Como, fisicamente, funcionam os Halos?

Leonardo Resende Costa, 4 de fevereiro de 2024

Introdução

No universo de Halo, a civilização Forerunner imperou sobre a Via Láctea usando tecnologia de mais alta ponta. Suas armas supremas, os Halos, parecem ter vindo de uma obra de fantasia, o que denota a incrível capacidade tecnológica de seus criadores. Porém, foram propostas explicações científicas para alguns aspectos desses anéis pelos fãs e pelos produtores.

Gravidade

Na Terra, todos os corpos sofrem ação da gravidade e estão constantemente sendo atraídos para o centro do planeta. Porém, a gravidade dentro dos anéis funciona de uma forma estranha: os corpos são atraídos para o lado oposto do centro. Isso seria como se colocássemos a Terra ao avesso e quando olhássemos para cima víssemos o centro do planeta (semelhante ao livro Viagem ao Centro da Terra e ao universo de Godzilla). O que explica esse fenômeno não é a gravidade, mas a aceleração centrífuga. Em um movimento circular, como os Halos fariam em seu próprio eixo, atua nos corpos aceleração centrípeta, que os manda em direção ao centro, e a aceleração inercial centrífuga, que atua contra a força centrípeta e manda os corpos para longe do centro. Sendo a força centrífuga uma força inercial, ela “obedecerá” o atual estado dos corpos, mantendo um corpo em repouso em repouso e um em movimento em movimento.

Ciclo Diurno

O movimento de rotação da Terra permite que dia e noite ocorram. Em um determinado momento, numa metade do planeta é dia e na outra é noite. Nos Halos, no entanto, há iluminação ou escuridão no mundo todo durante o ciclo diurno. Existem teorias de que o sol dos Halos é artificial e o ciclo diurno é programado pela instalação. Já outras afirmam que os anéis, que orbitam planetas, são iluminados pela estrela do sistema. De acordo com a segunda, o sol nasceria em uma borda, subiria até a outra, haveria uma noite enquanto o próprio anel tapa a luz, e o sol nasceria na outra extremidade. Dessa forma, haveria duas noites e elas seriam muito mais curtas que os dias. Todavia, Halo Infinite, jogo passado na Instalação 07, possui um ciclo diurno com dias iguais às noites, demonstrando que um sol artificial seria a única forma de explicar esse evento. No entanto, no livro Halo: Primordium, após a Instalação 07 ser deslocada de um sistema para outro, os habitantes humanos relatam que o sol mudou de cor, dando a entender que algo mudou com deslocamento.

Ativação

A explicação dada para o funcionamento dos Halos é longe de ser simples. No livro Halo: Cryptum, é dito que os anéis são capazes de irradiar uma explosão de neutrinos supermassivos de fase cruzada, a qual acabaria com toda a vida complexa de uma galáxia se propriamente usados. Mas explicações mais complexas dizem que “O método utilizado pela matriz para conduzir este ‘protocolo de esterilização em massa’ envolve o transporte superluminal de uma explosão de neutrinos supermassivos em fase cruzada, sintonizados para emitir uma frequência harmônica que destruiria o sistema nervoso de formas de vidas complexas na galáxia”. Em outras palavras, o transporte acima da velocidade da luz de uma explosão de neutrinos (partículas subatômicas de carga nula que raramente interagem com a matéria) supermassivos alterando sua interatividade com outras partículas, sintonizados para emitir uma frequência específica de ondas sobrepostas, seria capaz de destruir sistemas nervosos complexos de toda a galáxia se direcionados de forma correta. No entanto, não há comprovação teórica de que esse processo seria possível capaz de emitir ondas que acabassem apenas com sistemas nervosos complexos.

Fontes

Halopedia

r/HaloStory

Halo Infinite

Halo: Cryptum

Halo: Primordium



Comentários