A AV-49 Attack VTOL, coloquialmente conhecida como Wasp, é uma aeronave de decolagem e pouso vertical (VTOL) atualmente em serviço das forças UNSC. Foi desenvolvida em conjunto com a classe-Stinger da armadura MJOLNIR.
A Wasp possui várias similaridades com as outras aeronaves da UNSC como a AV-14 Hornet, AV-19 Skyhawk, AV-22 Sparrowhawk e a AV-30 Kestrel. Seu sistema de voo é baseado em uma propulsão VTOL integrada, que combina duas turbinas com propulsores de fusão resfriados pelo próprio ar utilizado na propulsão. Este sistema só havia sido utilizado na construção do Kestrel e por se mostrar bastante eficaz, foi utilizado no modelo mais novo. Essa aeronave é armada com dois lançadores individuais de mísseis e duas metralhadoras automáticas, blindagem de energia e suporte a conexões neurais entre o piloto e a aeronave. É relativamente fácil de ser derrubada pois sua blindagem é fraca, e mesmo o escudo de energia não possui grande durabilidade. Um único disparo do Laser Spartan em uma de suas turbinas pode destruí-la completamente.
Projetada para uso expedicionário, as Wasps podem ser inseridas e recolhidas de batalhas com um esforço mínimo e em um tempo bastante curto. Por suas dimensões bastante semelhantes à de outras aeronaves, seu transporte interestelar tem logística bastante simplificada. É um veículo de fabricação relativamente barata e portanto foi produzido em larga escala para complementar o estoque de Hornets e Sparrowhawks em uso pelos Fuzileiros Navais da UNSC.
Existem duas variantes do modelo principal da Wasp: ONI e Hannibal. Ambas ainda não foram liberadas para o multiplayer de Halo 5, porém rumores indicam que elas estarão disponíveis nas próximas atualizações.
É uma aeronave relativamente nova, com operações reconhecidas publicamente apenas no ano de 2558, pouco depois dos eventos da Reconquista pelas Criações lideradas por Cortana. No entanto, há indicações de usos anteriores em missões não oficiais, já que variantes da Wasp foram fabricadas pelo ONI e pela Corporação Hannibal.