HCS: Entrevista com Flurriously, vencedor do torneio FFA do Major Fort Worth

Willian Santos, 17 de setembro de 2023

No início de setembro, a cidade de Fort Worth nos Estados Unidos recebeu o último major da Halo Championship Series de 2023. Além do torneio principal — o 4v4 —, o evento também contou com uma competição de FFA — Free For All/Liberado Para Todos, modo em que não há times e os jogadores lutam individualmente contra todos os outros.

Durante esta edição do evento, o grande vencedor da modalidade FFA foi Ivan Ortega-Nguyen, mais conhecido na comunidade competitiva como Flurriously, que levou $2,000 dólares para casa, além de uma vaga para o Halo World Champioship — o mundial de Halo Infinite que ocorrerá entre 13 e 15 de outubro.

Nesta matéria especial, vamos entrevistar Flurriously e saber quais são suas as expectativas para o maior evento de Halo do ano.

“Quando vi o 1º lugar na tela fiquei cheio de adrenalina e entusiasmo. Eu me virei e vi todos os meus apoiadores atrás de mim. A emoção não foi como nenhuma outra antes e estou muito grato por ter feito parte da história.”

Qual é a sensação de um jogador ao vencer seu primeiro torneio presencial da HCS? Ivan, que atualmente se considera um jogador semi-profissional e sonha em um dia jogar nos melhores times do mundo, descreveu sua experiência de superação pessoal. Após se classificar para a grande final do torneio graças a um terceiro lugar nas semi-finais, Flurriously conseguiu se consagrar campeão ao tomar a liderança de forma heroica.

“Quando joguei nas Grandes Finais, estava tendo dificuldades para manter o ritmo. A certa altura do jogo, estava perdendo com 10 kills de diferença faltando apenas 5 minutos para o final do jogo. Na minha cabeça, eu só queria garantir o Top 6 para me classificar para o Mundial, mas depois de algumas jogadas eu estava subindo constantemente até o topo, onde estava a apenas algumas kills do primeiro. Só nos últimos 30 segundos consegui chegar a liderança e solidifiquei minha carreira com aquela virada.”

Confira o momento da vitória gravado pelas lentes de quem estava assistindo à partida:

“Mostrarei a eles que tenho o que é preciso para fazer história”

Ao ficar entre os 6 melhores colocados, Flurriously automaticamente ganhou uma vaga no torneio FFA que ocorrerá no mundial de Halo Infinite, e a conquista em Fort Worth lhe deu confiança para visar objetivos maiores em Seattle no próximo mês. O FFA do Halo World Champioship será especial por si só: Além de acontecer no maior evento de Halo do ano, também terá a maior premiação da modalidade — $25,000 dólares no total.

“Minhas expectativas para o HWC FFA é que todos estejam lá para vencer. Não sou diferente dos meus adversários, mas o que nos diferencia é o pré-jogo mental antes e o quanto eu quero (depois me esforço para alcançá-lo). Entrarei com confiança na minha vitória em Fort Worth e mostrarei a eles que tenho o que é preciso para fazer história e ser o primeiro a vencer a FFA na LAN (sendo uma delas o Campeonato Mundial)”

“Meu objetivo é ser uma inspiração para outras pessoas que buscam fazer grandes coisas em suas vidas.”

Ivan Ortega-Nguyen começou na franquia por Halo: Combat Evolved, mas sua primeira participação em um torneio oficial presencial foi no Dreamhack Atlanta de Halo 5, em 2017. Desde então, ele busca evoluir competitivamente para alcançar seu sonho de estar entre os melhores e representar sua cidade natal e família.

Na sua visão, a categoria FFA pode ser uma boa oportunidade para colocá-lo em uma posição de destaque, assim podendo ser um caminho para alcançar seu grande objetivo.

“Venho de uma pequena cidade com alguns milhares de habitantes e fazer esse tipo de coisa é algo inédito. Espero ser o catalisador de algo grande para minha comunidade. Cada vez que jogo, jogo não apenas para meus entes queridos ou para mim, mas também para as pessoas em casa que me apoiam em minha jornada.”

Foto de @Cruvu_ no Twitter

Para aqueles que têm o sonho de trilhar uma história de sucesso em Halo ou em outros esports, Ivan aconselha a continuamente buscar formar conexões com outras pessoas do meio.

“Qualquer um pode investir tempo para ser bom no jogo, mas é preciso mais que isso para realmente utilizá-lo de forma eficaz. Também não tenha medo de entrar em contato com outras pessoas. Fazer essa conexão pessoalmente e depois fazer o acompanhamento, fará maravilhas. Lembre-se de que bocas fechadas não se alimentam, então fale.”

Entrevista com Flurriously na íntegra

HPB – Como você se apresentaria para quem ainda não te conhece?

