Halo: Combat Evolved

Halo Project Brasil, 11 de março de 2016

Halo: Combat Evolved é um jogo de ficção científica militar de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Bungie e publicado pela Microsoft Game Studios. O primeiro jogo da franquia Halo, que foi lançado em 15 de novembro de 2001 como um título de lançamento exclusivo para o console Xbox, posteriormente também foi lançado para PC’s. Mais de 5 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo até novembro de 2005.

halo-ce-box-shot-542x542-5a18dee88cd24e208e6016458ae0e53f

Sinopse

Desenvolvido pela Bungie, Halo: Combat Evolved é o jogo de ficção científica responsável por revolucionar o gênero de tiro em primeira pessoa nos consoles. Ao assumir o papel do soldado Spartan de elite, Master Chief, da UNSC, Halo: Combat Evolved coloca o jogador subitamente em um misterioso mundo alienígena em forma de anel. No papel de Chief, o seu objetivo é descobrir os terríveis segredos de Halo e combater os inimigos jurados da raça humana, The Convenants.

História

Após a queda de Reach, a Pillar of  Autumn, uma enorme nave Humana, chega a um anel estranho conhecido como Halo. Aquela era a Instalação 04, uma das armas mais poderosas dos antigos e esquecidos Forerruners, que estavam supostamente extintos. O Covenant havia os seguido desde Reach e atacado o Pilar de Outono o que obriga Capitão Keyes a dar Cortana a Master Chief para que ele saísse da nave e em segurança chegasse ao anel, enquanto que Keyes tentaria pousar manualmente na estrutura. Chief iria cuidar de Cortana, uma IA que se capturada pelo Covenant mudaria o destino da guerra.

O líder da frota Covenant que decidiu seguir os Humanos após a captura de Reach foi Thel ‘Vadamee, conhecido na saga como Arbiter, que ao atacar a Autumn, puxou para si a responsabilidade de proteger o anel Halo, considerado sagrado pelo Covenant.

Ao fugir da Autumn, Master Chief fez um pouso ruim, e os outros Humanos no pod salva vidas morreram. Logo, ele se encarrega de proteger e salvar os Humanos que pousaram nos outros pode que fugiram da Autumn. Ao final, Chief descobre que Capitão Keyes havia pousado a Pillar of Autumn e que havia sido capturado pelo Covenant, que o mantinha preso num de seus Cruzadores de Batalha. Então, Chief partiu em busca da tal nave Covenant, com um grupo de soldados. Chief invade a nave e limpa seus corredores até encontrar Keyes. Numa brilhante fuga, eles roubam naves do Covenant conhecidas como Spirits e saem do Cruzador.

Após uns dias, Master Chief invade o Cartógrafo para obter informações importantes sobre o anel. Descobrindo um local no qual pode acessar informações extras e descobrir a terrível verdade sobre o anel, ele parte para um lugar congelado e cheio de neve, enfrentando hordas de inimigos em Wraiths, Ghosts e Banshees até alcançar a sala de controle. De lá, Cortana coleta muitas informações novas e intrigantes. Sem contar nada a Master Chief, ela o manda urgentemente até onde Keyes estava; o Capitão estava explorando, com um grupo de soldados, estranhas ruínas Forerruner.

Chegando lá, Chief não encontra ninguém além de Covenants e corpos estranhamente mutilados. Seguindo mais a fundo nos corredores e salas Forerruners, Chief encontra o capacete de um soldado que estava com Keyes. Vendo a gravação da câmera no capacete, ele percebe que o grupo de Keyes foi emboscado por criaturas nojentas que ele viria a conhecer como Flood. Indo lá, Keyes acaba se deparando com os Floods, que foram libertados acidentalmente pelo Covenant. Os Forerruners possuiam um local especifico em todos os anéis no qual guardavam esquemas de todas as raças da galáxia, inclusive a torrente de infecção Flood, sendo esta uma ideia da Librarian, esposa de Didact. Fugindo do Flood, Master Chief encontra-se com o Monitor da Instalação 04: 343 Guilty Spark. O Monitor, curioso sobre os Humanos e os Covenant, tentava se conter em entrar em contato, mas devido ao fato de que apenas um Humano ou um Forerruner pode pegar o Índice, ele teve de agir.

