O Wraith T26 AGC é o principal tanque de combate em uso pelo Covenant. É lento e um pouco desajeitado, mas sua blindagem é grossa e ele é equipado com bastante poder de fogo.
Foi implantado no Covenant como veículo blindado primário, e é usado principalmente contra estruturas, grandes grupos de infantaria e outros veículos.
Como maior parte dos veículos terrestre do Covenant, o wraith flutua acima do chão graças a um sistema anti-gravidade. Ele é desajeitado, mas pode atingir 43 km por hora, mas se estiver com o acelerador ligado pode chegar até 130 km por hora.
Sua blindagem é extremamente resistente com 61 cm de espessura, sendo que a única chance de destruí-lo é usando armamento pesado, como o lança foguetes e o laser spartan. Apesar disso a sua blindagem traseira é leve, fazendo com que seja o ponto fraco desse veículo.
Geralmente ele pode carregar duas pessoas: o piloto/artilheiro de morteiro e um artilheiro. Mas as versões sem o canhão de plasma carregam apena um ocupante, o piloto.
Ele mede 8,8 metros de de comprimento e 3 metros de altura. Possui no seu interior uma tela, que dá ao piloto uma visão de 360 graus do exterior do wraith.
Apesar de grande e pesado, esse veículo pode vencer grande parte dos obstáculos em campo de batalha.
O wraith é equipado com um morteiro pesado de plasma, essa que é sua arma principal. Ela consegue destruir com facilidade estruturas e veículos inimigos.
Ele também pode carregar 2 canhões de plasma automáticos pré-2549 ou uma única torreta secundária de plasma, esta última que a opção mais utilizada até hoje. Para utiliza-las é necessário que haja um artilheiro de canhão. Apesar disso, nenhuma dessas duas armas é obrigatória, sendo assim podemos ver wraiths sem uma arma secundária, como visto em Halo: Combat Evolved.