Os Unggoys (Monachus Frigos, ou Monge Frio) são uma espécie de seres bípedes semi-agachados que compõem o Covenant. Eles são a espécie com a menor classificação hierárquica no Covenant e são frequentemente maltratados por todos os seus superiores. Os Unggoys são utilizados frequentemente como trabalhadores, escravos ou como “bucha de canhão”, em situações de combate. Eles foram uma das raças mais novas a serem assimiladas ao Covenant e possivelmente foram a segunda ou a terceira raça descoberta pelos seres Humanos, que os chamam de Grunts.
Os Unggoys antigos foram “replantados” de volta em Balaho (seu planeta natal) pelo maquinário Forerunner, após os disparos dos Halos. Antes da ativação da Matriz halo, os Unggoys haviam conseguido alcançar o estágio de Tier 6 na classificação Forerunner de avanço tecnológico. No entanto, seu planeta e sua civilização foi devastada pelo colapso de sua biosfera causada pela enorme industrialização não-sustentável.
Os Unggoys foram uma das várias espécies indexadas pela Librarian e sua equipe, ficando protegidas dos disparos dos Halos na Instalação 00, sendo posteriormente levados ao seu planeta natal, onde puderam reconstruir sua cultura.
Unggoys foram pegos de seu planeta natal, Balaho, para integrar o Covenant. Não considerando os San ‘Shyuum nem os Sangheili, os Unggoys foram a sexta raça a integrar o Covenant, sendo doutrinados sob a religião dos Prophets em 2142, de acordo com o calendário militar da UNSC. Na época que foram descobertos pelo Covenant, o planeta natal dos Grunts ainda estava se recuperando do colapso ecológico de mais de 100.000 anos atrás, com os Unggoys vivendo uma espécie de “Idade Média”.
Enquanto eles eram essencialmente escravos no Covenant, os Unggoys conseguiram manter suas bases culturais intactas e, formidavelmente, formaram uma rebelião nos últimos tempos. Sendo a espécie de menor classificação do Covenant, eles são rivais dos Kig-Yar, outra raça de ranking baixo. As raças superiores do Covenant, muitas vezes ignoraram tal rivalidade. O ponto de ruptura veio quando um funcionário júnior do Ministério do Concerto descobriu evidências de um planejamento dos Kig-Yar para envenenar narcóticos recreativos apreciados pelos Unggoys, o que os deixariam estéreis, porém o Alto Conselho recusou-se a investigar o assunto. As tensões crescentes com os Kig-Yar e a negligência das outras raças do Covenant levaram os Unggoys à uma rebelião, em 2462. Embora tal rebelião tenha sido rapidamente suprimida graças a um Arbiter e ao quase Glassing total de seu planeta, os Unggoys provaram que não eram os covardes que todos pensavam e que poderiam ser combatentes ferozes quando provocados. Após a conclusão do levante, como era de sua tradição, os Sangheili perdoaram os Unggoys participantes sobreviventes, acrescentando-os às fileiras militares Covenant como soldados de infantaria armados e não como “bucha de canhão” desarmados, como eram usados antigamente.
Apesar de sua baixa hierarquia no Covenant, a verdadeira ironia foi que a entrada dos Unggoy no Covenant assegurou a sobrevivência da espécie. A associação com o Covenant concedeu a liberdade Unggoy dos riscos de extinção durante os gélidos invernos de Balaho, fornecendo suprimentos alimentícios ilimitados para eles em tal estação climática. A mortalidade infantil diminuiu para menos de 50% após sua adesão no Covenant e a geronticide (abandono/suicídio/execução dos mais velhos ou debilitados) já não era mais necessária para sua sobrevivência. A expectativa de vida de um Unggoy não combatente, dobrou e diversas doenças mortais já não os assolavam mais.
Os Unggoy respeitam as outras raças do Covenant mais por medo do que por credo religioso. Eles quase não possuem nenhum poder político na aliança; o mais alto posto político político disponível para um Unggoy é o de Deacon. Dentro da comunidade Grunt, há um forte ressentimento para com as outras raças, especialmente com os Kig-Yar. A baixa classificação dos Unggoy, bem como a guerra após sua assimilação ao Covenant, também os levaram a terem uma baixa lealdade política durante o Grande Cisma. Os Unggoy não se aliaram particularmente a um lado. Provavelmente, os Unggoy obedeceram apenas ordens que lhes foram dadas; ou por medo, ou por respeito. Os Unggoys que serviram a causa dos Jiralhanae provavelmente o fizeram por medo. Já os Unggoy que serviram a causa do Arbiter, possuiam grande respeito e admiração pelo seu líder.
