Thel ‘Vadam foi um grande comandante das forças Covenant e Arbiter nas guerras contra e ao lado da humanidade, participando de varias batalhas como Reach, Terra e as instalações 04, 05, 00 e 04b. Ele é uma das “chaves” para a aliança entre os sangheli e os humanos, um dos fatores mais importantes para o fim da guerra.
Começo da carreira militar
Thel nasceu na poderosa família Vadam, em Sangheilios, onde eram os proprietários de um estado com o mesmo nome e com grande fama de gerarem exímios guerreiros. Ainda jovem foi treinado como um guerreiro pelo seu tio Lak Vadamee. Logo se alistou no exercito Covenant, ganhando o sufixo “ee” no fim de seu nome, que era adicionado ao nome de todos os Sangheli que se juntavam às forças militares, passando a ser chamado então de Vadamee.
Demonstrando seu talento nas atividades para o império, Thel foi promovido a Shipmaster, ganhando um cruzador de médio porte. Foi o Elite mais jovem a ser concedido este título, e foi promovido a Kaidon, uma espécie de senhor feudal em Sangheilios.
Um pouco após ser promovido a Shipmaster, Thel sofreu uma lesão durante um treinamento graças a um erro que ele cometeu. Após o incidente, ele foi visitado por um doutor, o que, na cultura Sangheli era uma perda de Honra. Durante essa ocorrência, fez uma capa de Shipmaster à partir da pele de um doarmir, uma animal nativo de Sangheilios, e usava-a sempre para lembrar que ele poderia cometer erros graves se baixasse a guarda.
Vida como Kaidon
Thel foi um Kaidon muito importante para sua família, assim como ele foi encarregado de continuar o reinado no Estado de Vadam. No começo de seu ”reinado”, foi atacado por três elites armados com espadas de energia (seu assassinato havia sido encomendado). Ele lutou contra os três e ganhou a luta, ileso, deixando apenas um vivo para descobrir quem ordenou o ataque. Mais tarde, eliminou aquele que encomendou sua morte: Koida Vadam, um dos anciãos Vadam, exilando ele e toda sua família de seu Kaidon.
Thel recebeu o comando da nave A Retribution’s Thunder e foi enviado à Charybdis 13 para participar de uma batalha com o mesmo nome, que foi supervisionada pelo Prophet of Regret. Ele e seus elites embarcaram na nave UNSC Do You Feel Lucky? para acessar o centro de dados de navegação da nave, mas todos os dados foram deletados antes sequer da nave ser embarcada. Ele deixou a nave e testemunhou a destruição dela antes de ser chamado para a Infinite Sacrifice e encontrar o Prophet of Regret em pessoa para ser enviado ao sistema 23 Librae para investigar um contrabando de armas entre Kig-Yars e humanos.
Quando chegou em Librae, Thel foi atacado primeiramente por jiralhanaes e Kig-Yars, sendo depois embarcado pelas forças da nave A Psalm Every Day. A destruição da nave Retribution’s Thunder matou todos os Kig-Yar que haviam embarcado, mas Thel, no entanto, sobreviveu e foi capturado junto com parte de sua tripulação. Mesmo em desvantagem ele escapou de seu cativeiro, sequestrou a nave e então chegou à superfície da lua Metisette e capturou o líder dos Kig-Yar, Reth.
Thel retornou para a nave sequestrada, trancou Reth e começou a interrogá-lo. Reth insistia que ele foi enviado pelo Prophet of Regret no objetivo de usar os humanos para descobrir sua terra natal. Reth eventualmente escapou em uma cápsula após um Unggoy que continuava leal a ele desativar as barreiras de energia de sua cela.
Thel presenciou então um combate entre forças Kig-Yar e UNSC na nave Infinite Spoils, ele e sua tripulação embarcaram na nave e encontraram o Spartan Jai-006. Thel foi derrubado pelo Spartan e desarmado de sua espada de energia, mas antes que o combate continuasse, Jai percebeu que o soldado que ele ia resgatar já havia morrido e fugiu com outras forças UNSC.
