Halo 3 ODST

Halo Project Brasil, 20 de outubro de 2016

Halo 3 ODST é um jogo de tiro em primeira pessoa. Ele conta a história de um esquadrão de ODST’s e se passa entre Halo 2 e Halo 3. Halo 3 ODST foi desenvolvido pela Bungie e distribuído pela Microsoft. Halo 3 ODST foi lançado na meia noite (12:00 am) de 22 de setembro de 2009 em todo o mundo, com exceção do Japão que o lançamento aconteceu no dia 24 de setembro de 2009.

halo-3-odst-box-shot-542x542-b111b15eae37471f9cf1c1201f790edb

Sinopse

O ano é 2552. Os Covenants controlam a cidade de Nova Mombasa. eles estão procurando algo sob a escuridão das ruas. Você é um soldado da ODST (Tropa de Choque de Desembarque Orbital). Suas ordens: permanecer vivo, juntar-se novamente ao seu pelotão disperso e escapar da cidade em conflito. Detenha o Covenant e talvez vençamos esta guerra.

História

Tudo começa por volta das 16:00h do dia 20 de outubro de 2552. Alguns integrantes de um esquadrão ODST estão se preparando para uma missão a bordo da UNSC Say My Name“, orbitando Nova Mombasa, no Quênia. Eles estão juntos em torno de uma mesa holográfica, que mostra o Assault Carrier Classe-CAS, em que está o Prophet of Regret, pairando perto do Elevador Orbital da cidade. Em torno da mesa holográfica, o Corporal Taylor “Dutch” Miles, Lance Corporal Kojo “Romeo” Agu e Private First Class Michael “Mickey” Crespo estão reunidos. E o Lance Corporal “Rookie” está dormindo na parte de trás da sala.

Romeo, ironicamente, observa como a Marinha da UNSC conseguiu suportar uma luta durante a invasão da Terra, mas ainda assim permitiu que um Covenant Carrier passasse pelas Plataformas de Defesa Orbital que cercam o planeta. Dutch critica Romeo, afirmando que a Marinha deixou o Carrier sozinho para que os fuzileiros navais pudessem se infiltrar. Os ODSTs logo são colocados em alerta quando o líder do esquadrão, Gunnery Sargent Edward Buck, entra na sala com uma agente atraente do ONI chamada Veronica Dare. Romeo pronuncia “Olá, beleza”, em relação a aparência de Dare, chamando a atenção de Buck e levando-o a ordenar os ODSTs que tomem seus postos nos SOEIV “pods de desembarque”.

Enquanto caminhava para o arsenal nas proximidades, Buck é interrompido por Dare, que observa que os membros de seu esquadrão são substitutos. Buck reconhece o problema, mas observa que, após 27 anos de guerra com o Covenant, muitos poucos veteranos permanecem na UNSC. Em conflito sobre o que ela provavelmente lhe disse antes de entrar na sala, Buck confronta Dare sobre o objetivo de sua equipe, afirmando o Assault Carrier (em que se encontra o Prophet of Regret) é  mais importante do que a sua missão secreta. Dare lembra que eles têm ordens para seguir, e que ele deveria se referir a ela como “Capitã”, de acordo com os regulamentos militares.

Buck mostra a capitã seu respectivo pod, onde Romeo pergunta sobre ela. Obviamente irritado com a missão, Buck confronta o curioso Lance Corporal, respondendo que ela é a “nova chefe” deles. Ele dá um breve discurso aos seus homens para motivá-los para a queda no campo de batalha, e entrega uma SRS99D Rifle de Precisão para Romeo, atraindo perguntas do pelotão, que aguardavam uma estreita batalha dentro do Assault Carrier Covenant. Enquanto a caminho de seu próprio pod de desembarque, Romeo rudemente desperta Rookie, atingindo-o com a coronha da sua espingarda (nesse momento a câmera muda para uma visão em primeira pessoa). Dutch empurra Romeo para fora do caminho e entrega uma M7S para Rookie, dizendo para ele relaxar apesar do comportamento desagradável de Romeu. O pod do Rookie então se fecha, vira-se em volta do seu eixo, e abaixa para dentro do compartimento de lançamento para iniciar os preparativos de lançamento.

