“Nós não permitimos blasfemos vivos. Os deuses exigem um retorno à piedade. A verdade habita.”
-Mensagem deixada pelos Servos,após o ataque à Fortaleza de Relon.
Os Servants of Abiding Truth (na língua antiga Sangheili: ‘Neru Pe ‘Odosima’) são uma força militar religiosa que consistia em esconder artefatos Forerunners dos San-Shyuum.
Atualmente a ordem é liderada por Avu Med ‘Telcam que se opõe aos planos do Arbiter.
Os Servants foram formados na sequência da criação do Covenant em 852 AC, após a guerra Sangheili-San’Shyuum.
A ordem segue as “crenças religiosas pré-Covenant” e continuam atuando mesmo após o Grande Cisma e a queda do Covenant. Os Servants se tornaram um dos mais proeminentes grupos dissidentes entre os Sangheili. Possuem uma sede dentro de uma estrutura Forerunner no estado de Ontom em Sangheilios e a usam como esconderijo de armas e base de operações para planejar rebeliões contra Thel’Vadam e suas forças.
Eles acreditam que os profetas do Covenant tinham sido falsos, porém eles sentiram que os Forerunners ainda eram deuses e exigiram reverência e respeito. Consequentemente, eles acreditavam que Thel ‘Vadam e aqueles leais a ele estavam a cometer blasfêmia.
Após o colapso do império Covenant, os Servants começaram a estocar armas de fogo e roubar veículos antigos. Sendo um grupo insurgente, não são devidamente equipados, fazem uso de qualquer materiais que podem encontrar. Os Servants são conhecidos por utilizar o rifle de plasma Tipo-25 e a pistola de plasma Tipo-25 como suas principais armas. Em 2553, a maioria das armas do Abiding Truth foram fornecidos pela ONI.
A facção também fez uso de vários modelos mais antigos do Covenant como parte de suas frotas navais. Muitos outros veículos também têm sido utilizados como parte de sua força de assalto. ‘Telcam era conhecido por usar vários veículos ao viajar através Sanghelios e Nova Llanelli, incluindo um serviço de transporte Kig-Yar. A frota do grupo é composto por pelo menos cinco fragatas e um destroyer. O grupo em si é composto por apoiadores religiosos fanáticos e crentes verdadeiros, ganhando vários reconhecimentos de diversos clãs, mesmo os que não compartilham de sua visão religiosa.
A ordem considera qualquer adulteração com a tecnologia Forerunner um pecado grave. Desde que a forças armadas do Arbiter usaram as armas e as tecnologia modificadas Forerunner, os Servants os consideraram um herege. Porém, quando Jul’Mdama usou a tecnologia para atingir seus objetivos, eles não se sentiram incomodados.
Em janeiro de 2552, a UNSC e a ONI fizeram uma filiação com os Servants. Com a ajuda de Evan Phillips, um consultor, fizeram contatos com Avu Med ‘Telcam, o bispo e representante dos Servants. Philips teve a permissão para entrar no templo para registrar informações Forerunners. A ONI tentou entrar em um acordo, que seria armá-los com armas Sangheili, em troca de deixarem a humanidade em paz. Só que a ordem ficou muito poderosa e agora a ONI quer desestabilizar Sangheilios.
Porém, novamente em janeiro de 2553, a UNSC e ONI organizaram uma reunião entre ‘Telcam e a Capitã Serin Osman junto ao professor Evan Phillips no envidraçado planeta chamado Nova Llanelli. O objetivo da reunião era negociar termos de cooperação entre a ONI e os Servants of Abiding Truth. ‘Telcam concordou em aceitar assistência da ONI na condição de que deixassem de “blasfemar” a divindade dos Forerunners e que a humanidade permaneceria não envolvida com os assuntos Sangheili. Osman concordou e ‘Telcam se reuniu com agentes da ONI novamente em Nova Llanelli, onde recebeu um carregamento de armamento Humano e Sangheili para apoiar suas forças.
Algum tempo depois, ‘Telcam mais uma vez se reuniu com membros do Kilo-Five em Nova Llanelli, desta vez recebendo Dr. Evan Phillips com as notas sobre o templo Forerunner em Ontom, com o significado religioso que registrou.Em troca,
‘Telcam forneceu informações sobre o status de sua guerra civil, o desaparecimento de Jul’ Mdama e Pious Inquisitor.
Em março do mesmo ano,os Jiralhanae insurgentes detonaram uma bomba em Ontom, que danificou o templo dos Servants, o que resultou na morte de dezenas de Sangheili.
