Sav Fel

Rodrigo R. da Silva, 23 de outubro de 2016

Sav Fel é um pirata Kig-Yar T’vaoan, operando no pós-Guerra Humano-Covenant. Fel possuía uma grande mansão a cinco quilômetros fora de New Tyne, em Venezia.

Biografiatsovan

Serviço com o Covenant

Sav Fel serviu no Covenant durante a Guerra Humano-Covenant. Durante a guerra, ele testemunhou numerosas colônias humanas sofrendo o glassing pelo Covenant. Ele tinha visto vários artefatos Forerunners e ruínas durante o período de serviço.

Carreira Criminosa

Após a guerra, Fel se tornou um pirata que chamou a atenção da equipe Kilo-Five, durante seu tempo em Sanghelios, devido à sua aparente posse do CCS-class battlecruiser Pious Inquisitor. A Fel, tinha sido confiada pelos Servants of the Abiding Truth, para transportar a nave para um de seus estaleiros. Quando os anos sangrentos começaram, ele decidiu tomar a nave, planejando vendê-la mais tarde.

Em abril 2553, ele foi observado por Naomi-010 e Vasily Beloi, em New Tyne, Venezia, no mesmo veículo que o insurrecionista Staffan Sentzke. Sentzke, mais tarde, visitou Fel em sua casa, localizada a apenas cinco quilômetros fora de New Tyne. Lá eles discutiram a transação da Pious Inquisitor. Como pagamento, Fel exigiu particle beam rifles, dropships e plasma pistols. Sentzke afirmou que ele primeiro precisa ver a nave e testar o ventral beam. Fel lhe informou que a nave estava em outro sistema e que ele planejava para mostrar-lhe algo extra quando visse a nave.

Uma semana depois, Fel chamou Sentzke e lhe disse que ele estava pronto para levá-lo para a nave. No dia seguinte, ele se reuniu com Staffan e seu filho Edvin, em Weymouth Island. Eles deixaram Venezia na Fel’s Missionary Vessel e embarcaram na Pious Inquisitor. Fel os apresentou ao Huragok à bordo, Sometimes Sinks, se oferecendo como uma I.A substituta. Eles viajaram para o sistema Shaps, onde Fel planejava demonstrar poder destrutivo da nave pelo glassing em um planeta estéril. Enquanto em rota para o planeta, Sav-Fel e seus tenentes, Eith Mor e Dhak, começaram a discutir sobre começar um negócio fechado, sendo pago, que encontrava-se em baixa. Entrando no sistema Shaps III, Sometimes Sinks disse a Fel que ele não poderia usar os projetores de energia da nave, uma vez que havia artefatos Forerunners na superfície do planeta. Fel decidiu colocar o Huragok na brig enquanto eles testavam os projetores de energia, embora ele estivesse preocupado que o Huragok pudesse reconfigurar as travas.

Com Fel preparado para testar o feixe, Edvin perguntou-lhe sobre o Covenant’s ritual Cleansing Ceremony, mas Fel informou-lhe que ele nunca esteve presente para essas coisas. Fel e sua tripulação então ativaram o ventral beam, assim envidraçando um site Forerunner no planeta. Sometimes Sinks acessou o sistema de transmissão da nave e começou a lamentar, chateado que eles estavam fazendo, destruindo artefatos Forerunners. Sav Fel enviou Dhak para acalmar Sinks. Depois de ver a superfície derretida do planeta, Staffan pediu para experimentar o Cleansing Beam por si mesmo, o que Fel aprovou. Após o glassing de uma parte do planeta, Sentzke terminou transação da nave com Fel e manteve Sinks na mesma, em troca de uma Darter ship. Com o negócio concluído, a equipe de Sav Fel se dividiu em partes e Fel retornou para sua casa em Venezia, satisfeito por ter finalmente vendido a nave.