As forças navais são informadas por Dare que o exército Covenant está reunindo sob o Assault Carrier, uma retirada organizada. Dezenas de ODSTs são lançados na atmosfera da Terra em uma queda coordenada para se infiltrar e capturar o Prophet of Regret a bordo Assault Carrier. Eles passam por algumas Fragatas destruídas em órbita ao redor do elevador, e começam a entrar na cobertura das nuvens sobre a cidade. A capitã, em seguida, ordena que o esquadrão ajuste seus locais de trajetória, colocando os ODST fora de seu curso pretendido.

Antes que os ODST sejam capazes de soltar seus paraquedas internos, no entanto, Dutch recebe um alerta de radiação em seu pod, o Assault Carrier abre uma ruptura Slipspace em retirada, e é seguido de perto pela Fragata Leve Classe-Stalwart do UNSC In Amber Clad. Um EMP (PEM – Pulso Eletromagnético) emitido pela ruptura desativa os pods. Os ODST caem e ficam espalhados por toda New Mombasa. A ordem de Dare  deixou o esquadrão mais distante da ruptura Slipspace, assim conseguem sobreviver à queda. Os ODST restantes que foram enviados a nave Covenant são mortos em ação. Durante a queda, o pod do Rookie colide com pod de Mickey, deixando-o fora de controle. O impacto deixa Rookie inconsciente.

Seis horas após a queda (22:02), Rookie desperta ao som de dois Phantoms voando nas proximidades. Ele logo recupera a consciência, descobrindo que seu pod  caiu num edifício que está pelo menos vinte pés do chão. Sem escolha, ele salta para fora do pod, e cai para a rua, ferindo-se ligeiramente quando atinge o solo. Depois de vasculhar a área por suprimentos médicos, ele continua pela cidade para encontrar o seu esquadrão.

Quase imediatamente depois de recobrar a consciência,  Rookie encontra algumas patrulhas Covenant cobrindo uma área pequena. Rookie usa suas armas silenciosas para eliminar as patrulhas, após isso ele é alertado por um terminal de dados tocando. Ao acessar o terminal, ele fica conectado ao Superintendente, uma segunda geração “burrade I.A., cuja tarefa é manter a infra-estrutura da cidade. A I.A. fornece a Rookie dados que haviam sido previamente desbloqueados por Dare. O Superintendente começa a ajudar Rookie, dando-lhe mapas, marcando notáveis locais em toda a cidade, e fornecer avisos usando os sinais de trânsito.

Seis horas antes, Buck havia pousado com certa segurança (mas de forma desconfortável) e fez contato por rádio (COM) com Dare, que lhe disse estar presa em seu pod. Com a ajuda de fuzileiros navais na área, Buck abriu caminho para posição de Dare. Ao longo do caminho, ele notou uma “briga de família” dentro do Covenant, com muitos Sangheilis encontrados mortos e que pareciam ter sido mortos pelos Brutes. No momento em que Buck chega ao pod de Dare, ele não a encontra. Buck encontra um Huragok, e nota que esta criatura está segurando o capacete de Dare em um de seus tentáculos. Curioso, o alien começa a examinar Buck. Tendo confundindo curiosidade com hostilidade, Romeo atirou com um tiro de Rifle de Precisão no alien curioso, inadvertidamente, acionando a bomba colocada em suas costas. A explosão resultante joga o capacete para longe de vista, embora o Superintendente tenha gravado um vídeo mostrando onde o capacete caiu. Romeo e Buck se reagrupam, acreditando que Dare estava morta. O Rookie depois encontra o capacete. 