Os Unggoy são tipicamente guerreiros pobres em termos de habilidade; são ruins de tiro, quando não estão muito concentrados, são lentos, porém fortes para o seu tamanho e geralmente são muito inaptos para diversos serviços. Ao testemunhar seus líderes ou companheiros serem mortos em batalha, eles geralmente debandam com medo, correndo em meio ao fogo cruzado em direções aleatórias. No entanto, os Unggoy superam todas essas falta de habilidade em números, se reproduzindo em ritmos notáveis, com alta tenacidade quando batalham em bando.
O Covenant utiliza a alta taxa reprodutiva dos Unggoys para aumentar sua vantagem na guerra Humano-Covenant, onde esquadrões de Grunts superavam esquadrões da UNSC apenas por possuírem vantagem numérica. O conflito em Harvest e, consequentemente a guerra Humano-Covenant, foi iniciado graças a um Unggoy chamado Yull. Operações Especiais Grunt, que são conhecidos por utilizarem armadura de cor preta, são muito mais tenazes que seus companheiros de camada inferiores; são conhecidos também por portar armas de combustíveis, manuseando-as muitas vezes, apenas com uma das mãos.
Os Uggoys são a única espécia do Covenant que respiram metano ao invés de oxigênio. Sua armadura possui um sistema integrado de respiração de metano, com um tanque do gás preso em suas costas, o que os torna um alvo para infantaria. Assim como os Humanos, os Unggoys são incapazes de ficar sem respirar por um longo período de tempo.
Bastante inteligentes, covardes e não muito criativos no campo de batalha, os Unggoy são uma das mais gregárias e sociáveis raças do Covenant e possuem uma forte mentalidade de bloco, muitas vezes associando-se uns aos outros em grupos. Embora eles sejam capazes de operar diversos dos maquinários Covenants e Humanos, os Unggoy são constantemente referidos como seres não inteligentes. Este provavelmente é um esteriótipo criado por espécies militarmente superiores, como os Sangheilis e os Jiralhanae, que esperam a obediência incondicional de seus subordinados. Existem exceções a esta regra: O Unggoy Deacon Dadab, por exemplo, foi observado como sendo bastante inteligente para um Grunt, demonstrado principalmente por sua capacidade de se comunicar com os Huragoks; porém, foi permitido a ele ser inteligente por seus superiores. Unggoys podem ser encontrados em áreas agrícolas de Sanghelios, planeta natal dos Sangheilis. Eles as vezes usam uma droga recreativa em forma de gás inserida em seus tanques de metano, referindo-se a mesma como “o gás”. Tal informação foi encontrada por Evan Philips, da ONI.
Os Unggoys parecem superar algumas raças do Covenant em questões numéricas e podem oferecer uma resistência impressionante se organizadas. Eles são referidos como “bucha de canhão” pois seus líderes Sangheilis ou Jiralhanaes muitas vezes os enviam como distrações táticas ao invés de envolve-los diretamente em um combate coordenado. Esta superioridade numérica e mentalidade de bloco conseguem manter suas identidades culturais intactas, apesar de uma série de dificuldades como a subserviência perante as outras raças do Covenant e a traumática reintrodução de sua raça em Balaho, após os disparos dos Halos.
Uma das vantagens psicológicas dos Unggoys são os seus “caminhos neurais” aliviados, que os permitem possuir uma capacidade de aprendizado e absorção de conhecimento maiores do que diversas raças do Covenant. Graças a isto, eles muitas vezes são designados a tarefas de rastreamento de comunicação humana. Além disso, muitos Unggoys desenvolveram a compreensão clara de duas ou três línguas humanas. Esta vantagem serve como um “rio” de confiança para eles em tempos de stress.
Os Unggoys seguem poucas e simples orientações dadas a eles por seus superiores, como: “quando em dúvida, atire” ou “fique fora do caminho, viva mais um dia”. Apesar de serem a espécie mais discriminada e mais rebaixada no Covenant, eles parecem seguir fielmente sua religião. Seus diáconos, muitas vezes, fazem sermões a bordo de naves para impulsionar o moral e ensinar conceitos do Covenant para os Unggoys a bordo. Por exemplo, o Grunt anteriormente citado Dadab, deu seus sermões a bordo de um cruzador (que estava sob o comando de Jiralhanaes).
