Volir é um mercenário Sangheili do Banished e anteriormente Shipmaster da CAS-Class Assault Carrier Enduring Conviction, anteriormente servindo o Covenant.
Durante a Guerra Humano-Covenant, Let ‘Volir comandou a Enduring Conviction como parte de uma frota Covenant maior. A nave era conhecida do United Nations Space Command por algum tempo, e entre cerca de 2549 a 2553, era responsável pela destruição de bastantes naves de guerra da UNSC. A Enduring Conviction foi notada por uma batalha particular em 2551, durante a qual demonstrou uma manobra evasiva impressionante e contra-ataque.
Seguindo o Great Schism, ‘Volir e sua tripulação deixaram o Covenant e abandonaram sua religião. Com um poderoso Carrier e tripulação de guerreiros veteranos, bem como nenhum desejo de se juntar aos Swords of Sanghelios ou o Covenant Remnant, ‘Volir reteve sua nave na frota que tinha sido anexada anteriormente após a derrota do Covenant. Em 6 de maio de 2553, a ONI soube de um recente engajamento em que o Carrier tinha sido uma parte proeminente. O líder dos Banished, Atriox, tinha invadido uma base aérea anteriormente pertencente ao Covenant, mas tinha sido capturado com sucesso e levado a bordo da nave como um prisioneiro. Doze horas depois, a Enduring Conviction rompeu formação e contato com o resto de sua frota. A Conviction foi aclamada, avisada e depois disparou quando ignorou as ordens. A Conviction realizou manobras evasivas, devolveu fogo e escapou. Assim conseguiu isto com a mesma manobra infame que tinha sido registrada pela UNSC, em 2551. Os operadores da ONI que examinam o assunto concluíram que a maneira em que a Conviction escapou suas naves do Covenant de aliados era indicativa que Atriox não tinha tomado ela pela força. Em vez disso, pareceu-lhes que a sua captura era proposital desde o início, em nome de ambas as partes ou que Atriox simplesmente se permitiu ser tomado para que ele pudesse fazer uma proposta para ‘Volir. Seja como for, o fato é que logo depois de fugir, Volir e sua equipe juraram fidelidade aos Banished em território neutro – uma instalação orbital. Em troca de sua lealdade inquestionável, o Banished forneceria a tripulação e abasteceria a Enduring Conviction indefinidamente. Os agentes da ONI, analisando o deslocamento da nave Covenant, suporam que Atriox ficaria fraco por algum tempo depois de conseguir um prêmio, pois teria pintado um alvo gigantesco ao fazê-lo.
O nome de Volir foi manchado para sempre na sociedade Sangheili. No entanto, a dignidade social de Volir não é um luxo que ele podia pagar, como o bem-estar da Enduring Conviction e sua tripulação era sua prioridade.
Em 25 de novembro de 2558, ‘Volir comandou a Enduring Conviction quando chegou com força na Instalação 00, levando consigo uma enorme quantidade de infantaria, veículos e aeronaves. Em vez de lançar qualquer bombardeio orbital da nave, Atriox ordenou que as forças terrestres fossem desdobradas para a superfície da Ark. Estes fizeram um trabalho curto contra pesquisadores da UNSC no Henry Lamb Research Outpost. Por fim, a nave permaneceu estacionada acima da Instalação por meses, enquanto o Banished começou a extrair energia e recursos da criação Forerunner. Qualquer coisa valiosa descoberta ou tomada foi comumente transportada para a Conviction.
Cerca de quatro meses depois de os Banished terem assumido o controle da Ark, a UNSC Spirit of Fire também saiu do espaço de slipspace acima dela, em 15 de maio de 2559. Após a presença do Banished ser revelado à tripulação, um conflito prolongado foi iniciado entre os Banished, servindo a Atriox, e as tropas da UNSC, que seguiam as ordens do capitão James Cutter. Durante esse tempo, ‘Volir usou as pulse laser turrets da Conviction ofensivamente para derreter as forças da UNSC no solo. Em primeira instância, a nave foi usado como tal durante uma defesa de uma operação de salvamento supervisionada por Decimus. Do solo, Decimus não só tinha o Carrier a fazer um show de danos a Firebase recentemente construída da Spirit of Fire, mas também repetidamente ordenou-lhe para direcionar sua própria localização brevemente e com precisão, com ele sendo protegido da lança de plasma por um poderoso energy shield. Quando ficou claro que ele não seria capaz de afastar o ataque, Decimus recuou, mas a Enduring Conviction continuou a bombardear a área, matando tropas da UNSC e Banished igualmente, ostensivamente para manter os humanos longe de aprender qualquer coisa da operação. A mesma tática foi repetida quando Decimus entrou na luta mais uma vez, em 17 de maio. Decimus foi morto naquele momento, no entanto, e com isso, ‘Volir atacou a Spirit of Fire mais diretamente, lançando Banshee fighters para persegui-la, enquanto movia a Conviction para pairar sobre o local onde ele estava distribuindo tropas e suprimentos para a superfície da Ark, através de um elevador de gravidade.
‘Volir e um número de sua tripulação sobreviveram à destruição da Enduring Conviction, trazida por Jerome-092 e a A.I Isabel, que se infiltrando no Carrier e usaram seu projetor de energia para danificar a Ark, fazendo com que as Aggressor Sentinels da instalação destruíssem o Carrier em resposta. A nave informou mais tarde sobre as suas perdas para Atriox nos destroços da Conviction, assegurando ao Warmaster Jiralhanae que ele manteve homens suficiente para cumprir o seu contrato. Após o lançamento da Instalação 04C, ‘Volir foi ordenado por Atriox para implantar todas as suas forças no anel para impedir que ele caísse sob o controle dos humanos.
Volir é um comandante hábil, e acredita que um capitão deve sacrificar tudo só para manter sua tripulação viva. Ele entrou em conflito com o alvorecer do Great Schism, em 2552, quando ele foi forçado a abandonar a religião Covenant, com o Sangheilis sendo traídos pelo império. Com a queda do Covenant no final daquele ano, ‘Volir ainda continuava comandando o CAS-Class Assault Carrier Enduring Conviction, porque achava que era sua obrigação manter sua tripulação viva e juntos. Com o fim do Covenant, ‘Volir fomenta a animosidade em relação a quase todos os estados sucessores do Covenant caído. Enquanto ele discorda com a paz dos Swords of Sanghelios e com a humanidade, ele viu o Covenant Remnant como uma falsidade que aleijou seu povo e reprimiu sua natureza.
Quando foi abordado por Atriox para juntar-se ao Banished em troca de combustível e suprimentos, Volir concordou relutantemente como sentindo que não havia outra opção. No entanto, ele estava desconfortável a servir sob Atriox, como ele estava acostumado a comandar os Jiralhanae no Covenant. Atriox muitas vezes provoca ‘Volir sobre o nome de seu Carrier, Enduring Conviction, como ele acredita que fosse particularmente inadequado para um mercenário Shipmaster. Após a perda da Enduring Conviction, ‘Volir exibiu um comportamento tímido e submisso em torno de Atriox.