Enquanto isso, Dutch desembarcou na Reserva Natural Uplift, onde usou um Warthog carregado em para romper as defesas Covenant e garantir uma zona de aterragem de cruzadores. Mickey havia pousado nas proximidades, e se deparou com uma retirada dos Marines do 405º batalhão. Mickey usou um Scorpion para trazer os fuzileiros até o local que seria seu ponto de encontro: a entrada para ONI Alpha Site. Lá, ele e Dutch se reagruparam e encontraram um policial desesperado, que estava à procura de um especialista em explosivos. Mickey, que tinha pensado inicialmente para permanecer no ponto de encontro e esperar por reforço, foi pressionado em serviço, e eles foram para a Alpha Site ONI com o oficial de polícia.

Os dois ODSTs trabalharam com o oficial e vários Marines para defender o complexo da ONI. Dutch e Mickey usaram explosivos para destruir a ponte que conduz à base, mas o Covenant facilmente contra-atacou usando Phantoms para desembarcar tropas após a queda da ponte. O pátio foi rapidamente invadido por forças Covenant, o que levou os ODSTs e soldados a recuar para o interior do prédio.  Eles foram forçados a retirar-se do prédio usando um Pelican. Enquanto fugiam, eles destruíram a base utilizando explosivos remotamente-detonados, impedindo o Covenant de utilizarem as informações contidas no local. Durante o voo, Dutch e Mickey conseguiram restabelecer a comunicação com Buck; então eles se dirigiram à sede da NMPD (New Mombasa Police Department – Departamento de Polícia de Nova Mombasa) para buscá-lo.

Ao chegar e tentar pousar em um telhado para pegar Buck e Romeo; Mickey, Dutch e seus aliados NMPD são atacados por Banshees, e sua Pelican é atingida. Buck e Romeo enfrentam inimigos em seu caminho através dos telhados do QG da NMPD a o Pelican abatido e seus companheiros de esquadrão. Lá, os quatro ODSTs usam lançadores de mísseis, metralhadoras pesadas e lança-foguetes para defender o edifício do Banshees e Phantoms. Eles foram bem sucedidos em repelir o ataque Covenant, mas no processo, Romeo foi gravemente ferido por um Brute Chieftain.

Buck levou o grupo a Estação Kikowani, planejando usar o sistema de trem para fugir da cidade, ajudando Romeo com um Biofoam (Bioespuma) ao longo do caminho. Após a chegada, no entanto, o grupo descobriu que os túneis de trem tinham sido inundados. Eles prosseguem para roubar um Phantom e escapar da cidade, lutando contra Banshees inimigos no caminho e até mesmo um Scarab. Ao longo do caminho, eles notaram várias Battlecruisers classe-CCS que se deslocam em direção a cratera deixada pelo salto Slipspace do Assault Carrier. Depois de escapar da cidade, Buck percebeu onde Dare estava, e ordenou Mickey para voltar.

Enquanto isso, Rookie, abriu caminho para o Centro de Dados do Superintendente, e encontra a Capitã Dare trancada no sub-nível nove. Ela revela que suas ordens eram para lutar até o centro de dados da I.A. e recuperar a informação que tinha sido recentemente descoberta, sobre o que estava embaixo da cidade, e negar o acesso do Covenant. O centro de dados, no entanto, tinha sido infestada com uma colmeia inteira de Drones, que por sua vez foram apoiados por outras numerosas forças Covenant. Ela explica que foi por isso que ela requisitou um esquadrão inteiro para a sua missão, teria sido um suicídio combater essas forças sozinha.

Dare e o Rookie lutam pelo caminho até o centro de dados, chegando justamente quando o Superintendente, já severamente danificado, finalmente desliga. Numa inspeção mais próxima do núcleo da AI, é revelado um solitário e escondido Huragok. Dare revela uma descoberta do ONI: os Huragoks foram escravizados pelo Covenant, e têm pouco amor por seus senhores. Ela também revela que este Huragok em particular, chamado Virgildevido a sua absorção de sub-rotina no Superintendente, combinou seu conhecimento com a informação possuída pelo Superintendente, informações que podem ajudar a humanidade na guerra.