O Índice se localiza na biblioteca do anel e contém os dados de ativação do anel. A biblioteca estava infestada pelo Flood e Master Chief teve de lutar até chegar no terceiro andar, onde encontra o Índice e, junto com Guilty Spark, foi teleportado para a sala de controle onde estava Cortana. Após Cortana revelar a verdadeira natureza do anel (uma superarma cujo o raio de disparo alcançaria  25.000 anos luz e destruiria toda a forma de vida senciente)e Chief se recusar a seguir o plano de 343, o Monitor os ataca e fica com o Índice para si. Chief faz seu caminho para fora da sala de controle. Ele descobre então a localização de Keyes. Sendo novamente capturado pela Covenant e mantido num Cruzador.

Chegando na nave, Chief percebe que o Flood começara a lutar contra os Covenant e que tinham invadido a nave. Ao entrar e vasculhar o local, Chief encontra Keyes infectado e mutilado pelos Floods, estando já morto e sendo transformado em um Proto-Gravemind. Master Chief rouba um Banshee e voa até onde a Autumn havia sido pousada. Dentro da nave, Chief tenta destruir remotamente o reator slipspace, porém, após ser impedido por 343, ele vai até os motores para detona-los, para sobrecarregar o reator e explodir a Pillar of Autumn, destruindo assim o anel. Após conseguir, ele foge num Longsword e fica livre do raio da explosão, enquanto que ‘Vadamee, tendo fracassado em sua missão de proteger o anel, acaba indo a julgamento no Covenant.

Desenvolvimento

Durante um evento chamado Macworld Conference & Expo, Steve jobs anunciou em 21 de julho de 1999 que HALO seria lançado tanto para Mac OS, quanto para Windows ao mesmo tempo. Antes desse anúncio feito por Jobs publicamente, jornalistas da indústria de jogos, que fizeram um acordo de não divulgar, haviam visualizado Halo pela primeira vez em uma exibição privada durante a E3 1999 e ficaram atônitos. Algum tempo depois, a Bungie Studios declarou estar desenvolvendo Halo, mesmo antes de Halo ser um FPS (Jogo de Tiro em Primeira Pessoa) e a ideia era de um jogo estilo estratégia tipo Warcraft ou Starcraft. O primeiro trailer de Halo foi muito bem recebido na E3 2000, mesmo sendo bastante diferente da versão anteriormente mostrada, marcando a primeira grande reforma do jogo. Neste tempo, Halo era um jogo de ação em terceira pessoa, em que um acidente com uma nave de transporte caindo em um mundo misterioso em forma de anel que orbita uma estrela. As primeiras versões dos aliens Covenant aparecem em grande número e saqueando o que podem, e a guerra estoura entre eles e os Humanos. Os Humanos se encontram então incapazes de igualar sua força com os dos alienígenas, que eram tecnologicamente avançada. Halo então contaria com uma fauna exclusiva feita para o jogo, mas que foi posteriormente abandonada por causa das dificuldades de desenvolvimento.

Como os boatos haviam previsto, a Microsoft anunciou em 19 de junho de 2000 que tinha adquirido a Bungie Studios. Halo se tornou um jogo exclusivo para Xbox da Microsoft, e a Bungie Studios reescreveu o motor do jogo, que modificou a sua apresentação e o transformou em um jogo de tiro em primeira pessoa. Originalmente um elemento-chave, o componente multiplayer online do jogo foi abandonado porque a Xbox Live estaria inacabada no momento do lançamento de Halo. Enquanto uma demonstração jogável do jogo na Gamestock 2001 foi bem recebido, críticos tiveram reações diversas à sua exposição na E3 2001. O jogo foi lançado na América do Norte em simultâneo com o Xbox, em 15 de novembro de 2001; o subtítulo “Combat Evolved” foi uma adição de marketing da Microsoft, que sentiram que Halo sozinho não era um título descritivo o suficiente para competir com outros jogos militares-temáticos.