Enquanto Thel e seu companheiro Zhar esperavam os Prophets Regret e Truth, Thel descobriu que Zhar planejava matar os profetas, acreditando que os mesmos iriam executá-lo pela falha de sua missão, mas Thel o impediu e o matou. Esse ato levou Truth a poupar sua vida e dá-lo o comando de uma nave na Frota de Justiça Particular, uma nova frota das forças Covenant.
Supremo Comandante e Arbiter
A grande habilidade de Thel em liderar tropas e suas proezas em combates levaram-no a posição de Supremo Comandante da Frota de Justiça Particular. Durante esse posto, ele liderou as suas tropas à Reach, resultando em um massacre das forças humanas e na destruição da maior parte do planeta, resultando na queda de Reach, uma das maiores perdas da humanidade. Enquanto o planeta sofria glassing, a nave Pillar of Autumn conseguiu fugir e realizar um pulo slipspace graças a ajuda de alguns soldados a superfície. Thel liderou todas as naves em seu comando para perseguir o cruzador, o que os levou à instalação 04.
Thel foi capaz de derrubar a nave, que caiu na superfície do anel. As forças covenant rapidamente tomaram controle sobre parte da superfície da instalação, com a intenção de impedir o avanço das tropas humanas. Mas após o Flood ser libertado, Thel começou a evacuar suas naves do anel. Entretanto, o Flood foi capaz de capturar uma das naves e infectou o Ministro da Etiologia, um profeta de poder menor, e então várias outras naves começaram a ser infectadas pelo Flood. Com a situação fora de controle, Thel, a bordo da nave Seeker of Truth, não foi capaz de impedir a destruição do anel e foi forçado a abandoná-lo. Esse abandono salvou sua vida, mas com o resto de sua frota espalhada pelo anel. A nave covenant Ascendant Justice foi capturada por John-117 e algumas forças UNSC e Thel foi enviado ao conselho para responder sobre suas falhas.
A perda do anel sagrado fez com que ele perdesse sua posição de comandante supremo e sua honra, fazendo o passar a ser considerado um herege, recebendo a marca da vergonha em seu peito. Ele foi sentenciado a ser “pendurado por suas entranhas” e que as partes de seu corpo fossem “espalhadas pela cidade”. No entanto, os Prophets Truth e Mercy ofereceram a Thel a oportunidade de se tornar o Arbiter. Mesmo sabendo que seria uma sentença de morte, Thel aceitou sabendo que recuperaria sua honra.
Mina de Gás
A primeira missão de Thel como Arbiter foi eliminar um herege que se abrigava em uma mina de gás. Uma antiga estrutura Forerunner na atmosfera do planeta Threshold, onde também orbitava a destruída Instalação 04. O Arbiter foi acompanhado por Rtas ‘Vadumee e alguns elites e grunts das forças especiais. A expectativa dos profetas era de que Thel morresse durante a missão. Durante a invasão, Sesa ‘Refumee libertou o Flood de seu cativeiro e trancou-se em uma área protegida da mina de gás. Thel conseguiu ludibriá-lo para fora cortando os cabos de uma estrutura maior que sustentava a mina de gás, fazendo com que ela caísse. Thel então perseguiu Sesa para outra parte da estrutura. Antes que o líder herege conseguisse escapar em um seraph, Thel o assassinou.
O Arbiter ficou surpreso ao descobrir que os hereges ajudavam 343 Guilty Spark, um oráculo sagrado na religião Covenant, mas antes que o oráculo fosse capaz de explicar porque Sesa o ajudava, Tartarus o capturou. Ambos então deixaram a mina de gás e foram para High Charity, que estava prestes a deixar o sistema de Threshold.
