O pelican é o veículo aéreo mais usado pela UNSC. É usado como nave de transporte de tropas e veículos, mas também pode ser usado como reforço aéreo por ser equipado com armamento pesado.
É um aeronave tão confiável que até os departamentos de polícia o utilizam em suas operações.
O pelican é usado principalmente como nave de transporte podendo transportar entre 10 e 20 soldados, um warthog ou scorpion na traseira e um mongoose no seu interior. É bastante manobrável, podendo aterrissar e decolar em quase qualquer lugar além da capacidade de permanecer imóvel em pleno voo. Ao mesmo tempo pode ser usado como nave de combate, visto que é equipado com armamento pesado.
Pode realizar voos fora da atmosfera pelo fato de ter cabine e compartimento de carga pressurizados. Por isso possui uma blindagem especial para proteger sua tripulação da radiação espacial. Sua cabine é muito semelhante ao helicóptero russo MI-24 HIND.
Seu tamanho varia para cada tipo de operação, como por exemplo o pelican que foi adaptado para carregar 25 super soldados Spartan na operação Bandeira Vermelha.
O pelican não está restrito apenas para uso militar, alguns departamentos de polícia como o DPNM ( Departamento de Policia de Nova Mombasa ) utilizam essa aeronave em suas operações, claro que são versões com menos armamento.
Sua tripulação é formada por 3 pessoas, um piloto, um copiloto e um operador de instrumentos. Apesar disso ele pode ser pilotado muito bem com apenas uma pessoa.
Um artilheiro pode montar uma metralhadora AIE-486 HMG ou uma metralhadora M247H HMG na parte traseira, fornecendo mais poder de fogo, principalmente durante o desembarque ou extração de soldados em zonas de conflito.
Foi o modelo mais usado pela UNSC. Podia carregar entre 10 e 15 passageiros e tinha menos armamento que sua próxima versão. Esteve presente durante toda a guerra Humano-Covenant e em todos os eventos importantes como a queda de Reach, a descoberta dos Halos, a invasão Covenant ao planeta Terra e a batalha da instalação 00. Mas acabou sendo substituído por uma versão melhor e mais poderosa após a guerra. Esse modelo era usado pelo departamento de polícia de Nova Mombasa.
Essa é a melhor versão do pelican lançada até o momento. Lançado alguns anos depois da guerra, pode transportar entre 15 e 20 soldados, além de ser mais resistente, rápido e carregar mais armamento. Esteve presente durante a batalha de Requiem.
Jogos citados.
Matéria feita por: Alberto Marques