Também chamada de “carga antimatéria”, esta bomba foi criada para competir com as armas nucleares humanas.
E infelizmente conseguiu, sendo muito mais poderosa que algumas bombas nucleares da UNSC.
Características e explosivo
Sabe-se muito pouco sobre esta arma, apenas que ela usa a aniquilação de matéria e antimatéria para criar uma gigantesca explosão que libera 100% de energia, diferente das ogivas de fusão nuclear da UNSC que liberam apenas 7% de energia.
A bomba antimatéria mede pouco mais de 2 metros de comprimento e possui dezenas de espinhos de metal no seu exterior. Estes espinhos servem para dar mais estabilidade para a bomba e também para impedir a aproximação de inimigos que tentem desarma-la. A contagem regressiva varia para cada tipo de situação, porém normalmente dura apenas alguns segundos.
A explosão é tão forte, que no final de 2552 o Covenant tentou colocar estas bombas nas estações espaciais que protegiam o planeta Terra. Eles conseguiram destruir as estações espaciais Atenas e Malta e uma terceira bomba havia sido colocada na estação Cairo, mas felizmente esta foi pega por John-117 ( Master Chief ) que a usou para destruir um cruzador Covenant.
Apesar do tamanho da bomba, é fisicamente impossível que ela esteja cheia por completo de antimatéria, já que esta quantidade iria gerar uma explosão de poder quase apocalíptico. O mais provável é que uma pequena quantidade de antimatéria esteja presa em um vácuo dentro da bomba, e só explode quando ativada.