Essa nave é uma das maiores entre a marinha do Covenant, sendo usada como nave de transporte de tropas e nave de combate espacial.
Características
Esta nave mede 5.346 metros de comprimento, 2.118 metros de largura e 700 metros de altura. Graças ao seu tamanho, o cruzador CAS pode carregar milhares de soldados de infantaria além de centenas de wraiths, ghosts, phantoms e seraphs, além de no mínimo dois scarabs. Seu compartimento de carga é tão grande, que em 2553 a nave Shadow of Intent conseguiu transportar duas fragatas da UNSC, a UNSC Forward Unto Dawn e a UNSC Aegis Fate.
Usado como nave de combate pesado, transportadora de tropas e nave de comando, o cruzador CAS foi usado muito bem pelo Covenant na invasão do planeta Terra, onde foi responsável por grande parte das baixas humanas.
Seu poder de destruição é incrível. Uma única nave destas conseguiu destruir a cidade de Nova Mombasa em apenas alguns minutos. Sua blindagem também é extremamente resistente, sendo que poucas naves da UNSC poder perfurar sua blindagem.
O CAS possui um sistema de segurança um tanto exótico. Caso seja invadido por inimigos, o cruzador pode separar vários setores da nave, lançando eles no vácuo do espaço.
Armamento
Como era de se esperar, uma nave deste tamanho carrega uma grande quantidade de armamento. Para começar, o CAS possui 2 projetores de energia, a arma principal de todos os cruzadores do Covenant. Por todo o casco da nave estão colocados torres de pulso laser, que protegem o cruzador de naves pequenas que tente se aproximar. E por último, o CAS está armado com um lança torpedos de plasma na parte frontal da nave.
Exemplares famosos
Ascendent Justice: Esta nave foi um dos 7 cruzadores enviados para investigar e procurar sobreviventes nos destroços da Instalação 04, destruída um pouco antes por Master Chief. A nave então foi sequestrada por John-117 e outros fuzileiros que ele havia encontrado. Depois disso, Chief levou a nave até o planeta Reach onde resgatou mais alguns Spartans e a doutora Catherine Halsey. De lá eles foram até o sistema Eridanus Secundus onde foram obrigados a lutar contra alguns cruzadores do Covenant. Eles conseguiram vencer, porém alguns dos sobreviventes Covenant da Justice sabotaram o cruzador. Os Spartans conseguiram consertar os danos e os sobreviventes Covenant foram mortos.
Depois de fugir do sistema, eles acabaram descobrindo a estação espacial Covenant, Unyielding Hierophant. Esta estação tinha 500 cruzadores preparados para atacar o planeta Terra e acabar de uma vez por todas com a humanidade. Sem muito o que fazer, Master Chief e os Spartans ativaram a auto destruição da Justice para destruir a Hierophant. Eles conseguem fugir de volta para o planeta Terra em pequenas naves Covenant e também conseguiram destruir todos os 500 cruzadores.
Com a Terra alertada sobre os planos do Covenant, se desenrolam os eventos de Halo 2.
Clarity of Faith: Esta nave havia sido designada para escoltar algumas naves pelo Sub-Setor 35, uma região desabitada do espaço onde está uma lua não identificada que havia sido lar dos Forerunner. Nesta lua também está localizada a Line Installation 1-4 também chamada de “The Line”. Essa instalação era um centro de pesquisa sobre o Flood e também uma instalação de defesa. Ela possui uma gigantesca arma de energia, utilizada para derrubar naves que se aproximem. Passando por essa região, a Clarity acabou sendo atingida pela arma de energia antes de ativar o slipspace. A nave acabou caindo na lua. Curiosamente, uma nave da UNSC enviada para destruir a Clarity of Faith também foram pegas pela arma de energia e cairam na lua.
Resplendent Fervor: Comandada pelo Comandante Supremo Luro ‘Taralumee, ela fazia parte da Terceira Frota da Glorious Consequence.
Shadow of Intent: No final de 2552, durante a batalha da Instalação 05, essa nave foi capturada por Elites que haviam acabado de se separar do Covenant. Em 2553 a Shadow of Intent ajudou a acabar com o Flood que se espalhava rapidamente nas cidades de Voi e Nova Mombasa. Infelizmente para que ocorresse a esterilização total foi necessário destruir metade do continente africano. Ainda em 2553, a Intent liderou uma esquadra de naves Sangheili e da UNSC para lutar contra o Covenant na Instalação 00 e matar o Prophet of Truth. Porém, antes de matar o Prophet, a High Charity passa por um portal slipspace e cai na Ark. Um dos destroços atinge a Intent e ela acaba tendo danos significativos, inclusive perdendo o sistema de armas. Felizmente a nave ainda conseguia voar, então levou maioria dos sobreviventes humanos e Elites de volta para a Terra antes que a Ark explodisse. Até este momento a nave havia sido comandada por Rtas ‘Vadum conhecido como Shipmaster. Chegando ao planeta Terra, eles participaram de uma homenagem aos mortos na guerra. Depois disso, Shipmaster passou o controle da nave para Thel ‘Vadam, o Árbitro, e retornaram para Sanghelios.
Solemn Penance: Comandada pelo Prophet of Regret, esta nave foi uma das primeiras a atacar o planeta Terra, em especial a cidade de Nova Mombasa, onde ele abriu um portal slipspace no centro da cidade. O portal levou eles para o Delta Halo, onde participou da batalha da Instalação 05. Quando o Prophet of Regret aterrissou, Master Chief conseguiu assassina-lo mas logo depois disso a Penance tentou matar Chief com um raio de glassing, mas não conseguiu. Seu paradeiro é desconhecido.
Song of Retribution: Essa era uma das naves que o Covenant utilizou no pós-guerra e era comandada por Jul ‘Mdama. Apesar de ser apenas um pouco menor que a UNSC Infinity, Jul estava relutante em usa-lá contra a Infinity por, ironicamente, ter menos armamento.
Fontes: Halo Nation: http://halo.wikia.com/wiki/Main_Page Jogos citados. Jogos, livros e HQs de Halo.