Jun-A266

Rodrigo R. da Silva, 1 de março de 2016

Warrant Officer Jun-A266 é um Spartan-III, anteriormente ligado ao Special Warfare Group Three do UNSC ARMY. Treinado como parte da Alpha Company, atuou na equipe noble com o indicativo Noble Three até a queda de Reach no verão de 2552. Último sobrevivente do Noble Team, Jun tornou-se um recrutador e treinador para o programa SPARTAN-IV em janeiro de 2553 e continuou a manter um papel de comando a partir de 2558.

Biografia

Início de Carreira

Jun_leftJun nasceu em 2524 em Tyumen, New Harmony. Ele ficou órfão muito jovem. Recrutados como parte da Alpha Company, em 2531, desde cedo se destacou do resto do grupo o suficiente para o Lieutenant Commander Kurt Ambrose e o Senior Chief Petty Officer Franklin Mendez para tomar nota de sua habilidade excepcional. Jun foi considerado valioso demais para ser desperdiçado em missões suicidas e logo foi extraído da Company, juntamente com vários outros candidatos que mostraram se promissores. Antes do fim do resto da Alpha Company na operação: PROMETHEUS, Jun e os outros Spartans extraídos foram designados para outras unidades, e dado o equipamento mais avançado do que a linha principal Spartan-IIIs para torná-los mais eficazes no campo de batalha.

Jun veio para servir no Noble Team com o indicativo “Noble Three”, preenchendo o papel de franco-atirador da equipe. Ele lutou com a equipe em várias batalhas, incluindo a Batalha de Fumirole e a queda de Reach.

Queda de Reach

“Isso não é uma força de ataque, é um exército invasor. Se quisermos sufocar essa coisa, precisamos entrar duro e rápido”.
– Jun descobrindo as forças de ocupacão da covenant.

Em 24 de julho de 2552, o Noble Team foi enviado para investigar um distúrbio no Visegrád Relay. Durante a operação, Jun marcou alvos para a equipe de um UH-144 Falcon, proporcionando intel do inimigo e envio de tropas amigas. Depois que eles foram contatados pelos forças do Covenant, Jun, Emile-A239 (Noble Four), e Kat-B320 (Noble Two) voaram diretamente para o relay para recuperá-lo e deixa-lo operacional, e enviar uma mensagem para o seu superior, Specwar Coronel Urban Holland.

Dois dias depois, a equipe foi mandada para defender a base Sword da ONI, perto do Badb Catha Ice Shelf, que estava sob ataque de forças do Covenant. Enquanto Kat e Spartan-B312 (Noble Six) estavam defendendo o exterior base, Jun e o resto da equipe fizeram o seu caminho para o pátio principal da base. Após a principal ameaça ser neutralizada a equipe foi contactada pela Dra. Catherine Halsey.

Em 12 de agosto, Jun e Noble Six foram designados para a Recon Team Bravo, participando de uma operação de reconhecimento para avaliar os deslocamentos de forças Covenant no Território de Viery em Reach. Eles fizeram o seu caminho através de vários postos avançados Covenant e descobriram um Stealth Pylon Covenant, a qual Jun plantou uma carga explosiva. Em seguida procederam ainda mais em território Covenant ocupado e descobriram uma força terrestre Covenant maciça concentrando-se em uma planície no vale abaixo. Eles informaram Comando e montaram um contra-ataque na manhã seguinte. Depois, o Noble Team se dividiu, executando operações diferentes para defender o planeta. Quando a maioria dos membros da equipe Noble foi enviada para Farkas Lake para iniciar a operação: UPPER CUT, Jun, em um Falcon, extraiu Noble One e Two do YSS-1000 Sabre na instalação de lançamento.

shlem-soldat-bronya-jun-a266Após o cerco de New Alexandria em 23 de agosto, o Noble Team se reagrupa na Olympic Tower, que estava parcialmente destruída. Durante a batalha, Jun encontrou pela primeira vez o sargento Edward Buck das Tropas 11th Shock Troop Battalion. Depois de Holland contactar a equipe para atribuí-los a uma nova missão, o Covenant começou glassing da cidade perigosamente perto da posição do Noble Team. Com os Spartans escapando por pouco, Kat foi morta por um atirador Sangheili. Os sobreviventes tentaram matar o Sangheili, sem sucesso. Em 26 de agosto, o Noble Team surgiu a partir de um bunker de segurança sob as ruínas da Olympic Tower para serem pegos por um Pelican.

