Huragok

Rodrigo Steegmuller, 20 de janeiro de 2016

Huragok (Latim: Facticius Indoles), conhecidos pelos Humanos como “Engenheiros”, são uma raça de supercomputadores biológicos que foram criados pelos Forerunners. Eles são a única raça conhecida a servirem o Covenant como não combatentes, embora já tenham sido vistos manipulados para servirem como uma espécie de “homem-bomba”. Após o colapso do Covenant, aqueles que não fugiram ou foram raptados pelos San ‘Shyuum,  servem à UNSC.

Descrição

4072744-4032593683-EnginEmbora seja geralmente acreditado que apenas os San ‘Shyuum eram suficientemente altos na hierarquia Covenant para lidar e investigar a tecnologia Forerunner, na verdade eram os Huragoks responsáveis por escavar, manipular e desbloquear diversas das tecnologias encontradas pelos Covenant. Notavelmente dóceis e devotos, raramente se comunicam com as outras raças e são quase que unicamente dedicados ao seu trabalho, tornando-os extremamente eficientes naquilo que fazem.

Huragoks eram a espinha dorsal científica/engenheira do Covenant e sua economia. Eles flutuam através de bexigas que contém uma mistura de gases mais leves que o ar e seus quatro tentáculos são capazes de se dividir em múltiplos cílios finos, com os quais eles são capazes de manipular máquinas em um nível quase que microscópico. Huragoks são capazes de aprender rapidamente a funcionalidade de uma nova tecnologia. Em uma ocasião, um Engenheiro foi observado por John-117 desmontando um motor, montando-o em diversas outras configurações e depois remontando-o a forma original. O notável é que toda ação foi feita em segundos. Quando o Covenant caiu, a perca dos Huragoks fez aos Covenant Remnants um desafio notável, deixando-os com problemas sérios em reparar e substituir e manter atualizada a sua tecnologia.

Huragoks possuem pouco interesse em tomar partido no conflito; eles não parecem distinguir amigos de inimigos e preferem passar seu tempo inspecionando ou reparando tecnologias. No entanto, Huragoks emitirão um som agudo (possivelmente um lamento estridente) sempre que um artefato Forerunner estiver sendo ameaçado, podendo até empurrar ou golpear o indivíduo que esteja perturbando a tecnologia Forerunner. Eles são apáticos a qualquer combate e só tendem a flutuar juntos com outras raças apenas com um único objetivo: consertar e preservar. Em um encontro, um Huragok reparou o escudo de energia danificado de John-117 e depois flutuou para longe. O infeliz Huragok fora mais tarde baleado pelo tenente Haverson a fim de evitar a possível distribuição dos dados tecnológicos da armadura de John ao Covenant. Se baleado em um tiroteio, o Huragok não faz nenhuma tentativa de se defender, mas sim fogem assustados e tentam flutuar a uma distância considerada por ele segura.

A sua concentração no trabalho é descrita por muitos que a testemunham como “um devaneio de transe”. Costumam se comunicar apenas com os San ‘Shyuum, sendo rara as vezes que se comunicam com outras raças. Isso contribuiu mais ainda no poder hegemônico dos Prophets sob as demais raças do Covenant.

As capacidades dos Huragoks não estão limitadas apenas a consertar coisas; eles podem absorver dados de um computador ou até integrar uma IA inteira em seus próprios dados biológicos. Isso foi observado de perto na batalha de New Mombasa quando um Huragok capturado vivo teria absorvido a inteligência artificial da cidade: o Superintendente. Após isso, o Huragok em questão passou a ajudar os Humanos.

Enquanto eles servem a UNSC, é possível que o Arbiter tenha adquirido alguns para a sua causa, que auxiliaria sua facção a manter seus veículos e outras tecnologias disponíveis. Não existem registros de Huragoks servindo aos Covenant Remnant.

Origens

Os Huragoks foram criados pelos Forerunners antes do disparo dos Halos. Foram encontrados vivendo no Shieldworld de Onyx, onde possivelmente residiram por mais de 110.000 anos. É sugerido que o Covenant encontrou os Huragoks quando invadiu a Esfera de Dyson que cobria o Shieldworld quando estavam em busca de tecnologias Forerunners.

Anatomia e Fisiologia

280px-H3ODST-VergilHuragokOs Engenheiros não são uma espécie natural. Criados pelos Forerunners, grande parte de seu corpo é não-biológico, utilizando nanotecnologia altamente avançada. Possuem bexigas de gás em suas costas, utilizando-as para locomoção e respiração. Caso uma ou mais bexigas desinflem, o Huragok morrerá asfixiado. É possivel, algumas vezes, vê-los flutuando mesmo depois de mortos.