Instalação 05
Thel surpreendeu os profetas pelo fato de ter sobrevivido a mina de gás, e com a chegada da High Charity na Instalação 05 ele foi enviado à Zona de Quarentena do anel para recuperar o “Ícone Sagrado”, o Index de ativação do Halo. Ele presenciou a substituição dos elites pelos brutes na guarda de honra dos profetas, pois, com a morte do Prophet of Regret, os Hierarcas acreditavam que os elites não eram mais capazes de protegê-los.
Após chegar no Muro de Sentinelas, uma estrutura em volta da Library do anel feita para impedir que o Flood saísse da zona de quarentena após o surto, ele desativou o escudo da Library e fez seu caminho em direção a ela com a ajuda das forças especiais de Rtas ‘Vadumee. Após chegar a gôndola que levava ao centro da Library, Rtas ficou para trás para segurar o Flood enquanto o Arbiter o outros elites avançavam em direção ao centro da Library. Os elites decidiram não acompanhar Thel ao Index e ficar para proteger a gôndola, alegando que aquela seria a única maneira de escaparem, apesar do fato de Tartarus ainda estar presente com seu Phantom.
Seguindo em direção a Library, o Arbiter se deparou com Sgt. Johnson e Miranda Keyes pegando o Index. Com sua invisibilidade, ele atacou Johnson de surpresa e o nocauteou. Keyes interviu então, disparando contra Thel com sua submetralhadora, tirando seu escudo e atingindo-o. Thel logo a desarmou e os brutes se juntaram a luta. Tartarus capturou Miranda da mesma maneira que havia capturado o oráculo, utilizando a manipulação de gravidade do Punho de Rukt, seu martelo de gravidade. Com o Index em mãos, Tartarus então informou o Arbiter sobre o genocídio de elites dos brutes e que foram ordens dos Hierarcas. Thel então descobriu que os profetas haviam traído os elites segundos antes de ser arremessado nas profundezas da instalação 05 pelo martelo de Tartarus.
No entanto, Thel não morreu na queda. O Gravemind o capturou enquanto ele caía, e o levou para os fundos da Library, onde o Arbiter encontrou John-117. O Gravemind começou então a tentar convencer Thel de que os Halos não trariam salvação, e sim que eles eram armas de destruição em massa. Thel começava lentamente a acreditar que os profetas haviam mentido. O Gravemind então transportou Thel para um lugar próximo a sala de controle com o sistema de teletransporte do Halo.
Próximo a sala de controle, Thel juntou forças com vários elites e alguns grunts que lutavam contra os brutes, e avançou em direção a sala de controle. Eventualmente, Thel encontrou Rtas ‘Vadumee novamente. Ambos então se dirigiram em direção a um scarab. Ao entrarem na estrutura em que se encontrava o scarab, Thel libertou alguns elites e hunters capturados e se deparou com um grupo de brutes prestes a executar Johnson e alguns soldados. Durante a confusão da batalha contra os Brutes, Johnson entrou no scarab e fez uma trégua com o Arbiter de que ambos precisavam impedir Tartarus.
O Arbiter protegia Johnson com um banshee enquanto eles avançavam em direção a porta da sala de controle. O humano então utilizou o scarab para destruir a porta da sala . Thel desembarcou e entrou na estrutura, e então se deparou com Tartarus, que forçava Miranda Keyes a ativar o Index. O Arbiter tentou convencer Tartarus de que o Halo era uma arma perguntando ao oráculo qual era o propósito dos Halos. Tartarus ordenou que seus brutes matassem Thel, e Johnson então chega à sala e aponta para a cabeça de Tartarus, ameaçando-o e ordenando que mandasse os brutes recuarem. Tartarus então arremessa o oráculo contra Johnson e consegue forçar Miranda à ativar o Halo.
Arbiter e Johnson começaram a trabalhar em equipe para derrotar Tartarus, junto com a ajuda de vários elites. Johnson baixou os escudos do Brute e Thel foi capaz de matá-lo. Miranda então conseguiu remover o Index e impedir a ativação do Halo. No entanto, um sistema contra falhas foi ativado após o halo ser impedido, e toda a rede de Halos estava pronta para ser ativada a partir da Arca. O Arbiter, junto com Miranda e Johnson, deixaram o Halo e foram em direção à Terra.
