Quais os próximos livros de Halo? Confira 5 possibilidades e teorias

Willian Santos, 3 de setembro de 2023

A gigantesca lore de Halo está presente em diferentes formas de mídia. Além dos jogos, as histórias deste vasto universo são contadas em HQs, animações, live actions e, principalmente, livros. Só nos últimos 5 anos, mais de 10 livros de Halo foram lançados oficialmente. Mas quais serão as próximas obras da franquia, além do já anunciado Halo: Epitaph? Nesta matéria, iremos listar 5 teorias de possíveis temas para os próximos livros de Halo.

Como a 343 Industries criou um mundo em torno de Halo Infinite para planejar histórias fora dos jogos

Antes de iniciarmos a lista, é importante analisar como a 343 Industries planejou a criação de vários livros que se conectam diretamente com o mundo e a história de Halo Infinite. Evidentemente, este planejamento não começou recentemente, mas sim anos antes do jogo ser lançado.

Recentemente, a 343i publicou um guia de livros de Halo no qual “Halo Infinite” é listado como uma saga ao lado das sagas Forerunner, Ace Of Spades e outras. Atualmente, apenas Halo: The Rubicon Protocol é listado nesta saga, mas a descrição da matéria deixa a entender que outros livros podem ser lançados eventualmente.

Em The Rubicon Protocol, lançado meses depois de Halo Infinite, existem descrições detalhadas de alguns locais do mundo aberto do jogo. Por exemplo, uma cápsula de pouso caída que parecia ser apenas um detalhe aleatório do mundo do game, na verdade, foi usada por uma das protagonistas do livro para pousar no anel. Ou seja, mesmo antes do livro ser lançado, a 343 já havia planejado meticulosamente que aquele detalhe no mundo de Infinite teria uma grande relação com a história, e os jogadores descobriram este fato ao comparar o local com a descrição do livro.

Outros livros recentes se conectam diretamente com lacunas deixadas por Halo Infinite, apesar de não serem considerados partes da saga “Halo Infinite”. Por exemplo, o recente Outcasts pode explicar porque vemos um Guardian caído no Zeta Halo. Já Shadows Of Reach explica como a criação da nova personagem A Arma foi possível e como Atriox retornou da Ark para estar presente no jogo.

1 – Retorno do Spartan Locke? Possível Halo: Breaker Trip

Uma das grandes lacunas deixadas por Halo Infinite é o estado do Spartan Jameson Locke, protagonista de Halo 5: Guardians e Halo: Nightfall. No período da CG inicial do game, é revelado que Locke estava participando da Operação: BREAKER TRIP, cujo propósito ainda não é conhecido. Além disso, meses depois, o Brute Tovarus é visto com o capacete de Locke em sua armadura, o que fez muitos jogadores teorizar que o Spartan poderia estar morto.

Esta pode ser uma estratégia proposital da 343: deixar pontas soltas com perguntas pertinentes em jogos para então torná-las temas de eventuais livros.

Assim como Halo: The Rubicon Protocol recebeu o nome de um protocolo que foi citado pela primeira vez em um colecionável do jogo, é possível teorizar que um eventual livro do Spartan Locke tenha o título de Breaker Trip.

2 – Livro do Blue Team

Locke não foi o único protagonista de Halo 5: Guardians a não aparecer no jogo sucessor e apenas ser citado em Halo Infinite. Fred, Kelly e Linda, membros do Blue Team — esquadra do Master Chief — foram redirecionados pela Halsey para participar de outra operação secreta durante os eventos do jogo. É evidente que esta operação é de alta importância, considerando que o plano original era que o Master Chief estivesse ao lado de seu time no Zeta Halo.

Mas qual o objetivo desta operação? Onde ela ocorreu? Neste possível livro, estas perguntas poderiam ser respondidas.

3 – Nova história protagonizada por Rtas ‘Vadum

Rtas ‘Vadum é um Sangheili introduzido em Halo 2 como um dos soldados do Covenant que lutou ao lado do Árbitro. Em Halo 3, ele ganhou ainda mais destaque por liderar a frota Sangheili que lutou contra o Covenant na Terra e na Ark. Em Halo: Shadow Of Intent, escrito por Joseph Staten em 2015, ele descobre que, possivelmente, milhares de San’Shyuum fugiram de High Charity após o fim do Covenant e por isso decide liderar missões para localizar estes fugitivos.

Em Halo: Outcasts, lançado há poucas semanas, o Árbitro lamenta que Rtas ‘Vadum não poderia ajudá-lo em sua missão em Netherop. A razão por trás disso é que seu antigo aliado ainda estava nesta missão em busca dos San’Shyuum, e esta história pode continuar em um eventual novo livro.

4 – Livro protagonizado pelos Banidos

Apesar de terem se tornado uma das principais facções de Halo, Os Banidos ainda não protagonizaram, de forma exclusiva ou quase exclusiva, um livro de Halo. Uma obra mostrando o lado dos soldados da facção seria uma forma de aprofundar ainda mais a cultura e modos dos Banidos.

As possibilidades deste eventual livro são várias, tendo em vista que Os Banidos continuam a se expandir pela galáxia. Poderíamos ter uma história no Zeta Halo, em algum outro local da Via Láctea ou uma história que se passa antes dos eventos de Halo Infinite.

5 – Continuação da história dos soldados da Infinity

Assim como vemos em Halo Infinite, a tripulação da Infinity foi evacuada após ser brutalmente atingida por um ataque dos Banidos. Já sabemos o que aconteceu com muitos membros da nave, como os personagens de The Rubicon Protocol. Entretanto, ainda não sabemos o que ocorreu com outros, como o capitão Thomas Lasky, a Spartan Sarah Palmer e a Doutora Halsey.

Ao fim de The Rubicon Protocol, o Spartan Tomas Horvath envia uma transmissão final, que também pode ser encontrada em Halo Infinite, aos outros personagens.

“Para qualquer pessoal do UNSC ao alcance… Este é Spartan Tomas Horvath, Esquadrão Intrepid. E parece que estou… sozinho. Estou indo além do alcance dos Banidos, em busca de sobreviventes. Por meu esquadrão. Eu não sei mais o que fazer. O silêncio nos canais do UNSC não é encorajador… mas estarei ouvindo. Assistindo. Sobrevivendo. Chief, se consegue ouvir isto… precisamos de você. Agora mais do que nunca.”

Sabemos que Horvath está ativamente em busca de sobreviventes humanos em uma região além do mundo de Halo Infinite. Assim, é possível teorizar uma história envolvendo o Spartan.

E você, está ansioso para as próximas obras que irão expandir ainda mais a vasta lore de Halo? Deixa sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar a matéria com seus amigos. Para mais novidades de Halo, fique ligado na Halo Project Brasil.

Lembrando que Halo: Epitaph, que marcará o retorno do Didact, será lançado no dia 27 de fevereiro de 2024.



Comentários