Halo 3 é um jogo de tiro em primeira pessoa. Ele conta a história de eventos no Universo Halo no final da Trilogia Halo. Halo 3 foi desenvolvido pela Bungie Studios e publicado pela Microsoft. Halo 3 foi lançado em 25 de setembro de 2007 na Austrália, Brasil, Índia, Nova Zelândia, América do Norte e Singapura; 26 de setembro de 2007 no Reino Unido e na Europa; e 27 de setembro de 2007 no Japão, exclusivamente para a Xbox 360.
A saga lendária continua em Halo 3, quando o Master Chief retorna para descobrir um segredo antigo e leva o conflito entre os Covenants, os Flood e a raça Humana a um clímax dramático e eletrizante.
Desenvolvido pela Bungie e distribuído pela Microsoft, Halo 3 é o capítulo final na trilogia Halo—uma série de ação premiada internacionalmente que virou um fenômeno mundial de entretenimento, vendendo mais de 14,5 milhões de jogos no mundo todo e gerando mais de 650 milhões de horas de ação multijogador no Xbox Live.
Em novembro de 2552, duas semanas após os acontecimentos de Halo 2, John-117 chega a atmosfera da Terra usando clandestinamente a nave Forerunner (Dreadnought) que foi vista pela última vez em Halo 2. Ele cai em uma selva ao leste da África, próximo do Monte Kilimanjaro. Logo depois, John é resgatado pelo Sargento Avery Johnson, que estava justamente em uma missão para encontrá-lo. Sargento Johnson, Thel ‘Vadam e alguns Marines, seguem em direção ao ponto de extração. Os Covenants são avistados na área e Johnson divide o grupo para reduzir as chances de serem descobertos. John-117 e Thel ‘Vadam continuam seu caminho para a zona de extração com o segundo pelotão, lutando contra numerosas tropas dos Covenants, mas assim que chegam ao ponto de extração, dois Pelican do Sargento Johnson são emboscados e abatidos por Banshees. Johnson e seus homens são capturados e feitos prisioneiros por alguns Brutes (Jiralhanae), liderados por um Brute Chieftain. John-117 e ‘Vadam lutam contra uma horda de Covenants para eventualmente resgatá-los, após o qual o Pelican Kilo-023 pilotado por Hocus, chega para pegá-los.
O Pelican Kilo-023 os leva para Crow’s Nest, que é usado como um local de operações pela UNSC. Aqui, a Comandante Miranda Keyes e o Almirante Hood planejam uma última tentativa de parar os Covenants, que desejam ativar A Ark, um artefato Forerunner descoberto fora das ruínas de New Mombasa. Se ativado, a Ark irá ativar a matriz de Halo e acabar com toda a vida senciente na galáxia. O plano era fazer com que Master Chief e alguns Marines perfurassem a defesas anti-aéreas do Covenant, para que o Almirante Hood pudesse efetuar um ataque aéreo de baixo nível na Ark. Seu planejamento é rapidamente interrompido quando a energia é cortada e o Prophet of Truth transmite um comunicado a todas as forças Humanas sobreviventes que seu destino é inevitável. Logo depois, os Covenants leais encontram a Instalação e montam uma artilharia pesada. Após uma breve luta, o posto foi perdido e destruído por uma bomba plantada por John-117. No profundo subterrâneo, Master Chief se reúne com alguns Marines sobreviventes e segue para a cidade Africana chamada Voi, no Quênia, através da estrada de Tsavo. Algum tempo depois, Master Chief e os Marines destroem as defesas anti-aéreas dos Covenants; O Almirante Hood leva a última das naves militares da Terra para acabar com o Covenant e a Ark. Assim que Almirante Hood monta seu ataque contra o Covenant, eles ativam a Ark e criam um enorme portal Slipspace, no qual todas as naves Covenants escapam.
Ao mesmo tempo, um Cruiser Covenant controlado pelos Flood de repente chega via Slipspace e cai em Voi; Os parasitas se espalham rapidamente por toda cidade. Então, os Humanos tentam combater a infestação dos Floods e muitos são infectados. A Sword of Sanghelios, liderados por Rtas ‘Vadum, chega também a Terra e ajuda na batalha contra a infestação dos Flood. Os Elites informam a Comandante Keyes que uma construção da UNSC está a bordo da nave que caiu dos Flood, e foi identificado como Cortana. Depois de resgatar Cortana, Master Chief retorna para Shadow of Intent (nave Sangheili) para supervisionar os reparos feitos por 343 Guilty Spark. No entanto, é apenas uma mensagem gravada a partir dela. A mensagem de Cortana diz que o Gravemind está vindo para Terra com um exército dos Floods, e que no outro lado do portal está a solução para combater a infestação Flood, sem ter que ativar o anel Halo. Almirante Hood questiona o plano de Cortana, presumindo que isso pode ser uma armadilha dos Flood, mas Master Chief afirma fielmente que ele confia em Cortana.