Os dois convencem o Huragok a segui-los, assim que o Covenant chegou; Buck chega ao mesmo tempo. Eles escapam do núcleo de dados e lutam contra hordas de tropas Covenant antes de chegar a um elevador, que os leva a rodovia costeira da cidade. Buck informa a Dare e Rookie que seu esquadrão roubou um Phantom e que eles estão esperando nos estaleiros seguindo a rodovia. Vergil energiza um Elephant; Dare dirige, enquanto Rookie e Buck fornecem apoio em um Warthog, e depois, em um Scorpion.

Mais naves Covenant entram no espaço aéreo da cidade, e a frota começa escavar a área em uma tentativa de descobrir o Portal Forerunner enterrado para a Arca (Instalação 00). Buck, tendo testemunhado um ataque parecido durante a queda de Reach, é particularmente perturbado pela visão. Um Scarab consegue marcar um impacto direto sobre o Elephant, danificando-o severamente e forçando os ODSTs e o Huragok a abandonar seus veículos e se esconder na entrada do edifício Uplift Wildlife Reserve. Buck ordena Mickey a executar extração em vez de esperar pela chegada deles.

Os ODSTs suportam múltiplos ataques Covenant enquanto esperam por Mickey. Quando Mickey e o resto do esquadrão chegam na posição, o grupo entra abordo do Phantom Roubado, evitando por pouco o ataque de um Covenant Carrier.

Um mês depois, o Almirante Terrence Hood dá apuramento ao Sergeanto Major Avery Johnson para interrogar Vergil em uma instalação orbital do ONI. Dare adverte Johnson para ter cuidado. Quando os dois entram na sala, eles veem Vergil brincando com um visor para Drones. O esquadrão está em torno do Huragok, com o Rookie dormindo em um canto. Johnson casualmente joga o isqueiro para a criatura delicada (e inflamável), para grande alarme de Dare, que Johnson ignora. Johnson expressa o ódio mútuo que os seres humanos e os Huragok tem em relação aos Brutes, e apela a Vergil para ajudar a causa dos humanos, afirmando que “Você é (Vergil), e vai me dizer exatamente o que estão procurando. E então, você vai me ajudar a detê-los“. Vergil levantou o isqueiro e acendeu o charuto de Johnson, sugerindo que este Engenheiro é amigável e está dispostos a cooperar com os seres humanos.

Uma cena adicional aparece ao terminar o jogo em Lendário. O Profeta da Verdade é visto na câmara que abriga o núcleo do Superintendente, sorrindo como mais Huragoks ao descobrir um extenso complexo Forerunner debaixo da Terra.

Desenvolvimento

Grande parte da equipe de desenvolvimento de Halo 3 ODST começou a trabalhar no filme Halo Chronicles do diretor Peter Jackson durante a produção de Halo 3. No entanto, o cancelamento dessa adaptação para o cinema significou que uma grande equipe não tinha um projeto. Na mesma época, a produção de Halo: Reach começou, e a Bungie percebeu que havia uma janela de tempo para o estúdio para criar um novo produto. Assim, a Bungie iniciou o desenvolvimento de Halo 3 ODST em março de 2008. O jogo foi o primeiro título da Bungie concluído em menos de três anos, com uma produção que durou 14 meses. Com cerca de 70 pessoas, além de um grupo de design com um núcleo de cinco pessoas, eles tiveram uma pequena janela de tempo para o desenvolvimento, assim eles tiveram que priorizar recursos; por exemplo, em vez de redesenhar completamente os inimigos, foram adicionados apenas um novo subconjunto de comportamentos de inteligência artificial. Porque o jogo contou com um mundo aberto, diferente dos outros jogos, certos ajustes de jogabilidade, como as armas melhoradas e a planta de um mapa, eram necessárias. Considerando que, em um jogo tradicional de Halo, os designers sabem como os jogadores agem contra os inimigos a partir dos mapas, em ODST foi necessária uma estratégia diferente. “Nós tivemos que ter certeza de que havia grupos Covenant patrulhando a cidade e que pudessem reagir quando o jogador ataca ou se aproxima.“, disse Creamer. Embora o motor do jogo não tenha sido alterado, houveram melhorias gráficas.

