Sloan (IA de Número série: SLN 0291-5), muitas vezes chamado como Governador Sloan, é uma inteligência artificial que era o líder da Independent Human Outer Colony of Meridian até 25 de Outubro no ano de 2558, quando entrou para o Created.
A origem precisa de Sloan é desconhecida. Ele primeiro chamou a atenção do United Nations Space Command (UNSC) quando foi implicado no contrabando de armas e de equipamentos, incluindo veículos à forças Insurrecionistas. Uma investigação mais aprofundada da UNSC revelou que Sloan havia contrabandeado suprimentos para facções insurgentes em mais de quarenta ocasiões diferentes. Embora a oposição da IA à ação ofensiva da UNSC e publicamente não apoiar os militares, não havia nenhuma indicação de que Sloan fora diretamente responsável por qualquer ataque; esta situação acabou e colocando-o em periferias das várias agências de segurança do UNSC.
Após a Liang-Dortmund Corporation, Sloan serviu como administrador do Human Outer Colony of Meridian, seguida do final da Guerra Human-Covenant, residente na localidade principal da Estação Meridian. Em 2558, ele havia sido democraticamente eleito Governador pelos cidadãos da Estação Meridian por dois mandatos consecutivos de quatro anos, sob o controle de Liang-Dortmund. Como a IA estava em serviço há pelo menos nove anos, Sloan inevitavelmente experimentou início a Rampancy, a degradação inevitável de toda a inteligencia IA. Para neutralizar a sua condição, Sloan tem dedicado grande parte de sua energia restante para protelar os efeitos de sua rampancy. Imagem e vocalizações de Sloan eram altamente degradadas como resultado, apesar de suas faculdades mentais permanecerem bastante estáveis.
Em 2558, os mineiros em Meridian descobriram uma instalação Forerunner abaixo da superfície do mundo, perto da Apogee Station. Sloan, acreditando que Liang-Dortmund iria fornecer algum tipo de bônus se eles pudessem ter acesso à instalação, ordenou então um grupo de mineiros para tentar criar uma entrada para a instalação. Pouco depois, Sloan foi contatado pela IA Cortana. Cortana ofereceu a Sloan uma posição no Created – a facção da IA de que pretende assumir o Mantle of Responsibility – e ser curado da rampancy, inserindo-o no Domain, efetivamente tornando-se imortal. Sloan concordou, e Cortana rapidamente dirigiu Blue Team para Meridian a bordo do Guardian enterrado dentro da instalação sob Apogee, permitindo-lhe trazer os Spartans a sua localização, em Gênesis.
Como o Blue Team entrou na instalação Forerunner sobre Apogee e fizeram o seu caminho para o Guardian, os cidadãos de Meridian foram atacados por Prometheans sob o controle do segundo em comando de Cortana, Warden Eternal. Em 25 de outubro de 2558, perseguindo o Blue Team, Fireteam Osiris chegou em Meridian e auxiliou os cidadãos do mundo lutando contra os Prometheans. Relutantemente concordando em ajudar os Spartans depois de terem derrotado os Prometheans em Pinnacle Station, Sloan dirigiu Osiris à Estação Meridian, onde os Spartans ficaram sabendo que o Blue Team havia partido para Apogee. Fingindo ignorância a eventos recentes, Sloan permitiu que os Spartans utilizassem um D79-TC Pelican Dropship para viajar para Apogee e procurar o Blue Team. Chegando a Apogee, Sloan permitiu os Spartans a entrarem nas minas para a instalação Forerunner. Antes de Osiris poder impedi-los, Blue Team embarcou no Guardian ativado, levantando-se abaixo da superfície da Meridian. Cortana deu aviso prévio a Sloan, dando-lhe uma oportunidade para evacuar a colônia antes de deixar o mundo para se juntar ao Created. Mais tarde, Sloan enviou uma transmissão para Cortana sobre Gênesis, comprovando a sua lealdade a ela ao lado de inúmeros outros IA’s, da mesma forma que Cortana havia implantado vários Guardians ao longo da Via Láctea para cumprir o plano… como ela e o Warden Eternal imaginaram.
O Governador Sloan se opôs ao United Nations Space Command (UNSC), e foi contra a expansão das Colônias Humanas Independentes, como Meridian. Embora ele apoiava publicamente a Insurreição e várias ações ofensivas contra bases do UNSC, o Conselho de Segurança não foi capaz de provar que Sloan havia causado diretamente qualquer um desses ataques.
Sloan é dublado pelo ator Inglês Gideon Emery em Halo 5: Guardians, que tinha anteriormente feito vozes adicionais em Halo Wars