A Espada de Energia T1 EW/S talvez seja à arma mais mortal a disposição do Covenant. Mas é usada exclusivamente por Elites, sendo assim, quando eles se separaram do Covenant no final de 2552 essa arma foi com eles. A não ser pelos Covenant remanescentes em 2557.
Desenvolvida pela Merchants of Qikost, a espada de energia mede, quando ativada, entre 1,26 e 1,31 m de comprimento. Ela é feita de partículas ionizadas, e sua forma é dada graças a um campo magnético no cabo.
A espada é produzida apenas em Sanghelios, pelo mesmo motivo é utilizado apenas por Elites. Elas são consideradas armas de honra. Desde pequenos os Sangheili são treinados na arte da esgrima, e acabam se tornando os melhores espadachins já vistos.
Um golpe da espada é mortal, só existe chance de sobrevivência se ela não atingir órgãos vitais e a vítima receber atendimento médico rápido.
Considerada uma arma de honra. Todo Sangheili deve saber empunhá-la.
Menor que a espada de energia, essa lâmina é utilizada em assassinatos. Ela fica escondida em uma cavidade no pulso das armaduras Elites, principalmente nas armaduras de classe Zealot. Quando ativadas um campo magnético emitido pelo pulso cria a sua forma característica.