Almirante Hood e as forças da UNSC permanecem na Terra para defende-la contra a invasão dos Flood enquanto Comandante Keyes, Master Chief, e os Elites atravessam o portal. Chegando a Ark, os Covenants Separatists entram em uma batalha contra a frota dos Covenants Loyalists, enquanto a UNSC lança uma campanha terrestre. Após desembarque na Ark, 343 Guilty Spark ajuda a guiar John-117 e as forças da UNSC para Cartógrafo da Ark, para localizar a sala de controle da Ark. Para acessar a sala de controle, a UNSC e os Covenants Separatists devem desativar três geradores de escudos que estão dentro de três torres separadas. Enquanto SPARTAN-117 e Arbiter conseguem desativar a primeira e a segunda torre, Johnson contacta Keyes, dizendo a ela que ela deve recuar devido o ataque pesado do inimigo. Quando John-117 e os Elites chegam para desativar a terceira torre, Johnson e seus homens estão longe de serem vistos. Depois que a última barreira de proteção da Sala de Controle é desativada, os Floods que infestam High Charity chegam via Slipspace e caiem na Ark, liberando muitas Flood Dispersal Pods e Flood Infested Rocks, fazendo com que os Covenants fiquem mais propensos a ativar Halo.
Após resolverem a infestação dos Floods, John-117 lidera tanto os Marines quanto os Sangheili sobreviventes até Citadel para chegarem a Sala de Controle, que é fortemente defendida pelos Covenants Loyalists. Uma vez dentro de Citadel, o Prophet of Truth transmite seu sermão e mostra Johnson em custódia para seus seguidores. Assim como Prophet of Truth força Johnson a ativar Halo, Keyes invade a Sala de Controle usando um Pelican. Sabendo que ela não tem como eliminar todos os Brutes, Keyes se dá conta de que seria necessário matar Johnson e a si mesma, sendo a única maneira de parar Halo de ser ativado. Por trás, Prophet of Truth mata Keyes com um Spiker, e força a mão de Johnson para o terminal, para ativar todos os Halos na galáxia.
Assim que John-117 e ‘Vadam chegam ao topo, dois Flood Tank Forms os confrontam. Gravemind, se comunica através desses dois Flood Tank Forms, incita Master Chief e ‘Vadam a se unirem a ele para pararem a ativação dos Halos. Os Floods ajudam Master Chief e ‘Vadam a chegar onde Prophet of Truth está, destruindo as defesas Covenants. Com a ajuda dos Floods, Master Chief e ‘Vadam abateram todas as forças Covenants que defendiam o Prophet of Truth. Na chegada a Sala de Controle da Ark, encontram Johnson em prantos pela perda de Keyes, e o Prophet parcialmente infectado. ‘Vadam, confronta o Prophet para descobrir qual o verdadeiro proposito dos anéis Halos e elimina o Prophet of Truth com sua espada de energia, dizendo que o Prophet é muito perigoso para se manter vivo. Logo em seguida, Master Chief desativa a ativação dos Halos. Após a desativação dos Halos, Gravemind os trai e tenta impedir eles de escaparem, porém sem sucesso, com Johnson escapando no Pelican que Miranda havia utilizado.
John-117 e o Arbiter conseguem escapar da Citadel, através de um túnel de acesso perto do elevador que usaram anteriormente. John-117 então experimenta um alucinação de Cortana e segue a para um painel de controle. Ele então ativou o painel, surpreso ao ver que a Ark estava fabricando um Halo de substituição após a destruição do anterior. Sabendo que a ameaça dos Floods é inegavelmente apocalíptica, John-117 decide ativar o novo Halo. Precisando de um índice para atirar o anel, SPARTAN-117 viaja para High Charity para recuperar Cortana, mantendo sua promessa e sabendo que ela ainda tem o índice que ela adquiriu da Instalação 04 original. Uma vez obtida, Cortana instrui o SPARTAN-117 a sobrecarregar os motores de High Charity a fim de destruir Gravemind. Thel ‘Vadam chega através de um Banshee para auxiliar o Spartan na luta contra os Floods. Os dois fogem de High Charity usando um Pelican meio danificado mas ainda voando.
Os Sangheili e a UNSC sobreviventes, retornam à terra, deixando somente o Sargento Johnson, John-117 com Cortana e Arbiter para tentarem chegar ao novo Halo (e uma equipe da ONI, porém não oficialmente listada). Assim que chegam a nova Sala de Controle do novo Halo, os Floods chegam para evitar a ativação do Halo. A partir daqui, eles rapidamente descobrem que Gravemind tenta reconstruir–se pelo novo Halo. Quando Sargento Johnson tenta ativar o anel, 343 Guity Spark dispara seu laser contra ele, ferindo mortalmente Johnson, depois de perceber que isso destruirá a nova instalação além da Ark em si. O Monitor então se vira contra John-117 e Arbiter, explodindo Arbiter para fora da Sala do Controle, deixando Master Chief John-117 para lutar sozinho contra ele. John-117, com sucesso, destrói o Monitor com o Spartan Laser e tenta ajudar Johnson. Mortalmente ferido, Johnson pediu a Master Chif para finalizá-lo, porém morrera antes disso.
