“Esta é minha nave, e eu vou fazer com ela o que eu desejar.”
-Chur’R Yar
Chur’R-Yar estava articuladamente envolvida no primeiro contato do Covenant com a humanidade. Comandando sua nave nas proximidades do território Covenant, ela ordenou o ataque à dois cargueiros humanos no sistema Epsilon Indi com a ajuda de Deacon Dadab, antes de localizar um planeta que supostamente possuíam relíquias Forerunners. Ela destinou-se a roubar um pouco destas relíquias para si mesma antes que ela pudesse reportar ao Covenant, traindo Deacon, bem como, evidentemente, porque ela queria que sua nave estivesse fora da comissão para toda a época de acasalamento Kig-Yar. Ela tinha escolhido o Kig-Yar Zhar como seu companheiro, com base em torno de seus traços físicos e longos spikes angulares que nenhum outro macho tinha.
No entanto, antes que ela pudesse promulgar seu plano, ela foi baleada pelo Sargento Avery Johnson depois da Minor Transgression embarcar um terceiro cargueiro isca para uma armadilha preparada pela UNSC. Antes de morrer, ela detonou sua própria nave em uma tentativa mal sucedida suicida para matar seu atacante.
Os antepassados de Chur’R-Yar eram piratas, navegando os oceanos do planeta natal Kig-Yar, Eayn, lutando contra clãs rivais e reivindicando escravos e território. A respeito disto, esperava-los imitar, com o espaço servindo como o novo “oceano”. Como os outros três Kig-Yar a bordo da nave, ela desrespeitou Dadab e foi muitas vezes incomodada com sua presença. Ela também esperava se aposentar com o lucro das relíquias roubadas e criar uma família com o jovem Kig-Yar. Ela foi morta antes que pudesse alcançar suas aspirações.