Em 29 de agosto, os membros restantes do NOBLE Team foram enviados contra os restos Covenant ocupando a base Sword; eles vieram para demolir a base a fim de impedir que os dados de escavação de Halsey caíssem nas mãos do Covenant. Jun, Emile e Carter permaneceram em um UH-144 Falcon enquanto Noble Six e uma equipe de ODSTs eliminou um par de Type-38 Tyrants antiaéreos. Após os canhões serem desativados, o Noble Team abre caminho para o interior da base. Assim que chegam nas coordenadas designadas, Auntie Dot revelou que á equipe tinha sido dado um novo objetivo. Eles foram ao encontro com o Dra. Halsey mais de um quilômetro de distância e 2.000 pés abaixo do solo.

A equipe logo chegou ao local do acidente de uma nave Forerunner abaixo da plataforma de gelo. Halsey insistiu na importância do local e exigiu o apoio do Noble Team enquanto ela completava a transferência de dados críticos em seu laboratório. Jun e outros Spartans defenderam o laboratório de Halsey de várias ondas de forças do Covenant, que tinham encontrado uma entrada para as ruínas. Eventualmente, Halsey conduziu os Spartans para interior de seu laboratório, onde ela revelou os dados que ela havia transferido: um fragmento da IA Cortana que realizou uma descoberta “especial” encontrada nas ruínas. Ela ordenou o Noble Team para escoltar o pacote para a UNSC Pillar of Autumn, um Halcyon-Class Light Cruiser que estava em doca seca nos estaleiros de reparos/desmontagem em Aszód.

Uma vez que a equipe saiu da caverna abaixo da base Sword, Jun foi ordenado a escoltar a Doutora Catherine Halsey para a base Castle, da ONI. Ele foi ordenado para proteger Halsey e os segredos que ela possuía, impedindo que caissem nas mãos do Covenant. Ele foi embora no momento em que os Spartans-II do Red Team chegaram no dia seguinte.

Os Spartans IV

Primeira Classe

“A maioria deles está bem, Musa. E eles vão melhorar. Mas alguns deles … alguns deles são muito melhores”.
– Jun, enquanto supervisiona o treinamento dos primeiros Spartan-IVs

Através de meios desconhecidos, Jun conseguiu escapar de Reach. Ele logo foi contratado como recrutador para o programa SPARTAN-IV. Em janeiro 2553, ele se reuniu com a ODST Sarah Palmer a bordo do Lockhart medical station e recrutou-a para o novo programa SPARTAN. Em 15 de fevereiro de 2553, Jun viajou para Sundown em um serviço de transporte para oferecer a Edward Buck um lugar na primeira classe de Spartan-IV’s. Para surpresa de Jun, Buck recusou a oferta quando sentiu que ele poderia ter de abandonar a sua equipe e sua namorada, Verônica Dare. Buck se tornou o primeiro prospecto a declinar a oferta de Jun.

JuninthedarkO primeiro teste de Jun e Commander Musa para os novos recrutas era uma pista de obstáculos em que Palmer correu à frente para o objetivo, deixando-a em desvantagem além de deixar companheiros para trás para serem atordoados. Jun e Musa deram a primeira lição para a recruta ambiciosa: nunca procurar glória para si mesmo e ficar em equipe. Mais tarde, Jun e Thomas Lasky deram aos recrutas uma excursão até a UNSC Infinity. Durante o passeio, uma equipe insurrecionista disfarçada como uma equipe de construção embarcou na Infinity e tomou o capitão Andrew Del Rio e a tripulação da ponte de refém na Infinity. A líder do grupo, Ilsa Zane ameaçou despressurizar a nave e matar todos a bordo se alguém tentasse retomar a ponte. Embora eles não fossem oficialmente autorizado a fazê-lo, Jun permitiu que os Spartan-IV’s acessassem a armadura MJOLNIR armazenadas a bordo da nave, a fim de retomar a ponte.