Os Unggoy compartilham uma série de características com os animais terrestres. Como primatas, eles se locomovem tanto de forma bípede, quanto utilizando seus braços como auxílio, semelhante ao chipanzé. Seus corpos possuem uma espécie de exoesqueleto duro, semelhante ao de um caranguejo, oferecendo uma blindagem extra. Suas bocas possuem um conjunto de dentes pequenos e pontiagudos, como os apresentados por répteis na Terra. No entanto, a UNSC classificou-os taxonomicamente como sendo mais semelhantes a artrópodes, mas por serem alienígenas por natureza, não são tecnicamente artrópodes.
Os Unggoys possuem entre 1,40 a 1,60 metros de altura, e são relativamente fracos em comparação as outras espécies inteligentes. Embora possam caminhar de forma ereta, muitas vezes preferem usar seus braços para locomoção, de forma quadrúpede. Enquanto carregam armamentos, são forçados a caminhar na vertical, para assim poderem sustentar suas armas com as mãos, mas ao tentar fugir, ou quando patrulham sem uma arma, utilizam seus braços de grande dimensão (em relação ao seu corpo) para ganharem velocidade e estabilidade a sua marcha.
Sua visão e audição é média, e eles parecem ter um sentido de olfato bastante aguçado e desenvolvido, muitas vezes utilizando esse recurso para detectar vestígios de inimigos ou para encontrar inimigos escondidos. Além disso, seu olfato é facilitado por membranas olfativas presentes em suas máscaras de ar.
Seu sangue é espesso, bioluminescente, azul claro, possivelmente graças a proteínas a baseadas em metano presentes no sangue, utilizadas para facilitar a respiração em sua atmosfera predominantemente por metano. Como o caranguejo-ferradura da Terra, também é possível que seu sangue seja azul graças ao alto teor de cobre.
Os Unggoys possuem antebraços bem grandes, enquanto seus braços e cochas são relativamente pequenos. Isso lhes permitiu serem excelentes alpinistas, como relatado em Halo: Contact Harvest. Protusões espinhosas em seus cotovelos os ajudam a escalar superfícies rochosas, além de adicionar força e letalidade em seus ataques corpo a corpo. Além disso possuem uma reação/reflexo incrivelmente rápidas, podendo disparar suas Pistolas de Plasma na mesma taxa que um Sangheili dispara um Rifle de Plasma.
A maioria dos Unggoy possuem pés planos com três dedos na frente e um atrás, embora já tenha sido relatado casos com Unggoys que possuíam quatro dedos reptilianos na parte da frente. Mesmo sendo pequenos, pouco ágeis e “rechonchudos”, eles ainda são robustos. A maioria dos Unggoys usam Pistolas de Plasma, já que são leves e com pouco recuo. Porém, alguns ainda são forte o suficiente para carregar e disparar um Canhão de Plasma ou um Canhão de Combustível sem cair no processo. Como os Unggoys de patente baixa são desajeitados e taticamente inaptos, as armas de maiores potências são provavelmente liberadas para aqueles que são mais disciplinados e experientes.
Embora precisem de uma atmosfera para respirar, os Unggoys são capazes de permanecerem no vácuo do espaço sem precisar de uma roupa protetora hermeticamente selada. Aparentemente, esta habilidade é devida ao fato de possuírem carapaças em seus corpos, como citado anteriormente. Apesar de toda esta proteção, eles ainda precisam utilizar máscaras seladas de proteção facial para respirarem. É observável que na era do pós guerra, os Unggoys parecem menos capazes de sobreviver sem uma mascara e são menos blindados. Isso pode se dever ao fato de anteriormente possuírem os recursos quase que ilimitados do Covenant, porém agora precisam utilizar recursos mais escassos de diversos grupos que surgiram, como o Covenant Remnant e o Swords of Sanghelios.
Sua reprodução é rápida e massiva, com uma massiva ninhada de ovos, bem como uma infância curta. Combinado ao rápido desenvolvimento sensório-motor, estas características foram os motivos pelos quais o Covenant inteligentemente implementaram os Unggoys no campo de batalha como uma espécie de “bucha de canhão”, desempenhando grande vantagem na batalha, bem como sendo um fator chave na guerra Humano-Covenant. A superpopulação dos Unggoys é um fator sério. Em tempos de não guerra, politicas reprodutórias estritas são implementadas na tentativa de frear sua reprodução.