Com o Halo ativado, John-117 e Thel ‘Vadam correm em direção a fragata Forward Unto Dawn, usando o Warthog de Johnson. Sem tempo para chegar ao cockpit, John-117 carrega Cortana na fragata para começar a decolagem antes que Arbiter seja capaz de assumir os controles. A metade da frente da Forward Unto Dawn, onde Arbiter está, atravessa pelo portal. No entanto, como Halo se despedaça durante sua sequência de ataque e danifica a Ark, o portal desativa como a outra metade da Forward Unto Dawn contendo Chief e Cortana. Isto faz com que Forward Unto Dawn se divida e envia a parte que passou pelo portal para a Terra, longe da explosão do Halo. No entanto, a outra metade fica do outro lado do portal, e é atirada para longe da Ark.
De volta a Terra, Almirante Hood detém um serviço memorial em honra daqueles que morreram na guerra Humano-Covenant, com Arbiter e muitos fuzileiros em atendimento. Com a morte do Prophet of Truth, com os Covenants derrotados e os Floods dizimados, a longa e devastadora guerra é finalmente se encerra. Embora Hood dizer que nunca irá perdoar Arbiter pelo o que os Covenants fizeram com a raça Humana, ele sinceramente lhe agradece por ter ficado ao lado de John-117 até o fim. Após o serviço, os Covenant Separatists recuam.
Após os créditos, é revelado que John-117 e Cortana ainda estão vivos a bordo da traseira da Forward Unto Dawn, que aparentemente se deligou depois que a outra metade atravessou o portal. Master Chief flutua até uma cryotube . Enquanto ele entra no cryotube, Cortana comenta “Vou sentir saudades.” Ele responde “Me acorde, quando precisar de mim”.
Halo 3 foi inicialmente concebido antes do lançamento de Halo 2, em 2004. Enquanto muitos dos funcionários da Bungie trabalhavam em conteúdos extras para Halo 2, outros continuaram trabalhando no fundamento do desenvolvimento de Halo 3. A Bungie permaneceu em silêncio sobre seu projeto, deixando comentários em suas atualizações semanais aludindo a um “novo projeto”. O jogo foi oficialmente anunciado com um trailer em tempo real na E3 2006.
A Bungie manteve o público informado sobre o desenvolvimento do jogo por meio de atualizações semanais em seu web site. Durante o desenvolvimento, o título foi dividido em compilações para o modo de um jogador e o de multijogador; isso permitiu testar os arquivos do modo multijogador, muito menores, mais rapidamente. Enquanto detalhes do modo multijogador de Halo 3 foram largamente disseminados ao longo dos dezesseis meses que se passaram até o lançamento, o aspecto do modo campanha foi mantido de forma relativamente secreta durante grande parte do desenvolvimento para manter o interesse do público. As primeiras imagens da campanha não apareceram até um ano depois do trailer de anúncio, em 5 de julho de 2007, como uma “provocação” para o ritmo previsto de marketing.
Uma versão pública beta do modo online de Halo 3, juntamente com a função de salvar vídeos e compartilhar arquivos, tomou lugar quatro meses antes do lançamento final. Os jogadores precisavam possuir um disco do jogo Crackdown para jogar a versão beta.
O comportamento da inteligência artificial foi melhorado; o comportamento dos inimigos Brutes que o jogador enfrenta foi modificado, dando-lhes um “comportamento de manada” que faz os alienígenas realizarem ações similares ao mesmo tempo, alterando a jogabilidade.
Halo 3 incorpora muitos dos recursos de jogabilidade previamente disponibilizados em Halo 2, refinando o design de jogo e expandindo a quantidade de recursos na sandbox para diversificar a experiência de jogo. Por exemplo, empunhar duas armas ao mesmo tempo foi retido como uma característica em ambas campanha e multiplayer, elementos do HUD foram reposicionados para que eles fiquem mais em destaque à disposição dos jogadores, e os veículos têm animações mais variadas e são mais equilibradas. O jogo melhora a jogabilidade através da introdução de “equipamento”, bem como dando aos jogadores a capacidade de usar armas de apoio. Equipamentos são uma coleção de ferramentas acessíveis aos jogadores para ajudá-los em seus objetivos. Isto varia de um escudo esférico que protege temporariamente jogadores, um dispositivo de alimentação que drena a partir de aparelhos eléctricos a um dispositivo que impulsiona jogadores para o ar. Armas de apoio permite os jogadores a empunhar armas pesadas em uma perspectiva de terceira pessoa em um ritmo mais lento.
