Vadam é um Estado de um clã Sangheili jovem e poderoso que leva o mesmo nome, ficando na região de Iruiru no continente chamado Yermo. Foi nomeado e fundado por Ther’ Vadam, o ancestral da Câmara dos Vadam.
Vadam foi fundada durante a primeira idade exploratória Sangheili, onde navegaram e encontraram a terra que viria a ser o Estado. Apesar dos oceanos com enormes marés, o Estado ganhou riqueza rapidamente pois estava próximo à um porto, que trouxe lucros e riqueza, desenvolvendo bem o Estado, fazendo-o possuir edifícios esticados por todo o vale, sob o sustento dos campos na Montanha Kollar onde os servos trabalhavam. Os servos eram fortemente motivados e eficientes, já que tinham grandes ambições de ganhar distinção e receber uma posição dentro da fortaleza.
Ao perder uma guerra com um dos rivais de Vadam, Ther’ Vadam foi aprisionado junto com seus soldados pela ordem do novo Kaidon. Foram ridicularizados e alimentados com restos afim de prolongar suas vidas miseráveis. Muitos dos seus se mataram com o objetivo de manter o que restava de sua honra, porém Ther se recusou cometer suicídio. Depois de muitas semanas, por causa da fome, ele se tornou tão magro a ponto de ser capaz de passar pelas grades de sua janela. Mesmo em seu estado tão fraco fraco ele conseguiu escalar os penhascos abaixo, entrou no vale e nadou no rio que cercava a fortaleza.
Depois de caminhar no vale por muitos dias comendo vermes e qualquer coisa que ele pudesse encontrar no caminho, se deparou com o vasto deserto que fica no interior da terra Sangheili. Lá começou a reconstruir sua força e resistência nos anos por vir, criando alianças com ladrões e andarilhos que mesmo tendo status inferiores de Vadam, estavam dispostos a lutar sob sua liderança, sem se importar com as chances .
Com seu com seu exército, escalou as paredes da torre e matou todos os seus usurpadores, atirou seus corpos no rio e criando uma lenda de que o rio tingiu-se da cor do sangue dos Sangheilis mortos por uma semana.
Após a reintegração como Kaidon, ele executou os covardes que permaneceram vivos nas celas em vez de cometer suicídio para manter sua honra, e de lá reconstruiu sua família. Sua vida foi adicionada à “Saga Vadam”, um mural na Sala de Pedra, com a história esculpida de cada um que fez história no clã .
Durante a Guerra San’Shyuum-Sangheili , o estado de Vadam foi uma de muitas cidades Sangheili atacadas pelo reformista San’Shyuum. No entanto, a cidade estava muito bem defendida para não ser destruída.
O Kaidon de Vadam durante a Guerra Humano-Covenant e nos anos posteriores é Thel ‘Vadam, mais tarde conhecido como o último Arbiter do Covenant.
Anos mais tarde, ao Shipmaster Thel ‘Vadamee (que utilizava o sufixo ‘ee ao final do nome) foi dado o título de Kaidon. No dia em que Thel ‘Vadamee assumiu o posto de Kaidon, em 2535 ,o Elder Koida ‘Vadam de um clã mais velho enviou 3 assassinos para matá-lo,uma prática comum entre os Sangheilis daquele que duvidam das habilidades do novo Kaidon,porém se o ataque falhar,aquele que ordenou os assassinos deverá ser morto, e assim aconteceu.Thel matou 2 assassinos e feriu seriamente um terceiro, deixando-o vivo “para contar a história”. E logo em seguida reuniu os anciões de seu clã, corajosamente anunciando que o atentado contra sua vida tinha falhado.
Não demorou muito para ele descobrir quem ordenou o ataque, no caso o Elder Koida, que foi executado e teve a sua linhagem exilada da família por sua insolência.Thel acabaria por ser promovido a Comandante Supremo da Frota de Justiça Particular, uma das maiores frotas dos Covenant. No entanto, sua incapacidade de proteger Instalação 04 resultou em sua demissão pelo Alto Conselho Covenant. Porém, ao invés de o executarem, os Hierarcas do Covenant deram-lhe o título de Arbiter. Na sequência do Grande Cisma, Thel aliou-se com o a U.N.S.C e ajudou a acabar com o Covenant.
No fim da Guerra Human-Covenant, Vadam tornou-se talvez o estado mais proeminente em Sanghelios como a casa do Arbiter, que agora é um importante mediador entre a humanidade e o Sangheili, e líder do grupo pacificador conhecido como as espadas de Sanghelios . No entanto, muitos acreditavam que Thel era um traidor por ajudar os Humanos ou por não acreditar nos ”deuses”, e esta discordância levou a uma guerra civil em toda Sanghelios, iniciada pelos Servants Of Abiding Truth, uma força militar religiosa que se opunha aos planos do Arbiter.
Em março de 2553 , Avu Med ‘Telcam, líder dos Servants, ordenou um ataque surpresa na Fortaleza de Vadam junto com nove naves dos clãs Nuan e Rtova. Como os reforços do árbitro não chegaram a tempo, o estado quase foi destruído, porém com a ajuda da U.N.S.C Infinity, Vadam foi então salvo. No entanto, a notícia se espalhou de que ele permitiu que os seres humanos pousassem em Sanghelios e isso causou discórdia entre os Sangheili.
Lak era tio de Thel Vadam. Ele também era o mais velho da linhagem Vadam e velho demais para a raça Sangheili. Ele que ensinou Thel a lutar e ter habilidades de raciocinio em uma idade bastante precoce. Foi seu conselheiro, quando se tornou comandante supremo e o encorajou a ser e otimista em campo de batalha. Lak também já foi militar.
Koida era um membro da família Vadam. Ele era bem velho e nunca participou do serviço militar. Ele foi o responsável pelo envio de assassinos que tentaram matar Thel quando este foi eleito Kaidon, mas como o golpe falhou. Thel decapitou Koida e ordenou a sua linhagem fugir do clã ou todos iriam ser assassinados.