Halo – Contact Harvest

Anderson Amorim, 22 de abril de 2017

Halo: Contact Harvest é um romance de Halo escrito por Joseph Staten, para a trilogia Halo original de jogos.

Publicado por Tor Books, Contact Harvest foi lançado em 30 de outubro de 2007 e é o quinto livro oficial da série Halo, o segundo de três que foram publicados pela Tor.

Halo: Contact Harvest é a primeira publicação de Staten, que escreveu depois que se aproximou da Tor. O romance foi bem recebido após a sua publicação e permaneceu na lista de best sellers do New York Times, em 3º lugar, por quatro semanas.

Entre 2524 e 2525, Contact Harvest detalha o primeiro contato entre a humanidade com o Covenant sobre a colônia do planeta Harvest, bem como os eventos que levaram ao início da Guerra Humano-Covenant. Staten descreveu este romance como uma “peça de conjunto”, como Contact Harvest é narrado a partir dos pontos de vista de ambos os personagens: Humanos e Covenant. A novela centra-se em torno de um jovem marine da UNSC, o Sargento Avery Johnson. Um popular e principal personagem recorrente que aparece em toda a série Halo. Halo: Contact Harvest, junto com Ghosts of Onyx e The Cole Protocol, foi lançado como parte do Halo Boxed Set, em 2 de março de 2010.

Sinopse

Foi assim que começou …

É o ano 2524. Harvest é uma colônia pacífica, próspera em agricultura, na borda do espaço controlado pelos humanos. Mas nós transgredimos em terreno sagrado, desviamos para o caminho de um império alienígena agressivo conhecido como o Covenant. O que começa como um encontro casual entre um corsário alienígena e um cargueiro humano, catapulta a humanidade para uma luta pela sua própria existência. Mas a humanidade também está presa a uma guerra civil amarga conhecida como a insurreição. Assim, a sobrevivência dos cidadãos de Harvest cai para um esquadrão de soldados cansados ​​de combate da UNSC e seus inexperientes estagiários de milícias coloniais. Neste grupo improvável de heróis, um está acima do resto… um jovem sargento da marinha chamado Avery Johnson.

História

Atenção: Este material contém spoilers sobre o livro.

Depois de uma operação anti-insurreccionista na Colônia Tribute, que deixa a maior parte de sua unidade morta, o sargento Avery Johnson, da Marinha da UNSC, é enviado de licença para a Zona Industrial da Grande Chicago, na Terra. Quando vai visitar sua tia em uma casa de repouso, ele fica chocado ao descobrir que ela morreu. Como resultado, ele vai encher a cara, literalmente. Ele finalmente acaba sendo reatribuído ao mundo agrícola remoto de Harvest para fugir das linhas de frente da Insurreição. Para sua surpresa, ele encontra seu ex-companheiro de esquadrão, sargento-mor Byrne, atribuído lá também.

Em Harvest, há apenas paz e prosperidade. Assistido por duas inteligências artificiais, Sif e Mack, a colônia produz grande parte da comida da Humanidade. Essa paz é interrompida quando uma embarcação Covenant, a Minor Transgression, descobre uma nave de carga não tripulada funcionando mal. As coordenadas registradas no computador de navegação da nave levam os alienígenas a Harvest. Um Covenant Unggoy, Deacon Dadab, está alarmado quando o Luminary da nave parece registrar milhares de artefatos Forerunner e um Oracle (Forerunner A.I.). O oportunista Kig-Yar planeja levar alguns artefatos para si antes de relatar a descoberta aos hierarcas e começar a atacar os cargueiros humanos. Infelizmente para o Kig-Yar, o Escritório de Inteligência Naval organizou uma equipe de contra-ataque, já que eles acreditavam ser um grupo insurrecional crescente, incluindo sargento Avery Johnson. Eles conseguiram enganar a Minor Transgression para embarcar em um cargueiro onde eles foram imediatamente atacados pelo Sargento Johnson e Sargento Byrne. Sargento-mor Johnson recebeu um crânio rachado de sua reunião e o Sargento-mor Byrne foi esfaqueado na perna com um cutelo de energia. Esta invasão marcou o primeiro encontro das forças humanas e Covenant, e faz os seres humanos conscientes de uma nova ameaça que eles podem estar enfrentando. A nave é autodestruída por seu capitão moribundo, com apenas o Deacon Dadab e seu amigo Huragok escapando em um pod de fuga.