O modo de jogo Firefight foi uma adição tardia para o jogo. O Funcionário Tim Williams construiu um protótipo logo após Halo 3, colocando o jogador em uma parte de um mapa de campanha Halo 3 e lutando contra hordas de inimigos. Quando o desenvolvimento de ODST começou, o conceito de William foi adotado para o jogo e refinado. História de Sadie foi criado pela Fourth Wall Studios em parceria com a artista Ashley Wood. A Fourth Wall Studios foi formada por ex-membros da 42 Entertainment, que produziu o ARG de grande sucesso I Love Bees, para promover o Halo 2.

Até Dezembro de 2008, o jogo foi “representacional”, o que significa que os jogadores puderam experimentar o jogo do início ao fim, embora em estado inacabado. Toda a equipe da Bungie foi retirada de outros deveres para jogar o jogo e oferecer um feedback. Entre os elementos inacabados foi a falta de diálogo acabado entregue por atores. O jogo inteiro foi concluído pouco antes de sua apresentação na E3 2009.

Jogabilidade

h3odst-gpHalo 3: ODST é um jogo de tiro em uma perspectiva de primeira pessoa. O jogo apresenta um ambiente de mundo aberto na cidade queniana atualizada de Mombasa, referida como Nova Mombasa. Embora a jogabilidade do ODST tem uma forte semelhança com a de títulos anteriores de Halo, o jogador não assume o papel do super soldado Master Chief, o protagonista de Halo 3. Em vez disso, o jogador controla soldados humanos conhecidos como “Tropa de Choque de Desembarque Orbital ” ou ODSTs. Os ODSTs não possuem uma armadura avançada e os reflexos de Master Chief; eles não podem saltar tão alto, se mover tão rápido, sobreviver a grandes quedas, ou empunhar duas armas ao mesmo tempo. Em vez de escudo de energia de absorção de danos de Master Chief, o jogo usa uma mecânica de recarga de vida a partir de kits médicos. Perda de toda a vida faz com que o personagem do jogador morra, reiniciando o jogo no último checkpoint salvo. Os kits médicos ficam espalhados por todo o ambiente do jogo. O display do jogador (HUD) inclui um modo “VISR” que descreve inimigos em vermelho, aliados em verde, e itens de interesse em azul ou amarelo.

Multiplayer

Firefight foi um novo modo para a franquia Halo anunciado na E3 2009; é um modo de jogo cooperativo. Quatro jogadores na Xbox Live ou em System Link jogar para completar uma série de ondas contra os Covenant. Todos os recursos da campanha de pontuação, bem como crânios, realizações e leaderboards de Halo 3, estão presentes em ODST. Devido a um problema técnico, o modo Firefight só permite aos jogadores organizar um jogo a partir de convites, ou seja, não possui um sistema de matchmaking usado por jogos anteriores da série. Os fãs que falaram com os funcionários da Bungie sobre este assunto já teriam afirmado que a função matchmaking teria tomado um adicional de seis meses na criação de Halo 3 ODST. O modo Firefight de Halo 3 ODST possui 8 mapas disponíveis, que foram aproveitados dos cenários do modo campanha. Eles são:

Mapas

  • Alpha Site
  • Chasm Ten
  • Crater
  • Last Exit
  • Lost Platoon
  • Rally Point
  • Security Zone
  • Windward

Pacotes de Mapas para Halo 3

Todos os pacotes de mapas (Heroic, Legendary, Mythic, bem como Cold Storage) estão disponíveis para aqueles que ainda não compraram através do Xbox Live Marketplace. Além dos outros pacotes de mapas, um pacote de mapas adicionais estão presentes no pacote de ODST (tudo apenas na versão física). Estes mapas são Citadel, Heretic e Longshore. O segundo disco de Halo 3 ODST, Halo 3: Mythic, contém todos os mapas, que você pode jogar diretamente de lá, sem ter que baixar os mapas para o seu HD e iniciar halo 3.