Batalha de Voi
Após a derrota de Tartarus e com o impedimento do disparo dos Halos, Thel mudou seu nome de ‘Vadamee para apenas ‘Vadam, retirando o sufixo “ee” que era dado aos sangheili que se juntavam ao exército Covenant e oficializando sua renúncia do Covenant.
Ao chegar na Terra, ele e Johnson descobriram que Master Chief havia caído nas selvas da África. No local da queda, Chief, sem estar ciente da trégua com os sangheili, pegou a pistola de Johnson e rapidamente apontou-a para o queixo do Arbiter. Johnson fez com que Chief abaixasse a arma e o convenceu de que ele não era mais um inimigo.
Thel, Chief, Johnson e os soldados avançaram pela floresta dominada de Brutes, se separando em dois grupos para chegar ao local de evacuação. Arbiter e Chief chegaram logo depois de Johnson, bem a tempo de testemunhar os dois pelicanos sendo abatidos por banshees e caindo mais adentro na floresta. Ambos então avançaram em direção ao local da queda para resgatar Johnson e foram evacuados para uma antiga base da UNSC chamada Crow’s Nest. Mais tarde, a mesma base foi atacada pelas forças do profeta. Thel ajudou a defendê-la e foi evacuado junto com outros soldados da UNSC.
Após sair da base, antes da detonação da bomba que havia sido plantada nela, Thel reencontrou Chief e ambos lutaram contra vários covenant até chegarem à um canhão anti aéreo que protegia a nave Forerunner de Truth, localizada logo acima do artefato. Após o canhão ser destruído, as naves de Lord Terrence Hood logo dispararam contra a nave de Truth, mas não causaram nenhum dano. Um enorme portal foi então ativado acima do artefato, Truth e sua frota logo fugiram através do portal.
Antes que Lord Hood fosse capaz de consolidar e controlar a confusa e espalhada frota que estava sob seu controle, uma nave Covenant infestada pelo Flood entrou na atmosfera através do slipspace e colidiu a cidade, começando a infestar a área em torno de Voi.
Thel e Chief lutaram contra os Floods que infestavam a área com a ajuda de alguns soldados e elites enviados do crusador do Shipmaster Rtas ‘Vadum. O plano deles era sobrecarregar os mecanismos da nave para destruir a cidade e impedir que o Flood se espalhasse mais. Vadam então descobriu sobre a infestação Flood em High Charity através de um dos elites. Ao chegar no crusador infestado, Chief avançou adentro sozinho enquanto Thel e seus elites limpavam o Flood próximo a entrada. Lá, Chief descobriu uma mensagem de Cortana, que foi ouvida por todos no Phantom, evacuando todos da nave. Mais tarde, Rtas ‘Vadum usou o glassing para destruiu as partes infestadas da África.
Instalação 00
Quando as forças da UNSC e os elites se reagruparam e decidiram ir através do portal, de acordo com Cortana, havia uma solução para o Flood do outro lado sem que fosse necessário disparar os Halos. Lord Hood e os elites separatistas então levaram todas as suas forças através do portal, chegando na Arca, a Instalação 00. Logo na chegada, Thel ajudou Chief e outras forças da UNSC a chegarem no Cartógrafo. Ao chegar lá, eles descobriram o local onde Truth estava através de um terminal que mostrava a localização da sala de controle da Arca.
As forças da UNSC e dos separatistas avançaram então em direção à sala de controle, onde havia um escudo protegendo-a. 343 Guilty Spark instruiu que se algumas torres que geravam o escudo fossem derrubadas, uma parte da barreira iria cair. Arbiter e os outros elites tomaram o trabalho de derrubar a segunda torre enquanto Chief cuidava da primeira e Johnson da terceira. Chief foi capaz de derrubar a primeira torre e o Arbiter segundos depois desativou a segunda. Logo após a desativação das duas primeiras torres, Thel e Chief descobriram que Johnson havia sido capturado. Thel se juntou a Chief e a terceira torre foi desativada.
