Splendid Dust of Ancient Suns (mais comumente conhecido como Splendid Dust ou simplesmente Dust) era um jovem Forerunner que serviu como Primeiro Conselheiro do Conselho Ecumeno Forerunner.
Depois que o Mestre Construtor Faber usou um Halo para punir os San ‘Shyuum por se rebelarem, os Construtores despojam Faber de seu título e uma revolução política ocorreu. Embora apenas em sua primeira forma (primeira mutação), Splendid Dust e outros primeira-forma do Conselho foram nomeados para a travar os abusos cometidos pela parte do Conselho que Faber controlava.
Após sua nomeação, Splendid Dust vai a terra natal de Bornstellar para falar com o pai de Bornstellar sobre a queda de Faber, além de convocar o jovem Bornstellar a depor, que agora hospedava as memórias do Ur-didact, supostamente executado pelo Mestre Construtor em Janjur Qom. Durante o julgamento de Faber, Splendid Dust serviu como primeiro observador do Tribunal para a Suprema Corte do Manto. No entanto, o processo foi interrompido por Mendicant Bias, que havia desertado para o Flood e tentou usar o Halo que a ele tinha sido dado o controle, assumindo o controle da Metarchy e desligando armadura de todos. Quando Bornstellar conseguiu desligar Mendicante Bias, a Forerunner Glory of a Far Dawn conseguiu resgatar Splendid Dust e Bornstellar, fugindo para Instalação 00.