Flurriously – Olá a todos, meu nome é Ivan Ortega-Nguyen e sou um jogador competitivo de Halo. Eu me descreveria como alguém muito competitivo, humilde e com os pés no chão. Sinto que sou capaz de manter uma conversa com qualquer pessoa, por mais diferentes que pareçamos à primeira vista. Tudo que faço é com um propósito e espero ser uma influência positiva para aqueles que desejam realizar seus objetivos em suas vidas.

HPB – O que te fez seguir carreira no Halo e quais são seus objetivos e sonhos no jogo?

Flurriously – Comecei a jogar Halo quando era criança. Meu pai e meu irmão jogaram Halo 1 na sala e uma noite me deixaram jogar a campanha. Desde então, cresci com Halo jogando principalmente jogos personalizados com meu irmão e minha irmã. Quando assinei a Xbox Live em 2010, comecei a jogar matchmaking online, onde comecei a entender como o Halo competitivo funciona. Eu vi o potencial que tinha e explorei esse caminho depois de me formar no ensino médio em 2017. Participei do meu primeiro evento Halo no Dreamhack Atlanta 2017 ao lado do meu companheiro de equipe Manny (que agora está no Native Gaming Red). Meu objetivo e sonhos neste jogo é chegar ao topo no 4v4s. Eu sabia que o FFA seria a maneira perfeita de representar minha habilidade individual na esperança de ser notado por uma equipe maior no futuro. Sempre quis ganhar um FFA em LAN, o que se tornou realidade no HCS Fort Worth. Além de vencer, meu objetivo é ser uma inspiração para outras pessoas que buscam fazer grandes coisas em suas vidas. Venho de uma pequena cidade com alguns milhares de habitantes e fazer esse tipo de coisa é algo inédito. Espero ser o catalisador de algo grande para minha comunidade. Cada vez que jogo, jogo não apenas para meus entes queridos ou para mim, mas também para as pessoas em casa que me apoiam em minha jornada.

HPB – Você pode descrever sua experiência de passar por todas as partidas do torneio FFA em Fort Worth e depois ser coroado vencedor?

Flurriously – Ao passar pelo torneio FFA em Fort Worth, senti como se estivesse apagando as luzes no começo. O setup estava bom e eu estava muito confiante na minha capacidade de me classificar para o Mundial. Meu último torneio foi em Arlington, onde fiquei em terceiro lugar nas Grandes Finais do FFA. Eu sabia que era mais do que capaz de vencer um; era apenas uma questão de tempo. Nas primeiras rodadas consegui garantir o primeiro lugar e quando cheguei às semifinais sabia que a pressão estava alta. Joguei contra alguns jogadores muito talentosos no espaço FFA e sabia que não poderia encarar minha competição levianamente. Avancei para a final com um terceiro lugar nas semifinais. Quando joguei nas Grandes Finais, estava tendo dificuldades para manter o ritmo. A certa altura do jogo, estava perdendo com 10 kills de diferença faltando apenas 5 minutos para o final do jogo. Na minha cabeça, eu só queria garantir o Top 6 para me classificar para o Mundial, mas depois de algumas jogadas eu estava subindo constantemente até o topo, onde estava a apenas algumas kills do primeiro. Só nos últimos 30 segundos consegui chegar a liderança e solidifiquei minha carreira com aquela virada. Quando vi o 1º lugar na tela fiquei cheio de adrenalina e entusiasmo. Eu me virei e vi todos os meus apoiadores atrás de mim. A emoção não foi como nenhuma outra antes e estou muito grato por ter feito parte da história.

HPB – Quais são suas expectativas para o torneio FFA de $25,000 que acontecerá no Halo World Championship no próximo mês?

Flurriously – Minhas expectativas para o HWC FFA é que todos estejam lá para vencer. Não sou diferente dos meus adversários, mas o que nos diferencia é o pré-jogo mental antes e o quanto eu quero (depois me esforço para alcançá-lo). Entrarei com confiança na minha vitória em Fort Worth e mostrarei a eles que tenho o que é preciso para fazer história e ser o primeiro a vencer a FFA na LAN (sendo uma delas o Campeonato Mundial).

HPB – Em termos de mentalidade, conjunto de habilidades e estratégia, que conselho você daria para quem também está tentando seguir carreira em Halo?

Flurriously – Meu conselho é fazer networking e participar de tantos eventos quanto possível. Conhecer novos rostos traz novas oportunidades e elas podem impulsionar sua carreira se você jogar bem as cartas. Qualquer um pode investir tempo para ser bom no jogo, mas é preciso mais que isso para realmente utilizá-lo de forma eficaz. Também não tenha medo de entrar em contato com outras pessoas. Fazer essa conexão pessoalmente e depois fazer o acompanhamento fará maravilhas. Lembre-se de que bocas fechadas não se alimentam, então fale.

Gostou dessa entrevista? Deixe seu comentário e continue ligado na HPB. Acompanhe com a gente todas as novidades do Universo Halo, além de conteúdos exclusivos toda semana.



Comentários