Rtas ‘Vadum então preparava para disparar logo acima da Cidadela, onde Truth estava prestes a ativar os Halos. De repente, a High Charity saiu de um portal slipspace, atingiu a nave de Rtas e caiu na Arca, espalhando Flood pelo local. Thel e Chief teriam que matar Truth com as próprias mãos.
Morte de Truth
Após uma batalha em frente a Cidadela, Thel reencontrou Chief e ambos avançaram para a estrutura. Eles se depararam com vários Flood e antes que atirassem, o Gravemind conversou com eles através de uma das formas Flood e convenceu que iria ajudá-los a impedir o disparo da rede de Halos.
Após lutarem contra vários Covenant que protegiam o profeta, eles finalmente chegaram à Truth, que estava parcialmente infectado pelo Flood. Vadam ordenou que o Gravemind não infectasse Truth por completo, para que o Arbiter pudesse ter sua devida vingança. Thel então segurou Truth pelo pescoço, forçando-o a testemunhar Chief desativando os Halos. O Arbiter atravessou sua espada de energia através do peito do Prophet e finalmente teve sua vingança.
Instalação 04B
Após a desativação dos Halos, o Flood, percebendo que não corria mais perigo, traiu o Arbiter e Chief. Ambos então lutaram para alcançar a saída da Arca e, ao chegarem próximo a saída, presenciaram a construção de um novo Halo, um substituto para a instalação 04 que Chief havia destruído: a instalação 04B. O Arbiter, Johnson e Rtas evacuaram todas as forças da Arca enquanto Chief foi em direção à High Charity. Thel foi para High Charity ajudar Chief, que já havia conseguido resgatar Cortana e então destruiu os reatores da High Charity, fazendo-a lentamente explodir. Eles então fugiram em um pelicano que já estava na High Charity e foram em direção à instalação 04B.
Após colidirem na instalação, não muito distante da sala de controle, eles avançaram a pé até se depararem com dezenas de Floods e descobrirem que o Gravemind planejava se reconstruir naquele Halo. Os dois lutaram até a entrada da sala de controle, com a ajuda de Johnson e de 343 Guilty Spark até eliminarem o Flood na área. Eles adentraram a estrutura, e Johnson estava prestes a ativar o Halo até que 343 Guilty Spark ficou furioso com o fato de que sua instalação seria destruída novamente disparando um laser contra Johnson e depois contra o Arbiter, jogando ele para fora da sala e trancando a porta. Master Chief foi capaz de matar Guilty Spark e a porta se abre, permitindo que Thel presenciasse a morte de Johnson e a ativação do Halo.
Os dois correram da sala de controle após a ativação ser iniciada. Cortana teve o plano de fugir pela fragata que Johnson usou para chegar à instalação, a UNSC Forward Unto Dawn. Thel e Chief lutaram através de formas Flood e sentinelas até chegarem no Warthog que Johnson usou para chegar à sala de controle, ambos subiram no Warthog e dirigiram em direção à fragata enquanto a instalação entrava em colapso. Eles conseguiram chegar à Forward Unto Dawn no momento em que ela começava a decolar. Ao entrarem na baía de carga da nave, ela inclinou e um Scorpion começou a deslizar em direção a Thel, que correu em direção à um canto na parede pelo qual o Scorpion não conseguiria passar. Thel e Chief trocaram acenos antes que o Arbiter fosse para a ponte de controle, e essa foi a última vez que os dois se viram. Thel foi à ponte e tomou controle da nave.
