Minas terrestre são usadas desde o século XX, e podem ser as armas mais traiçoeiras e poderosas no campo de batalha.
As minas são explosivos que devem ser armados no solo, ou até mesmo enterrados nele. Apesar de surtirem efeito mortal contra a infantaria, elas costumam ser usadas principalmente contra os veículos inimigos, em especial os pesados. Pesam em média, 9,7 Kg.
Apesar de sua eficiência, alguns ainda conseguem sobreviver à elas, mas acabam ficando mutilados, perdendo pernas e braços ou sofrendo danos mais severos.
As minas acabaram se tornando uma das mais fortes armas da UNSC contra as unidades terrestres Covenant, já que são capazes de destruir batalhões inteiros e até mesmo os veículos pesado como o Wraith.
Para ativa-las é necessário que o inimigo exerça pressão sob o explosivo, e até mesmo o mais leve toque pode dispará-la. Os propulsores anti-gravidade dos veículos Covenant também são capazes de ativar as minas.
Modelos
Mina TR/9
Aparição: Halo 3.
É o modelo básico de mina terrestre, apesar de não ser o mais eficaz. Ela é armada na superfície, mas não é muito discreta, já que quando ativada uma luz laranja se ascende na parte superior, além de ela emitir barulho. Se nenhum inimigo ativar a mina, ela explodirá após 90 segundos. O Covenant conseguiu capturar e utilizar algumas delas durante a batalha da Terra.
Mina anti-tanque T14 M/ATM
Aparições: Multijogador de Halo 2, Halo 3 e Halo: Reach,
Foi desenvolvida para destruir tanques e outros veículos pesados. Ela é enterrada no solo, e quando um veículo exerce pressão em cima dela, a mina detona. É um dos modelos de minas mais poderosas em uso pela UNSC, tanto que ela é usada na invasão e demolição de bases inimigas.
Mina terrestre
Aparição: Multijogador de Halo: Reach e Halo 4,
Não foi muito usado durante a guerra Humano-Covenant, na verdade ela ainda era um protótipo e estava em fase de testes. Para ativá-la é necessário pisar no botão vermelho na parte superior. Ela pode ficar na superfície ou enterrada no solo.