Recuperando a Pious Inquisitor

Em torno do mesmo tempo, Avu Med ‘Telcam da Abiding Truth, colocou uma recompensa ao Kig-Yar pelo paradeiro falso da Inquisitor. A shipmistress T’vaoan chamada Chol Von aceitou seu contrato, com o planejamento de localizar a nave e toma-la para si. Chol finalmente rastreou tenente de Fel, Eith, e descobriu que já tinha sido vendida à milícia humana em Venezia.

Chol e sua tripulação, mais tarde chegaram em Venezia e confrontaram Fel em sua casa, logo o sequestraram e o levaram a bordo de sua nave, a Paragon. Fel se recusou a dizer para Chol a localização da nave, temendo que isso poderia irritar Sentzke e colocar a vida de seus filhos e o acasalar em risco. Chol pediu-lhe para inventar uma história, para que quando ele voltasse para casa, pudesse escapar de qualquer tipo de retribuição após revelar a localização da nave. Fel concordou e foi levado junto pela tripulação da Paragon para a Pious Inquisitor, ainda em órbita em torno Shaps III. Enquanto isso, a companheira de Fel tinha notado que ele desapareceu. Inicialmente culpando Staffan, sua companheira percebeu que Staffan não era o responsável pelo desaparecimento de Sav, em vez disso solicitou a Staffan de procurar por Fel.

Chol não deixaria Fel sair até sua tripulação controlar a nave. Sav, com calma, cooperou  com Von e sua tripulação; logo avisou-a sobre o desalinhamento de Sometimes Sinks. Fel permaneceu com Zim na ponte da Paragon, com Chol e outros de sua equipe embarcando na nave.

Personalidade e Traços

Fel geralmente permanecia impassível e estoico, quando lidava com os clientes. Sav Fel não tinha cuidado para com objetos Forerunners, a menos que eles fossem úteis. Ele não acreditava na religião Covenant, considerando os Forerunners falsos deuses, apenas uma “extinta raça alienígena”. Ele permaneceu impassível quando causou o glassing nas ruínas da superfície de Shaps III, apesar de algumas objeções de Sinks. Quando Sinks começou a lamentar sobre a destruição dos artefatos Forerunners sobre Shaps III, Fel apenas irritou-se e mandou Dhak ir acalmar o Huragok, acreditando que Sinks estava arruinando uma venda. Sav Fel se importava com seus membros da família e do clã, tendo-lhes transportado com ele para Venezia com segurança. Ele estava inicialmente disposto a cooperar com Chol Von para roubar a Inquisitor de volta de Staffan, acreditando que o humano iria matar sua companheira e filhos.

Apesar de ter sido sequestrado em sua residencia, Fel ainda era muito relaxado e calmo, bem como disposto a cooperar rapidamente com Chol Von e sua equipe para encontrar a Pious Inquisitor. Ele estava disposto a pagar Von em gekz para obter uma carona de volta para Venezia e não ficou perturbado com a marcação junto a tripulação para capturar a Inquisitor.

Ele olhava torto os Sangheili, acreditando que sua obsessão com honra e confiança no San’Shyuum estavam causando suas lutas após a Guerra Humano-Covenant. Durante sua carreira criminal, Fel tinha criado muitos inimigos e rivais, que estavam dispostos a entrega-lo para as autoridades ou roubar sua “mercadoria”.

Curiosidades

Sav Fel é o primeiro T’vaoan a ser identificado pelo nome no universo Halo.

Aparições

  • Halo: The Thursday War (primeira aparição).
  • Halo: Mortal Dictata.
  • Halo: Last Light (mencionado apenas).

Ficha técnica

  • Espécie: Kig-Yar (T’vaoan).
  • Gênero: Masculino.
  • Cor dos olhos: Amarelos.
  • Afiliação: Covenant (formação).
  • Posto: Shipmaster.
  • Informação notável: Roubo da Pious Inquisitor.

Fonte

Halopedia

 



Comentários