Enquanto Ponder, Johnson, Byrne e Healy trabalham para preparar a milícia Harvest para uma possível invasão alienígena, o Ministro San’Shyuum de Fortitude é confrontado pelo Vice-Ministro da Tranquilidade, em High Charity. O Vice-Ministro revela a descoberta da grande quantidade de “relíquias” encontradas em Harvest e, depois de alguns exemplos convincentes, Fortitude concorda em iniciar um golpe dos atuais Hierarcas com Tranquilidade, usando a descoberta do Vice-Ministro como fulcro. Para impedir que os Sangheili usem esta descoberta como uma forma de perturbar o equilíbrio de poder, eles utilizam uma nave controlada por Jiralhanaes, a Rapid Conversion, capitaneado pelo chefe Maccabeus e tripulado por seu clã de Jiralhanae, incluindo um jovem Tártarus, sobrinho do chefe. Rapid Conversion chega ao sistema e descobre o pod de fuga contendo Dadab e Lighter Than Some. Maccabeus está encantado por ter um Huragok a bordo de seu cruzador, já que os Sangheilis apenas permitem naves Jiralhanaes tripuladas por Yanme’e  em funções de manutenção. Maccabeus efetua tarefas mais leve do que alguns , como a realização de reparos ao armamento da nave, que foi desativado pelo Sangheili. Enquanto isso, os Yanme’e são relegados a cargos ou posições de combate, muito para seu desgosto. O chefe usa o Dadad como uma maneira de motivar o próprio complemento sem brilho de Unggoys que compunham a tripulação. Ao chegar ao planeta, a tripulação de Rapid Conversion logo descobre a vasta quantidade de relíquias Forerunner, e uma mensagem de paz deixada por Sif e Mack sob a forma de um pictograma grosseiro exibindo um desejo de paz. Seu Luminary também indica que há um Oracle no planeta. Os Jiralhanae aterram dois Spirits dropships na data especificada na mensagem de paz,, para se encontrarem com os delegados humanos da paz, embora os Jiralhanae desejem somente capturar o planeta inteiro e suas relíquias. As negociações de paz desmoronam depois que um errante Unggoy ataca e mata o soldado da Milícia de Harvest, Osmo. É iniciada uma batalha unilateral em Harvest.

Enquanto isso, o ambicioso San’Shyuum começa um tipo de motim invocando o Alto Profeta de Restrição em uma conspiração que levará à sua remoção, se revelada. No entanto, a fim de ascender ao trono de Hierarch, os dois exigem uma bênção do longo e silencioso Oracle, presente no Dreadnought Forerunner, dentro de High Charity. Eles visitam um filólogo idoso, supostamente senil, em busca de suas bênçãos e conselhos. Quando introduzem a descoberta dos dados de Harvest e da Luminary, o Oráculo – que de fato é um fragmento da I.A. Forerunner – classe AI Mendicante Bias – repentinamente desperta de eras de dormência e revela que o Covenant tem interpretado mal suas descobertas. O que o Kig-Yar pensava ser artefatos, estava realmente registrando a presença dos Humanos em Harvest, que afirma ser Reclaimers, e refere-se a eles como seus criadores. O Ministro da Fortitude conclui que esses Reclaimers são Forerunners vivos, e foram deixados para trás quando o resto transcendeu. Desejando reparar seus erros do passado, Mendicant começa a energizar o Dreadnought, para levar os Humanos à Arca, um ato que destruirá a cidade sagrada do Covenant. No entanto, a Ancilla é interrompida quando o Dreadnought é eletrocutado por worms Lekgolo, explorando os caminhos da embarcação. Percebendo que a descoberta de Forerunners vivos separaria o Covenant, o San’Shyuum juraria segredo e o Filólogo seria introduzido em sua conspiração contra os Hierarcas.

