Chol Von é uma T’vaoan Kig-Yar e companheira para Vek. Ela era um dos poucos Kig-Yars que acreditavam que as espécies deveriam se unir para formar uma força militar e naval central para proteger o seu sistema de origem. Em abril 2553, ela foi contratada por Avu Med ‘Telcam para recuperar a Pious Inquisitor do pirata Kig-Yar Sav Fel.
Chol Von nasceu no asteróide colônia de T’vao, no território de seu clã em Myur City. Foi criada por sua mãe, Ais. Ais tinha regurgitado comida para ela comer até a primeira muda de penas cair.
Durante a Guerra Humano-Covenant, Chol Von serviu como shipmistress da missionary ship Joyous Discovery, que ela renomeou Paragon na primeira oportunidade, durante o Great Schism. Em algum momento, ela capturou um Phantom, matando dois Sangheilis no processo. Mais tarde, ela iria utilizá-lo como seu transporte pessoal. Após o colapso do Covenant, ela perdeu a nave. Ela teve quatro filhos: Hiiq, Gon, Kij e Laik, a quem ela foi forçada a cuidar desde que seu companheiro, Vek, tinha ido para Reynes para encontrar depósitos de tântalo, algo que considerava covarde. Ela queria lhe ensinar auto-controle a seus filhos, em vez de simplesmente “endurecer-los” com o tempo.
Após o fim da guerra, Chol Von procurou criar uma força naval unida para defender a raça Kig-Yar contra ameaças externas. Em abril de 2553, ela participou de uma reunião em Dal’koth com vários outros notáveis do alto escalão Kig-Yar, para discutir o estado atual da galáxia. Em Dal’koth, ela expressou suas idéias para unir os Kig-Yars, o que foi recebido com reações mistas. No final da reunião, Avu Med ‘Telcam, o líder dos Servants of the Abiding Truth, contratou Von . Ele contratou-a para rastrear o battlecruiser Pious Inquisitor, anteriormente roubado por outro Kig-Yar, Sav Fel, e devolver a nave para o Abiding Truth por um pagamento de oitenta mil gekz. No entanto, Von destinou-se a aproveitar o battlecruiser para si mesma, e usá-lo como a espinha dorsal de sua planejada marinha Kig-Yar.
Depois de reunir uma equipe do porto de Ap’ot, ela assumiu o controle da Paragon novamente. Ela recrutou Zim, um scout que serviu sob comando dela, como seu tenente. Com sua equipe, ela viajou para Eayn para rastrear Eith Mor, um associado conhecido de Sav Fel. Ao chegar em Tilu City, se deparou com Huz Mor-Kha, primo de Eith. Ela o interrogou com Zim e, eventualmente, descobriu que Eith fora para Station of Constant Sustenance. Na estação espacial, ela conseguiu rastrear Eith. Mor tentou fugir, mas foi preso e interrogado por Von depois de uma breve perseguição. Eith revelou que o Inquisitor estava sobre a colônia humana de Venezia. Satisfeita com as informações que tinha ganho, Chol Von e sua equipe, em seguida, deixaram a estação.
Depois de chegar em New Tyne, em Venezia, Chol e seus dois tripulantes mais agressivos, Bakz e Nulm, foram dirigidos a mansão de Sav Fel. Quando eles localizaram Fel, ele tentou sair para o negócio que ele tinha nas minas próximas. Nulm e Bakz aproximaram-se dele colocando-o contra o seu Warthog. Quando eles voltaram para a Paragon com Fel, a Kig-Yar plotou um curso para o Inquisitor. Chol teve Bakz bloqueando todas as comunicações a bordo da nave para impedir outros de aprenderem o que tinham descoberto com a localização da nave.
Eventualmente, Von e sua equipe descobriram Pious Inquisitor e forçosamente cortaram seu caminho para dentro. Enquanto Chol levou várias equipes para assumir a Inquisitor, Fel e Zim permaneceram a bordo da Paragon, com o resto da tripulação. No entanto, o residente Huragok da nave, Sometimes Sinks, foi altamente rígido com os Kig-Yars e os impediu de suas tentativas de usar os sistemas do battlecruiser, mesmo para transição da nave para um local designado por seu atual proprietário, Staffan Sentzke. O salto Slipspace mal planejado da Pious Inquisitor para a nave de Von matou vários dos Kig-Yars no processo. Von foi trancada em um compartimento com Noit e Bakz. Os três acabaram por serem capazes de abrir o seu caminho para fora do compartimento com laser-cutters, fazendo o caminho para a ponte.
Com a equipe de Von bloqueada em diferentes compartimentos da nave, Sometimes Sinks oferecia a Kig-Yar a chance de sair, abrindo passagens para uma das baías de transporte. No entanto, Chol foi determinada em manter a nave ao mesmo tempo que foi abordada pela equipe de forças especiais humana Kilo-Five. Black-Box, IA de Kilo-Five, foi inserida em sistemas da inquisitor. Para evitar conflitos futuros, BB ofereceu a Chol e sua equipe a chance de usar um dos Spirit’s da nave para ir embora, mas ela recusou. Enquanto Kilo-Five faziam o caminho através do nave, cinco outros Kig-Yar foram mortos. BB começou a insultar Von, mas ela não se intimidou por seus insultos, acreditando que a nave era agora mais uma com I.A humana.
Os humanos mataram vários dos tripulantes de Von e cercaram a ponte. Von ordenou Ril para detonar as reservas de torpedos de plasma da nave, optando em destruir a Pious Inquisitor sobre os humanos enquanto saia. Com Chol e sua equipe tentando deixar a ponte, a Spartan-II, Naomi-010, entrou na ponte e matou Noit. Von e Bakz foram capazes de fugir da Spartan. Ela e sua tripulação restante em seguida, fez o caminho para uma baía de transporte, a fim de escapar.
Os ideais e crenças de Chol Von muitas vezes contratam com a típica mentalidade Kig-Yar. Ela acreditava que o Kig-Yar deveriam se unir e trabalharem juntos. Von realizou-se com alta classe, acreditando que ela poderia ter qualquer companheiro que quisesse. Ela gostava de inspirar medo para com os outros, considerando-se a ser uma visão temível. Chol é rápida, raivosa e impaciente. Durante sua tentativa de roubar de volta a Pious Inquisitor, ela tornou-se estressada e irritada, com o plano tornando-se mais complicado. No entanto, Chol é muito persistente. Ela estava disposta a visitar vários mundos para encontrar a Inquisitor. Uma vez que Chol e sua tripulação embarcaram na nave, ela se recusou a sair até que sua vida estivesse em risco, apesar de ter sido oferecida a oportunidade de sair inúmeras vezes antes.
Chol acreditava que os Kig-Yars eram uma espécie superior e que eles iriam evoluir, enquanto as outras espécies degenerariam. No entanto, Von pensava que T’vaoans foram melhores do que outras subespécies Kig-Yar. Ela desprezou os Unggoy – acreditando que eles fossem uma “raça menor” – e temia ter que interagir com um. Ela manteve um pouco de respeito para com os seres humanos, muitas vezes concordando com suas ideologias. Chol gostava de usar expressões humanas nas conversas. Ela não gostava dos “termos abusivos” que os humanos usavam para se referir aos Kig-Yars, como as “galinhas/frangos”. Embora esses termos a enfurecessem, Chol nunca expressou sua raiva porque ela não queria que os seres humanos tivessem essa satisfação.
Chol Von armava-se com uma laser pistol não identificada que ela mantinha presa em um cinto em seu quadril. Ela a usou enquanto estava a bordo da Pious Inquisitor para derreter os painéis do compartimento em que ela estava presa.