O Projeto HAYABUSA foi um programa independente e rival do Projeto MJOLNIR para o desenvolvimento de armaduras da UNSC. No entanto, esse programa foi incorporado algum tempo depois ao Projeto MJOLNIR, o que produziu uma variação da armadura Mark VI GEN-1.
Os componentes avançados utilizados na armadura HAYABUSA fizeram com que ela fosse um terço mais leve que as armaduras MJOLNIR convencionais. Seu design foi baseado nas antigas armaduras dos samurais japoneses, ficando clara essa inspiração ao se observar o capacete e as ombreiras, conhecidas como s’ode.
O capacete desta armadura foi confeccionado com um visor projetado para defender os usuários de raios ultravioletas. Como todo capacete produzido pela UNSC, a sua parte mais vulnerável é o visor, e por isso a variante HAYABUSA possui um visor reduzido em comparação às demais, de modo a tornar mais difícil que ele pudesse ser efetivamente atacado e tivesse uma melhor camuflagem quando fosse necessário.
Essa armadura foi projetada com um foco maior em operações espaciais do que as armaduras originais do Projeto MJOLNIR e por isso ela é levemente mais lenta e menos hábil. Mesmo assim a maioria dos outros aspectos eram semelhantes às outras variantes da armadura Mark VI, incluindo a alta efetividade em campo de batalha.
Foi desenvolvida pelo Grupo RKD, um conglomerado de empresas bastante influente no governo da Terra, no ano de 2536, quinze anos antes que a armadura MJOLNIR Mark V entrasse em produção. Ela foi apresentada à Comissão de Artilharia da UNSC como uma resposta ao problema em criar armaduras com algum tipo de fonte de energia e que tivessem uma produção viável em larga escala.
No começo do projeto, a RKD não sabia da existência do Projeto MJOLNIR. Após uma série de reuniões e acordos entre o alto comando das empresas e o Grupo de Materiais do ONI, as duas frentes de pesquisa se juntaram e a pesquisa subsequente resultou na criação da armadura MJOLNIR variante HAYABUSA. Com suas inúmeras funcionalidades, essa armadura foi fundamental na resistência da UNSC contra o Covenant na guerra de quase trinta anos travada contra a facção.