ar melancólico em sua narrativa, trazendo um soldado ODST separado de seu grupo que procura pistas para descobrir o paradeiro deles em meio a uma invasão do Covenant.

  • Xbox 360
  • Xbox One, Xbox Series, PC e Xcloud por meio da coletânea Halo: The Master Chief Collection (incluindo a remasterização).

Halo Spartan Assault

Lançado originalmente para mobile, Halo Spartan Assault se passa após Halo 4. Sua narrativa se resume ao início do programa Spartan IV, e um embate entre humanos e o restante dos Covenant em um planeta colonizado por humanos chamado de Draetheus V.

  • Xbox One, Xbox Series, Xbox 360, PC, Windows Phone, IOS e Xcloud

Halo Spartan Strike

Halo: Spartan Strike é uma sequência de Spartan Assault e se passa em dois períodos diferentes que é Halo 2 e Halo 4. Sua narrativa tem foco em um Spartan que está revirando o passado através de um simulador tático em busca de um artefato Forerunner cujo nome é Conduit. Este item é necessário para impedir uma incursão Promethean e Covenant até a Terra.

  • Windows Phone, IOS e PC

Halo Wars 2

Halo Wars 2 se passa 28 anos após o seu antecessor. Lançado em 2017, o segundo RTS da franquia introduz Os Banidos, que viriam a se tornar os principais vilões de Halo em Halo Infinite. Com controles intuitivos e uma trama envolvente, Halo Wars 2 é uma boa pedida para quem deseja conhecer mais do universo Halo e continuar a aventura da Spirit Of Fire. Além disso, os jogadores poderão revisitar um misterioso mundo apresentado em Halo 3.

  • Xbox One, Xbox Series, PC e Xcloud.

Ordem cronológica ou de lançamento?

Existem dois caminhos principais para se iniciar na franquia Halo: a ordem de lançamento e a cronológica.

Esta é a ordem de lançamento. Deve-se notar que muitos jogadores costumam focar apenas nos jogos FPS e ignorar, na primeira jogatina, os spin-offs de outros gêneros.:

  1. Halo: Combat Evolved
  2. Halo 2
  3. Halo 3
  4. Halo Wars (RTS)
  5. Halo 3: ODST
  6. Halo: Reach
  7. Halo 4
  8. Halo: Spartan Assault (mobile)
  9. Halo: Spartan Strike (mobile)
  10. Halo 5: Guardians
  11. Halo Wars 2 (RTS)
  12. Halo Infinite

Abaixo, a ordem cronológica:

  1. Halo Wars (RTS)
  2. Halo: Reach
  3. Halo: Combat Evolved
  4. Halo 2
  5. Halo 3: ODST
  6. Halo 3
  7. Halo: Spartan Strike (mobile)
  8. Halo 4
  9. Halo: Spartan Assault (mobile)
  10. Halo 5: Guardians
  11. Halo Wars 2 (RTS)
  12. Halo Infinite

Animações ou Séries

Ao todo, a franquia possui duas animações, um curta metragem, e três séries, sendo que dois deles foram combinados para se adequarem ao formato de filmes. São eles:

Animações:

Halo Fall of Reach

A história da animação tem como inspiração o livro de mesmo nome, e gira torno do desenvolvimento e da criação de Master Chief. Fall Of Reach relata como foi criado o projeto Spartan e mostra alguns eventos do início da guerra contra Covenant.

  • A animação está disponível para compra em mídia física, mídia digital ou aluguel na Microsoft Store e em outras lojas.

Halo Legends

Halo Legends é um compilado 7 curtas metragens de animes que relatam a história de personagens ou confrontos que não foram vistos ou citados nos jogos. Além disso, também traz um bom aprofundamento na lore da saga.

  • A animação está disponível para compra em mídia física, mídia digital ou aluguel na Microsoft Store e em outras lojas.

Curta Metragem

Halo Landfall

Halo Landfall é um curta de sete minutos de duração, com o foco de mostrar ODSTs e Marines enfrentando o Covenant servindo como um marketing do que você pode esperar dos efeitos especiais de Halo 3.

  • Você pode estar assistindo o curta através do YouTube.

Séries

Halo 4: Forward Unto Dawn

Halo Foward Unto Dawn é uma tentativa da 343 Industries de fazer uma campanha de marketing para Halo 4. Essa série inicialmente possuía cinco episódios com quinze minutos cada, e mais tarde combinada para se tornar um filme. Sua narrativa se encontra momentos antes da guerra contra os Covenant e gira em torno do cadete Thomas Lasky e da sua constante dificuldade de se adaptar da vida militar no planeta Circinius IV, mas tudo isto mudou graças a guerra iminente.

  • A mini-série está disponível para compra em mídia física, mídia digital ou aluguel na Microsoft Store e em outras lojas.

Halo Nightfall

A história de Halo Nightfall ocorre antes de Halo 5 e serve para explicar o surgimento do Jameson Locke e de como ele foi se tornar um Spartan, como também um marketing para o mesmo.

  • A mini-série está disponível para compra em mídia física, mídia digital ou aluguel na Microsoft Store e em outras lojas.

Halo (Paramount Plus)

A série de Halo feita pela Paramount Plus não faz parte do cânone principal, pois se passa em uma linha do tempo alternativa chamada de Silver. Embarque em uma jornada protagonizada pelo Master Chief enquanto o Spartan busca pela verdade por trás de seu passado e de sua relação com misteriosos artefatos.

  • Esta série está disponível para assistir através do serviço de assinatura da Paramount Plus.

Recomendações

Com todos os doze jogos apresentados, agora é a hora de você escolher por qual começar. Se for levar em conta apenas a narrativa, a recomendação fica em apenas dois jogos, que é o Halo Reach e Halo Combat Evolved.

A recomendação por parte de gameplay (até um pouco de narrativa também), fica para Halo Infinite. Ele é o mais recente da franquia e o mais acessível também não só por ter um multiplayer gratuito, mas também pela jogabilidade bem intuitiva, com várias mecânicas modernas que agregam a sua estrutura como um todo. Na área da narrativa, ele não necessita que você saiba a história completa de Halo 5 para o compreender, e muito menos dos jogos passados, o que poderá servir bem como primeira experiência.

Conclusão

Com todos os jogos, filmes e séries levemente apresentados, esperamos que esta matéria tenha lhe ajudado a se decidir por onde se aventurar neste rico universo. Caso tenha se interessado em algo mais específico ou uma dúvida que tenha ficado no ar, saiba que a Halo Project Brasil tem um conteúdo bem aprofundado sobre cada assunto da franquia.

Já decidiu qual Halo que você quer iniciar? Conte aqui nos comentários e compartilhe sua opinião conosco.



Comentários