Em 12 de julho de 2002, uma portabilidade de Halo para Windows foi anunciada que estava em desenvolvimento, pela Gearbox Software. Sua exibição na E3 2003 foi recebida positivamente por alguns críticos, com ceticismo por outros. Foi lançado em 30 de setembro de 2003, e incluiu suporte para o jogo multiplayer online e contou com gráficos mais nítidos, mas teve problemas de compatibilidade que causavam o mau desempenho. Halo mais tarde foi lançado para Mac OS X em 11 de dezembro de 2003. Em 4 de dezembro de 2007, o jogo ficou disponível para Xbox 360 via download no Xbox Live Marketplace.

Jogabilidade

Sendo um jogo de tiro em primeira pessoa, Halo: Combat Evolved nos traz a experiência e a sensação do visor do personagem, dando foco ao combate que vai de armas de fogo ao ataque corpo a corpo. A simulação do visor do personagem (HUD) nos possibilita ver a arma que estamos usando juntamente da munição, medidor de vida e escudo e o radar. Halo foge um pouco do estilo FPS tradicional, podendo misturar tipos de ataques para eliminação dos inimigos. Podemos usar uma arma de fogo e logo em seguida um ataque corpo a corpo e ainda possibilitando o uso de granadas. As armas são futuristas e totalmente exclusivas do Halo.

Multiplayer

Halo: Combat Evolved não possui modo multiplayer online; somente offline, o que na época era chamada de system link. System link é basicamente uma rede com 2 ou mais consoles ligados, podendo utilizar até 4 consoles. Vale lembrar que para cada console é possível jogar com 4 pessoas simultaneamente em split-screen e para campanha somente 2 pessoas. HALo: CE conta com 5 tipo de modos system link. Halo foi lançado antes do lançamento do serviço multiplayer online do Xbox Live, portanto uma rede LAN é necessária para alcançar o limite de 16 jogadores, sendo uma configuração que foi pela primeira vez feita para um jogo de console, mas muitas vezes foi considerada impraticável pelos críticos. Além dessa limitação, os componentes do modo multiplayer de Halo foram geralmente bem recebidos pela crítica, e é amplamente considerado um dos melhores jogos multiplayer de todos os tempos.

Embora a versão Xbox de Halo não tem suporte oficial para o jogo multiplayer online, software de terceiros permitem o tunelamento, que fornece meios não oficiais para contornar essa limitação. As portas Windows e Macintosh do suporte online de Halo, contam com jogos envolvendo até 16 jogadores e incluem mapas multiplayer (não na versão Xbox original). No entanto, o jogo cooperativo foi removido das portas, porque exigiria grandes quantidades de recodificação para implementar. Em abril de 2014, foi anunciado que os servidores e matchmaking da GameSpy, em que continha Halo, seria fechado em 31 de maio do mesmo ano. Uma equipe de fãs e funcionários da Bungie anunciaram que iriam produzir um patch para o jogo para manter seus servidores multiplayer online. O patch foi lançado em 16 de maio de 2014.

Trilha Sonora

Composta e produzida por Martin O’Donnell e Michael Salvatori para a desenvolvedora Bungie, a trilha sonora foi lançada em 11 de Junho de 2002. Algumas músicas foram remixadas por O’Donnell em forma medley para ouvir de forma “mais agradável” e a maioria das músicas estão no CD. A primeira música que Martin O’Donnell escreveu, conhecida como “Halo”, tornou-se a marca registrada da trilha sonora do Halo. Os compositores utilizaram uma gama de estilos musicais incluindo orquestra de cordas, canto gregoriano, coral e passando pela percussão. Uma edição especial da trilha sonora foi lançada em 28 de outubro de 2003, com um DVD com um trailer, filme demo, e música de alta qualidade de Halo 2.