Os Unggoys valorizam bastantes seus laços familiares, mas geralmente são separados de suas famílias de forma precoce, graças ao serviço militar do Covenant. Eles se ressentem bastante disto, mas graça ao seu baixo status social, eles são incapazes de reunir qualquer resposta quanto a este problema, sendo ignorado contundentemente por seus superiores.
A cultura Unggoy foi em grande parte apagada por sua incorporação no Covenant. A eles, foram concedidos muito poucos direitos civis, em comparação com os outros membros do Covenant. Apesar dos avanços de direitos civis concedidos após a Rebelião Unggoy, incluindo o de transportar armas e manter lugares entre a infantaria, a sua representação no Alto Conselho é em sua maioria impotente. Os aspectos negativos de sua existência são compensados pela ironia de sua existência contínua graças a sua assimilação no Covenant. A espécia já não sofre mais risco de ser extinta pelos dois invernos rigorosos que assolam seu planeta natal, Balaho, um planeta frio pantanoso com atmosfera composta principalmente por metano. A mortalidade infantil está agora abaixo dos 50% e a expectativa de vida média aumentou mais que o dobro (não incluindo o pessoal de combate). A produção de alimentos suficientes para durar a temporada de inverno e a queima de vítimas de pragas, também já não são mais um problema com o qual eles precisam se preocupar.
Os Unggoys muitas vezes possuem nomes que refletem uma fonética de linguagem bem simples. O termo “Unggoy”, inclusive, pode ser baseado na palavra filipina para designar “Macaco” (os desenvolvedores devem ter implementado propositalmente ou acidentalmente este termo, baseando-se na linguagem do local citado). Nomes comuns, como Yayap e Dadab, começam com uma consoante que é replicada, formando nomes de duas sílabas. Outros nomes consistem em uma sílaba apenas, com aglomerados de consoantes, como o nome “Flim”. As vezes, ocorrem exceções de nomeação com nomes mais complexos e com mais consoantes do que o usual, como “Kwassass”. Vale ressaltar que muitas vezes seus nomes também são palíndromos (podem ser lidos de ambos os sentidos, direita-esquerda ou esquerda-direita), como Zawaz.
Os nomes Unggoys encontrados até agora consistem desses fonemas:
Em relação ao sobrenome, os Unggoys não possuem nome de família, provavelmente por terem sido proibidos pelos Sangheilis. Então, ao invés de carregar um nome de família em seu sobrenome, eles se identificam através da adoção de nomes de antepassados famosos, seu planeta natal ou onde no planeta eles viveram.
O mundo natal dos Unggoy, Balaho, é um planeta temperado e pantanoso, com atmosfera composta principalmente por metano, sendo comum encontrar colunas de fogo em sua crosta. A estação fria de seu planeta torna tais colunas, ou qualquer outra fonte de calor e luz, algo altamente cobiçadas, principalmente devido a chamada “Morte Azul”. O planeta ainda enfrenta um processo de recuperação após um colapso ecológico global causado pela massiva industrialização dos Unggoys, antes do disparo dos Halos.
Uma vez que seu ambiente natural é predominantemente de metano, eles precisam levar tanques, contendo o gás, quando viajam para áreas cuja atmosfera é pobre em metano. Como todos os membros do Covenant, os inimigos humanos, e diversas outras raças respiram e vivem em ambientes ricos em oxigênio, é raro ver um Unggoy sem sua máscara de respiração. Foi revelado que vivem em grandes domos com meio ambiente e filtros de metano, para que possam habitar sem a necessidade da armadura com o tanque de gás. Possivelmente esses domos estão presentes em High Charity e outros mundos controlados pelo Covenant. Possivelmente, graças as diferentes propriedades de ressonância do gás metano, suas vozes soam agudas, algo que é comumente considerado humorístico pelas outras raças, já que tendem a soar como crianças assustadas quando tentam parecer intimidadores.
Os Unggoys do Covenant possuem classes que são facilmente identificadas pelas cores presentes em suas armaduras e/ou o armamento que o mesmo carrega.
Jogos da Saga
Livros da Saga