Retorno para a Terra
O portal pelo qual a fragata atravessava se fechou com o disparo do Halo, como Thel estava na ponte de comando, ele foi capaz de atravessar o portal, Chief e Cortana no entanto ficaram para trás. A parte onde Thel estava caiu no mar, onde foi resgatado.
Thel ‘Vadam estava presente no memorial para todos os soldados perdidos na guerra. Após ser agradecido por Lord Hood por lutar ao lado de Chief até o fim, acreditando que o Spartan estava morto, Thel apenas respondeu com a frase “Se fosse tão fácil”, afirmando que Chief não morreria tão facilmente. O Arbiter então partiu para a nave Shadow of Intent, onde agora era shipmaster.
Sangheilios
Após o fim da guerra, Thel voltou para Sangheilios junto com Rtas ‘Vadum e os outros elites que lutaram durante a guerra e continuou com sua campanha para promover a paz com a humanidade. No entanto, essa luta pela paz não foi completamente aceita. Surgiu-se uma oposição contra essa aliança, os Servos da Verdade Duradoura. Logo, um jiralhanae que ganhava poder no estado de Ontom, chamado Avu Med ‘Telcam, líder dos Servos, decidiu que já era hora de atacar ‘Vadam e tirá-lo de seu manto de Arbiter. Enquanto as forças de ‘Telcam se situavam em torno da cidadela do Arbiter, eles foram forçados a um empate devido ao fato que poucas Casas se juntaram à causa dos Servos. No entanto, quando Thel permitiu que Kilo-Five, um grupo de operações especiais da ONI, pousasse em Sangheilios para procurar por Evan Philips no Templo da Verdade Duradoura, muitos viram esse ato com um sacrilégio e se juntaram a resistência de ‘Telcam.
As forças do Arbiter rapidamente começaram a perder terreno para os Servos, até um ponto em que eles estavam cercados na cidadela de ‘Vadam e em menor número. De repente, uma enorme nave humana entrou em posição em torno de Sangheilios, a UNSC Infinity. Lord Terrence Hood pessoalmente ofereceu ajuda para Thel na defesa de sua cidadela. ‘Vadam desejava recusar tal caridade, mas aceitou sabendo que sem a ajuda iria ser derrotado. A UNSC Infinity procedeu para destruir uma das naves de ‘Telcam, a Defender of Faith e depois limpou a órbita com seus Canhões de Aceleração Magnética.
‘Telcam escapou para Nova Lanelli graças à um resgate de Kilo-Five, e 3 de suas 4 fragatas escaparam dos cruzadores do Arbiter. A nave da ONI, UNSC Port Stanley, que estava disfarçada de uma nave Kig-Yar, destruiu secretamente alguns dos cruzadores do Arbiter para equalizar a batalha.
Batalha de Ealen IV
“O Árbitro, talvez mais que qualquer figura, é um símbolo para o que a galáxia pode chegar a ser um dia.”
-Lord Terrence Hood
Devido ao aumento de ataques dos jiralhanae contra os sangheili, Thel ‘Vadam aceitou a proposta de Lord Hood para realizar uma conferência de paz em Ealen IV com um chefe jiralhanae chamado Lydus, para conseguir ganhar acesso à recursos jiralhanae. Ao encontrar Lord Hood, Thomas Lasky, Sarah Palmer e mais dois esquadrões de Spartans na superfície do planeta, os três lados começam a conferência.
A conferência logo é emboscada pelos Covenant Remnant que tentavam parar com as negociações do tratado de paz. Lydus começa a pensar que foi enganado pelo Arbiter, mas Thel rapidamente prova o contrário mantando um Jackal Sniper que estava prestes a atirar em Lydus. Quanto mais Covenant Remnant invadem, os delegados da conferência começam a fazer seu caminho para um abrigo, até que o mesmo foi destruído por banshees. Sarah Palmer se usa de escudo humano para proteger Thel. Com toda comunicação bloqueada, os três delegados, Sarah Palmer, Lasky, e os dois esquadrões Spartan movem-se para um depósito de peças e se trancam dentro dele.
