Para demonstrar a grande honra associada ao título, todo Arbiter do Covenant recebe uma armadura Sangheili especial.
Toda vez que um novo Arbiter é escolhido, ele recebe uma armadura de design antigo e que remete a tempos remotos que precedem o Covenant, quando os Sangheilis ainda navegavam nos oceanos de seu planeta natal, Sanghelios. Todas as armaduras usadas pelos Arbiters durante a história ficavam preservadas no Mausoléu dos Arbiters, em High Charity, a cidade sagrada e sede do Covenant. Diferente das armaduras modernas utilizadas pelas forças do Covenant, a armadura do Arbiter é feita de um material metálico que lembra muito as armaduras medievais utilizadas pelos humanos na antiguidade. Possui um capacete em formato parecido com o bico de uma águia para que quem a utilize possa se destacar dos demais em meio à zona de guerra. As outras partes da armadura são formadas por placas metálicas que se encaixam sobre o uniforme de combate que protege as áreas não cobertas pelo metal.
Arbiter-Ranger: Durante a domesticação dos Lekgolo, o primeiro Arbiter que fez contato com os vermes utilizava uma versão modificada da armadura Ranger do Covenant, focada em operações espaciais e modificada para lembrar a armadura clássica dos Arbiters.
Arbiter-Kaidon: Após o fim da guerra entre os humanos e o Covenant, o Arbiter Thel ‘Vadam passou a utilizar uma armadura cerimonial para prestar homenagem aos que anteriormente ocuparam aquele posto e para destacar sua nova posição como líder do seu povo.
Como todas as armaduras padrão de combate utilizadas pelos Sangheili, a armadura do Arbiter é equipada com um escudo de energia. Ela também possui um módulo de Camuflagem Ativa, mas que só pode ser ativado por um curto período de tempo, diferente daqueles utilizados pelos esquadrões de operações especiais Sangheili, já que a armadura do Arbiter, por motivos não conhecidos, utiliza uma tecnologia ultrapassada em relação ao resto do Covenant.