Em Harvest, os seres humanos começam a resistir ao assalto da nave Jiralhanae em cidades selecionadas no planeta, enviando o maior número de civis possível para Utgard, capital da Harvest. Maccabeus é informado pelo Ministro da Fortitude que a Lumináry de sua nave foi quebrada, e ele deve destruir o planeta, mas o devoto cacique decide continuar sua busca de relíquias enquanto atacava os Humanos. O Covenant ataca a cidade de Gladsheim, onde Johnson e Byrne tentam evacuar os sobreviventes da cidade. Os dois fuzileiros conseguiram escapar de um enxame de Yanme’e e atacar Macabeus com seu Warthog, ferindo o chefe. Um dos Spirits ocupados por Tartarus e Ritul é destruído; Enquanto Tartarus escapa, ele está furioso com a perda de seu amigo e culpa Macabeus por se recusar a apenas olhar o planeta da órbita. Mack, normalmente responsável pelos JOTUNs agrícolas, entrega sua vasta rede ao seu doppelganger, Loki, uma IA de bordo, agora implementada como um mecanismo de defesa. A milícia consegue transportar a maioria da população sobrevivente a Utgard, e começa então seu plano para enviar os colonos à segurança a bordo dos cargueiros na estação espacial de Tiara, conectada aos sete elevadores espaciais presentes na colônia. Os Jiralhanae, tendo estacionado suas forças Unggoy emTiara, inadvertidamente permitem que o Huragok Lighter Than Some entre em contato com Loki, e o já quase destruído Sif. O Huragok, enojado com o assassinato e desejando acabar com ele, mostra ao IA como duplicar o símbolo Forerunner para “Oracle”. Ponder, que foi ferido mortalmente por Macabeus durante as conversas de paz que falharam, leva um processador de IA disfarçado como o Oracle, longe dos elevadores espaciais. Rapid Conversion se move em direção a sua posição e desdobra Tartarus e Vorenus para recuperar o Oracle. No entanto, uma vez que a nave Covenant está no alcance do condutor de massa da colônia, o cruzador é atingido por duas rodadas de Mass Drive e é severamente danificado. Enquanto Tartarus mata Ponder, Vorenus leva vários outros Jiralhanae para desativar o Mass Driver.

Johnson leva uma pequena força até o elevador espacial para limpar os Unggoy a bordo de Tiara, enquanto Byrne defende o complexo do reator de Harvest dos ataques de Vorenus e dois outros Jiralhanae. Vorenus mata vários milicianos e consegue ferir fortemente Byrne, mas os Jiralhanaes são mortos pelos membros sobreviventes do pelotão de milícia de Byrne. Tartarus, irritado com a recusa de seu tio para simplesmente envidraçar o planeta, desafia o ainda machucado Maccabeus e, finalmente, mata-o. Tartarus toma o controle de seus equipamentos e inicia um contra-ataque contra a milícia. Durante o ataque, um grupo ciumento de Yanme’e mata mais do que alguns. Um devastado Dadab os abate com sua pistola de plasma, mas inadvertidamente danifica irremediavelmente os arrays de Sif no processo. Ferido e querendo completar o último desejo de Lighter Than Some ao terminar o conflito, Dadab usa o último tiro de sua pistola para desativar o blindagem de energia de Tartarus. Tartarus, que estava prestes a matar Johnson, retira-se do conflito, mas não antes de obliterar Dadab com o Punho de Rukt. Wallace Jenkins, membro da milícia que perdeu sua família durante a destruição de Gladsheim, tenta acabar com o chefe, mas Tartarus foge. Logo após os últimos sobreviventes Humanos escapar da Tiara, Loki atira o Mass Drive em Tiara, destruindo a estação junto com Sif e trazendo os elevadores para baixo no planeta enquanto os refugiados fogem. A bordo de seus cargueiros, Johnson e Byrne oferecem a todo o pessoal da milícia um lugar dentro do fuzileiros navais, quando Johnson e al-Cygni começaram um relacionamento. Nos meses seguintes, os sobreviventes Jiralhanae e Yanme’e começam a reparar Rapid Conversion e envidraçaram Harvest. Os conspiradores San’Shyuum ganham a aprovação relutante do Alto Conselho e usurpam os Hierarcas atuais de seus postos, tornando-se os altos Prophet of Truth, Mercy e Regret. Eles finalmente declaram uma nova era para o Covenant e decretam que a humanidade deve ser aniquilada por interferir com artefatos Forerunner, para evitar que qualquer membro Covenant jamais descubra seu verdadeiro lugar como herdeiros dos Forerunners. Os recém-estabelecidos Prophets, recomeçam o Luminary como um meio para localizar planetas Humanos, e assim começa a Guerra Humana-Covenant. Nos meses seguintes, enquanto a Harvest é envidraçada, Mack tenta desesperadamente entrar em contato com Sif enquanto enterra os fios de Tiara com os JOTUNs. O livro termina com a doutora Catherine Halsey acessando os arquivos de dados do sloop de al-Cygni e que revê as conversações finais de tentativas de Mack para prender Sif, enquanto sua rampancy se ajusta por dentro.