Lista de Músicas

  1. Opening Suite – 03:35
  2. Truth and Reconciliation Suite – 08:27
  3. Brothers in Arms – 01:29
  4. Enough Dead Heroes – 03:02
  5. Perilous Journey – 02:28
  6. A Walk in the Woods – 01:54
  7. Ambient Wonder – 01:59
  8. The Gun Pointed at the Head of the Universe – 02:28
  9. Trace Amounts – 01:52
  10. Under Cover of Night – 03:41
  11. What Once was Lot – 01:42
  12. Lament fot Pvt. Jenkins 01:14
  13. Devils… Monsters… – 01:30
  14. Covenant Dance – 01:57
  15. Alien Corridors – 01:48
  16. Rock Anthem for Saving the World – 01:20
  17. The Maw – 01:08
  18. Drumrun – 01:01
  19. On a Pale Horse – 01:37
  20. Perchance to Dream – 01:01
  21. Library Suite – 06:44
  22. The Long Run – 02:14
  23. Suite Autumn – 04:24
  24. Shadows – 00:59
  25. Dust and Echoes – 02:49
  26. Halo Theme – 03:03
  27. Siege of Madrigal – 01:04

Versão Anniversary

downloadHalo: Combat Evolved Anniversary é um versão totalmente remasterizada. A Microsoft anunciou o jogo juntamente com Halo 4 na E3 2011. Anniversary foi lançado em 15 de novembro de 2011, no décimo aniversário do título original, para o Xbox 360.

Halo: Combat Evolved Anniversary foi desenvolvido em uma parceria entre os estúdios 343 Industries, Saber Interactive e Certain Affinity. A 343 Industries, atual desenvolvedora e supervisora da série Halo, fez um acordo com a Saber Interactive para desenvolver uma recriação do jogo original a tempo para seu décimo aniversário. Após considerar entre refazer o jogo do zero ou adaptar e adicionar novas características para a versão de PC existente, a Saber decidiu usar seu motor de jogo para reproduzir o visual original de Halo: Combat Evolved, bem como seu motor original para a jogabilidade. Uma ferramenta de desenvolvimento para alterar entre os visuais antigos e os novos tornou-se uma característica do jogo. Os aprimoramentos de Anniversary incluem uma atualização completa para visuais em alta definição, suporte a jogabilidade cooperativa e online por meio do serviço Xbox Live, músicas e efeitos sonoros novos e remasterizados, além de extras como conquistas e colecionáveis dentro do jogo. É o primeiro da série a incluir suporte para Kinect.

A recepção crítica de Anniversary foi, em geral, positiva. Os gráficos e sons atualizados e a possibilidade de alterar entre os visuais antigos e os remasterizados foram elogiados. Reclamações foram sobretudo sobre as falhas técnicas, os erros em relação ao desenho dos níveis originais e a implementação do modo multijogador, que era na verdade o multiplayer de Halo: Reach.

Curiosidades

  • Em seu lançamento, Halo quebrou recordes de vendas; até 8 de abril de 2002, um pouco menos de cinco meses após seu lançamento, um milhão de unidades foram vendidas. Esse ritmo foi mais rápido do que qualquer jogo anterior de console de sexta geração. Durante os dois meses seguintes do lançamento de Halo, o jogo vendeu junto com mais de 50% dos consoles Xbox. O preço de varejo de Halo permaneceu em US$ 49.99, até 30 de novembro de 2003. Em 14 de julho de 2003, o jogo vendeu três milhões de cópias em todo o mundo, e até 28 de janeiro de 2004, atingiu quatro milhões de cópias. A partir de 9 de novembro de 2005, Halo já havia vendido mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo.
  • De acordo com o GameSpot, o Halo revolucionou a indústria de games com “inúmeras inovações sutis por inúmeros outros jogos desde então”. O jogo é frequentemente citado como a principal razão para o sucesso do Xbox; e começou o que é comumente considerado como a principal franquia do sistema.

Ficha Técnica

  • Data de Lançamento: 15/11/2001
  • Data de Lançamento Anniversary: 15/11/2011
  • Desenvolvedora Anterior: Bungie
  • Desenvolvedora Atual: 343i
  • Distribuidora: Microsoft Game Studios
  • Número de Jogadores: 1-2 Coop (Campanha) / 2-16 Multiplayer (System Link)
  • Gênero: FPS (First Person Shooter)
  • MSRP: 17+
  • Classificação no Brasil: 17+

Matéria feita por: Arthur G. N. Fonseca

Referências

Bungie

Halo Nation

Halowaypoint



Comentários