Possuem uma cabeça muito pequena com 6 olhos escuros, além de 4 tentáculos que se subdividem em minúsculos cílios utilizados para manipular objetos do ambiente. É notável a sua habilidade em aprender, memorizar, moldar e inventar tecnologias novas e completamente funcionais. Podem viver em ambientes ricos em oxigênio ou metano, porém não sobrevivem ao vácuo por muito tempo.

Huragoks normalmente não são uma ameaça tática e quase nunca são vistos em situação de combate. A maioria dos soldados da UNSC tomam sempre cuidado para não ferir um Huragok sem motivo, dada a sua natureza pacífica. Ao contrário das outras raças do Covenant, eles não consideram os Humanos como inimigos, tendo ajudado alguns em diversas situações diferentes.

Os Huragoks reúnem materiais disponíveis no ambiente para a criação de novos Huragoks. A nova prole é preenchida com uma mistura precisa de gases mais leves que o ar. Até 3 Huragoks podem participar do processo reprodutivo, transmitindo todas as informações que eles aprenderam a sua “descendência”. Dada a suficiência de matérias-prima para a criaçaõ de uma nova prole, 2 Huragoks podem reproduzi-la em até 45 minutos. Quando um terceiro se junta aos dois primeiros, o tempo pode cair para menos de 30 minutos. É mais vantajoso para a nova prole quando 3 Huragoks participam do processo de reprodução pois a mesma nascerá bem mais inteligente.

huragok_by_tdspiralQuando utilizados em escavações arqueológicas de grande escala, os Huragoks utilizam estações de energia para descansar, auto-reparação, reparação de semelhantes, reprodução e compartilhamento de informações obtidas.

Seu sangue possui a coloração azul-violeta fluorescente ou vermelho-púrpura fluorescente. Os Huragoks são seres bioluminescentes. Em condições de pouca luz, os Engenheiros emitem através da cabeça e dos tentáculos um brilho azulado, que parece pulsar quando o mesmo está calmo e escurecer quando o mesmo está assustado. Seus cílios emitem um brilho rosa-azulado.

Embora o funcionamento macroscópico de sua biologia interna permaneça um mistério, sabe-se que utilizam as bexigas gasosas em suas costas como transporte e, em ultimo recurso, como uma forma de respiração anaeróbica. O processo de respiração anaeróbica parece ser doloroso e utilizado apenas em ultimo recurso. Certa vez foi noticiado que um Huragok forneceu um pouco de seu suprimento de metano a um Unggoy chamado Dadab.

Os Huragoks precisam sempre de um outro para a auto-reparação. Caso viva sozinho, o Huragok começa a definhar, podendo perder até a sanidade, tornando-se mais violentos, protetores e emocionais.

Comunicação

Huragoks comunicam-se com as outras espécies do Covenant utilizando seus tentáculos para formar palavras específicas, semelhante a comunicação gestual Humana. As bexigas de gás também podem inflar-se ou esvaziar-se para demonstrar momentos de grandes emoções, como um suspiro triste ou feliz, demonstrando um outro método mais sutil de comunicação. Eles também se comunicam utilizando sons semelhantes a um apito agudo, principalmente quando ameaçados ou em situação de dor profunda.

Personalidade

Huragoks são um ativo gigantesco para qualquer equipe pelo seu grande fascínio em consertar coisas. Diversas vezes eles são descritos como seres que não se importam com mais nada além disso. Porém é de conhecimento comum que todos são pacíficos e grandes respeitadores de formas de vida. Eles se recusam a matar seres de pouca inteligência ou até mesmo aqueles que não estão a lhes oferecer riscos. Porém os mesmos podem se tornar hostis quando seus companheiros estão em perigo.

Huragoks também são conhecidos por exibir grande compaixão e carinho por seus semelhantes, muitas vezes arriscando a vida de vários para salvar apenas um que poderia estar completamente condenado. São leais a qualquer um que apareça em seu caminho, ajudando-os quando aflitos com algo. Também são leais aos Forerunners e suas construções, lutando para protegê-las a qualquer custo.

Simbologia

Huragoks são conhecidos por demarcar algumas áreas de importância com glifos misteriosos, que podem ser encontrados em superfícies diversas como paredes, tetos ou pisos, muitas vezes em padrões irregulares ou incompreensíveis. Estes consistem geralmente em um forma semelhante a um “Y” envolta por diversos outros símbolos e glifos. Tal simbologia deve estar relacionada a sua descendência Forerunner.

Fonte:

Halo Nation

Jogos da Saga

Livros da Saga



Comentários