O Super-transportador classe-CSO, conhecido apenas como Cruzador CSO, é a maior e mais poderosa nave já usada pelo Império Covenant.
Seu design é semelhante ao Cruzador CAS, apesar de ser várias vezes maior e bem equipado. Sua construção é extremamente cara e consome muitos recursos. Sendo assim, poucos foram os exemplares construídos.
Sua primeira aparição foi durante a Queda de Reach, onde dezenas destas naves atacaram o planeta. A que mais se destacou foi a Long Night of Solace, que estava camuflada dentro da atmosfera de Reach e enviava tropas até o solo. Essa nave foi destruída com o sacrifício de Jorge-052, o Noble 5. Mas, após sua destruição, dezenas de outras naves atravessaram o slipspace e atacaram o planeta. Não há relatos posteriores à Queda de Reach que indiquem que esse cruzador estivesse em uso, há não ser por um ou outro avistamento em High Charity.
Armamento:
O cruzador CSO não foi desenvolvido apenas para o deslocamento de grande quantidade de tropas. Ele foi construído para ser uma incrível plataforma de armamentos capaz de se defender sozinho de frotas inimigas. Ele dispõem de pelo menos 7 projetores de energia, diferente das outras naves que possuem apenas 1 ou no máximo 2. Ele também equipado com várias torretas de plasma que, sozinhas, já são o suficiente para derrubar uma fragata da UNSC.
Existem centenas ( talvez milhares ) de torretas de pulso laser espalhadas pelo casco da nave, estas que são usadas para derrubar qualquer nave pequena que se aproxime demais. O CSO também é capaz de disparar torpedos de plasma.
Exemplares conhecidos:
Long Night of Solace: Foi o primeiro exemplar visto em batalha, no ano de 2552. Essa nave foi a primeira a chegar ao planeta Reach, onde camuflou-se dentro de sua atmosfera e começou a liberar tropas no solo. Após tropas da UNSC, lideradas pelo Noble Team, terem realizado um ataque maciço contra um pináculo Covenant, a Long Night of Solace finalmente se revelou, destruindo a fragata UNSC Grafton.
Por ser uma ameaça nunca antes vista, o Noble Team arquitetou um plano para destruí-la: eles tomariam o controle de uma corveta Covenant, se aproximariam da Long Night of Solace e detonariam uma bomba slipspace para destruí-la
O plano funcionou, mas resultou na perda da fragata UNSC Savannah e do Spartan Jorge-052, que se sacrificou para ativar a bomba, após ela ter sofrido danos no sistema de contagem regressiva. Ela fazia parte da frota Combined Fleet of Righteous Purpouse.
Sublime Transcendence: Foi uma das naves que invadiu Reach após a destruição da Long Night of Solace. Algum tempo mais tarde, essa nave estava em Joyous Exultation sob o controle de Sangheilis durante a Grande Cisma. Eles tentavam decidir o que iriam fazer com os Jiralhanae, o Flood e com a humanidade, mas um Grunt chamado Kwassass armou acidentalmente uma bomba NOVA dentro da nave. Ele até tentou interromper a detonação quando percebeu seu erro, mas já era tarde demais, a bomba explodiu destruindo a Sublime Transcendence. Fazia parte da frota Fleet of Valiant Prudence.
Fontes:
1. Halo Nation.
2. Jogo Halo Nation.