Desenvolvimento

De acordo com Frank O’Connor, a Tor Books se aproximou da Bungie e perguntou se um de seus escritores estava disposto a escrever um novo romance de Halo. Percebendo que Bungie agora tinha uma equipe suficiente de escritores para gerenciar o próximo Halo 3, e tendo sido responsável por escrever a maior parte canônica do anterior jogo Halo, Joseph Staten se ofereceu para escrever o romance. Em uma entrevista com O’Connor, Staten admitiu que escrever Contact Harvest foi um desafio: “Honestamente, este livro tem sido o desafio mental mais difícil que já enfrentei”. Ele observou que escrever as cenas de ação no romance envolveu “abrandar as coisas”, em comparação com o ritmo acelerado Halo. Staten decidiu usar o sargento Avery Johnson da Marinha da UNSC como o personagem central em Contatc Harvest, pois acreditava que em um romance, a melhor maneira de se expandir o plano de fundo seria com um personagem popular como Johnson. O romance foi originalmente destinado a ser lançado antes de Halo 3, mas o trabalho de Staten no jogo e no romance causou um atraso na data de lançamento de Contact Harvest por um mês. Contato Harvest foi lançado em 30 de outubro de 2007.

Halo: Contact Harvest é o primeiro romance escrito por Staten. Ele usou a “Halo Story Bible” para ajudá-lo enquanto escrevía Contact Harvest. Além disso, a equipe de Bungie de escritores dos jogos deu-lhe apoio, com O’Connor e Robert McLees revisando os esboços finais do romance, e Cruz, referenciando os rascunhos com a própria Bíblia Story para garantir a precisão. Staten recebeu conselhos de Eric Nylund – o autor de livros anteriores de Halo – ao escrever o primeiro capítulo de Halo: Contact Harvest. Staten afirma que seu estilo de escrita para o romance foi influenciado por vários autores de ficção científica do século 20, incluindo Larry Niven, Iain Banks e Robert A. Heinlein. Staten afirmou que a leitura do trabalho de seus autores favoritos lhe ensinou a importância de “afiar uma voz forte e consistente” dentro de sua própria escrita. Ele escreveu o romance esperando que ele será visto como um grande romance, não apenas um grande romance de Halo. Ele queria que leitores que não estavam familiarizados com o universo Halo pudessem “pegar Contact Harvest e apreciar a leitura”. Staten promoveu Halo: Contact Harvest na Comic-Con internacional de San Diego em 2007, dando os cartazes assinados do livro. A arte da capa do romance foi projetada coletivamente por Isaac Hannaford, Lorraine McLees, e Aaron LeMay.

Staten trabalhou para garantir que Halo: Contact Harvest fosse uma adição factualmente exata para o universo Halo, como ele considerou sua audiência para ser inteligente, suave e muito dispostos a apontar falhas. Antes da liberação do romance, a confusão surgiu sobre a aparência do rifle de batalha anacrónico BR55 na arte da capa. Como Halo: Contact Harvest foi confirmado para ocorrer em 2525 e o BR55 foi anotado original para ser uma arma nova em 2552 como citado na edição original de Halo: First Strike, fãs nos forúms de Bungie.net questionaram a inclusão do rifle no romance. No episódio III do Podcast de Bungie, Joseph Staten afirmou que tinha incluído intencionalmente a arma no romance, afirmando que a BR55 que aparece em Contact Harvest é um modelo prototípico do rifle de batalha usado por jogadores em Halo 2. A inconsistência do rifle de batalha foi retificada ainda mais, como a reimpressão de 2010 de First Strike identifica a arma como a “versão mais recente” da BR55.