Após os Spartan-IV’s vestirem sua armadura nova, Jun explicou a história de Zane: ela é a única sobrevivente de um segredo: a fase de protótipo do programa SPARTAN-IV. Embora os aumentos físicos fossem superiores aos da linha principal Spartan-IVs, os participantes se demostraram mentalmente instáveis, resultando na sua rejeição para o programa. Detectando vários Spartans fazendo caminho para a ponte da Infinity, Zane despressuriza o S-Deck, enviando vários membros da tripulação para o espaço com Lasky e Jun sendo salvo por Palmer e o Spartan Edward Davis. Eventualmente, os Spartans eliminam os rebeldes e retomando a Infinity.

Administrando o Ramo Spartan

Em 2554, o sucesso da primeira classe de Spartans-IV permitiu Musa financiar novas classes. Considerando a sua incapacidade de recrutar Buck na primeira classe como sendo um fracasso pessoal, Jun procurou-o no bar do Leeward em Karnak, Draco III. Os dois compartilharam baijiu juntos para honrar o novato recém-falecido do esquadrão de Buck. Buck afirmou que sua resposta era a mesma um ano antes, mas Jun informou-o de que o aumento do financiamento no programa permitia que o restante da equipe de Buck pudesse se tornar Spartans ao lado dele. Com suas maiores preocupações aliviadas, Buck decidiu participar do programa. Jun depois contactou e recrutou Michael Crespo, um membro do esquadrão de Buck, no programa.

Jun-A266Como a formação da segunda turma de Spartans tinha começado, Jun mudou-se com eles para uma estação espacial da UNSC em órbita sobre um planeta anão. Logo após o Spartan-IVs receberem seus aumentos, Jun foi informado de que um dos formandos, Hideo Wakahisa, não retornou de seu exercício de treinamento. Jun foi procurá-lo e encontrou Wakahisa mortos nos túneis mais distantes da arena de treinamento na entrada. Enquanto Jun procurou provas na área, ele chamou uma equipe médica para remover o corpo e teve de pesquisar a equipe de administração da estação e as gravações de treinamento para remover a maioria dos formandos sob suspeita. Depois, Jun e Musa confrontaram Buck, Crespo e Kojo Agu em seus aposentos, pois os Spartans ainda eram listados como possíveis suspeitos. Jun revelou que ele tinha encontrado um medalhão pertencente a Crespo, mas o último e seus amigos insistiram que ele não era responsável pelo assassinato. Crespo notou que ele manteve o medalhão em seu armário que nunca havia bloqueado e ele acreditava que alguém havia roubado dele. Musa enviou Jun para procurar as imagens de segurança do vestiário para encontrar quaisquer ligações. Jun foi então cordenado a atribuir os três Spartans para alojamentos temporários e ordenou-lhes para permanecerem nos quartos até novo aviso.

Novas investigações logo provaram que o estagiário Spartan Rudolf Schein foi responsável pelo assassinato. Jun, Musa, e Capitão O’Day foram confrontá-lo, mas Schein estava esperando por eles na sala de lazer da estação e ameaçou explodir a estação inteira, a menos que suas exigências fossem atendidas. Quando Schein tentou detonar os explosivos que ele havia colocado ao redor da estação, Jun o ataca, batendo no gatilho de sua mão. Musa conseguiu desligar gravidade artificial da estação, o que causou interrupções dos explosivos, impedindo assim todos os explosivos na estação de detonarem. Schein ainda conseguiu detonar um explosivo, que matou O’Day e danificou a janela de exibição na sala de recreação. Quando Jun e Schein brigavam, eles se chocaram contra a porta de visualização danificada, quebrando o vidro e puxando-os para o vácuo do espaço. Uma vez que Jun foi sugado para fora da estação, ele chutou o peito de Schein e impulsionou-se de volta para a estação. Embora Schein tenha morrido, Jun foi levado para enfermaria da estação para se recuperar de sua exposição ao espaço.

Jun finalmente se recuperou de seus ferimentos. Quando Crespo desertou para a United Rebel Front , ele acabou sendo detido por Buck e Agu e entregue a Jun, que oficialmente o prendeu. Jun ainda detinha uma posição de comando no ramo Spartan em março de 2558.