‘Telcam foi rapidamente sufocado pela milícia cidade,e isso o levou à decisão para um ataque imediato sobre Vadam.
Junto com nove naves e forças dos clãs Nuan e Rtova, fez um ataque surpresa em Vadam. Os reforços de Thel não puderam chegar a tempo, então Lord Hood ofereceu ajuda para ajudar a afastar os atacantes.
Thel hesitante aceitou, mesmo que isso o constrangesse. A UNSC Infinity também chegou sobre Sanghelios, e destruiu o rebelde destroyer ‘Defender of Faith’. Thel saiu vitorioso porém, a notícia se espalhou de que ele permitiu que os seres humanos pousarem em Sanghelios, e isso causou muitos clãs a aliaram-se com os Servants.
‘Telcam e suas naves e tropas restantes fugiram para Nova Llanelli, para se reagruparem. A organização foi reformada e fundiu-se com os vários outros grupos dissidentes Sangheili para formar a Aliança Remanescente, ou os ‘Storms’.
Devido a uma falta de naves, ‘Telcam propôs com os Kig-Yar encontrarem a nave Pious Inquisitor. A Shipmistress conhecida como Chol Von logo tomou sua oferta, embora ela secretamente planejava roubar a nave para si e usá-la como um meio de defender os Kig-Yar contra ameaças externas.
Construída pelos Forerunners a mais de 100.000 anos atrás, a estrutura é uma de muitas criações Forerunner sobre Sanghelios, e os habitantes do planeta que vinham a reverenciando como sagrada, eventualmente construíram a cidade de Ontom em torno da estrutura. A ordem religiosa fez do complexo sua principal base de operações e armazenamento de grandes quantidades de armas e equipamentos.
Em março 2553, os jardins do templo tornaram-se o local de uma batalha dos servos Jiralhanae, que se rebelaram contra seus mestres Sangheili.
A estrutura está localizada em uma ilha no meio da cidade urbana de Ontom,e está rodeada por um grande pátio murado.Apesar de não ser particularmente grande na parte externa.A estrutura contém uma rede de túneis labirínticos correndo por muitos quilômetros debaixo da ilha.Algumas dessas passagens foram fechadas pelos sangheili,que também adicionaram alguns recursos para a construção original,tais como luzes adicionais.No entanto,ainda mais para baixo nos túneis,as passagens são acesas via sistemas de iluminação Forerunner originais.Os interiores do complexo são completamente limpos, apesar de mais de 100.000 anos de abandono.
Em grande parte construída de pedra,as paredes dentro do templo são perfeitamente lisas e as costuras na pedra são pouco visíveis.A pedra apresenta uma curiosa qualidade maleável; as paredes são capazes de reconfigurar-se em certa medida. campos de energia invisíveis cobrem algumas das paredes,que faz com que as paredes de pedra sólida ficam estranhamente ‘fofas’
Muitas dos paredes estão cobertas de esculpidos símbolos Forerunner em arranjos iguais as cartelas egípcias.
Os símbolos têm referências às instalações de Halo e suas possíveis localizações. Um dos símbolos era semelhante a um glifo encontrada em Onyx, na esfera Dyson em Shield World 006, traduzido aproximadamente como “armazém”, “garagem” ou ” sarcófago “. Apesar de ser aparentemente esculpida em pedra, os símbolos também são capazes de mudar e assumindo formas diferentes. Esta característica pode ser facilitada através do uso de Hard Light, uma tecnologia utilizada pelos precursores para criar superfícies realistas imitando várias formas de matéria corpórea.
A entrada do complexo contém um campo que silencia todo o som que vem do exterior, semelhante à tecnologia de amortecimento auditivo. Também está presente no interior do templo, onde as passagens não ecoam. O ar no interior do templo foi descrito como sendo anormalmente espesso e abafado. Isto provoca uma enervante sensação de zumbindo para as pessoas dentro da estrutura. E como algumas outras instalações Forerunner, a estrutura interfere em equipamentos de comunicação humana.
Uma câmara de profundidade dentro da estrutura abriga um portal de translocação que liga a uma outra estrutura em Acroli, um pequeno clã de Sanghelios que está cerca de 80 km de distância de Ontom. Pelos tempos modernos, a estrutura tem caído em desuso, embora o portal permaneça funcional. O sistema de ativação para este portal, que fica em um painel da parede, possui um símbolo que lembra muito um Arum Sangheili,que é um brinquedo composto por várias esferas concêntricas, que devem ser alinhadas para liberar um pequeno objeto dentro, que geralmente é uma Jóia. Este símbolo pode ter servido como a inspiração para criar o brinquedo.
Halopedia