Curiosidades

  • Contact Harvest é o primeiro livro escrito por Joseph Staten.
  • As espécies Covenant são referidas em todo o livro por seus nomes nativos (por exemplo, Huragok, Unggoy, Jiralhanae, etc.), ao invés de seus apelidos dados pelos humanos.
  • Em Contact Harvest e The Cole Protocol, os autores não se referem a modelos específicos de armas quando são mencionados, mas sim a suas séries, como o MA5.
  • Antes do lançamento do romance, que ocorre no ano 2525, surgiu confusão sobre a aparência do  Rifle BR55 na capa. No Podcast III da Bungie, Joseph Staten deu a entender por que a BR55 apareceria na Contact Harvest, e foi confirmado que a BR55 tinha sido usada pela ONI como uma arma protótipo desde 2524.
  • Um dos Unggoy de Rapid Conversion faz referência a seu primo Yayap, um soldado sob comando dos Sangheili. Esta é uma referência ao mesmo personagem apresentado em Halo: The Flood, que serve como assistente de Zuka ‘Zamamee.
  • Como em todos os romances de Halo, o símbolo de Marathon aparece entre “A” e “L” do logotipo de Halo da capa. Assim como no primeiro jogo da série, Halo: Combat Evolved.
  • Catherine Halsey faz uma “aparição” muito breve na conversa pós-epílogo entre Mack e Sif, sob o pseudônimo de “Charlie Hotel”.
  • O Centro Ativo Seropian é uma homenagem ao para co-fundador da Bungie Alexander Seropian.
  • Este é atualmente o único livro de Halo a não apresentar SPARTAN-IIs, embora faça referência ao Projeto ORION que resultou no SPARTAN-Is.
  • Este é o primeiro romance a apresentar membros do sexo femininos no Covenant.
  • Joseph Staten recebeu conselhos de Eric Nylund, o autor dos livros anteriores de Halo, enquanto escrevia o primeiro capítulo de Halo: Contact Harvest.
  • Este livro, junto com Halo: Ghosts of Onyx e Halo: The Cole Protocol, forma a coleção “Halo Boxed Set”.
  • No início do capítulo cinco, a data incorretamente é rotulada como “21 de dezembro de 2525” em vez de “21 de dezembro de 2524.”
  • Uma frase na página 47, linha 9 diz: “O tenente endireitou seus soldados.” A palavra correta é ombros, não soldados.

Personagens

UNSC – United Nations Space Command

Staff Sergeant Avery Johnson
Lieutenant Commander Jilan al-Cygni
Captain Ponder
Staff Sergeant Nolan Byrne
Petty Officer First Class Healy
Governor Thune
Attorney General Rol Pedersen
Private First Class Wallace Jenkins
Private Forsell
Private Osmo
Squad leader Dass
Captain Henry “Hank” Gibson
Lieutenant Downs
Dr. Catherine Halsey (civil/ONI) (apenas mencionada)

Covenant

Jiralhanae

Chieftain Maccabeus
Tartarus
Grattius
Druss
Strab
Vorenus
Licinus
Ritul

Huragok

Lighter Than Some

Kig-Yar

Chur’R-Yar
Zhar

Unggoy

Dadab
Bapap
Flim
Guff
Yull

San’Shyuum

Minister of Fortitude (later Prophet of Truth)
Vice Minister of Tranquility (later Prophet of Regret)
The Philologist (later Prophet of Mercy)

IAs

Loki
Mack
Sif

Ficha Técnica

  • Páginas: 400 paginas;
  • Publicação: Tor Books;
  • Línguas: Inglês;
  • Autoria: Joseph Staten;
  • Datas de lançamento: 30 de outubro de 2007;

 Fontes:

Livro  – Halo: Contact Harvest
Halopedia
Halo Naltion



Comentários