Traços e Personalidade

 

Ele é considerado como uma “rocha sólida sob pressão” e mostrou sintomas de stress pós-traumático no passado. Ele é bastante falante durante as missões; as vezes a um grau considerado contra protocolos de disciplina. Em uma avaliação psiquiátrica feita em 15/12/2549, uma anotação o caracteriza como tendo “um distanciamento emocional saudável em relação às conseqüências de suas ações”. Coronel Urban Holland, que mais tarde avaliou os membros do Noble Team, não concordando com esta afirmação, comentou que Jun é tanto racionalista e um Spartan. Ele tem uma tatuagem de um punho agarrando três flechas no lado esquerdo do rosto.

Equipamento

A armadura Mjolnir Mark V de Jun foi configurada para atender o seu papel como um franco-atirador. Ele usava um capacete Scout com uma HU/RS upgrade com uma viseira acastanhada cor de laranja, peito tático Patrol com uma mochila para armazenamento adicional e FJ para joelheiras. Ele usava sua faca de combate e um Spare Sniper Rifle com munição em seus ombros direito e esquerdo, respectivamente. Seu antebraço esquerdo foi equipada com uma unidade tático/UGPS.

Curiosidades

  • Jun foi dublado por Sunil Malhotra.
  • A terra natal de Jun, New Harmony, também foi o local de nascimento de sua companheira de equipe Kat.
  • A voz de Jun pode ser usada em Halo: Reach, no modo Firefight of Reach, com 10.000 créditos.
  • O capacete de Jun está disponível como um prêmio avatar e é obtido após matar 100 inimigos em uma fileira sem morrer em qualquer campanha ou Firefight. Este é o mais fácil prêmio de capacete de avatar para desbloquear, devido à opção de invulnerabilidade em Firefight.
  • O número de Jun é uma referência ao número de sete, como (2 + 6 + 6 = 14/2 = 7).
  • O nome de Jun é semelhante ao da ortografia pinyin para o jǖn, palavra chinesa que significa “militar”.
  • Como Jun não é mencionado em Halo: First Strike, os fãs do longa especularam que ele tivesse sido morto entre os eventos de “The Package” e do novel. Em Halo: Reach Legendary Commentary Developer Edition, Martin O’Donnell e Lee Wilson, brincando, afirmam que “a sequel” conta a história da fuga Jun e Halsey, e de seus filhos, que são “snipers muito inteligentes”. Na Comic Con 2011, Frank O’Connor afirmou, “o destino de Jun não pode nunca ser descoberto.” Três anos mais tarde, ele foi revelado ter sobrevivido, tornando-se um recrutador e instrutor para os Spartan-IVs; seu papel se espelha ao de Kurt-051, que também foi retirado do programa SPARTAN-II para treinar os Spartan-IIIs.
  • Jun é o último membro sobrevivente do Noble Team e um dos últimos da Alpha Company.
  • O conceito preliminar de arte de Jun mostram que ele estava usando um conceito inicial do capacete Gungnir.
  • O ombro de Jun com a faca de combate e mochila não podem ser comprados para uso jogador em Halo: Reach.
  • Jun e Jorge-052 têm viseiras avermelhadas em seus capacetes.
  • Possível homônimo de Jun, Arjuna, é o maior atirador na mitologia Hindu. Arjuna é muitas vezes referida como Vishnu, que significa “o imbatível”.
  • Jun é o único S´partan na equipe Noble a ter seu rosto mostrado que não possui qualquer cicatrizes faciais. Isto é provavel por ele ser um franco-atirador.

Nota

Alpha Company começou em 2531, a Beta Company começou em 2537 e a Gama Company iniciou em meados dos anos 2540s. A faixa etária dos SPARTAN-III iniciados era de cerca de seis anos.

Ficha Técnica

  • Data de nascimento: 28 de fevereiro de 2524
  • Planeta de origem: Tyumen, New Harmony
  • Spartan tag: A266
  • Gênero: Masculino
  • Altura: 2,105m
  • Peso: 111,1Kg
  • Cor de cabelo: Presumivelmente preto, apesar de cabelo raspado.
  • Cor dos olhos: Azuis
  • Afiliação: UNSC / UNSC NAVY/ Special Warfare Group Three/ Spartan-IV program
  • Posto: Warrant Officer
  • Especialidade: Sniper
  • Classe: Alpha Company

Fonte

https://www.halopedia.org/Jun-A266

http://halo.wikia.com/wiki/Jun-A266

 

 

 



Comentários