Forthencho, lorde dos Almirantes, era um Oficial Naval Sênior humano que serviu durante a guerra Humano-Forerunner cerca de 109.000 AC.
Como um Oficial Sênior do Império Humano pré-histórico, Forthencho muitas vezes encontrou-se em desacordo com Yprin Yprikushma, que era a Comandante política e moral da Humanidade. Yprin concluiu que a Terra era a terra natal da Humanidade, mas Forthencho, tendo visto muitos mundos com ruínas de uma civilização Humana que datava de antes da idade de trevas tecnológica, acredita que as origens da Humanidade estava em outro lugar. Ele também viu a decisão de Yprin de mover o Primordial para Charum Hakkor como errônea, argumentando que as verdades reveladas pelo Primordial foram desmoralizantes.
Durante o conflito entre a Humanidade e o Flood, e sua guerra simultânea com os Forerunners, Forthencho tentou em vão convencer o governo Humano para usar o Flood como arma contra os Forerunners. Em última instância, o seu pedido foi negado por Yprin, deixando Forthencho amargo ao saber que o Flood poderia ter sido a única esperança para a Humanidade para ganhar a guerra.
Como a Humanidade bateu em retirada para a sua capital Charum Hakkor, Forthencho comandou as forças que protegiam o planeta, ganhando conhecimento íntimo das táticas do Didact e estratégia no processo de luta em constantes batalhas. Apesar da animosidade contra os Forerunners, Forthencho ainda sentia um profundo respeito por seus adversários.
Forthencho se encontrou pessoalmente com o Didact depois que sua nave foi capturada pelas forças Forerunners. Eventualmente, ele e os outros sobreviventes das forças Humanas foram empurrados de volta para a cidadela de Charum Hakkor. Finalmente as defesas planetárias entraram em colapso e Forthencho tinha certeza que tinha perdido a guerra.
Ur-Didact conforta Forthencho, já que ele ainda o via como um grande guerreiro, mostrando respeito pela sua tenacidade e liderança e explicando que a Librarian manteria suas memórias de como ele derrotou o ataque do Flood, no caso de uma prevenção caso o Flood volte para a galáxia. Como tal, Forthencho e outros seres Humanos foram digitalizados pelo Composer, dissolvendo seus corpos físicos e compilando suas mentes, para serem armazenado no DNA das gerações futuras, a fim de recuperar o segredo de como derrotar o Flood no futuro.
Mais de nove mil anos após sua morte, a personalidade de Forthencho foi inserida no DNA de um ser Humano conhecido como Chakas. Suas memórias começaram a emergir, incluindo testemunho da destruição da Charum Hakkor devido ao uso de artefatos Forerunners e recordando a localização do Primordial. Forthencho se recusou a comentar sobre os acontecimentos ao seu redor, usando seu conhecimento para iluminar Chakas, enquanto mostrava decepção e melancolia ao saber que a antiga glória da Humanidade havia sido perdida.
Depois de ser capturado por Mendicant Bias, memórias de Forthencho foram, mais uma vez, retiradas e anexadas a um monitor Forerunner. Mendicant prometeu vingança contra seus antigos criadores, sendo ajudado por seres Humanos antigos. Forthencho expressou seu entusiasmo com a perspectiva, mas o plano falhou quando a frota Forerunner invadiu a instalação 07. A consciência de Forthencho conheceu Chakas durante a criação do monitor 343 Guilty Spark.
A personalidade de Forthencho continuou a existir dentro de 343 Guilty Spark por mais de 100.000 anos até ser severamente danificado pelo Spartan John-117 na Instalação 04-B incompleta.
Forthencho era alto, de pele escura neandertal. Tinha ombros largos, musculoso, com poderosos braços e mãos grandes, com manchas no cabelo, largo, de cabeça chata com uma grande mandíbula quadrada.
Quando mostrado como um holograma após sua personalidade ser extraída de Chakas, ele apareceu vestindo o uniforme tradicional de comandantes da frota Humana de alto escalão de seu tempo, incluindo um capacete arredondado cobrindo tudo, exceto a testa e as orelhas. Além disso, ele tinha um casaco curto usado sobre blindagem com um cinto largo de segurança logo abaixo do peito. O uniforme também inclui calças do uniforme e uma braguilha volumosa, que parecia “mais do que um pouco exagerada” à Chakas.