A Carabina Covenant T51 é a arma de precisão mais usada pelos atiradores de elite do Covenant.
Munição
A munição utilizada por essa arma é um projétil radioativo Caseless. Como eu nome sugere, este projétil é levemente radioativo, ou seja, mesmo que alvo sobreviva ao tiro, ele terá sérios problemas de saúde no futuro, como câncer.
O Caseless pode atingir velocidades mais rápidas que a velocidade do som e pode penetrar facilmente armaduras e escudos leves.
Características
Apesar de existirem armas de precisão melhores e que atiram mais longe, a Carabina Covenant é a favorita entre os atiradores de elites, principalmente porque sua precisão é ótima em curtas distâncias, assim o atirador pode se defender melhor se um inimigo se aproximar demais.
Possui um pente de 18 projéteis e as versões mais antigas possuem um mostrador digital de munição. Esse mostrador foi retirado na versão usada em 2557.
Pode destruir escudos de energia com bastante facilidade, sendo uma ótima arma contra infantaria e veículos leves. Apesar disso ela têm um defeito, o tiro deixa um rastro verde no ar, assim ela pode denunciar a posição do atirador. Por esse motivo é recomendado que atirador se mantenha sempre em movimento.
Foi visto pela primeira vez em combate no ano de 2526, e foi muito usada na invasão do planeta Terra e na batalha da Instalação 00.