Burenn foi uma estóica San’Shyuum que foi recrutada pelo Covenant para deixar Janjur Qom e viver em High Charity.
Burenn cresceu na aldeia de Crellum, da região de Reskolah, junto com sua irmã Lilumna, após os estóicos conquistarem o planeta depois da evacuação da maioria dos Reformists. Quando ela era jovem, ela viveu com um Ilpdor que estava morrendo de fome devido à falta de peixe; O Ilpdor não a comeu apenas por causa de seu tamanho pequeno. Ela alimentou o Ilpdor com carne e queijo de um Garfren, e ela logo o nomeou como – Erb. A “parceria” formada entre os dois permitiu Burenn capturar mais peixes, treinando o Ilpdor para conduzir os peixes restantes do lago em redes. A fêmea San’Shyuum de Crellum forneceu comida à Erb, enquanto o Ilpdor assustava assaltantes hostis ou ameaças à aldeia.
Ela acabou ficando insatisfeita com a sua vida devido à falta de homens na aldeia, uma vez que a maioria foi recrutada para os militares e, posteriormente, tendem a tratar as mulheres de forma barbárie. Em 850 aC, Burenn e Lilumna receberam uma mensagem de um San’Shyuum de High Charity de que os convidados viveriam uma vida de luxo na cidade santa do Covenant. As duas irmãs e sete outras mulheres aceitaram a oferta, e Burenn fez arranjos para sua mãe cuidar de Erb em sua ausência. A expedição ao Covenant, liderada pelo Prophet of Inner Conviction, foi em direção à Janjur Qom e se reuniu com as fêmeas estóicas. Enquanto Lilumna viajou com o Covenant San’Shyuum e Sangheili no dropship, Burenn e os outras sete San’Shyuum montaram em cima de Erb. Quando estavam quase chegando ao transporte, o grupo foi atacado por soldados estóicos e suas montarias Folasteed. Com um tiroteio assegurado, Burenn permaneceu no topo de Erb enquanto as outras fêmeas se cobriam. ela então comandou o Ilpdor para ir a batalha, e ele consequentemente matou vários soldados estóicos. No entanto, Erb infelizmente foi morto, e Burenn conseguiu pular do animal antes que ele fosse esmagado.
Após o término do tiroteio, o grupo voltou com a sua dropship para a Corveta Covenant Vengeful Vitality na órbita de Janjur Qom. Como a corveta preparava para deixar o sistema, a nave foi atingida por um míssil estóico. Burenn foi ferida pelo ataque (batendo a cabeça). Mleer e Vil ‘Kthamee ajudaram a extrair as fêmeas para longe da parte danificada da nave, levando-as para os alojamentos da tripulação. No entanto, Burenn ficou presa no mesmo compartimento de Inner Conviction que a porta tinha fechado aleatoriamente antes que ela pudesse chegar a segurança. Relutante, o Prophet salvou Burenn e trouxe-a para a segurança, mas a Luminary do Covenant recuperados anteriormente foram sugados para fora da nave e se queimaram na atmosfera do planeta. A nave danificada, em seguida, voltou a High Charity.
Na High Charity, Burenn, Lilumna, e os outros foram treinados pela mulher do Prophet of Inner Conviction, Cresanda, para adaptação à sua nova vida a bordo da cidade santa Covenant. Burenn ficou inicialmente chocada com a aparência degenerativa de muitos dos Prophets, mas veio admirar sua cortesia e tratamento respeitoso. Em algum momento depois ela conseguiu um companheiro e teve filhos que diversificaram o banco de genes de High Charity.