Axl é um contrabandista Yonhet responsável por negociar com os Covenant Remanescente.
Em algum momento entre 2552 e 2556, Axl estava envolvido no contrabando de armas biológicas a partir de fragmentos da destruída instalação 04 e as vendia para os Covenant Remnant . Em fevereiro de 2556, Axl desembarcou em Sedra, colônia humana exterior, lá reunindo-se com um Sangheili Zealot para a entrega de uma arma biológica, logo sendo identificado por câmeras de vigilância de Sedra Environmental Security. Com Jamerson Locke e sua equipe no local do negócio, também foi descoberta por um Gabinete da unidade de Inteligência Naval (ONI). Com a transação concluída, o Zealot parte do local e o agente da ONI Gregory Ramos efetua à prisão de Axl, que é levado sob custódia, onde após o Zealot realizar um ataque terrorista na cidade de Sedra, Axl foi levado para interrogatório pela sargento Samantha Wisner da Sedran Colonial Guard.
Com a ajuda de um software de tradução, Wisner questiona o Yonhet, que insistiu que era um cidadão legal da colônia. A falta de cooperação de Axl leva a Wisner a lhe apontar uma arma brevemente. O interrogatório inicial revela-se infrutífero, com Axl alegando que ele não sabia nada sobre o ataque. O Coronel Randall Aiken depois violentamente interroga Axl. No entanto, o agente da ONI Jameson Locke foi capaz de se comunicar com o Yonhet e convence Axl para revelar quais as informações que ele sabia.
Axl era um seguidor devoto da religião Covenant, mesmo após a Guerra Humano-Covenant e dissolução do Covenat. Durante seu interrogatório inicial nas mãos de Samantha Wisner, ele insistiu que a Great Journey era real e que nada poderia detê-lo. Ao chegar em Sedra, Axl começou a repensar suas relações com o Sangheili, como ele considerava a raça inteira como “irresponsável” e “tola”. Axl era um contrabandista estabelecido que operava no território fronteiriço Covenant, sendo considerado perigoso pelo Unified Earth Government. Ele era capaz de falar Yonhetian e negociar com o covenant.