Trilha Sonora

diretor de áudio da Bungie, Martin O’Donnell e seu parceiro Michael Salvatori, compuseram as músicas para Halo 3 ODST. Em contraste com as assinaturas de cantos gregorianos de Halo, não há coro nas músicas de ODST e temas dos títulos anteriores não aparecem. Duas de três horas de música foram colocadas em uma trilha sonora de dois discos e lançado 22 de setembro de 2009. Devido à mudança para um novo protagonista, O’Donnell queria criar uma nova música evocasse Halo, mas em uma direção diferente. Porque o jogo conta uma “história humana, não uma história cyborg“, O’Donnell disse, a pontuação era mais “íntima e pessoal”. Para investigações noturnas e chuvosas do Rookie, O’Donnell sentiu que uma abordagem influenciada pelo jazz ficaria melhor, ecoando uma atmosfera noirO’Donnell começou a compor a música do jogo, enquanto a Bungie foi elaborava o trailer para anunciar ODST. O’Donnell baseou a música do trailer em um pequeno segmento da primeira peça ODST, intitulado “Rain“. Salvatori se juntou ao projeto em fevereiro de 2009 e ajudou a completar as tarefas de música em dois meses. Quando O’Donnell sentiu que tinham material suficiente, Salvatori, com sede em Chicago, voou para Seattle, Washington, terminando arranjos e gravando músicas ao vivo.  A maior parte da música foi gravada durante o início de 2009. Tarefas adicionais de composição foram feitas pelo designer de som da Bungie, C. Paul Johnson e o maestro Stan Lepard. A Sinfonia de Northwest , que gravou a trilha para o Halo 3, realizou as seções orquestrais no Studio X em Washington. 

Lista de Músicas – Trilha Original

CD1

  1. Overture
  2. The Rookie
  3. More Than His Share
  4. Deference for Darkness
  5. The Menagerie
  6. Asphalt and Ablution
  7. Traffic Jam
  8. Neon Night
  9. The Office of Naval Intelligence

CD2

  1. Bits and Pieces
  2. Skyline
  3. No Stone Unturned
  4. One Way Ride
  5. The Light At the End
  6. Data Hive
  7. Special Delivery
  8. Finale

Curiosidades

  • Nathan Fillion, ator protagonista do filme Firefly e da série de TV Castle, um fã de carteirinha da série Halo teve finalmente uma participação ativa na série, servindo de base para as caraterísticas faciais e dublando o personagem Buck, aclamado pelos fãs e apresentado em Halo 3 ODST.
  • Em Halo 3 ODST, dentro de alguns prédios é possível ver um quadro com uma imagem do planeta Terra com um círculo branco e a frase “Destiny Awaits”, sendo uma referência a um projeto da Bungie na época e que hoje se tornou o jogo Destiny.

Ficha Técnica

  • Data de Lançamento:  22 de setembro de 2009
  • Desenvolvedora: Bungie
  • Distribuidora: Microsoft Game Studios
  • Jogadores: 1 – 4
  • Cooperativo: 1 -2
  • Cooperativo Online: 1-4
  • Link System: 1-4
  • Gênero: FPS (First Person Shooter)
  • MSRP: M for Mature (17+)
  • Classificação no Brasil: 16+

Matéria feita por: Arthur G. N. Fonseca

Fontes:

HaloWaypoint

HaloNation

Halo.Bungie.net



Comentários