A história de Halo 3 pode ser jogada por apenas um jogador ou cooperativamente com até três outros jogadores por meio da Xbox Live ou System Link. Em vez de ter cada jogador como um personagem idêntico como nos títulos Halo anteriores, o primeiro jogador controla Master Chief, e o segundo jogador controla o Arbiter. Os outros dois jogadores controlam os dois Sangheilis, N’tho ‘Sraom e Usze ‘Taham, cada um com sua própria história. Não importa qual personagem é controlado, todos os jogadores têm habilidades idênticas, apesar de suas armas iniciais variarem. Caveiras, que podem ser encontradas ao longo das fases, causam mudanças à jogabilidade quando ativadas, como dar vida extra aos inimigos, mudar os diálogos do jogo ou modificar o comportamento da inteligência artificial. Essas caveiras, bem como o nível de dificuldade e a velocidade com a qual se terminam as fases, proporcionam multiplicadores para pontuação total. Jogadores são recompensados com conquistas ao alcançar certas pontuações em cada fase.
No lançamento, Halo 3 foi enviado com 11 mapas multiplayer que poderiam ser jogados através do Xbox Live. Halo 3 teve o menor número de mapas multiplayer lançados no lançamento: Halo: Combat Evolved tinha 13 e Halo 2 tinha 12. Para combater esta falta de mapas, muitos jogadores personalizaram os mapas usando o novo recurso, Forge. Os mapas Epilogue, Sand Tarp, Boundless e Pit Stop são mapas reeditados oficialmente pela Bungie, que incluem pequenas mudanças, como a remoção de protetores de portas, spawns de armas e spawns de veículos.
O pacote de mapas Heroic está disponível para download através do Xbox Live Marketplace ou jogável através do segundo disco do Halo 3: ODST. Os mapas incluídos neste pacote de mapas são:
O pacote de mapas Legendário está disponível para download através do Xbox Live Marketplace ou jogável através do segundo disco do Halo 3: ODST. Os mapas incluídos neste pacote de mapas são:
Cold Storage está disponível para download através do Xbox Live Marketplace ou jogável através do segundo disco do Halo 3: ODST. Foi lançado em 07/07/08, Bungie Day, como um presente gratuito para toda a comunidade Halo 3 em todo o mundo.
O pacote de mapas Mythic está disponível para download através do Xbox Live Marketplace ou jogável através do segundo disco do Halo 3: ODST. Como parte da atualização de mapas Mythic para Halo 3 incluem três novos crânios para serem encontrados dentro dos mapas. Os mapas incluídos neste pacote de mapas são:
O pacote de mapas Mythic II, foi lançado no Halo 3: Disco Mythic e no Xbox Live Marketplace por 800 Microsoft Points. Estes mapas também contêm caveiras escondidas para conquistas e um Desafio Vidmaster. Os mapas incluídos no pacote são os seguintes:
Um total de 24 mapas multiplayer estão disponíveis no Halo 3.
Halo 3: Original Soundtrack é dividido em capítulos que correspondem a níveis no jogo.
A maioria das música de Halo 3 Original Soundtrack foram compostas também por Martin O’Donnell e Michael Salvatori, dando então a sequencia de composições da Trilogia Halo e lançado em 2007. A trilha sonora também inclui uma faixa bônus, “LvUrFR3NZ”. Esta musica foi composta por Greg Haupt e foi lançado sob o nome de sua banda Princeton. O Significado de “LvUrFR3NZ” é derivado de “ame seus amigos”. Esta música foi originalmente intitulada como “Ki11UrFR3NZ”, mas Greg foi forçado a mudar quando o pessoal da Xbox disse que não publicaria ou promoveria uma música com esse título “mate seus amigos”.
Sendo o último jogo da Trilogia Halo, O’Donnell acrescentou novos temas, trazendo de volta o estilo do primeiro jogo Halo: CE e as melhorando. Algumas das músicas nunca tinham sido gravadas com uma orquestra completa antes. Usando partituras extensivas para piano, um instrumento que O’Donnell utiliza constantemente para composição, mas que não tinha sido destaque em Halo: CE. Algumas das músicas agora compostas foram usadas para promover Halo 3 antecipando seu lançamento. As músicas e as partituras compostas foram bem aceitas pelos críticos. Halo 3 OST bateu recorde de venda quebrando o best-selling top 20 das trilhas sonoras. Halo 3 OST foi premiado pela X-Play’s como”Melhor de 2007″.
Nota: O texto entre parênteses mostra em que nível do jogo a música é tocada.
Matéria feita por: Arthur G. N. Fonseca
Halo 3
Halopedia
Halo Nation
Waypoint