Com as três facções trancadas em uma refinaria de plasma, Thel organiza um plano com Lord Hood e Lasky sobre como eles poderiam restaurar as comunicações e onde eles poderiam achar um abrigo melhor. ‘Vadam tenta incluir Lydus no plano, mas é apenas acusado de trabalhar com os Covenant Remnant., uma acusação que é logo repelida. Lasky finalmente acha um abrigo e se separa do grupo com a Spartan Naiya Ray para achar uma maneira de restaurar as comunicações.
Enquanto Thel, Palmer, Hood e os Spartans avançavam, Palmer perguntou se os Remnant sabiam sobre o caminho subterrâneo para o abrigo. Thel responde que seria muito possível, e ela então envia os esquadrões Spartan para limpar o caminho. Thel e Lydus insistem em lutar, já que os dois diziam ser guerreiros em primeiro lugar e diplomatas em segundo. Palmer os convence em deixar o trabalho para os Spartan já que, naquele momento, os dois líderes eram apenas embaixadores pacíficos.
No caminho, o grupo é atacado por uma nave dos Remnants. Ela e suas tropas são rapidamente destruídas graças às ações rápidas de Palmer, enquanto Hood inspeciona os corpos atrás de informações. Lydus questiona Thel sobre como ele poderia confiar nos sangheili se ele não consegue nem ao menos realizar uma reunião decente.
Dentro do abrigo, Lydus ainda demonstra desconfiança em Thel e Hood. Durante essa conversa, o líder de um dos esquadrões Spartan, Vladimir Scruggs, flanqueia Hood e segura uma arma apontando para sua cabeça. Enquanto Palmer demanda que Scruggs explique o que ele estava fazendo, Lydus ameaça o Spartan traidor. Thel, fazendo que o chefe brute se acalmasse, pergunta à Scruggs o que ele queria. Scruggs afirma ser uma lista longa e que envolve muita política, apontando para o fato de como é estranho o Arbiter não ter sido capaz de unificar os sangheili em cinco anos.
Durante a conversa, Palmer aproveita a distração e atira na perna de Lord Hood, fazendo-o cair, abrindo espaço para Palmer atirar em Scruggs. Após Hood ser enfaixado, Thel o ajuda a descer da escada e chegar à uma pequena nave Covenant. Palmer e os delegados fogem através da nave enquanto os Spartans restantes ficam para trás para proteger a fuga. Thel, Hood e Lydus não chegam à um acordo.
Personalidade
Thel é muito experiente em combate, como pode ser visto através de seu extenso conhecimento de armas e veículos, tanto humanos como covenant. Ele expressava um interesse pela tecnologia humana mesmo antes da aliança.
Como todos os sangheili, Thel tende a fazer as coisas de uma maneira honorável, no entanto, Thel é um pouco mais flexível quanto a questão de honra. Ele também demonstra menos ódio pelos jiralhanae do que os outros elites. Constantemente ele tenta negociar e conversar com seus inimigos: um exemplo disso é quando ele não ataca Sesa imediatamente na mina de gás, e começa a dialogar com ele; ou quando ele tenta convencer Tartarus, na sala de controle da instalação 05, de que Halo é uma arma. Ele apenas ataca seus inimigos quando é forçado a fazer.
Thel sempre mostrou respeito tanto para seus companheiros sangheili quanto para seus inimigos. Após Johnson ajudá-lo a lutar contra Tartarus, ele passou a demonstrar respeito pelo sargento e tristeza pela sua morte. Ele também demonstrava respeito por John-117, reconhecendo o fato de que ele era um grande inimigo e também um ótimo aliado.
Fontes
Halo: Combat Evolved
Halo 2
Halo 3
Terminais do Halo 2 Anniversary
Halo Waypoint
Halo Encyclopedia
Halo: The Cole Protocol
Halo: Escalation
Halo: Evolutions – Contos essenciais do universo de Halo